domingo, 9 de setembro de 2012

Perguntas e Respostas


Para um melhor aproveitamento das informações do Blog estarei colocando este Post fixo com  as principais questões sobre a Cinomose e seu tratamento, estarei aqui juntamente com outros usuários com experiência no tratamento da doença através de Perguntas e Respostas resumindo a melhor maneira de tratar a doença de uma forma prática e acessível.


Importante: "Gostaria de deixar claro que a vacinação (vacina importada) e a melhor arma pra evitar que seu animal contraia a cinomose, essa vacinação deve ser reforçada anualmente.
Não sou veterinário nem quero que você deixe de procurar um veterinário apenas pra seguir minhas sugestões, friso que sou apenas um amante dos animais e que testou um novo tratamentodisponível e aplicado por alguns veterinários cujo resultado foi positivo, levando a cura animais diagnosticados com cinomose em fase neurológica, gostaria de ajudar aqueles que também amam seus animais e tenham a infelicidade de ter uma animal infectado por essa doença. 
Tenha em mente que se você deseja tentar esse tratamento, você o faz por conta própria, levando em consideração os riscos e efeitos colaterais que o tratamento possa ter."

Fabiano Jr / Erick C.



A Cinomose tem Cura?


R: Sim tem, como toda doença viral, depende muito do sistema imunológico do animal pra vencer a doença, algum fatores são relevantes como o diagnostico precoce juntamente com tratamento correto.

Existem desde tratamentos baseados em vitamina A (essa mesmo que todo mundo conhece) e em Ribavirina (que é um antiviral potente e meio complicado de conseguir), ambos são bastante efetivos. Nas pesquisas realizadas para teste dos tratamentos fica claro que ambos os tratamentos aumentam absurdamente as chances de cura dos animais."



A animal foi vacinado, pode pegar a doença?


R: Infelizmente sim, oque ocorre e que hoje temos 2 tipos de vacinas no mercado, comumente conhecidas por Nacional e Importada "ética".


A diferença entre a chamada vacina ética e a vacina nacional é a quantidade de anticorpos produzidos por cada vacina após a imunização do animalzinho. As vacinas de laboratórios nacionais não são consideradas boas porque pode produzir uma quantidade de anticorpos não suficiente para imunização de cães e gatos, já a vacina “ética” é importada e comprovadamente adequada para a imunização destes. As vacinas importadas são comprovadamente melhores que as nacionais sendo verificado através de inúmeros relatos clínicos e práticos. Após a vacinação com o produto nacional houve o retorno de animais, apresentando as doenças as quais deveriam estarem imunizados; o que não ocorre com a vacina importada, comprovando assim sua eficácia.
     Outro fator que diferem é as condições em que ocorrem a venda e aplicação da vacina. A nacional é vendida em agropecuárias, aviários ou em qualquer estabelecimento animal, onde o cliente compra, e as leva para casa em uma sacolinha plástica com gelos sem a mínima condição de conservação.

Meu animal foi vacinado com a vacina importada e mesmo assim ficou doente, porque?




R: A vacina importada dada nas condições corretas, e comprovadamente eficaz contra as doenças para quais foi criada.
Nesse caso, oque realmente pode ter acontecido foi o mau acondicionamento ou transporte das vacinas (temperatura errada ou falta de energia nos freezers  exposição em excesso a luz, fora da validade etc...)
As vacinas são compostas por organismos vivos e muitas vezes sensíveis a temperatura e a luz, o mau acondicionamento pode sim levar a inutilização total da vacina e sendo aplicada não imunizará o animal.



Como se dá a contagio pelo vírus da cinomose?


R: Pode ser transmitida através de secreções nasais, saliva, fezes, e urina de animais infectados.Assim, se um animal doente espirrar, pode contaminar o ambiente e outros cães que estiverem por perto. Os seres humanos também podem carregar o vírus em suas roupas e objetos até um animal sadio. Outra forma comum de contaminação é por meio de potes de alimentação e água, caixas para transporte, ou quando se entra em contato com materiais contaminados por um cachorro doente, por vezes a contaminação pode ocorrer pelo simples passeio em uma praça ou de um procedimento cirúrgico, fique atento, sempre antes de um cirurgia, certificar-se que seu animal esteja devidamente vacinado contra a cinomose.  


Quais são os sintomas?


A Cinomose é a doença mais grave nos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica.
Tanto os animais tratados quanto os não tratados podem desenvolver sintomatologia nervosa, mas esta é mais comum nos últimos. Essa fase nervosa da doença pode ser caracterizada por espasmos musculares (mioclonia) e comportamento fora do normal. Esse "comportamento fora do normal" é provocado pela desmielinização do sistema nervoso, o cão pode se tornar agressivo e não reconhecer o dono. Com o degeneramento avançado da baínha de mielina, o cão pode apresentar paralisia dos membros dianteiros e traseiros devido à fragmentação dos neurônios. Embora hoje em dia muitos Veterinários recomendem a eutanásia de um animal com paralisia pela cinomose (Não recomendo), a acupuntura tem sido um tratamento alternativo bastante utilizado, inclusive mostrando muitos casos de sucesso, utilização de vitaminas do complexo B, B7 também ajudam a regeneração da baínha de mielina.
Como a maioria dos cães infectados ficam com as pupilas dilatadas, ao notar isso é aconselhável manter o cão em local com pouca luz, isso evitará a queima da retina evitando a cegueira.



Qual e o tratamento com a maior incidência de cura em animais infectados pela cinomose?


R: O melhor tratamento relatado em pesquisas é o uso de Ribavirina, que tem eficácia comprovada em animais vivos já na fase neurológica da doença de 80% (quando o animal já tem tremores nas patas e dificuldades de coordenacao). Acesse essa pesquisa Dr. Simone (Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia )

Em segundo lugar vem a vitamina A, que tem taxa de cura de 70% a 80%, mas nas pesquisas nao se testou em animais ja na fase neurologica, apenas na fase inicial da doença. Mas sabe-se por experiencia prática que mesmo na fase neurologica a vitamina A aumenta muito as chances de cura de animais na fase neurologica. Acesse essa pesquisa AQUI (Artigo em Inglês)

É importante esclarecer que as doses de vitamina A usadas para tratar cinomose são muito altas e toxicas para humanos, mas a resistencia dos cães a intoxicacao por vitamina A (assim como todos os carnivoros) é muito maior do que a nossa, pesquisas mostraram que é necessário 300.000 UI por quilo de vitamina A durante 3 semanas para causar intoxicacao de cães, de tão alta que é sua resistencia. Acesse essa pesquisa AQUI (Artigo em Inglês). Como as doses para tratamento sao de 10.000 a 20.000 UI por quilo elas sao perfeitamente seguras.

Um dos medicamentos que pode-se encontrar com vitamina A e o Arovit que tem 50.000 U.I por cápsula.

utilização do Dimesol (DMSO) juntamente com a Ribavirina foi responsável nos testes feitos (vide Pesquisa Dr. Simone Mangia) por facilitar a passagem da droga pela barreira hematoencefálica e ajudar na absorção da mesma.

Por experiência prática o melhor tratamento é a combinação da Ribavirina + Dimesol (DMSO) e da vitamina A"

- Testemunho de usuário que aplicaram o tratamento corroboram a eficácia do mesmo.
(Este blog e também outros sites contem testemunhos de usuários que experimentaram o tratamento com sucesso)




Muitos sites e veterinários desconhecem o tratamento com Vitamina A e Ribavirina, porque?


R: A área médica está em constante evolução, por isso no decorrer dos anos novas informações e tratamentos surgem requerendo dos profissionais atualizações. O que acontece no caso da cinomose é apenas desatualização, e como o intuito do blog é ajudar a todos que necessitem e/ou se interessem por novas ferramentas para tratar essa terrivel doença vou disponibilizar a todos que se interessam uma serie de artigos científicos contendo tudo o que os veterinarios e proprietarios necessitam saber para tratar a cinomose.

Existe cura para o animal com Cinomose na fase Neurológica?

R: Sim, segundo novos estudos realizados, o antiviral Ribavirina atua de forma a inibir a multiplicação viral dando assim chance ao sistema imunológico de se recuperar e combater o vírus.

Vale ressaltar que os maiores índices de sucesso tem se dados para os casos onde os proprietários, iniciam o tratamento rápido de forma que os animais não estão tão debilitados e respondem melhor ao tratamento.

Quais os remédios e quais as doses do tratamento?


Tratamento Principal

As doses indicadas nas pesquisas sao:

VITAMINA A - 10.000 UI/kg uma ou duas vezes por dia por via oral. A vitamina A é um potente antiviral para virus da familiaPARAMYXOVIRIDAE e tem sido testada com sucesso para tratar alem da cinomose tambem o sarampo. Entao a Vitamina A é sim um remédio, nao a confunda com uma simples vitamina pra ajudar o quadro geral, é um antiviral dos bons. O melhor remédio para conseguir vitamina A é chamado ADE, é um remedio veterinario barato e concentrado.

RIBAVIRINA - 30 mg/kg uma ou duas vezes ao dia por via oral. A Ribavirina é muito utilizada em casos de Hepatite C e é a melhor chance de um animal com cinomose. É um remédio mais forte e por isso mais dificil de conseguir, mas no blog existem dicas de como proceder. Ribavirina é um remedio forte e tem efeitos colaterais, por isso se nao tem condicoes de arcar com os custos de um veterinário é melhor nao usar, pois é preciso bom acompanhamento técnico. 

Atualização

DIMESOL (DMSO), já conhecido da primeira publicação da Dr. Simone Mangia, esse medicamento foi responsável nos testes feitos por facilitar a passagem da droga pela barreira hematoencefálica e ajudar na absorção da Ribavirina, deve ser dado juntamente com a mesma.
A dosagem recomendada do Dimesol e de 1ml/Kg ou seja 1ml/kg
Pode ser encontrado em Pet shops e casa Agropecuárias. 



SINVASTATINA - 20 mg por dia. Sem entrar demais em detalhes técnicos, os astrócitos ficam alertando sobre um "invasor" no cerebro por um periodo após o virus ter sido erradicado, isso nao é bom pois faz o proprio sistema imunológico atacar o cerebro. A Sinvastatina ajuda a controlar os astrócitos e assim a fase neurologica nao é tao forte. A Sinvastatina é o substituto correto dos corticoides.

AQUI (Artigo em Inglês)

ETNA - Esse medicamento tem por objetivo recuperar as lesões neurais (tremores, convulsões, tiques, falta de mobilidade)causadas pelo vírus da cinomose a "Bainha de Mielina". 
Para maiores informações peça a seu veterinário examinar a bula e fazer a indicação.

