domingo, 26 de maio de 2013

ETNA (Para restaurar as lesões neurais, ou sequelas, do vírus da Cinomose)

(Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post "Perguntas e Respostas" )

Recebi recentemente o comentário de um proprietário que me relatou que a alguns anos utilizou com sucesso a Ribavirina, mencionou  também o medicamento ETNA para restaurar as lesões neurais causadas pelo vírus da cinomose.
Andei pesquisando a Bula do medicamento e percebi que a indicação dele e justamente pra ajudar na reconstituição da "Bainha de Mielina".
Como já foi relatado no outro Post e também no material da Dr. Simone, em um efeito auto-imune ao vírus, o próprio organismo ataca essas terminações nervosas, as destruído e acarretando todas as sequelas já conhecidas como os tiques nervosos, tremores, convulçoes e falta de mobilidade. 
Se essa medicação ajuda nessa reconstituição, com certeza deve ser indicada para os animais que estão nessa condição. 
Quem já o utilizou (seja veterinário ou proprietário)  ou tiver mais detalhes de como usar o ETNA e sua Posologia, por favor compartilhe conosco, nossos animais agradecem.

Link para quem quiser saber mais sobre a medicação: 
http://www.bulas.med.br/bula/173027/etna.htm

201 comentários:

  1. Fabiano me ajuda!
    Meu filhote tem 1kg. Como vou administrar a Ribavirina?
    Já encontrei o remédio!

    E urgente!!!!!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo as teses de mestrado e doutorado, você deve dar 30mg por quilograma do animal, só que geralmente a Ribavirina é encontrado em 250mg a cápsula. Li algumas postagens a respeito de pessoas que diluíram em água filtrado ou soro estéril e deram a porcentagem adequada.
      Não esqueça de dar a Vitamina A e também algo que proteja o estômago, como omeprazol.
      Com certeza o Fabiano irá responder com mais certeza a respeito de como diluir, mas a posologia da Ribavirina é essa ai 30mg/kg.

      Fica na PAz!

      Excluir
    2. Vá a uma farmácia de manipulação e peca que encapsulem na quantia de 30mg cada capsula, peca também que usem capsula sem pigmentação para que a coloração não agrida o cão.

      Excluir
    3. Meu cachorro pesa de 10 a 15 kilos.Estou dando a ele um comprimido de Rebetol(ribavirina) de 200mg + DMSO 300 miligramas por dia +Organoneurocerebral- 1 comp por dia,Citoneurim 5000 -1 comp a cada 12 horas,vitamina C 25 gotas de manha e 25 anoite,Vitamina A(arovit) 3 vezes por dia,Vitamina B em comprimido de 2 a 3 vezes por dia, leucogem 10 ml de manha e 10 ml anoite, e Bromoprida 10 gotas de 12 em 12 horas.
      Gostaria de saber oq mais seria necessario fornecer ao cachorro para a cura da doença pois tem dias q ele esta bem e tem dia q esta mal e outro detalhe gostaria de saber qnto tempo o virus circula dentro do organismo do cachor "no maximo".
      grata gabi "ggabisss@hotmail.com

      Excluir
    4. Fabiano por favor me ajude, meu cão está com a cinomose, meu e-mail elizabethvaleria28@gmail.com

      Excluir
    5. Anonino q esta usando organoneuro e ribavirina
      Foi prescrito por vet? Ou esta por conta? E qual esta sendo resultado

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja ouvi falar que o levedo de cerveja tb ajuda na administração... tenho visto que o omeprazol não é muito bom, bem nao sou medico nem vet. mas sim biologo e nao sei o quanto isso se extende para os caninos, mas veja o link e o que se tem descoberto a respeito desse remedio com humanos:
    http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/06/estudos-relacionam-omeprazol-com.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu dou petprazol para o meu. Omeprazol indicado especificamente para "pets".

      Excluir
    2. Estou dando cloridatro de ranitidina, 30min antes dos medicamento mais fortes.

      Excluir
    3. Rs. O site que desaconselha omeprazol é "tão bom" que foi tirado do ar. Para quem não sabe, levedo de cerveja é péssimo p animais pq o sistema gastrointestinal deles não tem microbiota adaptada p esse tipo de digestão, o que provoca gases e diminui a absorção das medicações. Já o omeprazol é excelente pq diminui a produção de líquor, o que alivia os quadros de encefalite causadas pelo vírus.

      Excluir
    4. Marcia, e quanto as rações que vem com cobertura de levedo de cerveja tipo a Golden Light mini bitz frango e arroz ?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, estou com o seguinte problema, meu cachorro um boxer de 18 meses, Bud, está com Cinomose segundo a veterinária que lhe atendeu. Ela receitou Dioxiciclina 200mg duas vezes ao dia e hemolitan pois no hemograma foi detectado anemia. Um suplemento chamado Nutrifull pet também esta sendo administrado uma vez ao dia. Porém desde o começo do tratamento meu cão não apresenta sinais de melhora, faz exatamente 21 dias que está sendo tratado. Tudo que lhe foi receitado eu dei, desde medicamento até uma sopa com Batata doce, peito de frango, couve e cenoura. Ele emagreceu 5 kilos e não está conseguindo ficar em pé parado. A unica coisa que veio a melhorar foi q ele retomou o apetite, esta comendo ração normal novamente e esta mais consciente pois antes ele olhava pra gente meio q perdido. Acordo no minimo umas 6 vezes durante a noite para ver como ele está e leva-lo para urinar e defecar pois tenho que segurar ele para não cair. Eutanasia nunca passou pela minha cabeça, vou fazer o q for preciso, por isso estou desde as 8 da manha pesquisando sobre a doença e alguns dados batem como o uso da Ribavirina e da Vitamina A, mas queria ter uma opinião mais precisa, pois tenho medo de errar na medicação e esse erro ser fatal pois a cada dia q passa pode ser salvador.

    Fica aqui meu e-mail para conta bcavalher@gmail.com.
    Por favor fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, vc nao esta dando nenhum medicamento fora esse antibiótico que vc mencionou? Ribavirina ou vitamina A.
      Se nao Bruno vc esta perdendo um tempo precioso meu amigo, como a disse no blog as melhores chances são daqueles animais que são rapidamente tratados com esses medicamentos, quanto mais tempo demorar menor são as chaves de reacao dele.

      Excluir
    2. Vou procurar essa medicação amanha mesmo por aqui. Muito obrigado por lerem e responderem, se alguém precisar de algo estou a disposição. Esse blog deve ser divulgado pois é muito precioso. Valeu Fabianooo, forte abraço.

      Excluir
    3. Bruno Cavalher, Você deu a Ribavirina com vitamina A? Em caso positivo como ficou o cão após esses remédios?

      Excluir
    4. Estou com 4 casos e mesmo protocolo
      Porem a primeira manifestada
      Agora com qse 1 mes de riba dmso vit a e e e fanitidina manipulado
      Esta apresentando neuro...

      Goataria de opniao sobre etna e organoneuro...

      Excluir
    5. oi estou com minha cadelinha quefoi direto para o sistema vervosi o virus. qdi nai sabia estava dandi corticorten , gaballon, epi control e arovit...depous de uma semana agravaram os tiques na cabeca entao entrei com gardenal...e depous de 3 dias para acakmar ela que chirava entrei com diazepan.. td indicacao do vet...domingo consegui ribavirina e dei mas os tiques vieran para o pescoso e a incomoda muito.. enfim hj estou perdida . . deu leucogen, etna, ribavirina vita c, arovit e qdo chora muito dou dipironA.. observei que desde qdo entrei com ribavirina manipulada ela depois de 2 horas os tiques pioram.. swra que poderia continuar com gardenal.. diazepan????

      Excluir
    6. Oi bruno...minha cachorra ficou doente 2 meses e os vet nao descobriram o pq...e agora ela perdeu os movimentos das patinhas traseiras. O vet indicou acupuntura e fisioterapia e esta funcionando e tbm esta tomando citoneurin 5.000 e etna tds para o nervo e sao remedios de humano. Ve com seu vet.
      Mas nao pode dar sem receita do vet. Ok
      Nao é pra cinomose..mas para os nervos

      Excluir
  6. Veja isto sobre o levedo de cerveja, acho legal dar antes dos remedios pesados e pelo que vi aqui deve ajudar no tratamento de formas multiplas: http://voreniti.blogspot.com.br/2007/08/blog-post_25.html
    Fazer mal nao faz, so bem... obs. o meu esta em tratamento (vou conserguir a ribavirina amanha. O meu veio da rua, sem vacina, tem 5 meses... n apresenta melhoras mas mantem a fome, esteve tomando apenas Leucogen, Mercepton, Baytril e Promdog apenas faz 20 dias... No inicio, apresentava apenas muco nos olhos e iniciou com os remedios acima mas agora ja esta com uma perna bamba (faz uma semana quase), atingindo ja a outra nestes dias. Tem chorado sempre na madrugada (ou de dia) e a vet receitou Gardenal 1/4 antes de dormir, tem melhorado um pouco... tudo prescrito pela vet, resaltando, mas como ela viajou semana passada, tivemos um atendimento emergencial no qual foi dado injecao de Lexogen, a cada dois dias agora como anti-inflamatorio para esta semana... Bem, iniciei a vitamina A (arovit, 1 por dia) faz dois dias... Vi algo interessante sobre o cloreto de magnesio tb n internet, tentei um dia so depois resolvi esperar a ribavarina (vou buscar amanha) e arriscar este tratamento sugerido aqui, a nossa vet. tb... NAO DESISTA do seu animal... talvez n exista o melhor tratamento mas esse parece ser muito bom, vamos tentar... BOA SORTE Bruno! Ps. quando ele perdeu um pouco de apetite semana passada eu dei batida de LEITE ou agua com quiabo ele voltou a comer legal, tinha dado figado com legumes (cenoura, batata doce e beterraba, alem do quiabo) batido tb deu certo mas agora estou dando atum com racao ele ta comendo tudo, apesar que ontem ele comeu menos mas ja acordou animado hj! Vai ao banheiro sozinho,com dificuldades... as vezes ajudo e o limpo, pois esta caindo as vezes no xixi. Enfim, força e boa sorte para todos do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rod Camargo, vou introduzir essa medicação no tratamento, pelo que vi a Ribavarina seria a mais indicada. Vou postando aqui caso houver melhoras. Forte Abraçooo.

      Excluir
    2. Rod, vc é biólogo e não veterinário! Não deveria estar indicando medicação alguma sob pena de cometer exercício ilegal da profissão, que é crime. Menos ainda uma tão danosa para carnívoros como clevedo de cerveja"! Para quem não sabe, levedo de cerveja é péssimo p animais pq o sistema gastrointestinal deles não tem microbiota adaptada p esse tipo de digestão, o que provoca gases e diminui a absorção das medicações do tratamento! Fiquem longe dele! Obs: sou vet.

      Excluir
    3. Marcia, a ração Golden Light Mini bitz franco e arroz tem cobertura de levedo de cerveja, meus cães sempre comeram dessa, tem certeza que levedo de cerveja faz mal para os cães?

      Excluir
  7. Gostaria de saber se algum animal com mioclonia (espasmos musculares contínuos ou não) teve melhora e qual foi o medicamento utilizado.

    Também se realmente é comum com o início do uso da Ribavirina o animal parar de comer e beber água, pois isso aconteceu no 2º dia de administração comigo.

    Fiquem na PAz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo esse ETNA pelo que li tem função de restaurar as lesões no cérebro, causadas pelo vírus, já vi algumas pessoas indicarem ele.

      Excluir
    2. Marcelo,

      Estamos tratando os espasmos com Nootron, e diminuiu bastante o espasmo da perna.



      Excluir
    3. Obrigado Fabiano e Bruna pelas respostas.

      Vou atrás dos dois e ver com o veterinário qual usar, ou usar os dois.

      Mas e em relação a comer e beber água?

      Excluir
    4. Marcelo,

      Estavamos dando cobavital para estimular o apetite, a comida batemos ração beterraba promudog figado cenoura e cebola, e damos na boca dele com um recipiente que pode ser de sua preferencia, quanto a agua damos na siringa, mesmo que eles nao queiram comer ou beber temos que forçá-los, pois necessitam de ficar fortes para o tratamento... Uma boa dica tbm é dar agua de coco pra hidratá-los!

      Excluir
    5. Oi Bruna!
      Vc comentou que esta usando o Nootron para os espasmos... saberia me dizer qual a dosagem?? E vc esta usando liquido ou comprimido??

      Ana

      Excluir
    6. O meu pet está com espasmos nas pernas e treme a boca, estou dando o medicamento Organoneurocerebral?? Alguem conhece ou tbm já usou esse??