Link da bula do ETNA: http://www.bulas.med.br/bula/173027/etna.htm


ATENÇÃO: Nunca faça a associação da ribavirina com prednisona(anti-inflamatórios, corticoide)




Medicamentos de suporte

- Omeprazol (dar 40 min antes da Ribavirina)

- Promun Dog (dar uma colher pelo menos 1 vez ao dia misturado nas refeições)

- Hemocare (Em torno de 1 gota para cada 2 kilos de 12 em 12hs)

- Citoneurim 5000 (vitaminas do complexo B, principalmente a B1 e B12) injetável intramuscular, dia sim dia não em intervalos de 1 semana, ajuda na recuperação dos efeitos e sequelas da cinomose como a falta de locomoção e tiques.

- Ascarideil comprimido em farmácia humana, custa 2 reais)(10mg/kg). Esses comprimidos vendem com 150 ou 80 mg. Melhora e muito a imunidade do animal.

Obs: Para mais dicas e detalhes de como dar a medicação e o alimento no 1 Post do Blog "Compartilhando"

Dica da Dr. SImone Mangia

" É muito importante que vocês entrem com algum antioxidante que chegue ao sistema nervoso central, como vitamina E ou C.
A ribavirina não faz milagre e alguns casos ela não foi capaz de ajudar... A doença é muito grave e lenta... caso queiram usar por mais tempo, diminuam um pouco a dose e monitoram uma possível anemia que ela pode causar. Nunca faça a associação da ribavirina com prednisona(anti-inflamatório, corticoide)
, essa combinação não deu muito certo. 

Para tratar dos espasmos não se tem medicação ainda, mas foi sugerido  o uso do "Piracetam" para essas contrações. O nome comercial é Nootron. "


Como conseguir a Ribavirina?

R: A Ribavirina e difícil de encontrar, a forma mais fácil de encontra-lo e através do medicamento Virazole (recentemente recebemos informações sobre outro medicamente chamado Rebetol)
. Lembramos que e necessário receita para comprar o Virazole e necessário pedir a um veterinário que solicite esse medicamento por receita.


Ribavirina. virazole no 0800113371 e eles enviam pra você. Mas você tem que conseguir uma receita antes, do jeito que eles solicitam, porque ele é controlado. E eles só tem de 250mg. O preço da caixa com 60cápsulas é em torno de R$95,00

São Paulo:
FONE- 11 50535900 
AV. iBIRAPUERA 2120 - MOEMA _SÃO PAULO


 SAR medicamentos FONE:11-55932200 End: Av Ibirapuera, 2120 18º andar, São Paulo-Sp (Vendem a Ribavirina com o nome Rebetol e Virazole)

Para conseguir a medicação Junto ao SAR e necessario enviar um email com todos os dados abaixo, esse modelo foi recebido por um de nossos amigos que ligou na SAR pedindo informação de como comprar a medicação para ser enviada pelos correios.

--------------------------------------------------------------------------------------
Conforme solicitado, seguem os dados que devem constar na Receita de Virazole 250mg p/ uso veterinário:

· Nome do proprietário
· Endereço do proprietário
· Nome do animal
· Raça
· Espécie (gato ou cachorro)
· Tempo de vida
· Nome do medicamento e dosagem – se constar o nome químico, informar também o nome comercial
· Quantidade de caixas
· Posologia
· Dados do emitente (veterinário): carimbo, CRM-V, assinatura e endereço da clínica.


Quando estiver com a receita original, por favor, nos encaminhe por e-mail para receitas@oncoprod.com.br c/ cópia para oncologia@teleaction.com.br para conferência prévia pela farmacêutica.


Atenciosamente,



Televendas
Tel: 11 5593-2200
Fax: 11 5593-5174


-----------------------------------------------------------------------------------------------



Ribeirão Preto -  Cirúrgica Mafra - (016) 2132 5000 - fazem entrega, é necessário enviar a receita por correio.


FONE: 5593-2200 ONCOPROD DISTR. PROD. HOSPITALARES
AV. iBIRAPUERA 2120 - MOEMA  SÃO PAULO

Goiânia:
Ligmed Tele-vendas (62) 4002 4400

Brasília
 Pode-se encontrar o VIRAZOLE (Ribavirina) nas seguintes farmácias:
- DROGAFUJI (http://www.drogafuji.com.br/virazole-250mg-60cps.html), ao custo de R$ 75,66. Porém, apesar de constar no site, ele não está disponível nas farmácias da rede.
- Ligmed (http://www.ligmed.com.br/virazole-250mg-com-60-capsulas.html), ao custo de R$ 85,12, pode ser encontrado na farmácia da CRS 513 Sul, Bloco A, na W3 Sul.


Segue os dados dos Laboratorios:
RIBAVIRINA 

VIRASOLE - Fabricante: Uci Farma
Tel: 0800 191 2961 

RIBAVIRON C - Fabricante: Biolunis Farmacêutica Ltda.
Vendas e distribuição - Tel: (0xx11) 6352.1717

RIBAVIRINA - Fabricante: Laboratório Biosintética
A venda em farmácias especializadas
Informações: Biosintética Assistance: 0800-701 6900 

RIBAVIRIN - Fabricante: Blaüsiegel
A venda em farmácias especializadas
Telefone: (11) 4615-9400


Rebetol (Ribavirina) - Fabricante: Splough
cáps. 200 mg cx. c/ 60 un.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

LINK (Página com a lista dos Profissionais, Clínicas Indicadas e Locais onde possa se encontrar a Ribavirina)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Sites


http://www.ligmed.com.br/ e procure por Virazole e veja as formas de comprar ou entrar e contato com eles.

Tente também nesse site:
http://www.maispreco.com/preco/ribavirina


http://www.oncoprod.com/ (procure por Virazole)

Para aqueles que encontraram em outras regiões do país, deixar nos comentários os lugarem, telefones, sites que encontraram para que outros usuários também possam comprar.


Outras informações úteis são:


- Não use corticoides. Dexametasona, Prednisolona, etc. Eles baixam a imunidade do animal e o matam mais rapido. O remedio correto nesses casos são é a Sinvastatina, pois ela age apenas nos astrócitos (células do cerebro que são responsáveis pela fase neurológica da doença).

- Sempre que possível mantenha o animal doente isolado do resto pra evitar o contagio. Cinomose é transmitida pela saliva e pela urina, então mantenha vasilhas de agua e comida seperadas tambem.

- Prepare comidas apetitosas. O animal perde o apetite por conta do mal estar e é importante dar ao animal o que ele quiser comer para mante-lo com forças. 

- Dar alimentos calóricos antes de dar a ribavirina, uma sugestão e dar carne.  

- Faça o animal comer e beber água. Use comidas pastosas e seringas grandes (10 ou 20ml, outras entopem muito) a utilização de recipientes maiores (frascos tipo de ketchup) para animais de maior porte também ajudam para forçar a alimentação e a hidratação se preciso for. Mas lembre-se de ser PACIENTE, pois o animal está fraco e sofrendo, não se apresse ou ele pode engasgar e vomitar, isso prejudica o tratamento e faz o animal sofrer ainda mais.

- Se após o início do tratamento com a Ribavirina o animal começar com vômitos, pare por um ou dois dias ate o animal voltar a comer e inicie o tratamento novamente com a dosagem correta, uma outra opção já experimentada por min e o aumento progressivo da dosagem após o quadro de vômito.(inicia-se com 1/3 da dosagem no primeiro dia 2/3 no segundo e dosagem completa no terceiro dia)

- NUNCA use receitas caseiras e de sites da internet (auto transfusão é um exemplo de absurdo que circula na internet). Afirmações sobre tratamentos são coisas sérias, por isso esse blog tem seu conteudo baseado em pesquisas sérias e fornece todas as fontes a quem quiser verficar e se aprofundar no assunto.






Fontes:

- The HMG-CoA reductase inhibitor, atorvastatin, promotes a Th2 bias and reverses paralysis in central nervous system autoimmune 

Artigo sobre a eficiência da SINVASTATINA - AQUI (Artigo em Inglês)


- In vitro efficacy of ribavirin against canine distemper virus.

O artigo In vitro efficacy of ribavirin é uma pesquisa que testa a eficiência da ribavirina in vitro, foi ela que motivou a pesquisa in vivo da Dr. Simone Henriques Mangia. - AQUI (Artigo em Inglês)

- TRATAMENTO EXPERIMENTAL DE CÃES NATURALMENTE
INFECTADOS COM O VÍRUS DA CINOMOSE NA FASE NEUROLÓGICA
COM O USO DE RIBAVIRINA E DIMETIL-SULFÓXIDO (DMSO) 

(Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia )

348 comentários:

  1. Fabiano,

    Seu blog me ajudou muito no tratamento da minha cadelinha, ela ainda esta se tratando. Eu deixei já milhões de comentários no seu outro post e venho deixar este aqui porque esse post esta limpo de comentários.

    Sei que não é seu intuito com o blog "ser bonito" mas eu sou de uma empresa (Xeque Comunicação) que trabalha com gerenciamento de redes sociais e criação de blog na interface do blogger.

    Sendo assim, eu gostaria de desenvolver (gratuitamente) um layout simples, básico mesmo, para o seu blog de forma que ajustemos algumas coisas que ajudará os leitores e até mesmo você que é dono do blog.

    como por exemplo por uma guia de contato onde a pessoa pode escrever a mensagem e esta ir diretamente para o seu e-mail sem ficar exposto aqui no blog para todos e sem divulgar o seu e-mail.

    Podemos melhorar de uma forma simples o próprio layout deixando mais sério o blog, para que as pessoas que entrem já vejam credibilidade no que você diz.

    Você tem o melhor blog sobre cinomose que eu encontrei e eu gostaria de ajudar

    Se possível me passe seu e-mail, ou entre em contato pelo site: www.xequecomunicacao.com.br
    ou me procure no Facebook

    Deixando claro que eu só quero ajudar, eu estar mencionando minha empresa é só pra você ter certeza que sei fazer e que não é de "zuação".