      Excluir
    7. Organoneurocerebral, é um medicamento muito bom,continue dando isso ao seu cão, mais vou te dar uma dica.
      Utilize organoneurocerebral+leucogem 10ML + Citoneurim 5000 1 cmp a cada 12 horas,Vitamina A de nome arovit 3 comp por dia + vitamina C.
      Importante lhe relatar que estou alem destes medicamentos utilizando Rebetol 200 mg pois meu cao pesa de 10 a 15 kilos e tb omeprasol antes da ribavirina 1 comp em jejum + DMSO 300 miligramas por dia , alem é claro de bromoprida para vomito.
      Ja curei anteriormente 3 cachorros assim, e espero q possa ajudar vc tb, pois estou com o mesmo problema q o seu novamente.
      Grata meu e mail é ggabisss@hotmail.com
      Importante um detalhe essencial:A cinomose" o virus" é liberada pela urina então parta da seguinte logica: Quanto mais vc hidratar seu cao , mais xixi ele ira fazer e consequentemente mais liberara o virus para fora do organismo.Outra coisa vc deve isolar seu cachorro dos demais caso tenha.Outra coisa a vitamina A é excencial para curar junto com os demais remedios, alem e claro de prevenir a doença de se avançar mais.
      A cinomose é um virus tão maldito que ele possui varios estagios, mas não precisa passar necessariamente o cachorro por todos eles.O cão pode desenvolver a fas neurologica antes, oq pode sim depois de curado ser revertido com acupuntura e medicamentos.Porem cada dia e um dia ,o poder de cura-lo tb depende de vc, esta dentro de vc, basta partir do seguinte principio:Aumentar a Himunidade do seu cachorro para q ele consiga ter tempo de eliminar o virus pela urina .Leia novamente meu texto que tenho certeza q sera de grande valia pra vc.Obs:Leucogem é vitaminico omelhor q julgo existeir, porem é caro mais vai te ajudar muito em cmbinaão com os demais.Não deixe de dar.meu e-mail é ggabisss@hotmail.com

      Excluir
    8. Fabiano eu já usei o Etna com uma cadela q tava com problemas neurológicos ela tinha perdido a coordenação do corpo não conseguia andar nem afirmar o corpo dei etna 7 dias 1 comprimido por dia e ela voltou a andar e hj ela corre e brinca normalmente.

      Excluir
    9. Por favor, qual dosagem do Etna, tenho um filhote de 3 meses, 1k e 200. Será que posso dar 1 comprimido?

      Excluir
    10. Pelo AMOR DE DEUS, GENTE! Leigos tratando animais sem ir a vets e prescrevendo p animais dos outros! Isso É CRIME de exercício ilegal da profissão! Etna NÃO PODE ser dado junto com ribavirina! Basta LER A BULA P SABER DISSO! Etna só é dado DEPOIS da alta da ribavirina, na REABILITAÇÃO DOS SINAIS NEUROLÓGICOS, dps que a doença passa!
      Párem de indicar medicações inapropriadas! NÃO SE USA meticorten nem predinisolona em cino pq imunossuprime e o vírus faz a festa! NÃO SE USA vitamina C, leucogen, interferon nem NENHUM outroimunoestimulante em fase neurológica de cino pq forma imunocomplexos ba barreira hemato encefálica e o vírus toma a cérebro por completo! Consultem um VET ESPECIALISTA EM NEURO EM CASOS DE CINO! NÃO AUTOMEDIQUEM SEUS ANIMAIS OU PODEM MATÁ-LOS!

      Excluir
    11. Marcia, obrigada pela resposta. Infelizmente a veterinaria que nos atende, e nao temos outra ois e' uma cidade minuscula...e' contra qlq tratamento pois diz que nada ajuda e quer sacrificar. diz que nunca viu um animal vencer. Entao estamos tratando seguindo o protocolo da dr Simone Mangia. Ribavirina, DMSo Vitamina A...mas estamos dando Nutralife na comida e Leucogen ambem....ele comecou a fase neurologica a 3 dias...anda em circulos. Melhor suspender o Leucogen?

      Excluir
    12. Olá... Onde posso encontrar ribavirina? Aqui na minha cidade ja rodei em todas as farmacias mas nao encontro. Pode me ajudar?
      Meu email é belindafrancy1@hotmail.com

      Excluir
    13. Oi eu tô com um cachorrinho que tem tem sinomose e ele já tá muito magrinho e não anda mas e já tá tá defecabde sangue ..eu estou dando dando promundog e 1.ml de tribessen todos os dias.. eu gostaria de saber si esse remédio é adequado pra a cura da sinomose..e eu hosgosta de saber qual remédio e melhor pra ele si curar mas rápido .e a dosagem de cada remefir que vcs min inficar. Meu cão pesa 2kg.e meio

      Excluir
  8. Consegui a Ribavarina (preciso comprar o Dimesol amanha) e iniciar, hoje tomou so vitamina a e levedo de cerveja, pare que piorou um pouco a mobilidade dele nesta semana... espero dar certo, força!

    ResponderExcluir
  9. valeu pensei nisso mas nao sabia, se nao der p comprar hj o DMSO... vou dar so rib para ele, vitamina A ja dei e meio levedo... ele ta tendo pequenos refluxos, apenas baba e bolhas na boca tb.. (obs. ele ta piorando, triste, nao vou deixar, mandei email p veterinaria tb informando e pedindo ajuda... vamos ver!) Não pode desistir ne!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela Vicentim Leme Rocha31 de julho de 2013 às 17:02

      A minha tbm teve isso....a vet. receito sinvastatina + ribavirina + ranitidina antes de todos esses remedios para o estomago dela....nao desista....o faça comer...de figado, verduras, cenoura, atum (a minha adora atum) carne moida de primeira....e arroz....evite ao maximo o tempero,....mas sinceramente foi essas comidas que levantaram a minha bebê

      Excluir
  10. Galera, meu poodle foi diagnosticado com Cinomose há 1 mês e, desde que foi diagnosticado, o veterinário prescreveu o uso de Ribavirina (Virazoli). Nos primeiros 15 dias também foram indicados Arovit 50.000 (vitamina A); Trissulfin e Episol (visto que a doença já estava na fase neurológica, esse medicamente é anticonvulsivo-tranquilizante e neuro regulador). No começo, ele não comia mais nem andava, então, assistindo alguns vídeos do youtube sobre cães com cinomose vimos que eles tratavam seus cães com outros “remédios” que ajudavam. Tais eram: suco de quiabo (5 quiabos batidos no liquidificador com meio litro de água); e, se seu amigo não está comendo, dê figado de boi, ele vai comer. Meu menino não comia mais sozinho, então, começamos a dar comida e água (aliás, substituímos a água por água de coco, hidrata e ajuda), tudo pela seringa, ou, abrindo a boca dele (sim, isso era extremamente triste, mas ele precisa comer!!). Após esses 15 dias, levamos novamente ao veterinário e ele prescreveu um tipo de Ribavirina (Virazoli) mais forte, o qual não tenho o nome correto, mas é muito mais caro do que a normal e seu efeito é muito mais forte. E, novamente, Episol. Depois de 5 dias ele já estava andando e comendo igual doido novamente, correndo e brincando. Creio que foi pelo uso da Ribavirina mais forte, a qual desconheço o nome (não está indicada no vidrinho, é por capsulas). O tratamento ainda não chegou ao fim, semana que vem ele precisa retornar ao veterinário para ser examinado novamente e, se for preciso, continuar tomando Ribavirina. NÃO DESISTAM DE SEUS AMIGOS, PORQUE ELES NÃO DESISTIRIAM DE VOCÊS! O TRATAMENTO É DOLOROSO, PORÉM É GRATIFICANTE VER SEU AMIGO BEM NOVAMENTE. E ah, ele não ficou com sequelas!!!! Anda normalmente, o que é ótimo! Agora é só torcer para ele continuar desse jeito, meu medo é que ele volte a ter os primeiros sintomas. BOA SORTE!! QUE DEUS ESTEJA COM VOCÊS (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meise, por favor, entre em contato com seu veterinário e consiga o nome desse medicamento que vc menciona ser um tipo de Ribavirina mais forte, obrigado dês de já.

      Excluir
    2. Meise, qual eram os sintomas do seu poodle?
      Você dava só quiabo com água como alimento e água de coco como líquido?

      Obrigado pelas informações.

      Excluir
    3. Meise gostaria de sua ajuda... Meu cão é um maltês e foi diagnosticado a 2 dias com Cinomose... preciso de ajuda, pq os medicamentos que a veterinária passou não tem nada haver com os que vi neste site. E quanto mais rápido eu começar a medica-ló da forma correta mais chances ele tem. Por favor me ajude!

      Excluir
    4. Lais, desculpe, sei que perguntou para a Meise, mas como acabei de ver sua pergunta, vou te orientar um pouco sobre a doença.
      Hoje Laise existe basicamente 1 tipo de tratamento, que e chamado de tratamento padrão, o tratamento que e ensinado na faculdade de veterinária e pouco surte efeito no tratamento da cinomose, se você ver os comentário desse e outros post do blog e ate mesmo em outros lugares da internet, vai perceber que a maioria dos veterinários são céticos quanto aos tratamento padrão da cinomose, muitos de cara já deixam claro que a eutanasiada, será uma das poucas escolhas.
      Pois bem, existem outros que tentam o tratamento padrão, incluindo cinoglobulin, corticoides, anti-inflamatórios, anti-bióticos , vitaminas para fortalecimento do sistema imunológico e outros remédios para combater alguns quadros específicos de sequelas que vão aparecendo durante a doença.
      Isso pode funcionar? bem digamos, se seu cachorro, tiver um sistema imunológico muito forte, e der sorte de pegar uma cepa do vírus não muito agressivo, pode ser que tenha alguma chance, vamos dizer uns 5 a 10% de sobreviver e ter algumas sequelas.
      Mas também existem pessoas que estudaram muito sobre a doença principalmente fora do Brasil, foi identificado através de estudos que uma especifica droga usada para combater o vírus da Hepatite e Sarampo, por ter as mesmas características também foi usado contra o vírus da cinomose com sucesso, o mecanismo de ação completa contra o vírus ainda e desconhecida, mas através de pesquisas em vivo e em vitro foi constatado que a droga Ribavirina consegue impedir a replicação parcial do vírus no organismo e ate mesmo dentro do cérebro(isso de suma importância, pq a droga e recomendada e age mesmo no estágio neurológico da doença, onde normalmente e recomendado a atanásia), e isso e um grande avanço pois deixa uma boa marge pra o sistema imunológico do animal se reabilitar e vencer o vírus.
      A combinação de uso rápido da Ribavirina + a vitamina A que também se tem estudos que comprovam sua eficacia em um estado pré-neurológico, aumentam e muito as chances do animal sobreviver.
      Lais, agora vou te falar como alguém que utilizou desse tratamento e conseguiu salvar o animal, sei que a biologia não e uma ciência exata, e logicamente vc pode usar esse novo tratamento e não dar certo, isso já aconteceu muitas vezes, mas eu sempre digo, não adianta tentar de tudo que o veterinários falam pra fazer gastar muito dinheiro e depois que não a nada pra fazer e o animal esta a beira da morte, totalmente debilitado, vir a usar o tratamento, geralmente e assim que ocorre, mas todos aqueles que rapidamente confiam e fazem da forma correta tem tido exito, existem ae no blog e nos comentário inúmeros exemplos, e só criei esse blog com um único intuito, divulgar esse tratamento. Meu cachorro esta hoje saudável e praticamente sem sequelas graças a esse tratamento, isso e tudo que posso te falar por enquanto, mas a decisão de usar o não só cabe a você, então pense bem, pesquise o assunto e haja rapidamente pra não deixar o tempo passar e perder a oportunidade de salvar seu animal.

      Recomendações

      leia os Post Publicados por min aqui no Blog "Compartilhando" e "Perguntas e Respostas" e também a tese de Doutorado da Dr. Simone Mangia que esta em anexo no Post "Perguntas e Respostas"

      Excluir
    5. Alguém me ajuda a conseguir a RIBAVIRINA? EM BRASÍLIA NAO TEM"

      Excluir
    6. NÃO EXISTE "ribavirina mais forte". Ribavirina é um produto só e a quantidade varia de acordo com o peso do paciente.
      Provavelmente seu animal não tinha cinomose. O estado dele foi agravado pela intoxicação pela vit A, já que ele estava tomando 2 vezes a dose tóxica de 25.000UI. A dose de vit A aser feita é a de 10.000UI POR PACIENTE (independente do peso)

      Excluir
    7. A minha vet indicou Ribavirina 30mg, vitamina A 10.000 , fenitoina e vitamina E, dei por 15 dias. Acho q o vírus passou, mas como faço para ter certeza? Por que ele continua com as sequelas e quero entrar com o Etna. Onde moro não tem veterinário, preciso viajar 500 km com ele para uma consulta, fica bem complicado, até pq n posso sair espalhando o vírus por ai, a primeira vet q passou a medicação foi de um mutirão que teve na cidade, agora ela já foi embora,ta difícil! Os que vcs usam nas escaras do dog por estar deitado todo tempo?

      Excluir
  11. Gente, iniciei hoje com ribavarina mesmo sem o dimesol, acho que nao posso perder tempo uma vez que cheguei em casa ontem finalmente com o remedio... vitamina A e levedo de cerveja (meio comprimido) parece que tem sido melhor, pelo que tenho observado para ele. Tambem dei o primeiro remedio com comida batida (hj racao <2 diferentes>, agua, sardinha,quiabo... nao deu tempo de cozinhar o yame mas vai ficar p janta...), tudo dei com uma garrafinha pequena de agua que tem um bico tipo mamadeira... li na bula que nao tem problema dar com comida a ribavarina rsrs... Ele reagiu melhor que os outros medicamentos e esta dormindo. Acho que consiguirei somente segunda o DIMESOL... entao resolvi dar o START, pois realmente parece que quando entra na fase neurologica, pelo menos com o dog, de repente o avanço é mais rapido do que antes! Seria bom ter o Dimesol pelo que li, mas enfim! VALEU FABIANO pelo feedback, pelo blog, tem ajudado e muito, estou confiante!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Fabiano. Então, o nome do medicamento é o mesmo, Ribavirina (Virazoli), porém, não são 150MG por capsula, mas sim 250MG. Seria isso o que a faz ser "mais forte". Visto que, durante 15 dias dei a de 150MG. Enfim, consegui resultados, não sei qual vocês estão usando, mas ela custa um pouco mais cara. Um vidro com 30 capsulas paguei em torno de R$ 50,00. Mas melhora muito, viu? Boa sorte aí (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde vc comprou esse remédio por esse preço???

      Excluir
    2. A dose de ribavirina é de 30mg/kg. Fazer mais do que isso pode causa danos ou intoxicar o paciente.