    Se tiver algum interesse entre em contato comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, fico grato com seu interesse em ajudar, com certeza se tiver alguma idéia de como melhorar o blog e deixá-lo mais bonito, claro fico a disposição, também e de meu interesse e como não tenho muito tempo pra isso, qualquer ajuda e bem vinda.
      Se quiser um contato mais direto por email, deixe seu contato nos comentários que assim que receber apago pra não ficar exposto.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. valeu pela dica e a cinomose é triste mesmo pior que tem sequela e mata

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite,
    Quero primeiramente parabenizar o Fabiano pela excelente iniciativa de criar este blog. Assim como ele e o Willian de um dos relatos anteriores, não sou veterinária, mas por falta de opção diante do estado do meu Pepe, resolvi após ler a dissertação da Simone Henrique Mangia, ministrar o tratamento por conta própria. Meu Pepe começou com o que parecia com uma pneumonia, estava tossindo, olhos e narinas com secreções e respiração forte, tratei com medicamentos específicos para pneumonia animal, nesta fase ele perdeu muito peso. Com a medicação para pneumonia ele passou por esta fase e recuperou boa parte do peso. Quando parecia que ele estava curado, o Pepe, começou a perder os movimentos das patas traseiras, um indício da fase neurológica da cinomose, é importante destacar que para iniciar o tratamento com a ribavirina, a cinomose deve estar na fase neurológica. Logo, constatada a fase neurológica, aí sim entrei com a ribavirina.
    A ribavirina é um medicamento difícil de ser encontrado e necessita de receituário médico, eu moro em Viçosa/MG e só encontrei na farmácia do Leme no Rio de Janeiro. Após 15 dias de tratamento com os medicamentos, que destacarei abaixo, ele já estava andando normalmente, recuperou o peso e hoje está curado e muito lindo.
    Segue a dosagem dos medicamentos que utilizei. Para facilitar a procura de interessados vou colocar se é medicamento humano ou animal:
     Virazole 250mg (ribavirina)(humano) - uma cápsula a cada 10Kg do animal uma vez ao dia;
     Vitamina A (Humano): um comprimido ao dia;
     Omeprazol (humano): um comprimido ao dia, em jejum, duas horas antes dos dois acima. Se seu animal apresentar sintomas como vômitos ao longo do tratamento, pode ministrar um comprimido pela manhã e outro á noite, para proteger o estomago dele.
    Além destes medicamentos adicionei:
     Citoneurin 5000 (humano), um comprimido ao dia (ajuda na recuperação da membrana do cérebro);
     Hepatovet (animal) - 1 comprimido a cada 10kg do animal a cada 24horas; e hemocare (animal) - 20 gotas a cada 12 horas.
    Li na internet que é ideal utilizar um medicamento veterinário chamado promundog (animal) da organocat, uma colher misturada as refeições a cada 24 horas, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico do animal, porém não encontrei na minha cidade.
    É importante que durante o tratamento seu animal tenha uma alimentação rica em gordura, pois, ajuda a proteger o estômago dele porque, a ribavirina é muito forte. Eu alimentava meu Pepe com carne com gordura cozida e fígado de boi, além da ração.
    Quero deixar claro que este relato não se trata de um incentivo ao uso de medicamentos sem indicação ou mesmo acompanhamento de um veterinário. O ideal é encontrar um veterinário que acompanhe o tratamento, mas no meu caso, na cidade onde meu Pepe fica, na casa de minha mãe, não tinha fácil acesso ao veterinário, então, eu mesma resolvi ministrar os medicamentos, após ler a dissertação da Simone, e com a ajuda de, Wilian Fagundes Aquino, a quem sou muito grata, e que havia ministrado o tratamento em seu Bethoven e me passou a dosagem que havia utilizado. Espero que o tratamento funcione com os demais animais assim como funcionou com meu Pepe e com o Bethoven do Willian.
    Postei uma foto do meu Pepe no seguinte endereço: , acredito que ver essa foto onde comprova que ele está lindo e sudável, serve de incentivo para que muitas pessoas não desistam de seus cachorros, porque a cinomose tem cura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola!
      Quem te disse que para dar a ribavirina necessariamente é preciso estar na fase neurológica?
      E se não estiver nessa fase, e o uso de ribavirina for aplicado?

      Obrigada

      Excluir
  5. Hoje faz 2 meses e 9 dias que a Eva, minha cachorra está com inomose.
    Posso comemorar a cura? ou ainda é cedo pra isso? ela ainda não se movimenta, mas estou fazendo fisioterapia nela. A vet disse que mais uns 20 dias podemos começar com acupuntura. Postei fotos dela no blog se puder ver e dá sua opinião sobre o estado dela, agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Diuli você está dando algum medicamento pra ele? com certeza, se ele estabilizou e não esta agravando o quadro, a grande chance de já estar curada. Se esse for o caso, e ela apenas está com as sequelas para serem tratadas indico se já não estiver usando vitaminas do complexo B, o mais indicado e o Citoneurim injetável de 5000 , pode dar dia sim dia não, em breve você verá melhoras em seu animal, falo por experiencia própria.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabiano, muito legal seu blogm um exemplo de determinação.
    Minha cadelinha ta com cinomose, já na fase neurologica, e primeiramente usamos o corticóide logo que começou a cair e deu uma melhorada, mas como ninguem descobria o que ela tinha tivemos que parar pra fazer uma tomografia, sim, acredita? Ninguem descobria, achavam que era neurologico só, ela sofreu muito. Bom, o resultado foi terrivel quando parou corticoide e fez antestesia, coitadinha. Voltamos com o corticoide, e sabendo da ribavirina iniciei o tratamento, mas nao consigo me desfazer dos corticoides pois sempre que para piora mto, deve ser pq ela tem uma encefalite parece meningite mto forte sabe? E agora? Passaram 15 dias eu parei com o virazole e ja tinha descontinuado o corticoide e parei os 2 juntos, nossa.. Ela quase morreu, tive que voltar com tudo! Ela tem nistagmo, os olhos ficam doidinhos, parece convulsao, será que devo dar gardenal tb? Meu deus sao mtos remedios!.,
    Sabe o que é pior? Comprei minha golden retriever com 5.5 meses, com "as 3 vacinas" e olha no que deu?? Agora ela tem 11 meses!
    Alguma dica amigo? Muito obrigada desde ja!
    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já teve a confirmação clínica que seu cachorro esta mesmo com Cinomose? se sim e pelo breve histórico que me passou, indicaria que substituísse o corticoide pela SINVASTATINA, se tiver dúvida pegue no blog o artigo em inglês e leve ate seu veterinário dê 10 mg/kg nao ultrapassando 120 mg por dose, continue com a ribavirina e também vitamina A. todos os artigos estão no blog, estou começando a indicar o pessoal levar os artigos pq tem veterinário que nem da moral quando se fala em novo tratamento, infelizmente e assim.

      Excluir
    2. Outra coisa, ao invés de dar o Gardenal de um complexo de vitaminas B chamado Citoneurim 5000 injetável, pode ser dado dia sim, dia não, pode fazer isso durante uns 15 dias, espere um tempo e repita a dose.

      Excluir
    3. Então Fabiano, a Loha foi uma luta pra descobrir, 2 exames deram negativo, e a doença foi tomando conta, ela só pareceu no exame do liquor, quando ja tava sem andar a 1 semana, agora elam ta tomando:
      Prednisona (fazem 2 dias que só do meio comprimido de 12 em 12, o q é bem pouco para um cão de 23kg)
      Ribvirina 2 comp. Por dia, pelas contas eu tinha que dar 2,3 comp. Mas como são capsulas so consigo dar 2 mesmo.
      Vitamina A
      Citoneurim 5000, 1 comp por dia( VC acha melhor o injetável?)
      Alimentação é ração filhote batida no liquidificador com promundog
      Omeprazol tb, antes do virazole
      Tb do um complexo de vit. B e C

      As vezes eu fico pensando, por ela ter essas crises com os olhos, parece que fica fora do mundo, será que ela volta ao normal? E andar? Ela nao move nada, só qdo aperto entre os dedinhos, dai ela puxa, mas só assim... Fico com a cabeça cheia. Tb já to fazendo acupuntura faz tempo, ja fiz umas 6 sessoes, seria o momento? Será que ela já se curou? Como saber?

      Muitoooo obrigada! Vc está fazendo uma caridade enorme para muitos cães viu..?

      "Quem pratica o bem coloca em movimento as forças da alma." Chico Xavier


      Excluir
    4. Ok Luana, obrigado pelas palavras, esse e o intuito mesmo.
      Quanto seu tratamento, realmente optaria em retirar o corticoide e dar a SINVASTATINA, se der uma lida no Mestrado da Dr. Magia e no artigo que fala da Sinvastatina, e possível entender pq se prescreve os corticoides no tratamento da cinomose e pq eles acabam tendo um resultado contrario piorando o quadro do animal, por experiencia sei que e receitado por grande maioria dos veterinários no tratamento, mas no meu caso como tinha essa informação, optei em não dar bem como outras pessoas tb optaram. e acabou ajudando na cura do meu animal tenho certeza disso.
      Continue com todas as outras medicações da forma que esta dando mesmo, vamos esperar a estabilização do quadro dela, pq se conseguir estabilizar o quadro dela pode esperar que ela vai ter melhorar progressivas, como sempre digo, a cinomose não estabiliza, se o tratamento estiver errado o quadro do animal so vai piorando, se estabilizar e so ter paciência que aos poucos ele vai melhorando, pode demorar messes, e nesse período o animal fica totalmente dependente da dedicação dos seus donos, e sei que só de vc estar aqui lendo o blog vc tem essa dedicação.
      Finalizando, se poder,passe o citoneurim pra injetável, e um remédio a menos no estomago do seu animal, sem falar da ação mais rápida, esse medicamento e essencial na reabilitação dos movimentos. (o coleira depois da total paralisia voltou a andar normalmente depois de 5 messes, mas lembre, foram melhoras progressivas)

      Excluir
    5. Ok, ja comecei a sinvastatina ontem mesmo, e vou seguir teus conselhos e ter paciência para ela melhorar. Não sei se tem a ver, mas acho que ela deu uma melhorada nesses 2 ultimos dias, e talvez tenha sido pq bati figado junto com a ração, acho que deu um UP nela, fica a DICA pra quem ler esse comentário!
      Quando tiver mais noticias compartilharei !
      Abs
      Lua

      Excluir
  8. Oi Fabiano, aqui é a Luana novamente. A loha esta fazendo acupuntura, e a dra me perguntou se eu queria revacinar ela contra a cinomose? Pois suposamente ela recebeu 3 vacinas até os 5 meses. Ja ouviu falar se isso é uma boa idéia? Tenho medo de por ela estar fraca ser pior a ela.?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Não faça isso, isso só vai piorar o estado dela, vacinação deve ser feita antes não depois da contaminação, quando ela se recuperar da cinomose ela estará imune a doença automaticamente.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fabiano, não tenho palavras para te agradecer. Sua atitude em criar esse blog e fornecer o máximo de informações possíveis certamente vai ajudar muita gente, assim como eu.

    Comprei um filhote de Dachshund no petshop, e uma semana depois de tomar a primeira dose das vacinas, ele começou a apresentar os primeiros sintomas da cinomose. No entanto, por falta de informação (eu nunca tinha ouvido falar dessa doença), achamos que as diarréias era por mudança de ambiente, ração, etc... Ficamos cuidando em casa mesmo, com água de coco. Passado alguns dias, observamos os tiques na região da cabeça, então decidimos levar no veterinário e ele constatou a cinomose no dia 21.

    O tratamento que ele passou foi praticamente o mesmo que você citou: Dexa-Citoneurim, Cino-Globulin, Doxiciclina e uma vitamina chamada Potenay Gold. E só.

    Como sou muito receioso com os veterinários aqui da cidade (Morada Nova-CE), porque tratando-se de interior, muita gente não tem condições de pagar um tratamento caro, e o vetinário acaba que se tornando "obsoleto" em questão de tratamento e novas doenças, passa sempre as mesmas coisas e foi exatamente o que aconteceu. Ele me disse que segue esse "protocolo" a alguns anos, e ele nunca ouviu falar da Ribavirina.

    Decidi então pesquisar na internet e publicar minha situação no Facebook, para trocar informações, até que uma amiga achou seu blog e me passou. Certamente se o Lucky conseguir sair dessa, será graças ao seu blog, que passa muita informação importante!

    Ralei muito pra conseguir comprar a Ribavirina, e ela só chegou hoje (01/10), há uma semana estou tratando ele com os outros medicamentos: Citoneurim 5000 (suspendi a dexametasona), Promun Dog, Duprafer (substituto do Hemocare), Glicopan Pet (substituto do Hepato Vet) e Vitamina A.

    O estado dele só tem piorado, mas com a Ribavirina em mãos, a esperança agora é outra. Pois sei que a Ribavirina é o principal, porque vai combater o virus, os outros medicamentos que estou dando é apenas pra reforçar o sistema imunologico dele.

    Hoje ele não consegue mais andar, se mexe muito pouco, e tá fazendo xixi deitado mesmo. A minha preocupação é que ele não tá evacuando, e é a minha principal dúvida. Quando o Coleira não conseguia andar, ele evacuava do jeito que dava? Ultimamente o Lucky estava evacuando muito duro, então na alimentação estou incluindo um pouco de aveia, pra tentar soltar mais o intestino dele.

    Estou dando água de coco em uma seringa de 5ml de 30 em 30 minutos, e a comida eu vejo que ele enjoou do sachê, antes ele se esforçava pra tomar o caldo, hoje nem liga mais, não sei se é a por causa do virus... Você me recomenda alguma alimentação? Figado de boi, suco de quiabo???

    Tenho muitas duvidas em ralação a alimentação e sobre ele não conseguir se levantar pra fazer xixi e coco.

    Me dá uma força Fabiano.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá mario, sou do Ce e estou precisando de ribavirina com urgencia pra um cachorrinho que resgatei..poderia me dizer como consigo!!por favor..e-mail:priscylla202008@hotmail.com

      Excluir
  11. Mário, as suas colocações estão corretas e seu procedimento em adotar o novo tratamento tb, vamos esperar que não seja tarde e seu animal venha a se reabilitar, torço por vocês.
    Quanto ao estado dele, gostaria de saber inicialmente quanto tempo ele já se encontra com a doença, e a quanto tempo vc iniciou o tratamento coma vitamina A e a Ribavirina? em relação a ele não se movimentar, ou movimentar pouco, isso e o quadro de cinomose em fase neurológica mesmo, já é esperado isso nessa fase, como sempre digo o importante e conseguir estabilizar o quadro do animal evitando que ele venha a piorar, o coleira realmente passou dias sem evacuar, acho que as vz 3 a 4 dias, mas mesmo prostrados eles acabam fazendo, quanto a alimentação da uma lida no final do post "Compartilhando" que lá dou umas dicas de como dar e oque dar de comida, tente coisas saborosas (figado de boi, caldo de frango batido no liquidificador com ração de filhote de boa qualidade + uma água)dizem que quiabo e bom, mas creio que seja pq da vitamina A, como vc já esta dando em comprimido acho que não precisa pq não tem um gosto muito bom, o Hemocare abre o apetite ou então outro similar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabiano, fico agradecido pela agilidade nas respostas, e me "aliviou" um pouco ao saber que seu cão chegou a passar muitos dias sem evacuar.

    Hoje peguei o Lucky e levei a área onde ele costuma fazer suas necessidades, fiquei segurando ele, tentando o deixar de pé e ele começou a urinar, mas sem forças para se manter, eu tive que ficar segurando ele. Eu já estava preocupado porque desde ontem a noite que ele não urinava.

    Bom, ele fez 3 meses no dia 25/09 e chegou aqui em casa no dia 23/08. A chance dele já estar infectado antes mesmo de tomar a vacina no dia 22 é grande, então acredito que somados o período de incubação e primeiros sintomas, ele deve ter sido infectado em meados do dia 10, mas o dia em que ele foi diagnosticado com Cinomose, foi no dia 21/09.

    Do dia 21 ao dia 24, segui o tratamento que o veterinário prescreveu, e no dia 28 eu já estava dando toda a medicação com base em seu post, exceto a Ribavirina, que chegou apenas hoje. Então, vou dar o tratamento como iniciado de vez hoje.

    Vou tentar dar a ele esses alimentos mais apetitosos, até porque acredito que ele já esteja enjoado do sabor de latinhas e sachês de carnes próprios pra cachorro.

    Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  13. Fabiano, se cachorro voltou a andar sem preisar fazer acupuntura ou fisioterapia? só com uso de citoneurin???

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Fabiano,
    Em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer por todo o trabalho que teve ao escrever tudo sobre a doença,e tambem dizer que vc me deu forças e me encorajou a lutar pela vida de dois cães que eu tenho.
    A situação é a seguinte: tenho 3 Bulldog Frances,sendo que 2 deles contrairam esta doença,estao na fase cerebral(não sei se é assim que se chama),começaram os sintomas domingo a tarde,o mais velho(8 anos)apresentou grande dificuldade de andar,o mais novo(2 anos) começou pela segunda de manha,hoje,ambos mal conseguem ficar de pé,estou seguindo exatamente o tratamento com Ribavirina e todos os medicamentos complementares(comecei segunda a tarde pois foi dificil encontra a Ribavirina),para os donos de caes do Rio de Janeiro,encontrei na Farmácia do Leme,na Av Prado Junior em Copacabana,custa 95,00.Meu problema é o seguinte:desde que observei os sintomas,o mais velho nao evacuou,e o mais novo esta com muita dificuldade de se alimentar(estou dando ovo com seringa)mas ainda assim ele não tem apetite.
    O que posso fazer para melhorar o apetite do mais novo,e resolver o problema de prisao de ventre do mais velho? já tentei activia e supositorio de glicerina.
    Desde já mais uma vez muito obrigado e parabéns pelo excelente serviço prestado aos nossos verdadeiros amigos
    Luciano email=lplat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Luciano,
    Obrigado pelas palavras, você fez o certo, entrou com a medicação o mais rápido possível, temos observado que as chances de cura aumentam quanto mais rápido for iniciado o tratamento, as vz fico preocupado pq muitos relutam e demoram a iniciar o tratamento perdendo as vz um tempo precioso e quando se decidem pq veem que o tratamento tradicional não tem efeito o animal já esta debilitado e pode não responder ao tratamento com Ribavirina, vejo que os seu animais começaram com os sintomas muito parecidos com o do Coleira(meu cachorro), como eu já era bem conhecido dos sintomas da cinomose iniciei rapidamente o tratamento, quanto a falta de evacuação e corriqueiro nos animais nessa fase, eles acabam ficando 3, 4 dias sem fazer as necessidades. Mantenha uma alimentação com bastante liquido, pesquise alimentos que ajudam a soltar o intestino como e o caso do mamão ameixa e outros, bata junto com comida ou faça a parte, o Activa pode ser uma boa saida tb, creio que vc pode dar algumas vz ao dia. Quanto ao que esta sem apetite, tb e normal, perincipalmente depois de começar a tomar a RIbavirina, ele pode ate ter crises de vomitos, dae vc para por um ou 2 dias e volta a dar gradualmente como explico no blog, importante e não deixar de alimentar(ver no blog a forma de bater o alimento e dar no vidro de Katchup)e dar soro varias vez ao dia, pode ser em pequenas quantidades. Tente o Hemocare pra abrir o apetite do que esta sem. No mais, e ser persistente mesmo e aguardar a melhora progressiva deles, eles acabam ficando muito dependentes pq da falta de mobilidade, se tiver mais alguma dúvida e so perguntar, abraço!

    ResponderExcluir
  16. por favor nao te conheco mais passo a quatro dias esse sofrimento com a mel nao tenho condicao deste tratamento me ajude por favor ela sofre muito nao anda mais se puder me lige claudiene 067 84255403

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, como vc disse que não tem condições para fazer o tratamento, me ajuda fica muito limitada, realmente a medicação não e barata, principalmente a RIbavirina que custa em trono de R$ 90,00, mas acho que para salvar um amigo vale qualquer sacrifício, se fosse meu Coleira, te juro que ate pedia dinheiro no sinal pra não ve-lo sofrer, mas cada caso e um caso e não quero falar oque vc tem que fazer o não, so posso falar por min. Mas se não pode comprar a Ribavirina compre pelo menos a Vitamina A que não custa nem 10,00 a caixinha, desejo sorte pra vc e seu animal.(Infelismente não posso te ligar desculpe) Todas as dicas e informações necessárias de como tratar seu animal estão no Blog, qualquer dúvida pode perguntar por aqui

      Excluir
    2. oi entra em contato comigo nikc_1falcao@hotmail.com

      Excluir
  17. Oi Fabiano, aqui é a Luana, falei contigo a alguns dias atras sobre a Loha e queria te perguntar mais algumas coisas.
    O coleira teve alguma lesão no nervoso sistema central? Ele teve encefalite durante a fase neurológica? Ele não tinha movimento e/ou tentativa alguma de movimentar as patas?
    Hoje a vet veio em casa, a Loha ta estabilizada, não sei quanto ao exame de sangue, mas ja acabou os dias de ribavirina a uns dias e ela so ta na vit.A, promun dog, e citoneurim 5000.
    O que me deixou bem desanimada foi a vet que disse que acrdite que aftou o cerebro dela e que ela nao vai voltar a andar, mas ficou meio sem resposta quando viu que quando estimulada as patas com apertoes entre os dedos ela puxa e tb disse que ela ta convulsionado direto, os olhos ficam bem doidos mesmo e que ela vai precisar de gardenal e como o pesoço estâ muito duro e que quando tomando corticoide isso passa ela disse que seria melhor a dexocitoneurim.
    E agora? Preciso de suas dicas das quais considero muito importantes pois alem de ter salvo seu cachorro, faz o bem ajudando outros que precisam!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, vou te dizer uma coisa, o Coleira ficou em um estado que mau mexia a cabeça, e so ver em um dos videos que postei, quando ele começou a ter os primeiros movimentos. Não acredito mais em que muitos veterinários dizem, pra te falar a verdade já me decepcionei com muitos, eu prefiro acreditar em pessoas que tiveram a mesma experiencia que eu e compartilham das mesmas, pq sei qual e o real sentimento que as move. Se fosse na onda alguns veterinários o Coleira estaria morto, ainda bem que não são todos assim, alguns amam a profissão se dedicam e se atualizam, mas isso e em toda profissão. A falta de movimento se da pelo ataque que o sistema imunológico faz a "Bainha de mielina"(se quiser mais detalhes sobre isso de uma pesquisada no Google) não tem nada haver com sistema nervoso central, isso e conversa, vai por min ela não sabe oque esta falando, uma dica: faça o seguinte exercício com seu animal: coce as costas dele no lombo e no dorso de traz pra frente fazendo movimentos rápidos e fortes com as pontas dos dedos movimentos de vai e vem, faça também isso no peito e na barriga. Esse exercício estimula pra q eles mecham as patinhas traseiras como se estivessem se coçando, eu aprendi fazer isso e conseguia ver progressivamente a melhora nos movimentos dele.
      Não de o Dexocitoneurim, se tiver que dar um anti-inflamatório ou corticoide, dê a SINVASTATINA - 10 mg/kg nao ultrapassando 120 mg por dose. Continue com os outros medicamentos, principalmente o Citoneurim ok, tenha fé, ela vai se recuperar, e so ter paciência, e quando ela melhorar você vai me mantendo informado, e tb vc leva ela nessa veterinária e diga pra ela não mais condenar animais e sim, se atualizar quanto a novos tratamentos disponíveis.