      Excluir
  13. ETNA! maravilha sim, usei e ainda uso, aqui nesta cidade pequena os vets não conhecem o trabalho com virazole ou similar e eu envieie a eles, ams parecem descrentes. O ETNA, associado ao organo neuro ótico Ou VIT A,e ao ORGANO NEURO CEREBRAL - CITONEURIM foi o q usei com sucesso. a dosagem de cada um deles dada a um cão de 10 kg foi de UM comprimido ao dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atelier, você dava todos?
      1 comprimido de ETNA, 1 comprimido de Organo Neuro Ótico ou de Vitamina A e 1 comprimido de Organo Neuro Cerebral com Citoneurim?

      Excluir
    2. Valeu Atelier, precisamos de o máximo de informações possível pra divulgar aqui no site, vc sabe me informar pra quantos kg e indicado 1 comprimido?

      Excluir
    3. Oi fabiano , a Cleo fez 30 dias de tratamneto com a ribavirina,vitamona A e complexo B ,nao consigo dar pra ela o citoneurim 5000 devido ao tamanho dela só 1.200Kg entao continuo com o complexo b que ela toma bem ,dia 01 parei com a ribavirina e a vitamina A por que ja fazia 30 dias ,rspeti o exame de sangue dela ontem e hoje peguei oresultado, pena os leucocitos aumentaram muito q=uando diagosticamos a doença estava em 18100/ul depois passou pra 16800 agora esta em 20100/ul e deveria estar entre 9000 a15000/ula vet receitou hoje oiutro antibiotico ela tomava marbopet agora passou a tomar DOXY suspensao é um antimicrobiano,e comecei como etna, ela disse pra dissolver uma ampola em 20 ml de agua e dar a ela 2ml devido ao peso dela,sera que continuo com a ribavirina? o que voce acha?Ela esta bem esperta ,ja fiz 3 secoes de acupuntura mas ainda nao tivemos reaçao a dor profunda so tem senibilidade superficial.Obrigada pela ajuda

      Excluir
    4. Atelier eu devo usar o Etna após o ciclo da Ribavirina ou uso o Etna junto com a Ribavirina. Em nenhum momento nesse blog isso fica claro. Se primeiro trato o vírus e depois os movimentos ou se faço tudo junto. Obrigada!

      Excluir
    5. Giselli, voce conseguiu resposta, a epoca, para sua pergunta? Esta tambem é minha duvida.abc e obrigada.

      Excluir
    6. Giselli, voce conseguiu resposta, a epoca, para sua pergunta? Esta tambem é minha duvida.abc e obrigada.

      Excluir
    7. Se for seguir a bula... Não deve ser administrado junto com a ribavirina.

      INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
      Etna®
      pode interagir por mecanismo de competição com os seguintes antivirais análogos dos nucleosídeos
      pirimidínicos, devido à semelhança estrutural: lamivudina, estavudina, zidovudina, ribavirina, e zalcitabina.
      Pode diminuir a eficácia da citicolina em condições de hipóxia cerebral, devido ao fato de a CMP reverter a via
      de síntese da fosfatidilcolina da membrana celular neuronal nestas circunstâncias.

      http://www.farmaciasassociadas.com.br/BACKOFFICE/Uploads/Bula/1044400500036.pdf

      Excluir
    8. Finalmente! Parabéns, Unknown! Alguém que finalmente leu a bula e não indicou medicação errada! ETNA NÃO PODE SER DADO COM A RIBAVIRINA! SOMENTE É UTILIZADO DEPOIS DA ALTA DA DOENÇA!

      Excluir
  14. Cacilda, acho que vc deve para com a Ribavirina e esperar, como vc disse ela ta espertinha, então vai tratando dessa forma q vc tem feito e dando tempo ao tempo, creio que ela vai progressivamente melhorando, se fosse pra piorar, já teria com certeza, e que a recuperação realmente e demorada pra cinomose.

    ResponderExcluir
  15. Ok, eu sei que é demorado a recuperaçao, entao eu só fiquei na duvida por causa da infecçao que que nao diminuiu, ao contrario aumentou, ai fiquei preocupada , mas vou aguardar entao em 10 dias vou repetir o exame de sangue ai vamos ver , obrigada pela atençao .

    ResponderExcluir
  16. Oi pessoal preciso da ajuda de vocs!
    Tem uma cachorrinha de rua que peguei muito amor por ela
    mas nao posso cria-la em casa. Ate pq a casa nao e minha.Enfim!
    eu cuido dela, levei para vacinar contra raiva e tudo mais.
    ela mora em uma casinha enfrente minha casa,cuido muito bem dela. e carinho nao falta.
    Porem chegou um cachorro recentemente e apresentava boa saude,ate pq creio eu que tinha dono, apenas havia saido atras de cadelinhas.
    Mas o tempo foi passando e ele nao foi embora, a pretinha(cachorrinha na qual eu cuido)e vacinada pra nao criar.
    Nisso ele nao foi embora e ficou poraqui com ela.
    Mas ele nao deixava chegar perto nem mesmo para passar remedio anti pulgas. o tempo foi passando e e cuidava dele tbm embora nao pudia, derepente ele começou a emagrecer,perdeu o apetite, durmia o dia todo,tinha uma tosse estranha e vomitava o que comia.
    Fiquei muito espantada e um dia qualquer ele começou a chorar, deitado na rua, e morreu eu nao tive tempo de fazer nada ate pq nao tinha noção da cinomose. Foi ai que pesquisei e vi que a doença e passada facil de cao pra cão!
    Esses dias a pretinha anda triste e durmindo o tempo todo na casinha e tussindo do mesmo jeito.
    nao perdeu o apetite e nem esta evacuando mole e nem com sangramento, mas achei que ela esta com remelas nos olhos!
    meu Deus eu nao sei o que fazer, e sim o tratamento e carrissimo,
    mas os veterinarios da minha cidade nao são tao eficientes quanto eu imagino ate pq liguei para um deles e nem souberam do que eu estava flando. Mas sim vou leva-la em outras clinicas.
    Mas me ajudem a começar a dar o primeiro passo.
    o que eu preciso fazer???
    me ajudem o tempo ta passando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá tras de ribavirina+ DMSO +VITAMINA A + CITONEURIM 5000+ Organoneurocerebral+VITAMINA C+ VITAMINA B + BROMOPIDA PARA VOMITO.ESPERO Q ELA ESTEJA VIVA AINDA.De muito figado, ovo cru etc, vc deve nutrila bastante para q ela tenha resistencia para combater o virus.ggabisss@hotmail.com

      Excluir
  17. Vc esta dando a ribavirina? se não, deveria dar, lei o post "Pergutas e Respostas" aqui do Blog

    ResponderExcluir
  18. Sim Amanda, 30 dias, a dosagem e de 30mg/kg, e a mais importante medicação de todas essas, pq ele atrapalha na proliferação do vírus no organismo dando chance ao sistema imunológico de lutar contra o vírus.
    Outra coisa e fortalecer o sistema imunológico dele.
    Qualquer dúvida pode perguntar, sorte no tratamento.

    ResponderExcluir
  19. olá minha mãe tem uma cadelinha pinche de apenas 2 mese,1 kg e esta com cinomose,ela ja levou em 3 veterinarios e só diagnosticaram agora prq ela começo a apresentar algumas sequelas tremores na boca e no olho,e grita muito de dor,só q ainda não vacinaram ela,deram medicamentos,mas nao esta avendo melhoras,muito pelo contrario,até diazepam deram a ela.minha mãe nao sabe mais oque fazer,e ta gastando muito em consultas e remedios q nao adiantam nada,ela esta todo dia na clinica,eu li sob a ribavirina e vitamina A, será que se começar agora ela ainda tem chance de sobreviver??? me ajude por favor....agent nao aguenta mais ver a Mel sofrer..Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela vai ao veterinario hj mais tard,falei com minha mãe para pergunta-lo sob a Ribavirina e o omeprazol tbm,A ribavirana fiquei sabendo que nao é muito facil de c encontrar,mas sera que se for numa farmacia de manipulação conseguimos?e quanto tempo depois de iniciar o tratamento ela começa a apresentar sintomas de melhora?

      Excluir
    2. JOAO ANTONIO

      BABIANO INFELIZMENTE FOI DIAGNOSTICADO ESSA PATOLOIA NA MINHA LANA ,COMECEI O TTO NO SEGUNDO DIA APÓS SINTOMAS ACAHA QUE DEVO AGUARDAR MAIS . O ÚNICO SINTOMA DA LANNA FOI FOCINHO BEM UMIDO E ESPASMOS NAS PATAS POSTERIORES NÃO APTRESENTOU DIARREIA,VÕMITO E NEM FEBRE GRAÇAS A DEUS.ESTOU COM MUITO MEDO DO OUTRO CÃO QUE VIVEM GRUDADOS SE BEIJAM ELE PORÉM JA TOMOU AS TRÊS DOSS DA VACINA CORRE RISCO? ME RESPONDE E ME AJUDE MEU E-MAIL JOAOANTONYENF@YAHOO.COM.BR JOAO.FILHO@FHEMIG.GOV.MG.BR

      Excluir
  20. Alguem pode me indicar onde encontro Ribavirin 250mg?
    Preciso urgente, minhas 3 cachorrinhas estão com cinomose! Se alguem puder manipular pra mim e eu depositar o dinheiro, ficarei mto agradecida pois na minha cidade não encontro!
    Meu email é carolzinn@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. no link DIVULGAÇÃO DE PROFISSIONAIS... tem um endereço de rio verde, q tem ribavirina com nome virazole q é o mesmo ribavirim. e também em PERGUNTAS E RESPOSTAS tem vários endereços. Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  22. Oi Fabiano, tens algum e-mail que possa me passar para que eu lhe mande um relato quase que diário sobre a Hanna? tenho conversado com outras pessoas que estão com seus cães doentes, e acredito que um relato mais pessoal e diário possa ajudar. A Hanna está praticamente curada, 26º dia de ribavirina, está estável há uns 15 dias já, e só tem melhorado, gostaria de compartilhar com o pessoal tudo que aconteceu com ela nesses 2 meses de luta, pois ela passou por maus bocados, quase morreu por diversas vezes, desanimou, mas nós não desistimos dela, acredito que seja uma forma de ajudar, dar força para aqueles que se abatem ao ver seus amigos doentes, é claro se quiser publicar. Obrigada desde já !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Gisele, mas nao posso publicar meu email aqui, se quiser me passar seu email por aqui e depois apagar a pastagem para q nao fique publico.
      Pode colocar também seu depoimento por aqui se preferir.

      Excluir
    2. Oi Fabiano, fiz esse vídeo contando toda história dela, hoje já encerramos o tratamento, e ela está ótima, só estamos aguardando para iniciar as sessões de acupuntura, para que logo volte a andar, sozinha ela engatinha já, fica alguns segundo em pé, mas não tem equilibrio, mas temos confiança que com acupuntura logo logo ela volta a andar... http://www.youtube.com/watch?v=XALPDKM17dU .... tenho também um relatório com tudo que aconteceu com ela desde o dia que a pegamos nesse link aqui: https://docs.google.com/file/d/0B2ZmBamLDKUcMTFvQXIxUlBfOHc/edit ....

      Excluir
  23. Ola boa tarde; Meu caozinho com 60 dias esta na fase das convulsões da cinomose e esta internado, o veterinario esta aplicando diazepan e outros remedios, mas o pior pode acontecer a qualquer momento, não consigo parar de pensar no pior, acho que comentei com ele sobre esse ribavirina, e ele me disse que tambem esta dando. o que eu faço? Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  24. Olá, o medicamento ETNA realmente tem a indicação de restaurar a bainha de mielina e melhorar a síntese neuronal. A apresentação é de cápsulas e injetável.
    Inicialmente, entreolham D1 e D3, utiliza se o injetável, e lijogo após o cápsulas, 2 cápsulas 3x ao dia.
    O objetivo do produto é restaurar a normalidade do impulso neural.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está seu caozinho?minha cachorrinha está utilizando o etna,descobri a cinomose por causa dos espasmos,fui a vet e fizemos o hemograma e o exame de sangue onde deu reagente,ela está utilizando vitaminas,i etna e gardenal, está esperta,sem espasmos.ela tem 2 meses 6 dias usando os medicamentos

      Excluir
  25. Minha cachorra tem 17 anos, ela tem artrose e estava rejeitando a ração quando chamei uma veterinária para examiná-la. Os exames deram normais, apenas mesmo a anemia. Depois disso mudamos a alimentação, ela ficou mais animada, porém quase um mês depois disso a Lassie começou a ficar desorientada e a chorar a noite. No inicio do mês esse quadro piorou, ela tava com problema pra respirar (nariz com secreção) e começou a ficar mt agitada latindo (mexendo as patinhas e girando no chão)Nesse final de semana ela começou a trincar o fucinho, não querendo beber nem comer. Levamos a uma clinica ela recebeu soro e vitamina A e a médica informou que ela tem Cinomose. Estou pesquisando sobre a doença e quais tratamentos posso dar a Lassie. A médica me disse que não tem cura e pela idade dela ela morreria. Estou triste porque não quero perde-la sem nem ao menos tentar curá-la. Ela está bem velhinha mas nem por isso vou deixá-la sofrer até a morte. Li o blog e acho que o Ribavirina é muito forte p/ ela, mas amanhã mesmo vou comprar vitamina A e ligar p/ algumas veterinárias que conheço que possam me orientar. Adorei o blog e pelos esclarecimentos sobre a doença.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, sou Maycon, meu labrador foi diagnosticado com cinomose, ele estava com remela nos olhos perdendo o apetite e bem triste, o vet fez um tratamento de 5 dias, não sei qual foi a medicação... mas meu lab melhorou! achei que tinha curado mas hoje ele teve uma crise por uns 30 segundos ele bambiou as pernas e depois voltou ao normal, mas agora ele ta bem trsite de novo... queria saber qual é o procedimento do tratamento.. nome dos medicamentos, dosagens etc. ele pesa 45 kg

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon com a cinomose nao da pra brincar, e uma doenca muito letal, faz o seguinte leia os 2 Posts que publiquei aqui, mais importares, são eles "Perguntas e Respostas" e "Compartilhando" tem que fazer esse tratamento o quanto antes pra tentar salvar seu animal.