      Excluir
    2. Obrigada novamente, eu e meu marido estamos mais aliviados agora, uma esperança nos nossos corações!
      Realmente tem muito veterinário que não se importa, lamentável.
      E o Gardenal? Devo dar?
      A sinvatatina pra ela que tem 23kg seria 230mg por dia? Que horas? Antes ou depois de comer?
      Depois de quanto tempo o coleira começou a mover as patas assim deitado só com o estimulo das coceiras que tu faz? Tentei mas ela aind não mexe, só mexe quando eu faço movimentos para cima e para baixo, será que ela comanda o são apenas reflexos?

      E o coleira, já esta 100%? o que vc acha de fazer um carrinho para ajuda-la a andar?
      Obrigada

      Excluir
    3. O Gardenal não atrapalha em nada, quanto a sinvastatina 10 mg/kg não ultrapassando 120 mg por dose. Pode dar somente 1 vz por dia, anoite durante 7 dias.
      Quanto aos movimentos, não são involuntários, são apenas uma resposta ao estímulo dado.
      O Coleira foi melhorando gradativamente após 2 messes do fim do tratamento com a Ribavirina, iniciando com o corpo, movendo o tronco depois gradativamente em um período de 5 messes os demais membros, quanto a cadeira de apoio indico que se faça apenas quando ela já estiver tentando ficar de pé, vc vai saber o momento, no meu caso eu fiz essa cadeirinha com uns 5 messes, ae rapidinho ele pegou o jeito e andou sozinho depois

      Excluir
  18. Ah, outra coisa, vc tem algum email ou facebook alguma coisa que eu possa te mandar o video dela para vc ver o que acha? Obrigada novamente :)

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Fabiano,
    Hoje acordei e o mais velho(Nano)tinha evacuado,e bem,meio pastoso de cor bem escura,não sei se é normal,mas ele JÁ ESTÁ ANDANDO,com desiquilibrio,porem nao cai,será que seu estado pode ainda piorar?
    O mais novo(Neguinho)está na mesma,sem andar,com muito sacrificio consegue se arrastar,porem notei que ele esta mais esperto e o apetite voltou,hoje o dia foi só de vitoria graças a DEUS. MUITO OBRIGADO POR TUDO. Luciano

    ResponderExcluir
  21. Fabiano MUITO OBRIGADA!

    Adotamos um cachorro de um abrigo há 12 dias e ele chegou debilitado, muito magro,e pelo que nos foi dito, ele havia recém curado uma machucado feio na boca e recém castrado. TADINHO. Não conhecíamos esta doença. Mas depois de 6 dias ele começou a andar estranho, parecia manco, descia escada com desequilíbrio, achávamos que ele estava fraco apenas ou havia brigado com algum de nossos outros cachorros. no mesmo dia a noite, ele tinha dificuldade de andar e levantar. Resolvi reunir os sintomas e ver o que poderia ser. CINOMOSE. Moro em um Eldorado do sul RS, veterinário aqui cuida de cavalo, galinha, pato e castra gato e cachorro. E como esperado, ele nao deu esperanças. Receitou amoxicilina e Predinizona. Não confiei e liguei para outra veterinária, expliquei a situação, os sintomas e tbm, nao deu esperanças, receitou antibiotico, vitamina do complexo B e corticóide. Não conformada com a noticia de que iria perder meu caozinho que recém tinha ganhado um lar, resolvi pesquisar na internet até que achei teu blog. Encomendei o medicamento de um dia para o outro e comecei o tratamento. Com 3 dias já houve melhoras. Ele ainda tem fraqueza nas pernas trazeiras mas já está muito mais esperto e sem febre. Os 'tiques' que eram pequenos espasmos (como se fosse um soluço) estão diminuindo gradativamente. Nao preciso dizer o quanto sou grata pelo teu amor e dedicação com esses peludinhos. Sabemos o quanto sofremos com eles e por eles.

    "Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não." MARLEY E EU(pp.292)

    ResponderExcluir
  22. MarriH, obrigado pelas palavras, a cada relato como o seu, de pessoas que tem conseguido salvar seus animais dessa terrível doença me sinto mais motivado e feliz, pra min e como se fosse um animal meu, pode ter certeza que sua alegria em vê-lo saudável novamente também e minha alegria.
    Seu relato me sensibiliza muito MarriH também tenho 4 animais, todos eram abandonados, animais de rua ou em abrigos.(fica ae uma dica sempre pegar animais nessas condições o mais certo e providenciar vacina importada tanto pra o animal acolhido quanto pra os que que vão viver jundo dele, se for o caso.

    Mas por fim, termine o ciclo total da Ribavirina 15 dias e a vitamina A por uns 30. Pra ir melhorando o quadro da mobilidade e os tiques, Citoneurim 5000 Injetável dia sim dia não e depois mais espaçadamente ate ele ficar 100%.
    Sorte pra vc e seu animal, qualquer dúvida e so entrar em contato novamente.

    ResponderExcluir
  23. Começarei hj mesmo com o Citoneurin!


    Ontem, dia de São Francisco de Assis e dos animais passou um comercial aqui, que me emocionou mto.

    https://www.youtube.com/watch?v=7vQwoywtjTk&feature=player_embedded

    diz muito sobre nossos amigões!

    Beijos espero que gostem

    ResponderExcluir
  24. Estamos aqui novamente... Hoje o Alemão perdeu mais um pouco de força nas pernas traseiras e dianteiras. Praticamente nao consegue mais caminhar, mas já engordou, nao tem mais febre, a respiração tbm está melhor, nao mais ofegante.A conjutivite continua. Ele se alimeta bem e toma água. Está espertinho. consegue sentar abana o rabo quando chamamos ele. Amanhã começo com o Citoneurium 5000. Ele é porte médio e está pesadinho, imagino que amanha terei que ajudar ele a evacuar. Estou ansiosa quanto a isso. Não sei muito bem como proceder.

    ResponderExcluir
  25. Consegui comprar o Citoneurin 5000 hoje, sem receita, em cápsula por R$46. Injetável tinha apenas o Citoneurin 1000, que contem menos quantidade de B12. Sabe se cápsula tem a mesma eficiência? O quadro dele hj é praticamente como ontm, nao caminha mas ainda tem força para sentar de ladinho com as patas da frente e move o tronco. Continuo preocupada quanto as necessidades, tentamos segurar ele mas ele não fez nem um xixizinho. Espero que quanto mais aumente a vontade ele se obrigue a fazer de qualquer jeito. Está comendo bem, e tomando água.

    ResponderExcluir
  26. Olá gostaria primeiramente de agradecer todas as informações.

    Muito Obrigada, quando comecei a pesquisar sobre a doença perdi as esperanças e pensei que a melhor solução seria sacrificar meu cachorro, mas graças ao blog encontrei uma luz.

    Bom, o Toby tem 5 meses.

    Há mais ou menos uns 15 dias ele estava com os olhos inflamados, depois de uns 3 dias, ele já não brincava como antes e um dia seu olho estava bem inchado.

    Levamos ao veterinário e ele disse que era conjuntivite. Começamos a administrar colírio, após uma semana ele estava pior, só dormia e não se alimentava direito e os olhos continuavam inchados. novamente levamos ao veterinario e ele disse que era sarna em volta dos olhos e pediu para que passássemos Ampur (acho que é isso) 3 dias após começou a criar bolhas em volta dos olhos e ele começou com os espasmos ( sexta feira agora dia 05). Levei a outro veterinário que me disse que este Ampur poderia deixa-lo cego e que não tinha nada haver com sarna, que seria reação do que ele tem, receitou energy pet, um anti- inflamatório,um antibiótico com dexamatosona e injeções diarias de Poteney (vitaminas B-2 e B6).
    Ontem sexta feira cheguei em casa e descobri o blog.
    Parei com os anti anti-inflamatório e antibiótico.

    Hoje fui a farmácia e comprei:
    Citoneurin 5000 : Já apliquei uma dose hoje e a próxima será na segunda ( dia sim dia não)
    Arovit: 3 comprimidos
    Omeprazol: 1 pela manha
    Sinvastatina ( não sei como administrar este)
    A Ribavarina, ja solicitei e chega na segunda a tarde.

    O toby tem 8 kgs as dosagens estão corretas? tenho duvidas quanto ao Arovit. O Toby esta com espasmos na cabeça e pernas dianteiras ele esta andando e brincando, e hoje reparei que ele esta mancando com as patas traseiras.
    Reforcei a alimentação com figado de boi Cru ( também não sei se preciso cozinhar).
    Posso continuar com o Energy pet? ( suplemento vitamínico).

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Suellen, em nenhum momento vc citou que seu cachorro foi diagnosticado com Cinomose, minha pergunta é, fizeram exames nele pra detectar a doença ou está se cogitando a doença epenas pelos sintomas apresentados? Digo isso pq tem outras doença que também apresentam sintomas parecidos, então seria importante o diagnostico correto para então assim iniciar o tratamento correto.
      Mas aparentemente tanto os espasmos quanto a bambeza nos quartos traseiros apontam pra cinomose, mas como te falei, tenha certeza que realmente ele está com cinomose.
      Caso positivo, vc fez corretamente em suspender imediatamente a Dexametazona e anti-inflamatório, creio que leu n blog sobre isso, então não me delongarei, o Arovite pode dar 1 comprimido apenas se for o de 50.000 UI, o Omeprazol vc só deve dar quando chegar a Ribavirina(40 min antes),no tratamento esse e o medicamento mais Importante, dê o quanto antes.
      Por enquanto não de a Sinvastatina, apenas esses do tratamento principal, quanto ao suplementos pode dar esse Energy Pet sim.

      Qualquer dúvida pode entrar em contato novamente, seria muito bom encontrar na sua cidade algum veterinário que já tenha familiaridade com o tratamento pra te acompanhar.

      Excluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Hoje aumentei a dose do Virazole 250 mg para 2 capsulas, uma pela manha e outra a noite. 1 cápsula de Vitamina A Arovit 50.000, e 1 cápsula de Citoneurin 5.000 ao dia. Devo dar o citoneurin um dia sim outro não ou, posso continuar diariamente até obter melhora progressiva? Ele já nao caminha, mas tem força com o tronco, entao se arrasta. Está espertinho,come e toma água, nao consigo fazer ele evacuar, tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  29. Oi Fabiano, aqui e a Luana novamente, hoje estou DESESPERADA! A loha não quer comer e nem beber agua, nem de siringa, nem de mamadeira, parece que está cega, ja não olha mais para nós, só para o alto, e eu acho que assim fica impossivel né? Acha que devo esperar mais tempo? Estou achando melhor optar pelo que jamais quis optar... Alugma dica? Sem beber e sem comer é possivel se curar? Meio dificil ne? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, não sei bem oque te dizer, o animalzinho e seu e vc que deve saber oque e melhor pra ela, já passei por algo semelhante e te garanto que ate hoje isso incomoda quando lembro, realmente não e fácil, mas creio que vc deve tentar com ela ate que exista chance, afinal enquanto existe vida tem chance.
      Quanto a comer e beber realmente, e necessário, da pra ficar no soro, mas ela tem que reagir pq não da pra ficar vendo uma situação dessa por muito tempo, então minha amiga, tente ate ter certeza que vc fez de tudo a seu alcance.

      Excluir
    2. Realmente, eu nao consigo levar ela para eutanasia, so de pensar eu choro que nem criança! Oque me resta é tentar e ter fé! Obrigada pelo conselho!

      Excluir
  30. Luana, meu caso está muito semelhante ao seu. Por favor, NÃO DESISTA!

    Já estou há 8 dias tratando meu salsichinha Lucky com a Ribavirina e acredito que consegui estabilizar o quadro dele, pois não vejo pioras, mas também não vejo melhoras.

    Sobre a questão da Loha não olhar pra vocês, às vezes o Lucky faz isso, então é muito cedo pra achar que ela cegou.

    Ele também tem muita secreção ocular, mas não em forma "líquida", é uma secreção pastosa, gosmenta e grudenta, em que tenho que limpar praticamente de hora em hora. Use Soro Fisiológico com gotejador, pingue uma ou duas gotas no olho e passe um algodão úmido com soro também pra limpar caso ela esteja apresentando muita secreção.

    Sobre a alimentação, o Lucky tem MUITA dificuldade pra comer. Tem que ser tudo muito líquido, pois se for um pouco grosso, ele começa a não engolir direito e começa a se sufocar. Estou dando uma sopinha de fígado de boi (arroz, legumes e fígado de boi) batido no liquidificador e dando a ele 2x por dia numa mamadeira de 50ml. Quando a sopa fica muito grossa, acrescento leite pra ficar fininho. Ele até que bebe bem, mas sempre com auxílio, apertando o biquinho da mamadeira de 2 em 2 segundos pra ajudar na sucção dele.

    Além dessa comida, quando vou dar as vitaminas misturadas (Promun Dog, Glicopan Pet, Duprafer etc), misturo tudo na mamadeira com leite e dou a ele. Parece que ele gosta de tomar. rsrs

    Dou também 20 ml de água de coco de 2 em 2h. Hidratação é fundamental.

    Enfim, que lê isso, pensa que é uma boma de vitaminas que estou dando a ele, que ele está ganhando peso, que está bem... mas não. Ele está prostado, e a situação como citei no início é estática. Mas o importante é você não desistir, e ter muita dedicação. Tenha a consciência de que ela faria o mesmo por você se pudesse.

    Espero ter ajudado um pouco, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra acrescentar: uma recomendação do meu veterinário, é que em caso de rejeição de comida, apele. Dê caldo de galinha, leite, iogurte ou qualquer outra coisa muito palatável que ela possa aceitar. O importante é "empurrar comida".

      Abaixo, segue uma e-mail que recebi da Sylvia Angélico, veterinária e dona do blog Cachorro Verde:

      Olá Mário,

      "Sinto muito saber que seu cãozinho está com cinomose. Estou torcendo pela recuperação dele.
      Nesta página você encontra uma receita de mingau de aveia que é bastante palatável e fácil de digerir: http://www.cachorroverde.com.br/index.php/mingau-de-aveia-com-ovos/
      Veja se seu cãozinho aceita esse alimento por alguns dias. Vale também fazer uma papinha com 2 inhames médios cozidos (ou batata-doce), 300g de carne moída cozida, 200g de quiabo cozido e uma colher (de sopa) de óleo de coco. Bata no liquidificador e ofereça pequenas quantidades (2 ou 3 colheres de sopa) dessa mistura levemente aquecida em banho-maria (deixe ficar morninho, como mamadeira) a cada 2 horas.

      Espero que ajude. Depois que ele se recuperar, podemos elaborar uma dieta caseira balanceada para ele."


      Espero que essas receitas possam ajudar também outras pessoas.

      Excluir
    2. Claro Mário, vc esta certo sim com sua postura, também acredito que devemos lutar ate as ultimas forças pra salvar nossos amigos, a cinomose muitas vz vence os donos porque e uma doença cruel. E extremamente importante ter sangue frio, amor e muita, mais muita mesmo "dedicação", eu poderia muito bem de desistido do coleira quando escutei 3 veterinários falando que não tinha cura, que o melhor era sacrificar, no entanto o coleira esta andando hoje pra todo lado muito sadio, e assim muitos outro, oque e possível fazer acho que devemos fazer, se não for a vontade de Deus que eles se recuperem fazer oque , mas da nossa parte, acho que temos que lutar ate o fim.
      Quanto sua dica de alimentação, faça de suas, minhas palavras, tem que tentar e se for necessário dar boca a abaixo.

      Excluir
  31. Hoje o Lucky se foi =(((

    Infelizmente ele teve uma convulsão muito forte, e não voltou mais a si. =(

    Não consigo explicar a dor que estou sentido nesse momento. Lutei muito, tentei de tudo que tinha ao meu alcance mas ainda assim não consegui salvá-lo. Me sinto muito culpado por saber que poderia ter evitado tudo isso se tivesse conhecimento quanto aos sintomas dela. EU NUNCA TINHA OUVIDO FALAR EM CINOMOSE. =/

    Enfim, estou doando os remédios, é só pagar o correio: contato.marioferreira@gmail.com

    E desde já agradeço ao Fabiano que me mostrou uma luz, e sei que cheguei mais longe nessa batalha graças à você, mas infelizmente a gente perdeu.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Mário compartilho muito da sua dor, sei oque é, pq já passei por isso, não tenho muito oque falar, sempre torço pra cada animal e pra cada pessoa que vem aqui no blog, faço sempre oque me e possível, itero que crie esse blog com esse único intuito, apenas ajudar como fui ajudado, mas sei que nem sempre conseguimos vencer, a cinomose e muito agressiva e de difícil tratamento, se serve de consolo meu amigo, vi todo seu sacrifício e dedicação, vc lutou ate o fim e fez oque foi possível, não se lamente, na vida nem sempre as coisa acontecem da forma que agente quer, e as vz não entendemos o pq de muitas coisas, mas quem sabe um dia isso não faça algum sentido.
    Eu tive que passar uma situação semelhante, pra aprender mais sobre essa doença e hoje salvar meu amigo e tb ajudar a outros na mesma situação.

    ResponderExcluir
  33. Minha cadela está com cinomose e três veterinários já me disseram que ela provavelmente não teria mais chance de viver. O quadro começou a se apresentar no dia 02/10, quando a levei ao veterinário, que fez o tratamento com dimesol, entre outros remédios, como ETNA e ADTIL... No entanto, pesquisando sobre a doença achei esse blog e falei sobre o uso da ribavirina à veterinária. Ela disse que o tratamento é muito forte e por conta do estado da minha cadela pode ser que agrave ainda mais a situação dela, isso porque ela não estava se alimentando direito. Conseguimos voltar a dar ração pastosa recovery pra ela na segunda dia 08/10, no entanto, ela piorou de la pra ca, a doença atacou o sistema nervoso dela e agora dificilmente consegue levantar e começou a tremer e gemer de dor. Gostaria de saber se o tratamento realmente poderia agravar a situação dela em vez de melhorar, ou se vale a pena tentar. A veterinária me aconselhou a começar daqui a dois dias, quando ela estaria mais forte pois estaria se alimentando a mais dias, mas diante do quadro que ela está apresentando, estamos querendo começar logo. Ela está tomando omeprazol desde 6ª feira, mas acredito que com relação à alimentação, não está boa, pois não conseguimos dar muita coisa, pois ela fica cansada e não consegue engolir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, a medicação e forte sim, mas ae a decisão e sua, se for optar por dar a medicação o faça o quanto antes, pensando friamente a questão é, se não der as chances diria são nulas, se der, por mais que seja forte a medicação pode se ter alguma chance, minha sugestão e que você inicie o tratamento logo, vitamina A + Ribavirina, pode inciar a Ribavirina com uma dose menor e depois aumentar se for o caso.

      Excluir
  34. Peguei um cachorro da rua que estava em frente à minha casa, levei ao veterinário, ele tinha um pouco de secreção no olho, e aplicou a VACINA. Depois disso, só piorou, diarréia com sangue, secreção pelo nariz e perda de apetite. Este mesmo veterinário disse que seria um resfriado! Eu já tinha ouvido falar, mas nem sabia os sintomas da cinomose.
    Levei a outra veterinária, de confiança, o que deveria ter feito há 1 mês, e ela já pediu exame que deu positivo. Ela disse: em animais que não conhecemos, devemos deixar um período de "quarentena" e dependendo, aplicar a vacina.
    Ou seja, ele já estava com a cinomose e com a vacina a doença ficou muito pior! Este veterinário praticamente quis matar meu cachorro!
    O tratamento por enquanto foi o Cinoglobulin, antibiótico (está com muito líquido no pulmão, e com muita dificuldade para respirar) e vitamina B.
    O maior problema é que ele não quer comer de jeito nenhum, já enfiei pedaços de carne goela abaixo, do jeito que se dá comprimidos, mas ele vomitou tudo depois.
    Está definhando a cada dia, até agora, não apresentou sintomas neurológicos...mas se começar a Ribavirina, ele sem comer desse jeito, só um Omeprazol será que é suficiente?
    Como era de rua, e já estava com a cinomose, o estado de saúde dele já não era bom, está só osso agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só agora li o post da Jéssica, parece ser o mesmo caso de problema com a alimentação...

      Excluir
    2. Quanto antes iniciar o tratamento melhor, começa com vitamina A e doses menores de ribavirina e aumente conforme a resistência dele for aumentando.

      Excluir
    3. Fabiano, você chegou a dar a sinvastatina também? Se substitui os corticóides seria mais em caso de inchaço no cérebro, que sintomas você acha que seria mais indicada?