      Excluir
  27. Maycon : Obrigado Fabiano vou começar o tratamento hoje.. só uma questão ... meu cachorro ainda está na fase inicial da doença ainda nao chegou na fase neurologica então estou pensando em iniciar somente com a Arovit, ou ja posso dar inicio com a Ribavirina?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Maycon: Outra questão me indicaram soroglobulin, acabei de iniciar com a Arovit será quem tem algum problema se eu aplicar o Sorogobulin? como eu disse meu cachorro ainda ta bem forte, comendo normal.. só está um pouco tristão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar o Arovit e tb o soro soroglobulin ele tem certa eficácia no estagio inicial, so nao tem eficácia no estagio neurológico, agora se quiser atacar a doença de forma a aumentar muito as chances do seu animal, ae vc podia entrar já com Ribavirina por pelo menos uns 15 dias

      Excluir
  29. Gente pelo AMOR DE DEUS eu estou desesperado! Moro numa cidade de interior e tudo é mais dificil! Minha cadela vai fazer 5 anos e é uma basset de 11kg, ela do dia pra noite nao mexia mais as patas traseiras, mas estava aparentemente normal fora isso. Levei na veterinaria e ela pediu um hemograma...mas da noite de ontem pra hoje minha cadela vomitou, esta sentindo dor ao urinar e as pupilas estavam muito dilatadas! Ela treme o tempo inteiro! É desesperador! Ela olha pra mim com um olhar de uma pessoa suplicando por ajuda! Será cinomose? O.hemograma sai hoje mas eu to muito desconfiado da veterinaria... Ela passou ontem um corticoide junto com um antiinflamatorio mas ela nao.melhorou. E ela disse q minja cadela nao tinha quadro clinico viral....mas ela examinou qd ela tava so sem mexer as patas.... Sera q ei devo usar os medicamentos de cinomose que tem aqui no blog? A veterinaria esta com suspeita de érnia de disco ou uma outra doenca viral q nao lembro o nome. Me ajudem por favor!!

    ResponderExcluir
  30. Bom dia,
    Se perceberem os sintomas: secreção nos olhos, nariz com corrida e falta de apetite em seu cão, leve- o rapidamente ao veterinário.sao sintomas da cinomose, essa doença maltrata o cão de mais. Perdi meu melhor amigo, porque pensei que esses sintomas não eram sérios.nao desejo a ninguem o que estou
    passando. Não esperem, corram e salve- o. Abraços e boa sorte a todos

    ResponderExcluir
  31. Boa noite . Gente tenho um cachorrinho de 5 meses que esta com cinomose. Percebi quando ele comecou com as tosses e logo levei ao veterinario. Isso foi dia 15 de julho. Aplicou o cinoglobulin, e comecei com o seguinte tratamento. Por dia: suplemento com vitamina A e B12 , 1 corticoide por dia e um ETNA por dia. ( O ETNA por ser em capsula, eu abro ela e derrramo dentro da boca dele, nao sei se isso é errado). Depois de uma semana levei de novo ao veterinario e aplicou mais uma dose de cinoglobulin. Até entao o caozinho está aparentemente super bem e os unicos sintomas sao as bolinhas da barriga, mas mesmo estas sumiram quase todas depois da segunda dose. Dai uma semana depois apareceu mais algumas e eu levei de novo ao vet (continuando com a vitamina, corticoide e etna diarios) que aplicou a tercera dose do cinoblobulin. Dai entao nesse dia ele ficou meio agoniado ao anoitecer e comecou com espamos na mandibulas, tipo dando mordidinhas, nao é o tempo todo, mas tenho impressao que vem ficando mais frequente. Referente a alimentacao, estou alimentando com pedigree, dei figado de boi por um tempinho um pouco, tb dei o tal do leite com quiabo, e enfim, testo algumas coisas, mas não sei mais o que posso dar. Estou preocupado caso ele venha piorar o que eu devo fazer, ou como alivia-lo das contracoes que creio nao o deiam repousar muito bem. Estou do 25 dia de tratamento.

    ResponderExcluir
  32. Carvalho, nao sei se vc leu, os Posts aqui do blog, realmente te recomendo a ler se tem intenção de salvar seu amigo, leia pelo menos o Post perguntas e respostas. Recomendamos fortemente o não uso de corticoides no tratamento da cinomose, e a inclusão do anti viral Ribavirina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li sim, acontece que quando comecei o tratamento ainda nao tinha essa informacao (sobre os corticoides) e agora li, mas ja dei a ele um corticoide diario por muitos dias. o que faço? interrompo imediatamente? Sobre a Ribavirina, infelizmente nao sao todos que tem acesso a tal medicamento, aqui onde vivo por ex, num distrito de palmas, nao tem nem veterianrio, tive que levar em palmas, e nao encontrei ribavirina em nenhuma farmacia. daqui pra frente, do estagio ja descrito por mim, tanto da doenca como do tratamento, de que maneira eu poderia comecar a proceder? paro com o corticoide mas mantenho a vitamina e o ETNA? se ele comecar a piorar o que eu faço??? agradecido desde já. carvalho

      Excluir
    2. Marcela Vicentim Leme Rocha22 de agosto de 2013 às 18:23

      Carvalho, procure com o nome de Virazole é mais barato e tem a mesma funçao, a ribavirina custa 600 e o virazole em torno de 90, dependendo vc pode encomendar e chega na sua casa....enquanto nao esta com remedio, de muito figado so tostadinho no fogo sem nenhum tempero, a minha cadelinha adorava atum light e a veterinaria indicou disse que é mto bom, dei couve, brocoles, tudo sem tempero nenhum, e quando achar a ribavirina/virazole nunca deixe de dar um remedio pra proteger o estomago dele, eu dei ranitidina. Só pelo amor de Deus pare com o CORTICOIDE imediatamente, ele abaixa a imunidade do animal, e nao é isso que queremos, ja vi veterinarias renomadas falando isso, dei uma pastinha milagrosa, chama Recovery eu misturava um pouquinho na comida, junto com o atum principalmente e com o frango, é da Royal Canin custa em torno de 15 reais...e é muito bom....e o melhor REMEDIO é o Amor e a Paciencia....vc vai precisar ter muita paciencia.

      Excluir
  33. Olá minha cachorra e uma labrador de 1 ano e esta com cinomose o vet estava tratando errado como se fosse uma lesão na coluna e ela piorou agora nao anda mais esta com a parte traseira totalmente comprometida, agora ele receitou BORGAL e CORVET, mais esse ultimo estou com medo de dar pois li q anti-inflamatórios nao sao indicados nos casos de cinomose, estou desesperada pois ela nao apresenta melhora, porem nao perdeu o apetite, por favor preciso de ajuda e urgente.

    ResponderExcluir
  34. (DRK) :Olá, putz essa Ribavirina (Virazole) não é fácil de achar, procurei em todas as farmácias da minha cidade, em sites, endereços e telefones listados aqui no site, simplesmente me disseram que não tinha. Enfim..meu cachorro esta na fase neural, começou com pneumonia e vencemos, ele tem apetite, come até ração pura quando oferecido, ele começou puxando a perna direita, e não conseguia subir escadas, porém tinha consciência de espaço equilíbrio, enfim conseguia se virar, levamos ao veterinário, e ele começou a aplicar DEXA-CITONEURIM dia sim dia não, eu notei uma piora muito grande, Tontura, Fraqueza nas pernas, e já não consegue abaixar a cabeça na vasilha de água, e lendo posts, sites, relatos de pessoas que venceram ou ainda lutam contra a doença, li aqui que não pode dar (Corticoides), e o DEXA é um corticoide, abaixa a imunidade do animal, não dando chance ao sistema imunologico de reagir, então vou começar a cortar e dar só o CITONEURIM 5000 que são as vitaminas, e ver se obtenho resultados, como não consigo achar a Ribavirina, estarei dando o CITONEURIM 5000 (Injetável) Dia sim e dia não - ETNA Uma capsula por dia - e a Vitamina A (Arovit) 50.000 UI, como meu cachorro tem 5kg e são 10.000 UI por KG posso dar o comprimido de 50.000 UI inteiro, bom é isso, mesmo não tendo a Ribavirina não posso desistir, pois vi vários relatos de pessoas que trataram sem a Ribavirina, e conseguiram resposta no tratamento, postarei caso tenha resultados. Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela Vicentim Leme Rocha22 de agosto de 2013 às 18:25

      Procure como Virazole.

      Excluir
  35. Fabiano e amigos em geral. Me ajudem! Preciso saber a opinião de vocês.
    Tenho um poodle toy de 8 anos chamado Billy. No domingo passado, dia 12/08/2013, pela manhã, ele estava bem, brincando e pulando como sempre. Quando chegou a noite, ele começou a andar meio tonto, como uma pessoa com labirintite ou bêbado. No dia seguinte, pela manhã, levei-o a uma veterinária. A Dra. falei que ele teve um derrame e pediu um hemograma completo para verificação. Até então, ele não tinha tido nada. As fezes estavam normais, comendo normalmente, só estava tonto. Na noite do de segunda (13/08) ele começou a espumar e a se debater, como uma convulsão, que durou apenas alguns segundos. Depois voltou ao normal. No dia seguinte, fui a veterinária para avaliação e resultado do exame. A Dra. me falou que os exames dele deu tudo normal, mas ela disse que ele estava com cinomose, pois apresentava tics na pata . Receitou organoneurocerebral, Gardenal e injeção de ceroglubulin. Neste momento, achei estranho o fato dele estar com cinomose, se os exames deram tudo normal, e ele não teve nada antes, nem tristeza, falta de apetite, nada. Procurei então um hospital veterinário. No hospital, o veterinário, que inclusive é professor de uma universidade, também achou que poderia não ser cinomose, pois há outras doenças que provocam este descontrole, convulsão e tics. Com isso, seguindo os conselhos do veterinário, internei o Billy, para fazer os exames. Isso foi na Quarta. Na quinta, o exame ficou pronto e novamente tudo normal. Foi feito teste para verificar se era erlichiose, que também deu negativo. O Billy continuava comendo normal, fezes e urina normal. Foi aplicado vitamina B1 e B2 no músculo, para controlar a sistema nervoso. O gardenal foi mantido pois ele ainda tinha convulsão. Até então o veterinário disse não poder afirmar que era Cinomose, pois o hemograma não apontava nada que pudesse identificar ser cinomose, principalmente por eu ter mais 3 cachorros e nenhum apresentou nada.

    ResponderExcluir
  36. continuação
    Segundo o veterinário, como eles ficavam todos juntos, se fosse cinomose, os outros 3 cachorros também apresentariam a doença. Comecei a ficar desesperada pela interrogação do caso e comecei a pesquisar, vou quando descobri seu blog. Em um dos comentários, vi uma pessoa indicando uma veterinária aqui em Campo Grande - RJ que tratava com Virazole. Liguei para ela, explicando tudo que narrei acima, e que gostaria de uma terceira opinião. Ela me disse que realmente não se pode confirmar ser cinomose, pois ele não apresentou nada que sugerisse isso. Disse ainda que era para aguardar a confirmação de cinomose para tratar, pois se não fosse cinomose, o virazole poderia agravar a doença, dependendo do que for. Daí me lembrei que há alguns meses venho tentando acabar com os carrapatos aqui em casa, fazendo uso constante de butox e k-othrine. Falei com o veterinário e ele disse que o Billy pode ter tido uma intoxicação, que mexeu com o sistema nervoso central, e que a deltametrina ocasionava isso. O que ficou ainda mais confuso e que no sábado (ontem) o tic nervoso do Billy simplesmente desapareceu, mas ele estava balançando muito a cabeça. Para frente e para trás, como um"doido". Balançava tanto que ele não conseguia comer, mas tinha fome, pois comeu bastante pela seringa. Segundo os veterinários, um cachorro com cinomose uma vez apresentado tic nervoso, esse se mantinha ou piorava, jamais sumiria. Então, eles estavam achando que era mesmo intoxicação e/ou AVC. Ontem mesmo liguei para outro veterinário, desta vez, um veterinário da cidade que eu morava anteriormente e que sempre cuidou dos meus cachorros. Este veterinário é bem atual, pois vive estudando, se aperfeiçoando, ia para congressos, enfim, preferi conversar com ele pelo telefone. Expliquei tudo e novamente ele disse que pode ser cinomose, mas esse diagnóstico não era preciso, pois (mais uma vez) um cachorro com cinomose não para de dar tics. E que poderia ser sim intoxicação e AVC. Esse vetrinário, inclusive, conhece o tratamento com Virazole, mas disse que para isso temos que ter certeza que ele está com cinomose. Disse ainda que se for, o virazole não é nenhum milagre, mas que ajuda bastante. Ele achou super estranho nenhum veterinário pedir a sorologia para detectar a cinomose. Com isso ele pediu para permanecer com o cachorro internado e levar para ele na segunda-feira para ele analisar. Hoje, domingo, fui visitar o Billy. Quando cheguei lá, para minha surpresa, ele não tinha tics, não balançava mais a cabeça e nem teve convulsão, que antes tinha umas 6 ao dia. Mas já não estava se alimentando sozinho, pois ainda estava muito descoordenado. Também, desde sábado, não se levantava, nem se mexia. Do jeito que colocava ele ficava. Achei também os olhos meio "fosco". Não sei se ele me reconheceu, pois não esboçou nada. Ficou meio catatônico. Não sei se é por causa do Gardenal... E aí? Qual a opinião de vocês? Acham que pode ser cinomose, mesmo ele melhorando dos tics sem mais nem menos? Estou com medo de levá-lo para o outro veterinário, pois não sei se devo retirá-lo do hospital para viajar com ele... Não sei se ele aguenta ficar viajando. Já teve algum relato de cães com cinomose apresentando o mesmo quadro do Billy? Já pensei iniciar o Virazole, mas confesso que fico com medo de iniciar pois os 4 veterinários não puderam afirmar que trata-se de cinomose... E se não for? Fico pensando que posso estar demorando demais em iniciar o tratamento mas, ao mesmo tempo, penso que posso matar meu cachorro se não for cinomose... O que me indicas? Estou desorientada... Nenhum dos veterinários que me dar a receita do Virazole, pois eles dizem que os exames de sangue não mostram nenhuma alteração no sistema imunológico, indicando que ele esteja com alguma infecção viral. Peço ajuda a vocês, que possuem tanta experiência em cinomose, a me darem uma luz... Muito obrigada,
    Charlene - charlene@hotmail.com.br (tem br mesmo)

    ResponderExcluir
  37. olá FABIANO td bem com vc ??? e o coleira ta bem ?? acho que vc esta lembrado de mim , eu só gostaria de saber de vc se é demorado mesmo pra sarar as sequelas , pois desde janeiro a Madonna ainda não anda e nem levanta a cabeça , mas ficou curada da cinomose pois administrei o rebetol(ribavirina) 200mg em 15/03/2013 nela , bom eu acho que ela ainda esta com as sequelas devido a demora para conseguir o rebetol(ribavirina)200mg mas se vc puder me indicar algum medicamento a mais eu te agradeço desde ja , eu estou aplicando citoneurim 5000 injetavel dia sim e dia não , Fabiano obrigada por tudo vc é um SER iluminado , abraços e fica com DEUS . meu email ericagehrmann@hotmail.com mas se vc for responder pode ser por aqui mesmo tah ??? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente dar o ETNA e fazer Acupuntura, dizem que e muito bom nesses caso, vc mora onde? ela teve alguma melhora, responde a algum estimulo que antes não respondia? tipo tem que ir tentando fazer uma fisioterapia com ela, em uma banheira o algo assim

      Excluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Tente dar o ETNA e fazer Acupuntura, dizem que e muito bom nesses caso, vc mora onde? ela teve alguma melhora, responde a algum estimulo que antes não respondia? tipo tem que ir tentando fazer uma fisioterapia com ela, em uma banheira o algo assim

    ResponderExcluir
  40. Oi Fabiano , eu moro em São Paulo e ela teve sim uma boa melhora e até ficou curada da cinomose , porém tenho medo que ela nunca mais volte a andar , até hoje estou sem trabalhar e me dedicando apenas para cuidar dela , bom andei pesquisando o preço do ETNA e vi que é quatro vezes mais caro que o citoneurin 5000 mas se o efeito for melhor vou ter que trocar ,eu trocar tambem de veterinaria pra ver se consigo outras respostas , a Madonna vem tendo pequanas melhoras (muito poucas mesmo) , porém da pra perceber e até ter esperanças , vou partir tbm pra acupuntura depois eu posto aki pras pessoas verem , muito obrigada pelas dicas .

    ResponderExcluir
  41. Pessoal, infelizmente após duas semanas de muita luta, hoje pela manhã perdi meu bebezinho. Estava alimentando ele para poder iniciar o tratamento com a ribavirina. Não deu tempo. Se foi nos meus braços.
    Apesar do sentimento de importância diante dessa situação, a tristeza e a dor, quero dizer para todos que ainda continuam nessa luta que NÃO DESISTAM DOS SEUS BICHINHOS!!! LUTEM ATÉ O FIM! E que esse fim seja vitorioso!
    Para quem se interessar tenho alguns medicamentos para doação:

    ribavirina 250mg e 87mg (mandei manipular de acordo com o peso)
    Citoneurim
    Arovit
    Organoneuro cerebral

    Contato: (98) 87067129 / 81711538
    Nívea (moro em São Luís/Ma.

    ResponderExcluir
  42. Pessoal, acho que todos os que aqui vêm, o fazem na esperança de encontrar alguma resposta para salvar a vida de seu amigo de 4 patas, as vezes 3. Espero poder ajudar alguém. A 2 semanas atrás minha cadela apresentou sintomas de cinomose, demorei a levá-la ao veterinário, pq me recusava a acreditar que fosse essa maldita doença. Quando a levei o veterinário falou que seria necessário fazer eutanásia. Matar minha Baby? Jamais! Quando falei que nunca faria isso, ele me disse que eu não teria outra saída, com a evolução da doença, mesmo assim me receitou um medicamento: prednisona. ALERTA: esse medicamento é um corticóide, que diminui ainda mais as defesas do organismo, e apressa a morte de seu animalzinho. Portanto, sempre que for prescrito um medicamento para seu pet, pesquise e veja se não é cortisol, e se for... tente outro método. Bom, então eu fui pesquisar, procurei outro médico: o Dr Google, e descobri a Ribavirina associada ao Arovit( que ao contrário do que mtos pensam, não se trata apenas de vitamina A, ele tb é antiviral) Acontece que, pelo menos aqui onde moro, a Ribavirina custa R$ 536,00, um roubo, se levando em conta que é um medicamento para Hepatite C e pode salvar vidas. Entrei em pânico, pois não teria de onde tirar todo esse dinheiro, mas fuça daqui fuça dali, descobri que o princípio ativo da Ribavirina é o Virazole, e vem com a mesma dosagem 250 mg por cápsula, mas o custo não é nem genérico, pois 60 cápsulas na farmácia, saem por R$ 90,00. Comprei na mesma noite, e comecei a tratar da minha menina. Ela é uma vira-latinha simpática, que peguei da rua e está hj com 7 meses. Pesa em torno de 4,5kgs, dou para ela primeiro o omeprazol, 1 capsula aberta num pedacinho de pão. Depois, 2 comprimidos de Arovit de 50.000 UI, e abro a cápsula de Virazole (Ribavirina) e divido o conteúdo em 2 partes, misturo a algum alimento e dou pra minha cadelinha. Ela nem faz cara feia. Um dia sim, outro não... administro Citoneurin injetável IM, nela uso meia ampola de cada uma das vitaminas e deixo o restante para a proxima vez. O que posso dizer é que a Baby está reagindo e com um apetite de leão, alegre, corre por tudo, sobe nos sofás, enfim... acho que ela escapou dessa. O único sinal de Cinomose que ela ainda apresenta, é um tique nervoso nas pernas traseiras, mas logo que terminar o tratamento, começo eu mesma a fazer uma fisioterapia nela. Sei que ainda vou ter minha amiga por muito tempo comigo. Não desistam, nossos animaizinhos merecem isso de nós.

    ResponderExcluir
  43. Olá gostaria de saber se o ETNA tem mesmo efeito do ribavirina 250mg,vi falar que se der ETNA depois de 1 hora dar amoxilina 500mg pode a resolver...durante 15 dias,
    é tbm o baba de quiabo seria verdade?
    Por favor me ajudei desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao, nao tem o mesmo efeito, embora sejam usados pra tratar cinomose eles tem indicações muito diferentes, a Ribavirina e o principal remédio no tratamento, e um anti-viral que ataca directamente o vírus, o Etna e apenas uma vitamina que ajuda num quadro de recuperação pra reverter as squelas deixadas pelo vírus, ou seja tem que usar os 2 medicamentos com mais importância pra Ribavirina em um primeiro momento.

      Excluir
  44. Ok Fabiano obrigada pela atenção....será que não tem um generico pois esse remedio é muito caro infelismente não terei condiçoes tó sofrendo só de pensar nisso que está acontecendo....me ajudem...por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anonimo, de onde você é?? E seu cachorrinho??

      Excluir
  45. Bom dia!
    Meu cachorro tem 3 meses esta com cinomose já comecei o tratamento com ribavirina, ele tem tremores na pata anterior e qdo vai dormir grita muito, gostaria de saber se uso o etna, ele tem 5 kg qual a dosagem que dou?
    Meu e-mail é marcelocunha100@gmail.com
    muito obigado.

    ResponderExcluir
  46. Boa Noite,
    Minha cachorrinha tem 5 anos e pegou cinomose. Fizemos o tratamento Rivaberina+vitA+vitc, por 30 dias. Apos 30 dias ela estava ótima, comendo/andando normal..15 dias após o termino do tratamento (hoje) ela começou a andar tortinha e nao consegue ficar muito tempo em pé e esta abatida. Liguei para vet e ela recomendou a prednisolona. Nao sei o que fazer. O que voces recomenda,? Agradeço.

    ResponderExcluir
  47. Boa Noite,
    Minha cachorrinha tem 5 anos e pegou cinomose. Fizemos o tratamento Rivaberina+vitA+vitc, por 30 dias. Apos 30 dias ela estava ótima, comendo/andando normal..15 dias após o termino do tratamento (hoje) ela começou a andar tortinha e nao consegue ficar muito tempo em pé e esta abatida. Liguei para vet e ela recomendou a prednisolona. Nao sei o que fazer. O que voces recomendam,? Agradeço.
    meu email myvisabrazil@gmail.com

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde,

    Tenho um labrador, esta com 4 meses e já faz 1 mês que estou tratando da doença Cinomose, estamos tratando da pneumonia com Amoxilina e também vitamina A e C. No entanto essa semana ela piorou muito, pois esta descaideirada, esta com caindo com muita facilidade não sei mas o que fazer. Posso começar o tratamento com a Rivaberina com a Amoxilina? DMSO onde eu encontro existe outro nome? Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Samyres, não só pode como deve, não demore em entrar com a medicação (Ribavirina +vitamina A _ citoneurim 5000) esse conjunto de remedios salvaram meu animal que estava mais o menos na fase que esta esse seu, então não demore, quanto mais rápido iniciar o tratamento mais chances tem, qualquer dúvida leia o Post " Perguntas e Resposta " aqui do Blog.

    ResponderExcluir
  50. Alguem sabe dizer a posologia do Etna e do Nootron?

    Ton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 comprimido a cada 12 horas. Minha cachorra tem 20kg.

      Excluir
  51. Bom dia.
    Estou tratando do meu cachorro faz 23 dias, com a ribavirina e a vitamina A, mas não estou conseguindo ver nenhum resultado. Não consegui encontrar o DMSO na minha cidade e as farmácias de manipulação são muito burocráticas.
    Antes ele estava até apresentando melhoras, como por exemplo, ele não mexia as patas traseiras nem o rabo, mas agora mexe. Fora isso, não tem apresentado muitas melhoras, e o veterinário já colocou a opção de eutanasia.
    Quanto aos remédios, o tempo que a veterinária falou para dá-los já passou, agora só tá tomando suplemento, sulfato ferroso e a ribavirina.
    Queria a opinião sincera de vocês sobre esse assunto, porque eu não aguento mais ver meu filhote (de 3 anos e 4 meses) sofrendo como está. =/
    E também se há mais algum medicamento que ajude na recuperação.
    Att, Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, como já disse o tratamento pra cinomose em fase neurológica e demorado, se vc leu meu relato no Post "compartilhando" aqui do blog percebeu que meu cachorro demorou 6 messes pra voltar a andar, te garanto que em 20 dias apenas no máximo que agente espera de um animal em fase neurológica e que ele nao piore, se isso acontecer já e uma grande vitoria. Chamamos de uma estabilização do quadro da infecção, vc deve ministrar juntamente com os remédios que já esta dando, suplementos para fortalecer o animal e o mai importante Citoneurim 5000 ou o Etna pra ir ajudando na reabilitação dele, continue com a Ribavirina ate completar os 30 dias e então suspenda e continue com os demais. Citoneurim pode dar dia sim dia nao, de preferencia injetavel ok.

      Excluir
  52. Olá, tenho um Shih Tzu macho com 4 meses agora. Peguei ele quando estava com 45 dias e 6 dias depois de comprá-lo ele apresentou como se fosse um resfriado, tossindo, nariz escorrendo. Levei na veterinária e ela passou um xarope e antibiótico. Como a dose era muito pequena não consegui achar o antibiótico e dei apenas o xarope. Passado alguns dias ele melhorou e estava brincando, comendo evacuando normalmente.
    Depois de quase 1 semana ele começou a balançar a cabeça, bem pouquinho. Levamos na veterinária novamente e ela pediu os exames de sangue e de Cinomose.
    Acabamos descobrindo que ele estava com o vírus desta doença e começamos o traramento com Nootron.
    Depois de ler muito sobre a doença na internet, falei com a veterinária e pedi para ele passar a receita da ribavarina, porém ela disse que é muito forte para ele que tinha apenas 1 kg. Ai ela receitou o Etna com a vitamina A por 15 dias.
    Ele está super bem, correndo, brincando, comendo, evacuando normalmente, porém, as vezes acontecem alguns espasmos musculares que trava as patinhas, ele cai. Depois de 5 a 10 minutos ele volta ao normal, correndo e brincando. Agora que ele está com 4 meses ainda não tomou as outras vacinas porque vamos realizar o exame novamente para saber se apresenta negativo para doença, ele parou de tomar os medicamentos.
    Oque devo fazer? Continuar com Nootron e Etna ou temos que insistir com a veterinária para passar a Ribavarina?????
    Aguardo orientações e obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  53. Fabiano minha Anahi tem 8 anos começou os primeiros sintomas final de setembro , febre , olho remelando , eu só me dei conta qdo começou as convulsões começo de outubro.
    Já levei em 3 vet , preciso de uma opinião sua se devo fazer esse tratamento da Ribavirina ou devo desistir d td?
    Vou explicar aqui como foi mais ou menos o tratamento da minha Anahi até agora .


    Primeira consulta 03/10/2013 fez exame de sangue e a vet não confirmava a Cinomose , só falava q ela nao tinha imunidade e q ela poderia ser epilética ou a doença do carrapato , ate´ae eu não sabia nada sobre a doença e nem conhecia o seu blogger ,
    e começei a dar por 5 dias Prediderm 5 mg (anti- inflamatório á base de prednisolona) ,
    Doxitec 50mg (antibiotico de amplo espectro a base de doxiciclina 10 dias 1/4 comprimido a cada 12h ,
    Ômega3 dog 5000 1X dia
    1 palito Fitocalmyn
    Hemolitan 0,5 ml cada 12 h 10 dias
    Promun dog 1 tablete
    Gardenal, eu relutei e nao dei
    No dia 10/10/2013 foi minha última consulta pois achei q ela me enrolava , só falava q no exame de sangue não tinha imunidade troquei de vet.


    14/10/2013 começamos com outra vet ,e começei a dar uma medicação homeopatica a cada 12 h , ela fez autohemoterapia , e continuei com a ômega , promun dog , hemolitan ,gardenal relutei e nao dei , no dia 16/10 começou o tic na pata dianteira esquerda , e assim essa vet me afirmou q era cinomose , percebi q só tava piorando no dia 17/10 voltei senao me engano fez mais uma autohemoterapi, e entrou com o Etna 1 comp ao dia , Aderogil 4 gotas,19/10 cinzarina1/2 comp noite e só piora , começei o gardenal 3 gotas , dia 22/10 foi minha última consulta com ela , e nesse dia minha Anahi parou de andar , mais ainda levantava o pescoço ainda tava esperta , pedia pra fazer as necessidade , prestava atenção ao redor dela , tava bem espertinha


    23/10/2013 comecei com outro vet e logo ja pediu outro exame de sangue e começamos Fosfato sódico de Prednisolona 3mg/ml 0, 5 ml cada 12 hs durante 7 dias , (após) 0,3ml 24 h 5 dias (após) , 0,2 ml a cada 48 hs 6 dias ,Sulfametoxazol + Trimetoprima 2ml cada 12 hs durante 14 dias , Gavizom 1/2 comp pela manhã, Gardenal 3 gotas .
    No outro dia q ele pegou o exame de sangue falou q ela tava com anemia, e adicionou hemolitam 5 gotas cada 12 hs , Caderm metronidazol 1/4 comp cada 24 hs durante 5 dias ,.Bom nisso tdo só vi piora, ela parou totalmente parece q ta vegetando , come e bebe pq eu abro a boca e dou na seringa ou na colher , os olhos estão sem vida , chega as vezes a ficar vesga , percebi essa semana q os olhos tava mto seco e com uma fissura , a vet passou lacrifilm 2 gotas a cada 8 h , eu uso mais de 2 x no dia pq resseca mto , e ela falou q ela ta com uma ulcera e passou epitezan 2 x dia.
    Eu já estou na 3 terceira sessão de acunputura e só vejo piora , ela agora tem tic no rabinho, uma patinha traseira , uma patinha dianteira , na barriga , na cabeça , parece q ta vegetando , e ontem voltei no vet pq fiz td como ele receitou e ela só piorou , e ele falou pra sacrificar, as vezes tenho a impressão q ela me ouve , as vezes acho q ela consegue me enxergar , estou desesperada , Fabiano devo desistir OU DEVO TENTAR A RIBAVIRINA ? ESTOU DESESPERADA :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deveria procurar a ribavirina e vitamina A tbm. N entendi a relut^ncia em relação ao gardenal. Se ela tiver convulsoes é q ela deve tomar.

      Excluir
    2. Minha pequena partiu 29/11/2013 estou arrasada ...sei q acabou o seu sofrimento ... a saudade doi tanto ...

      Excluir
  54. Bom dia!
    Tenho um cãozinho de apenas 2 mesês aprox., ele esta com cinomose,esta em tratamento (sulfametoxazol 200 mg/5ml- trimetroprima 40 mg/5ml, CEWIN 200 mg/ml, CITONEURIN 5.000 e DORFLEX ) apesar de ter apresentado todas as fases da doença,mesmo em tratamento, o meu cão vem apresentando melhoras consideráveis.Principalmente sobre os coxins plantares que estavão grosseiros e feridos,a barriga o focinho (coriza e pele grosseira), o sistema neurológico,parece esta parcialmente estabilizado , o Duck anda apesar de tropego e cair cair vezes( isso aprox. 2 semanas.) Enfim esta reagindo bem para um filhote...
    ... algumas pessoas q sabem a respeito do DUCK,não colocam muita fé em sua cura e recuperação.
    Estou lutando por meu cão, vou falar para o vet. a respeito da RIBAVIRINA e VITAMINA A . Por favor qualquer opinião sua é de GRANDE importância.
    Muito obrigada desde já e DEUS te abeçõe !!!

    ResponderExcluir
  55. Prezados, na ultima segunda-feira tive a triste noticia que a minha cachorrinha Violeta está com cinomose, adotei ela a exatamente uma semana, a pessoa falou que ela tinha ficado meio doente na ultima semana e que haviam passado um complexo vitamínico, para estimular o apetite, achei estranho o fato dela sempre andar em círculos, mas achei que era pelo fato dela ter problema de visão... ela estava bem, comia direitinho, dormia bastante, coisas de um filhote de seis meses... daí na segunda amanheceu babando muito, levei no veterinário e saiu esse diagnostico terrível... durante uma semana, minha outra cachorrinha, a Jarina, que está com todas as vacinas em dia, teve contato com a Violeta, devo dar algum medicamento ou complexo vitamínico para a cachorra saudável? Estou muito preocupada... a Jarina fica dentro de casa, e a Violeta está num lugar quentinho no quintal. Pelo que percebi, ela já iniciou com a fase neurológica, mas ainda anda, bate um pouco por ter pouca visão, e faz xixi... Até o momento ela tem tomado 5 ml de Amoxilina 2 vezes/ dia, 02 ml de Arovit 01 vez/ dia, 03 ml de Complexo Vitaminico 2 vezes/ dia. Amanha iniciarei com o Virazole... não consegui o DMSO, pois moro numa cidade do interior do PA. O que posso fazer para evitar que essa doença terrível passe para a Jarina?!! Oq mais posso fazer pela Violeta?!!

    ResponderExcluir
  56. Medicação da Violeta Cristal
    Diagnóstico: 18/11/2013
    Peso: 03 kg
    Raça: SRD

    1) Omeprazol - 1 pílula diária (dar 40 min antes da Ribavirina) (Iniciado em 21/11/2013);

    2) Levedo de Cerveja - 1 pílula diária (dar 40 min antes da Ribavirina) (Iniciado em 22/11/2013);

    3) Vitamina A (150.000 UI) – 0,5 ml diários (cada gota para 1kg) - importante - a vitamina A não pode exceder 300.000 UI/kg por dia no organismo (Iniciado em 18/11/2013);

    4) Ribavirina - 1 pílula de 90 mg/ dia (preferencialmente a noite) - o utilizado pela Dra. Simone foi 30 mg/kg (Iniciado em 21/11/2013);

    5) Citoneurim 5000 - 1 pílula diária (antes do almoço) - Vitaminas do complexo B, principalmente a B1 e B12, ajuda na recuperação dos efeitos e sequelas da cinomose como a falta de locomoção e tiques (Iniciado em 22/11/2013);

    6) Ascarideil – ½ comprimido por dia (antes do almoço) - comprimido em farmácia humana, (10mg/kg). Comprimidos de 80 mg. Melhora e muito a imunidade do animal (Iniciado em 22/11/2013);

    7) Apevitin BC – 03 ml pela manhã e 03 ml a noite - Vitaminas do complexo B e da Vitamina C (Iniciado em 12/11/2013);

    8) Hemotitan Gold – 01 ml pela manhã - Rico em vitaminas, minerais, polifenóis e energia, é importante para o metabolismo e para a formação das células sanguíneas (Iniciado em 14/11/2013);

    9) Alimentação com ração e, também, com alimentos gordurosos, cujo tempo de permanência no sistema digestivo é maior, protegendo-o, de alguma forma, segundo pesquisas. Também dei mingau de milharina com carne e mingau fígado de boi, que é rico em Vitamina A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Schweyka, onde vc encontrou o ascaridil? Eu procurei em todas as farmacias daqui de Curitiba e me disseram q n fabricam mais.... obrigada, jislaine

      Excluir
    2. Prezado, moro em Parauapebas, no Pará, aqui é vendido nas farmácias, fica na seção das vitaminas e saches de bebidas para reidratação oral. Custa R$ 2,48 o comprimido de 80mg.

      Excluir
  57. A Jarina, que está saudável tem recebido o Cino-globulim a cada 10 dias, 01 ml/ kg; Alimenta-se com ração Super Premium. Jarina teve o seu primeiro contato com a Violeta em 13/11/2013, em 18/11/2013 a Violeta foi diagnosticada com a Cinomose, desde então as mesmas estão separadas.

    ResponderExcluir
  58. Fabiano por favor entre em contato comigo penelop.penelop@yahoo.com.br

    Meu bebe tem 1 ano e pouco peguei ele na rua e naum sei a real idade,ele tem 10 kilos apresentou cinomose com secreçao ocular e nariz ressecado eu li aqui e comecei a dar vitamina A 2 comprimidos por dia,centrum polivitaminico dava 1 e citoneurim 5000 1 por dia,e figado e raçao premium,dai um dia q falhei o horario da medicaçao pq moro sozinha e fiquei no trabalho ate tarde,no dia seguinte ele começou a ficar sem equilibrio,dai comprei mais alguns q li aqui e estou dando comecei hj ETNA 1,LEUCOGEN 1/2 ABERTA A CAPSULA E PONHO O POZINHO,CITONEURIN 1,AROVIT 2 MAIS TO QUERENDO DAR 3 P DIA,1 MULTIVITAMINICO,1 XANTINON P FIGADO,E 1 ORGANEURO CEREBRAL,FIGADO DE BOI,TOMATE,RAÇAO PREMIUM E VITAMINA C 500 MG

    desculpe o caps é q qria q ficasse facil p vc ler tanta coisa,oq acha q falta amigo ? eu estou fzd um sacrificio e farei ate cura-lo,tenho 3 caes aqui,moro sozinha,e pago aluguel tenho adquirido parcelado a medicaçao e encomendei o virazole tenho fe q a distribuidora mandara,eu moro no interior e fui em todas q pude e naum achei,oq mais posso fazer ? eu trabalho fora e posso dar de manha as 6 horas e qd volta as 6 da tarde...

    me oriente p favor qro cura-lo,Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, no post anterior tem a prescrição dos remédios que estou ministrando a 20 dias para a Violetinha, ela tem pouco mais de seis meses e está reagindo bem... mas parece que ela está com uma tal Síndrome do Vestibular... ainda estamos observando... ela está bem mais esperta... Boa sorte com o seu cachorrinho...

      Excluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Olá. Meu cão está no 10º dia de tratamento com Ribavirina, Sinvastatina, vitamina A, complexo B e gardenal e estou bem positivo quanto à eliminação do vírus. Ele nunca deixou de se alimentar bem e de beber água e isso ajudou muito. No entanto, ele perdeu todos os movimento e mexe só a cabeça. Está completamente dependente pra tudo. Gostaria de saber se existe alguma chance dele recuperar os movimentos com o ETNA ou mesmo sem ele.

    ResponderExcluir
  61. No Multifarmas é possivel comparar preços do ETNA e economizar comprando na farmacia conveniada mais proxima.

    Segue o link:

    http://www.multifarmas.com.br/comparar/preco/etna

    ResponderExcluir
  62. Nunca desistimos do valente costumamos dizer que ele ja foi do outro lado e voltou .kkk teve hepatite e melhorou magicamente ...claro como cuidado ...agora esta como cinomose .essa doença devastadora...mas vamos lá ele ja passou por a fase da.pneumonia e a uma semana esta não neurológica não levanta mais só mexe o rabinho esta ficando todo duro esta tomando vizarole cápsula 250 mg1 vez ao dia aptamed 1 vez ao dia dipirona para dor ou febre cefalexina to querendo começar a dar amanhã vou comprar o nootron dizem que e muito bom aqua de coco aqua comum uma senhora me indicou a dar clara de ovo também tem muitas vitamina quiabo batidos como leiye ou aqua também dar um bom, levante sopa vono que tem bastante nutrientes fígado com feijão batidos como ele não.sabe mas comer e tudo em forma líquida na siringa ele vai reagir tenho fé em deus colocou ele no sol um pouco deixou ele em lugares arejados minha perguntar e ele nao teve convulsao nao teve diarreia, nao teve vômito simplismente foi paralisando ou sejam direto para a fase neorologica engracado que a vet me disse que e e nao corre risco de morrer ..gostaroa de saber se o fato de ele nao ter tido essasreações muito fortes e posivo

    ResponderExcluir
  63. meu cachorrinho foi diagnosticado curado da cinomose, quando achei ele na rua o seu estagio ja era curado mas com grandes sequelas de tiques nervosos, ele toma atualmente 6 gotas de gadernal em 12hs/12hs e nootron 3ml em 12hs/12hs, que serve para controlar os tiques, mas faz 1 mês que ele toma e não vejo melhora ele caminha batendo a cara no chão, tem dias que esta bem forte que ele mal caminha e dias que ta um pouco mais fraca, mas ele sempre esta com a cara batendo no chão, vive com os lábios cortados por causa disso, se alguém souber de um remédio que melhore estes problemas de coordenação motora ou que pelo menos reduza a intensidade do tique eu agradeço, pois já não sei mais o que fazer e não gosto de ver ele machucado ou caindo por falta de coordenação

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Graças ao SENHOR DEUS, eu administrei o fármaco Ribavirina + Vit A + ETNA (sob orientações de uma Médica Veterinária Amiga, que inclusive me orientou quanto à diluição necessária ao kg de peso vivo da BRISA), após o uso dos antibióticos prescritos pela Médica Veterinária que fez o 1º atendimento da BRISA (cadelinha que foi abandonada na UFRRJ). Houve uma melhora significativa! Os membros anteriores apresentaram desequilíbrio e começaram a ficar paralisados, e após a administração com as 3 drogas observamos o retorno de firmeza em um dos membros dianteiros (ainda manca), sendo excelente! Ela ficou muito mais animada e feliz!!! Ainda passa por tratamento alternativo, a fim de firmar mais o andar, e em um dos membros já com atrofia, encurtamento (dianteiro esquerdo) será recolocado uma tala mais maleável para que permaneça ao máximo esticado. Quanto às medicações, eu encontrei o fármaco Ribavirina na Farmácia do Leme - RJ (único local) por R$98,00 na promoção! A Brisa recebeu esses medicamentos, ainda administro suplementação mineral e vitamínica, e hoje passa por sessões de Acupuntura + Fisioterapia, contudo, da forma como ela chegou aqui (desidratada, anêmica, com elevada carga parasitária e com queimadura na região pélvica próximo à inserção da cauda) eu posso dizer que ela é um MILAGRE de DEUS!!! Eu acreditei na eficácia da medicação e percebi resultados, e claro que vai de acordo com a resposta do organismo do animal que não pode deixar de ser alimentado e hidratado. Sigam o tratamento direitinho, vale a pena! Orem e entreguem o seu animalzinho nas mãos de DEUS, e tenho certeza que quando ELE age não há vírus que sobreviva, que resista a um tratamento como esse já comprovado por meio da Dissertação da Dra. Simone! Que DEUS abençoe a vocês! NÃO DESISTAM!!! Não desisti e ainda ganhei apoiadores nessa nobre causa! Hoje a BRISA tem duas mães: eu e uma Amiga, e alguns Padrinhos e Madrinhas. S2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Luciene! A veterinária que atende a Luli indicou o ETNA + Vit A + Ribavirina. Gostaria de saber quantas vezes ao dia vc deu o ETNA? Estamos dando 3x ao dia segundo a recomendação da veterinária, mas vi que muita gente dá 1x ao dia aqui. E também na bula do ETNA diz que ele tem interação com a Ribavirina. Se puder me ajudar com essa informação, te agradeço.

      Excluir
    2. Por favor, qual a dosagem do etna? Será que posso dar 1 comprimido para um filhote de 1 quilo e 200gr?

      Excluir
  66. SUCO DE QUIABO! Foi incrível como ele ajudou na recuperação da minha mestiça de 5 meses adotada da rua. Descobrimos na fase neurológica, pq ela veio com a doença do carrapato e isso mascarou a cinomose.. ela estava apática, sem apetite, triste, dei o suco e no dia seguinte ela acordou com a corda toda, brincando e com mt fome! bom, dei a ela tb os remédios prescritos pela vet, antibiótico agemoxi por 20 dias, organoneurocerebral por 30 dias, vitamina C por 60 dias, amina turbo pet por 60 dias e o suco de quiabo 2x ao dia até hoje, já tem 60 dias que iniciamos o tratamento e ela está ótima!! se não fosse por andar rebolando um pouco ninguém dizia q esteve com essa doença, depois q comecei a dar o suco ela não teve nenhuma recaída, só progrediu, amanhã faremos mais um exame de sangue pra saber se já podemos iniciar a acupuntura! e não esqueçam de dar mt amor e carinho e ter fé em Deus!!!

    ResponderExcluir
  67. Boa noite Pessoal! Tenho uma shitzu de 5 meses que suspeitamos estar com cinomose. Ja fizemos dois hemogramas, porem neste exame nada aparece. Ela esra com mioclonia nas duas patas dianteiras e a 1 semana nao caminha mais. O tratamento inicial indicado pelo vet foi corticoide que ela tomou por 3 semanas, após consulta com um neurologista suspendemos o corticoide e agora ela esta tomando rivotril para os espasmos e glicopan como complexo vitaminico. Gostaria de saber se posso dar para ela o Etna para ajudar na recuperação da bainha de mielina, restaurando os movimentos e equilíbrio. Por favor aguardo ajuda de vcs para poder ajudar a minha baby. Mto obrigada Por favor responder para lumuller1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Alguém pode indicar um veterinário que faça esse tratamento em S.P. ja passei por dois que nao recomendam a ribavirina, nem vit.A e etna. Dá uma angústia meu cachorro esta se esforçando, entrou na fase neurologica a 5 dias e ja perdeu os movimentos das patas traseiras, está se alimentando e não convulsiona. Ele tem 6 anos e ja tomou uma dose da vacina ha 4 anos. Usaram corticoides, soroglobulin e nada. Se alguém conhecer e puder me indicar ficaria muito grato. Meu e mail: leaoef@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  69. Oi , porfavor me ajudem estou mt apreensiva, minha cachorra foi diagnosticada com cinomose, o veterinário passou doxiclina (1/2 comprimido de 200g 1 vez ao dia), corticoide (1 comprimido 2 vezes ao dia), Hemocare (6 gostas 2 vezes ao dia), Nevrix (1 comprimido 2 vezes ao dia) Gadernal (1 comprimido de 50mg 2 vezes ao dia)
    Estou vendo mtas pessoas falarem de vitamina A , Ribavirina e ETNA
    Mas o veterinário n passou nada disso , ela esta com esse tratamento á 4 dias e só piora , só consegue levantar um pouco a cabeça, n anda, n enxerga, tem convulsões e chora muito
    PORFAVOR ESTOU IMPLORANDO ME AJUDEM , QUERO MUITO SALVA-LA , ESTOU COM MT MEDO DE PERDE-LA

    ResponderExcluir
  70. Estou dando gardenal para o meu cachorro, com o intuito de tratar a fase neurologica. Fiquei interessado quando li sobre o etna, como deco proceder a administração dos 2 medicamentos?

    ResponderExcluir
  71. Oi por favor me ajude...
    Meu cachorrinho foi diagnosticado esta com cinomose,levei ao veterinario e ele o medicou com os seguintes remedios:
    Promun Dog 1 colhersinha tds os dias ate acabar
    Soroglobulin 5 ml em dias alternados total de 4 doses
    Tribrissen 1 ml tds os dias ,por dez dias seguidos
    Nao vi muita melhora e ja tem 10 dias q ele esta com esse medicamento,ele se encontra ainda com puxoes na barriga e na nuca,se vira com muita dificuldade,nao domina a cabeça,chora,geme, parecendo q esta com dores,tenho de dar comida e agua na boca dele,pra comer ele esta bom,mais a agua ele quase nao quer, nao sei o q fazer,queria saber se ele pode se recuperar ainda,se tem algo mais q posso fazer,por favor me ajude a tomar a decisao certa .
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  72. Esqueci de dizer,ele esta conciente,falo com ele,ele corresponde me reconhecendo,por favor me ajude nao quero perder ele

    ResponderExcluir
  73. Queria dar pra ele o Ribavirina, mas não sei que vet. que receita, que outros remédio tenho que comprar, qual que precisa de receita.Morro de medo de parar com um remédio e dar por conta própria e matar meu cachorro. O que que eu faço, o que dou primeiro, me ajudem por favor.
    Eu amo tanto meu cachorrinho, to com dor no coração por nao saber o que fazer.
    Eu moro perto de Londrina-pr, se alguém souber de algum veterinário que trata com Ribavirina me contate por favor, pode ser em maringá também, que eu levo ele
    Obs: Meu cachorro é um Pincher 2, pesa em torno de 5 kg, ele é bem gordinho, ele perdeu um pouco de peso no começo, mas agora já recuperou.
    E-mail: cassiaferrari20@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Eu achei que eu tinha postado uma parte do comentário e não foi, é sobre o Pincher 2,
    Olá, Boa noite, por favor me ajude, vou contar rapidamente o que aconteceu com meu cachorrinho. Primeiro ele foi diagnosticado com doença do carrapato, tomou um monte de Doxicilin, depois foi Cinomose e foi aplicado Cinemoglobin, levei em outro veterinário me disse que estava com Pneumonia, tratou com Ibatrin, Stimo-ton e Prednisolona durante 2 semanas, os sintomas no começo era febre alta e olho remelento, nariz seco..
    Depois com o tratamento da pneumonia que veio passar a febre, mas começou a andar cambaleando e trançando as pernas e o vet. me disse que era efeito do Prednisolona, No começo ele não queria comer, tive que dar soro, mas agora ele está comendo bem. Nesta segunda -feira ele falou que estava curado da pneumonia que voltaria a andar normal quando passasse o efeito do remédio.
    Mas só piorou, e começou a dar convulsão, levei no vet e ele receitou Prednisolona com dose bem forte e falou pra eu não dar nada além de ração pra ele, depois de ler o artigo e os comentários , to morrendo de medo de continuar com este remédio, porque meu cachorro não apresenta melhora, já vai pro 3º dia com este remédio, o que eu faço?? porque ouvir dizer que não pode parar com este remédio de uma vez.
    Como vou tirar o remédio?
    o que devo dar primeiro? Compro a vitamina A até conseguir o Ribavirina?
    Como consigo o Ribavirina por sedex se eu não achar próximo da minha cidade
    Se alguém de Londrina ou região souber de algum vet. que trata com este medicamento por favor me indique.
    Estou desesperada, não sei mais o que fazer, amo muito meu cãozinho nao quero perde-lo.
    Por favor, eu peço de coração me ajudem , me orientem.. agradeço desde já
    E-mail: cassiaferrari20@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Ah esqueci de dizer, que quando começou dar convulsão ele foi diagnosticado com Cinomose, então o vet. me disse que o único remédio seria o Prednisolona

    ResponderExcluir
  76. Preciso de ajuda..alguem sabe onde encontro uma clínica que faça tomografia computadorizada para meu yorkshire de 5 meses que está paralisado depois de ser atacado por um outro cão? por favor, estou desesperada.

    ResponderExcluir
  77. oie pessoal boa noite tenho um cachorrinho yorkshire de 5 anos e ele deu indicio de ciminose ja na faze neural em todos os comentarios vejo falar em DMSO que ajuda nas dores pois ele treme uma das patinhas e estou fazendo tratamento com doutril 50gm 1 vez ao dia , Citoneurin 5000 1 vez ao dia, e nootron 1 quarto de um comprimido 2 vezes ao dia ele estabilizou mas ainda encontra no quadro de tremores em uma das pernas traseiras quem vem ate a cabecinha dele e chora muito gostaria de saber qual dosagem dar a ele da vitamina A e do dmso pois fico olhando sem saber como ajudar ele, ORGANONEURO-CEREBRAL qual as dosagens pq ele tem no maximo 5 kilos gostaria que alguem me ajudasse obrigada.

    ResponderExcluir
  78. Fabiano, por favor me ajuda!

    Levei minha cachorrinha na veterinária e ela receitou Alcort, Best Health e Tobramicina. Isso já faz uma semana. Minha cachorrinha está na fase neurológica, está cambaleando muito, tombando para os lados, não consegue mais subir na cama e o tic nervoso na boca tinha parado com o Alcort, como o Alcort já acabou o tic está voltando, hoje ela não conseguiu nem comer um pedacinho de carne e não consigo abrir a boca dela. A veterinária se recusa a receitar os remédios que li no post "perguntas e respostas". Ela só receitou Citoneurin. Disse que ribavirina na minha cachorrinha vai ser perda de dinheiro. Não sei mais o que fazer. Não tenho dinheiro pra levá-la em outra clínica, pois tive q fazer uma vaquinha e pegar dinheiro emprestado para poder consultá-la e fazer os exame pra cinomose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati,

      No seu lugar eu usaria a Ribavirina e Vitamina A. Eu e meu marido cuidamos de muitos cachorros e nos últimos dias adotamos um e estamos com ele em nossa empresa para não correr riscos com nossos cachorrinhos em casa, apesar de devidamente vacinados. No ano passado perdemos duas cachorrinhas para a cinomose, porque demos bobeira e só fomos dar a ribavirina no final do tratamento. Atualmente estamos tratando esse cachorro que vivia na rua, o Eusébio. Ele estava muito fraco, mas estamos dando a associação de Ribavirina + Vitamina A e ele está melhorando lenta, mas gradativamente. Também estamos hidratando muito com água, água de coco e yakult (que ele adora). Aqui em Balneário Camboriú parece que tudo é mais caro e pagamos R$132,00 pela Ribavirina. Não sei quanto pode custar na sua cidade, mas sei que realmente vale a pena. Somos amigos de muitos veterinários, cuidamos de uma ONG, te,os muitos cachorros e por isso estudamos muito sobre o assunto. Como eu falei, no seu lugar já estaria dando a ribavirina. É muito triste e dolorido quando perdemos nosso pet. Deus lhe ajude na cura de seu pet. ;)

      Excluir
  79. Você precisa de um dinheiro urgente para pagar suas contas e resolver suas dívidas em caso afirmativo e-mail: ramseydickson@outlook.com

    ResponderExcluir
  80. Bom Dia!
    Estou dando bactrin 1/4 do comprimido de 12/12 h, vitaminas do complexo B, vitamina C todas manipuladas, vitamina E.
    Comecei com a Ribavirina dia 29/09//2015( REBETOL 200 mg), so que meu cao tem so 5,400 kg. como faço para dar a dosagem certa? ele esta muito fraco, so come papinha que faço e bato no liquidificador. Hj fiz vitamina de maçã com leite e coloquei 1/4 do bactrim pq ele nao esta conseguindo tomar o remedio. 45 min depois dei o omeprazol na sopinha de fuba com carne de frango na seringa.Depois de 15 min ele vomitou. Dei 4 gotas de plasil para cortar o vomito.
    Ele esta muito fraco esta na fase neurologica com a cabeça pulsando e travando o maxilar. Nao sei o que faço. Tenho esperanças, pq li varios relatos de recuperação.
    Por favor, me ajude! Tenho q mudar a medicaçao? Antes de comecar a ribavirina, estava dando prednisona pq o veterinario recomendou, mas como li que o efeito nao é bom, parei antes de terminar a recomendação da prednisoma.
    Preciso de ajuda, por Favor Fabiano

    ResponderExcluir
  81. Olá, minha cachorra estava tomando amoxicilina com clavulanato, sulfametoxazol+trimetoprima, leucogen, nootron, citoneurin 5.000 e complexo b, mas o fígado da minha cachorra atacou, ela ficou com a gengiva amarela, está muito fraca, pois parou de comer, emagreceu bastante, esta com as mãos, nariz e orelhas geladas, a veterinária me orientou a suspender todos os remédios, só dar Soro, dei um pouco de ranitidina e dipirona injetável, as vezes aparece que ela ta melhorando, mas as vezes piora, fica tremendo, não sei mais o que fazer, a veterinária não está dando muita atenção, tenho medo de tentar salvar o fígado e ela piorar da sinomose, pq a boca começou a tremer, de vez enquando!

    ResponderExcluir
  82. Boa noite!
    Por favor tem algum vet ou proprietário de cão aqui, que já tenha utilizado o medicamento Etna para amenizar as sequelas causadas pela cinomose?
    Meu filhote de 5 meses está muito afetado por essa doença e eu preciso de uma confirmação por um profissional, constatando o uso do medicamento com sucesso, para que a vet do meu filhote tenha embasamento confirmado para administrar o medicamento a ele.
    Por favor quem puder me ajudar com isso, fico muito grata.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia qual a quantidade de vitamina C deve ser administrada para um cão com 10 kilos. E o Cimedol ele é injetavel via intravenosa pode mesmo diluir ele é dar via oral? O ETNA o Citoneurin pode ser administrado junto com a Ribavirina?

    ResponderExcluir
  84. Bom dia qual a quantidade de vitamina C deve ser administrada para um cão com 10 kilos. E o Cimedol ele é injetavel via intravenosa pode mesmo diluir ele é dar via oral? O ETNA o Citoneurin pode ser administrado junto com a Ribavirina?

    ResponderExcluir
  85. Minha pastor de 13 anos foi diagnosticada pelo teste de cinomose como positivo, mas fraco. Seus exames de sangue estão ótimos. Mas ela perdeu os movimentos da parte traseira esquerda e anda desorientada. A veterinária receitou o etna, mas ela vomita tudo oq come... Oq mais posso fazer... É urgenteeeee

    ResponderExcluir
  86. Minha pastor de 13 anos foi diagnosticada pelo teste de cinomose como positivo, mas fraco. Seus exames de sangue estão ótimos. Mas ela perdeu os movimentos da parte traseira esquerda e anda desorientada. A veterinária receitou o etna, mas ela vomita tudo oq come... Oq mais posso fazer... É urgenteeeee

    ResponderExcluir
  87. Meu nome é Felipe Aguiar. Natural de Fortaleza, moro em Cuiabá/MT. NÃO SE PODE USAR ETNA NO PERÍODO EM QUE USAR A RIBAVIRINA!!! ISSO ESTÁ ESCRITO NA BULA DO ETNA! ELES COMPETEM UM COM OUTRO (INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA). Tratei Cinomose do meu Boxer adulto (Toddy, 28kg) com Ribavirina + Arovit por 60 DIAS. Só depois disso que comecei o Etna para tratar sequelas.
    Claro... durante o tto com a Ribavirina (30mg/kg/dia 24/24h) + Arovit (3 a 5 comp 12/12h), foi usado Omeprazol (20mg em jejum pela manhã), Glicopan (5ml 12/12h) e umas 5 ou 6 doses de Infervac (2ml intramuscular semanal). No primeiro mês do tto, devido às infecções oportunistas, tive que administrar Doxiciclina comprimidos (antibiótico) para tratá-las.
    Como achei Ribavirina? Numa farmácia de manipulação de animais de Cuiabá. Aqui não existe em nenhuma farmácia humana e nem nas humanas de manipulação. Procurei em todas. Só tem na que mencionei acima. Saiu caro porque meu cachorro é grande (28kg de peso dava 840mg/dia de Ribavirina). Aliás, as doses que falei aqui são pelo peso dele. No final das contas, se o cachorro não se alimenta direito (tipo comida boa de 12/12h), não adianta. Infelizmente, para salvá-lo, tive que descer comida forçada guela abaixo para ele não morrer. Depois passou a comer sozinho por conta própria. Frango desfiado, carne moida, ovo cozido, ovos mexidos, ração batida no liquidificador com pouco de agua são algumas sugestões. Procure na internet alimentos que cachorro não pode comer para não prejudicar seu animal. Evite ovo cru devido à Salmonella. Evite dar comida com alho ou cebola ou sazom ou arisco ou outro condimento. Evite leite, pois dá diarreia no animal.
    Consulte o veterinário antes de qualquer dieta ou tratamento!

    ResponderExcluir
  88. Alguém me ajude meu cachorro hulk ele está com cinomose quando ele deita fica tremendo e fica to do machucado e a boca dele travou o que faço alguém me ajude por favor

    ResponderExcluir
  89. Ola por favor me respondam. Tenho uma shitzu de 6 meses.. ela esta com cinomose. Porem brinca normalmente, esta alegre. Porem com um tremor na parte posterior, e de vez enquando ela desequilibra. O veterinario disse q a doença nao veio tao agressiva porque antes ela tinha dado eliquiose e o tratamento ajudou a amenizar os sintomas da cinomose. Estou dando Leucogen...Complexo B. Ja terminei com a Amoxilina hj. Gostaria de saber se posso dar a Ribavirina mesmo ela nao estando mal, apenas com esses tremores e leve desequilibrio. Ela esta diminuindo o apetite tbem, mas mesmo assim ainda esta comendo. Desde ja agradeço muito. Me ajudem a deixar minha bichinha 100% . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm gostaria de saber se pode ribavarina, mas sem ser na fase neurológica.
      Priscila. Como está dando o leucogen?

      Excluir
    2. Qual a dose e por quanto tempo administrar:
      - leucogen
      -ribavarina
      -amox+clavulanato

      ???????

      Excluir
    3. Qual a dose e por quanto tempo administrar:
      - leucogen
      -ribavarina
      -amox+clavulanato

      ???????

      Excluir
    4. Tbm gostaria de saber se pode ribavarina, mas sem ser na fase neurológica.
      Priscila. Como está dando o leucogen?

      Excluir
  90. Outros trabalhos de Simone Henriques Mangia:

    2014: Efeitos colaterais do uso da ribavirina, prednisona e DMSO em cães naturalmente infectados pelo vírus da cinomose
    Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/268387513_Efeitos_colaterais_do_uso_da_ribavirina_prednisona_e_DMSO_em_caes_naturalmente_infectados_pelo_virus_da_cinomose

    2012:Avaliação do perfil liquórico de caninos (Canis lupus familiaris) naturalmente infectados com o vírus da cinomose antes e após tratamento com ribavirina (Ribaviron C®)
    Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269958369_Avaliacao_do_perfil_liquorico_de_caninos_Canis_lupus_familiaris_naturalmente_infectados_com_o_virus_da_cinomose_antes_e_apos_tratamento_com_ribavirina_Ribaviron_CR

    2008: Neuropatologia da cinomese
    Disponível em: http://www.fmvz.unesp.br/rvz/index.php/rvz/article/view/447/340

    ResponderExcluir

  91. TENHO RIBAVIRINA !Minha cachorrinha infelizmente se foi e não deu tempo nem de começar trtamento com ribavirina :/ Vendo pela metadendo preço que comprei!
    Material em: Juiz de fora-Mg ou Barreiras Ba. Email: taymed11@gmail.com

    ResponderExcluir

  92. TENHO RIBAVIRINA !Minha cachorrinha infelizmente se foi e não deu tempo nem de começar trtamento com ribavirina :/ Vendo pela metadendo preço que comprei!
    Material em: Juiz de fora-Mg ou Barreiras Ba. Email: taymed11@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi!
      Preciso urgentemente, e não estou conseguindo receita.
      meu email salescristina1@hotmail.com
      Caso ainda tenha...
      obg

      Excluir
  93. Para um filhote de dois meses qual q dosagem do neuro? nao comsigo falar c a ver. Ela falou meio comprimido. Não lembro se era dois de meio ao dia ou um!

    ResponderExcluir
  94. Etna tem aplicações interessantes. Temos algumas informações sobre ele em nossa página. Visite nos.

    ResponderExcluir
  95. Meu cachorro foi dia prática c cinomose perdeu o jogo das patas traseira esta em uso de vitamim a vitamina e dexatoneurim...e.fez uso de soroglobulim..
    Senti q com soro ele piorou...agora tô atrás do ribavirina mas n to conseguindo comprar..sabe onde acho minhas férias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ribavirina pede pra alfuma farmacia conseguir pra você.pede pro veterinario receita que é controlado. Apos o tratamento faça acupuntura que tem muitas chances de voltar andar

      Excluir
  96. Estou cuidando de uma cachorrinha com cinomose na fase neurológica. Estou dando o medicamento que o veterinário passou, ribavirina + DSMO + vitamina A + vitaminaE + famotidina. Por conta própria comecei a dar organoneuro-cerebral, sulfato ferroso, sinvastatina e agora quero comprar o ETNA, mas não sei a quantidade que devo dar desse medicamento. Gostaria da opinião de como dar esses remédios também, pois só posso dar 2 vezes ao dia (de manha e à noite), então gostaria de saber quais posso dar juntos. Obs: ontem comecei o tratamento com o remédio que o vet passou e hoje comecei o tratamento com os outros 3 que comprei. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  97. Qual a dosagem do etna para um cão com 2,5kg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Etna NÃO PODE SER USADOCOM RIBAVIRINA! LEVE NUM VET NEUROLOGISTA!

      Excluir
  98. Meu cão está com cinomose
    Já tem 15 dias q começamos o tratamento
    Fpi diagnosticado no começo mas agora está com espasmos a veterinária não indicou nenhum desses remédios citados
    Apenas Antibióticos e analgésicos
    Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  99. Olá, boa noite.
    Meu caozinho foi diagnosticado com Cinomose e está em tratamento com Ribavirina e vitamina A. Porém, vi vários relatos do Dimesol, inclusive seu depoimento. Vc poderia me explicar como faz a administração? Oral? Injetável? Faz diluição? Qual a quantidade? Meu bb está com 22kg. Tem 6 meses.
    Se puder me responder serei eternamente grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve num vet especialista em neurologia. DMSO não évendido em farmácia e pode causar males à saúde se não administrado por um profissional

      Excluir
  100. Seria bom editar esse post e deixar claro que Etna JAMAIS pode ser feito junto com ribavirina, pois se antagonizam e o tratamento não surte efeito. Etna SOMENTE pode ser usado DEPOIS que o animal tem ALTA do tratamento com a ribavirina e se recupera da doença, qdo passa para a fase de REABILITAÇÃO dos sinais neurológicos! Já vi mt gente usar Etna junto com ribavirina e o animal ir aóbito por causa disso.

    ResponderExcluir
  101. Leucogen NÃO PODE SER FEITO EM FASE NEUROLÓGICA DE CINO! Nem nunca foi medicação p anemia!

    ResponderExcluir
  102. Olá boa noite!
    Eu queria saber se posso dar etna em capsula a cachorra que está com cinomese!
    E como uso?

    ResponderExcluir

  103. Olá boa noite!
    Eu queria saber se posso dar etna em capsula a cachorra que está com cinomose!
    E como uso?

    ResponderExcluir
  104. Oi boa noite a minha cadelinha está com cinomose,e eu comprei uma caixa de Etna só que é cápsula e agora eu gostaria de saber se eu posso dar uma cápsula pra ela tomar ou deo abrir a cápsula e dividir o pó dele pra ela tomar, pois ela pesa 2,600k, me ajuda por favor eu não sei como dar pra ela.

    ResponderExcluir
  105. Tem q abrir e mistura com carne ou 🐔

    ResponderExcluir
  106. Gente minha cadela é uma pitbull de 4 meses. Ela deu positivo para herliquiose e negativo para cinomose mais a veterinária disse que foi uma falso negativo. Ela tomou 3 dias de dexmetil. E passou a doxicliba para herliquiose 28 dias. Mais ela já está na fase neurológica tremendo as batas de trás ta bem ralada. E bater sugeriu a eutanásia. Mais vou tentar a ribavirina e depois o Etna. Já vou amoxilina de 12/12 e Etna 12/12 soro caseiro e livopam pra. Não tenho grana pra gastar bem condição. Então vou tentar esse ai. Dependendo do resultado venho aqui novamente.

    ResponderExcluir
  107. Estou com um caso, Pinscher de 3 meses, pesa 0,500 gramas, quero entrar com o ETNA, qual seria a dosagem correta ?

    ResponderExcluir