      Excluir
  35. Olá Fabiano,
    No sabado o Toby teve um convulsão, Comecei a dar as vitaminas no sabado.
    Segunda pela manha fui ao veterinário que desconhecia o tratamento com a ribavirina, ela deu o diagnostico realmente é cinomose.
    Na segunda a tarde comecei a dar a Ribavirina. ( a veterinária se interessou e pediu o estudo e quer acompanha-lo para começar a fazer este tratamento com outros cachorros)
    Estamos administrando o gardenal também. Esta noite ele chorou muito, e ele treme demais.
    Esta dificil faze-lo comer. Vou retornar com ele ao veterinário na terça. Estava lendo sobre a siNvastatina vc acha que devo começar a administra-lo? ele tem tido muita febre e treme demais, tem espasmos na boca e esta quase impossível abri-la, e hoje ele não consegue andar, e esta quase sem movimentos nas patas traseiras.
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  36. Por favor, estou desesperada. Como faço para conseguir a Ribavirina em São Paulo? Alguém pode me indicar algum veterinário que faça a receita? Existe alguma farmácia que venda on-line?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Olá Fabiano! Estou na luta com minha fadinha contra a cinomose. Faz 35 dias que apareceu os primeiros sintomas. No momento ela está tomando cefalexina(mas já faz duas semanas e vou parar) e está tomando citoneurin e vitamina B. Ela está andando, mas cambaleando e caindo. Vc conhece algum tratamento q possa ser bom nesse momento para melhoar na sua recuperação?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivanete, vc leu os Posts do Blog que falo sobre o tratamento com RIbavirina e vitamina A? se não leu acho que devia ler, acho que vc esta perdendo um tempo precioso.

      Excluir
    2. Sim eu li, eu cheguei a discutir e a desistir do veterinário pq ele insistia em dar o tratamneto convencional. E o atual nem conhece esse tratamento. Como ela já tomou mto antibiótico eu fiquei com medo de dar a ribavirina, por ser mto forte, como vc disse. A febre está controlada agora e estou dando além de citoneurin e vitamina B, a vitamina A(arovit), mas na verdade nem sei se ela(vit A) tem um bom efeito sem a ribavirina. Então vc acha que mesmo agora ainda posso (e devo) dar a ribavirina?

      Excluir
  38. Fabiano eu consigo salvar meu cão só com Arovit e citoneurim 5000?
    ele já ta na fase neurologica e perdeu o apetite tambem o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, os estudos mais recentes e que eu tenho conhecimento apenas falam do tratamento da Ribavirina para casos de Cinomose em fase neurológica, vitamina A tem sua eficácia comprovada em fases pré-neurológica, há relatos de cura com somente vitamina A, como também a relatos de animais que se curam sem nenhum tratamento, mesmo que isso seja uma parcela ínfima, acho bom não contar com a sorte pq a cinomose e altamente letal, todo caso te aconselharia a iniciar com a Ribavirina o mais rápido possível já que seu animal se encontra em fase neurológica da doença e existem muitos casos de cura com esse tratamento, o ideal mesmo e usar o 2.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção Fabiano, mas ele morreu essa noite :/

      Excluir
  39. Fabiano gostei muito do seu blog.O meu cachorro que se chama Tufão estava muito magro e triste e com muita gripe, levei para o Hospital Veterinário da UFRPE e foi constatado que ele tinha cinomose desde então sobre prescrição médica passeia dar Amoxilina, Acetilcisteína, Extrato de própolis, plusvitan, organoneuro cerebral,Arovit, vitamina C e COMPOSTO CANOVA minha dúvida é será que com o composto canova meu cachorro vai ficar curado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço esses medicamento, todo caso se eles passaram fica a seu critério, mas ate hoje nunca vi ninguém dizer aqui no blog que seu animal foi curado somente com esse tratamento, de todos os medicamentos que passaram ae, oque conheço que tem comprovadamente eficacia e a Vitamina A(Arovit), todo caso se quiser entrar também com a RIbavirna (Virazole) seria altamente recomendando Elenilson, temos muitos casos de cura com esse tratamento, so que quanto mais cedo iniciar melhor, a Cinomose e altamente letal e se não for tratada corretamente so vai piorando ate levar o animal a morte.

      Excluir
  40. Fabiano fui a farmácia hoje comprar mais vitamina A o farmacêutico me disse que a vitamina A em gotas é mais eficiente. Minha duvida o Toby tem 8 kgs quantas gotas eu poderia administrar?
    Com a bula fiquei meio confusa pelo o que entendi 10 gotas equivalem a 50.000 UI. O ideal seria 20?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 10.000 UI x 8kg= 80.000 UI por dia no seu caso, se 10 gotas da 50.000 UI então creio que em torno de 15 gotas seria a dosagem correta. Não esqueça de dar uma pausa na vitamina A depois de um tempo. Como esta o quadro do seu cachorro? me de notícias ok.

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Fabiano,
    Ontem foi o 10º dia com o tratamento, na segunda feira 8º dia ele piorou e muito, foi o primeiro dia que ele parou totalmente de andar, foi tbm neste dia que ele fez xixi nele mesmo.
    Agora ele esta com muito catarro no pulmão estamos fazendo inalação. E ele parece um cão quase morto só mexe os olhos, não abre a boca, não come, não mexe o pescoço e chora muitooo, passa a noite todo chorando, o veterinário nos aconselhou a aumentar o gardenal assim ele dorme a maior parte do dia. E como ele tem muitos espasmos ele já esta exausto. O coleira tinha muitos espamos?
    Estamos na luta, hoje completa 11º dia com a ribavirina e vitamina A.
    Sinceramente eu não sei se ele vai se recuperar o quadro piorou e muito estamos orando ele esta sofrendo e muito. Vou lhe manter informada, estou alimentando ele com aquela ração para cães debilitados da royal canyn, mas toda vez que vamos alimenta-lo é uma luta, o que me deixa um pouco feliz é que ele não vomitou e não enjoo. Obrigada se tiver mais algumas dicas agradeço.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Fabiano,
    Irei começar o tratamento de minha cachorra na segunda, poi é o dia que a Ribavirina ira chegar, gostaria de maiores informações sobre a dosagem... Ela pesa em torno de 5kg.. Comprei a caixa que vem com 60 comprimidos de 250mg.. Desde já agradeço pela atenção e parabens pela iniciativa.. Espero que de tudo certo com a minha cachorrinha, pois esta em um estagio muito avançado da doença, e descobri seu blog só na terça.. Mais tenho muita fé que vai dar tudo certo..

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provável que vai ter que dar um comprimido mesmo, que na verdade da pra um animal de 8kg, se tivesse como fracionar esse comprimido seria ótimo, ajudaria bastante o pessoal, mas sei que e difícil.

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta Fabiano.. So mais uma duvida.. eu teria que dar um por dia ou mais?

      Excluir
  44. Fabiano, você chegou a dar a sinvastatina também? Se substitui os corticóides seria mais em caso de inchaço no cérebro, que sintomas você acha que seria mais indicada?

    ResponderExcluir
  45. Fabiano, Quinta o Toby não resistiu e morreu.
    Levou um pedaço de mim, estavamos fazendo inalação na quinta ele estava respirando muito rapido. Peguei ele no colo para dar a janta e ele foi respirando bem devagarinho. Ate que deu um suspiro e morreu no meu colo. Estavamos no 12º do tratamento, realmente achei que ele fosse conseguir pois quando iniciei o tratamento com a ribavirina ele estava bem andando, comendo e brincando. Ainda não me conformei ele tinha apenas 5 meses, como é dificil.
    Ontem a batalha novamente se iniciou, temos outra cadela e ela acabou pegando a cinomose. Hoje vamos inciar o tratamento, estamos muito abalados ainda com a morte do toby e começar tudo de novo não é facil.
    Espero poder retornar e contar a cura da Kika.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Jessica, percebi que você teve a preocupação de ler a tese da Dr. Simone, ótimo, foi por ae que consegui muitas informações sobre a Cinomose, um pouco também claro aprendi na prática cuidado de animais com a doença, algumas coisa hoje já tenho como fato nesse tratamento, ele funciona, porém vemos os casos de maior sucesso sendo relatados por pessoas que seguiram a risca as orientações mais recentes como não dar anti-inflamatórios e corticoides, também iniciar o tratamento o mais cedo possível, de forma que o organismo tenha força suficientes pra vencer a doença, ou seja o sistema imunológico não totalmente debilitado, pq afinal e ele que pode vencer o não o vírus.
      Quanto ao uso da Sinvastatina, eu não usei, mas os dados procedem de um grupo que a muito tempo vem buscando informações sobre a Cinomose culminando inclusive nas pesquisas que levaram ao uso da Ribavirina. Através desses estudos foi encontrado esse medicamento que pode substituir os corticoides no tratamento da Cinomose sem as consequências causadas pelos mesmos nesse quadro, mas como não cheguei a usar no meu animal e só tive essa informação posteriormente não posso te dar mais esclarecimentos, apenas postei o artigo em Inglês para quem quiser buscar mais detalhes e também somar ela no tratamento, em breve estaremos lançando no Blog uma atualização do tratamento inclusive estamos tentando buscar mais informações com a Dr Simone sobre os benefícios de inserir a sinvastatina em substituição aos corticoides, mas friso, não usei, e meu cachorro e ele teve uma boa recuperação sem o uso de corticoides e ate mesmo a da sinvastatina, mas cada caso e um caso.
      Qualquer dúvida pode entrar em contato novamente.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Boa tarde Jessica..

      Pelo o que eu li sobre a Ribavirina o mais indicado é dar o comprimido inteiro.. Minha cachorra tem o mesmo peso que a sua.. Conversei com o meu veterinário, ele é novo ainda, porem se interessou muito neste tratamento.. Resumindo.. Este medicamento o indicado é dar ele inteiro, pois é muito difícil ter a certeza de fracionar ele corretamente..Por tanto é melhor errar pra mais.. Espero ter ajudado.. Mande noticias ..Pois estou na mesma situação ..

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  47. Olá!

    meu cachorro está hoje no 14º dia de tratamento com Ribavirina. Mas desde terça feira vejo que ele tem piorado muito. Começou a ficar mais ofegante, sem apetite,chora muito e perdeu os movimentos das patas e hoje ele está com o corpo bem mole, mal levanta a cabeça. Estamos tratando ele com a seringa e mamadeira. Isto acontece com outros cachorros tbm?

    ResponderExcluir
  48. Oi!
    Vocês sabem se tem problema usar o interferon que é um anti viral junto com a ribavirina?
    Eu estou usando organoneurocerebral,leucogem,ranitidina,doxifin,energy pet,promum dog e interferon que comprei com o veterinário(são doses diárias por 7 dia,para 7 dias e recomeça)
    O Cachorro não anda e está sem defecar há 5 dias.Comprei a ribavirina(por minha conta,o veterinário receitou,mas nunca havia usado) hoje e vou começar
    Meu cão tem 8kg,e está sem andar.Fiz a teste elisa no vet p diagnosticar e deu positivo p cinomose ,já tem 15 dias de tratamento e ele está pior
    Será que devo parar com os outros medicamentos?o Veterinário disse que tem vit A no promum dog
    O que eu faço?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, vc já começou a dar a Ribavirina? se tiver, pare com o Interferon, a Ribavirina já e muito forte, dar os dois vai debilitar muito o estomago do animal.

      Excluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Oi ja faz 21 dias que estou dando ribavirina e minha cachorra continua do mesmo jeito sem andar, tem que continuar dando sem parar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, não sei se vc leu todos os posts que falam da Ribavirina e do tratamento em sí, mas em momento algum foi dito que após 20 dias o animal poderia voltar a andar, o efeito da Ribavirina se da no processo de proliferação do vírus no organismo, fazendo com que o mesmo não consiga se multiplicar(isso acaba ajudando o organismo do animal a vencer muitas vezes a doença), Quanto ao fato da perda de movimentos, de uma maneira bem simples de entender, e um efeito que ocorre pq o organismo em um processo auto-imune provocado pelo vírus da Cinomose, acaba atacando e destroi uma região que chama a "bainha de mielina" responsável pelas ligações nervosas do cérebro e fazendo com que o animal perca os movimentos.
      O fato de o animal ter se curado da cinomose não quer dizer que vai voltar a andar imediatamente, pq são duas coisas distintas, uma e o animal ficar livre da doença e o organismo conseguir combater o virus, nisso a Ribavirina ajuda muito, outra coisa e voltar os movimentos depois da doença, são outros 500, pode levar tempo, no meu caso o Coleira demorou 5 messes, outros casos aqui no blog demoraram mais, outros menos.
      Gostaria que ficasse claro a distinção das duas coisas ok.

      Excluir
    2. O citoneurim 5000 injetavel tem grande valia no pós tratamento e recuperação de animais acometidos pela falta de movimentos, outra coisa, não de mais ribavirira após 20 dias isso pode debilitar o animal, ele pode estar sem movimento e mesmo assim já livre da cinomose, o ideal e que se faça o teste pra ver se ele ainda esta com o vírus. Friso o tratamento com a Ribavirina e em torno de 15 dias, não adianta vc ficar dando ribavirina esperando que ele vá andar, ela não e pra isso, o citoneurim sim. Se tiver dúvidas quanto a isso leia o post "Compartilhando" que essa informação esta bem clara.

      Excluir
  51. Bom dia Fabiano Junior, minha cadela está apresentando sintomas de cinomose faz 2 semanas,fui no veterinário fiz o exame, e deu negativo, o vírus n foi encontrado. Porém na fase neurológica o vírus não é mais encontrado segundo o veterinário, ficamos em dúvida se era cinomose ou doença do carrapato, eu n tinha mais dinheiro para fazer mais exames, então nada fiz. Logo depois descobri que um cachorro aqui da minha rua morreu de cinomose, e minha cadela vivia cheirando por lá, então conclui q ela pegou a doença, fiz pesquisa no google e achei seu blog, resumindo, vi que o custo do tratamento com ribavirina ficaria muito complicado para mim, infelizmente recebo somente um salário mínimo, então comprei alguns remédios q dava: glicopan e Organoneurocerebral (receitados pelo veterinário) e arovit. Antes de dar esses medicamentos, ela estava começando a tremer a cabeça e a perder os movimentos das patas traseiras, vivia sempre deitada, mal comia e mal latia (ela sempre foi atentada, foi notório sua doença). Então comecei a dar os medicamentos, faz 1 semana hoje, estou notando diferença, ela está se movimentando melhor, já esta mais ativa, secreção nos olhos está diminuindo, porém o tremor na cabeça (movimento de mastigação) ainda continua, e as vezes noto ela caindo, como se faltasse força nas patas. Vc acha que se eu começar a utilizar o Citoneurin ela possa melhorar? Como eu estou notando que ela está melhor, posso imaginar q ela resistiu a doença? ela tem 5 kilos, alimento com alguma carne e arroz (ela não aceita mais ração). Desabafo: Toda vez que eu vejo videos com cachorros com a doença, toda vez eu choro, imaginando minha cadela chegar nesse estado, essas semanas foi difícil pra mim, estou muito triste, fiquei melhor depois de ver ela um pouco mais animada, me deu esperança, espero realmente q ela resista a doença, nunca imaginei ficar assim. Obg pelo blog, pela dicas Fabiano, isso me deu mais esperanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal já que ela está respondendo satisfatoriamente era entrar com a Ribavirina pra não dar erro e ela se livrar da doença e nem chegar a perder a mobilidade, mas como vc disse a sua condição não permite, então e torcer, a cinomose e bem letal LuFFas, desejo sorte pra vc.

      Excluir
  52. Oi, essa semana vou fazer o PCR mais é caro estou esperando ter o dinheiro. E se der positivo volto a dar a Ribavirina por mais 15 e faço o PCR de novo? até dar negativo.
    abraço

    ResponderExcluir
  53. Fabiano,
    Infelizmente não consegui localizar o medicamento em nenhum lugar no Espírito Santo, cheguei a ligar para meu primo que é farmaceutico e nada, definitivamente ai esta minha revolta, perceber que moro em uma "provincia" da região sudeste.
    Minha cachorra infelizmente não resistiu e morreu esta noite às 02h22m.
    De qualquer forma, obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Fabiano, estou com uma cachorra que contraiu a cinomose e graças a Deus eu consegui 22 cápsulas da Ribavirina. A veterinária mandou dar a dose indicada a cada 12 horas, mas desta forma ele não vai durar os 15 dias. Será que eu poderia dar as 2 doses durante 7 dias e depois diminuir para 1 dose? O ruim é que a cada dose estamos perdendo 1/4 do remédio, pois temos receio de guardar a mistura com água para a próxima dose e haver a diminuição do efeito do remédio.

    A gente conseguiu diagnosticar bem no início e ela está só com tremores da metade do corpo para as patas traseiras.

    Outra dúvida é quanto a vitamina A, ela tem 6 quilos, quanto eu devo dar? Acho que estamos dando umas 2.500 UI. Estou dando a vitamina B em gotas, a veterinária mandou ficar dando 15 gotas/dia.

    O Omeprazol todos os dias pela manhã.

    Você indica mais alguma coisa, ela está bem esperta e comendo normal?

    Grato pela ajuda e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma possibilidade e que use esses 1/4 que sobraram na segunda dose do 4ª dia, ou seja a cada 4 dias vc junta as partes que sobraram e deixa pra dar na segunda dose, a possibilidade de dar 7 dias 2 doses e depois mais 7 de uma dose e interessante tb. Quanto mais cedo melhor, temos notado isso aqui no Blog, as pessoas que são rápidas em conseguir diagnosticar e dar o medicamento correto tem tido sucesso.
      A vitamina A 10.000 UI/kg uma ou duas vezes por dia por via oral (60.000 UI por dia no seu caso) depois de um tratamento prolongado com vitamina A e bom dar uma pausa de alguns dias e voltar a dar novamente, quanto o Omeprazol pode ser uns 40 min a 1 hora antes da Ribavirina

      Excluir
    2. Fabiano a minha namorada (dona da cadela) me informou que ela vomitou algumas vezes, então disse que ela ministrasse apenas 1 comprimido/dia (vou deixar assim por uns 3 dias) e depois voltaremos com as 2 doses diárias. Agora você me abriu os olhos em relação à vitamina A, esta quantidade é por quilo, amanhã comprarei o Arovit e ministraremos 1 comprimido/dia. Vou ver como está a dosagem da vitamina B, pois quando pedi na farmácia o cara me informou uma ao custo de R$ 5,00 e estou achando que não é completa, então vou procurar o Citoneurim drágeas.

      Você me aconselha a acrescentar mais alguma coisa? Ela me informou que ela está comendo bem e que os tremores estão menos intensos. A vi hoje e ela está bem disposta e esperta.

      Minha preocupação ainda é a necessidade de voltar com o ribavirim após uma pausa do primeiro ciclo. Passei todas as informações para a veterinária que ficou de comprar diretamente no distribuidor.

      Qualquer novidade ou dúvida volto a escrever. Mais uma vez valeu pelas informações e esclarecimentos.

      Excluir
  55. Fabiano, um conhecido falou que esse remedio é bom para o cachorro voltar a andar, sera que pode misturar com outros remedios citroneurim e vitamina A. TORMICINA 100 50 ML - TORTUGA

    ResponderExcluir
  56. Olá Fabiano.
    Seu blog caiu do céu! Estou passando dias de muita angústia com minha cachorrinha Olívia.
    Há duas semanas minha cachorra começou com uma febre de 40,5 C e uma tremedeira insistente. No dia seguinte ela começou com espirros e tipo uma tosse.
    Levei na veterinária e ela diagnosticou pneumonia. Receitou Amoxicilina e dipirona por 15 dias. Segui à risca o tratamento, mas a febre resistiu vários dias e notei o aparecimento de espasmos quando ela está dormindo.
    Anteontem notei que um olho estava com mais secreção que o outro e qdo fui olhar de perto notei uma ferida na córnea. Chamei a veterinária e ela me disse que a Olívia está com uma úlcera na córnea, que já estou tratando com pomada e colírio.
    A febre sumiu, ela ainda tem uma leve tosse tipo fungadas, está bebendo água, mas comendo pouco, a médica trocou o antibiótico pelo fato do pulmão esquerdo dela ainda estar chiando, mas hoje além dela continuar tendo os espasmos enquanto dorme ou quando está deitada um novo sintoma me deixou apavorada, ela não está conseguindo colocar a pata traseira esquerda no chão. Há uns dias ela não fica mais de pé nas patas traseiras, coisa que ela sempre fazia qdo alguém chegava na minha casa, mas agora no final do dia ela começou a ficar com os movimentos limitados nessa pata.
    Tive que insistir para a veterinária fazer um hemograma nela (amanhã ela irá coletar material para o exame), mas como moro numa cidade muito pequena e a veterinária só atende por duas hrs no final da tarde, quero estar preparada caso o diagnóstico seja positivo.
    Queria sua opinião sincera, vc acha que ela pode estar com Cinomose?
    Como o acesso à veterinária é complicado aqui, se for necessário farei a medicação dela baseada no que encontrei aqui no blog.
    Desculpe escrever tanto, mas minha angustia é tanta que precisava desabafar com alguém que entendesse meu problema.
    Obrigada por ler! Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, entendo, realemente os sintomas parecem com cinomose, so fiquei intrigado pelo fato de vc dizer que ela esta perdendo movimento de so uma das patas, normalmente a paralisia acontece em toda parte traseira e não em um membro especifico, mas se forem as duas e o quarto traseiro, realmente aposta pra cinomose em fase neurologica.

      Excluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Olá fabiano, minha cadela está piorando, ela começou com tremores na perna, vou iniciar o tratamento com a ajudar financeira de um parente, enfim, gostaria de sua ajuda, se poder, moro no DF e liguei para Ligmed, a pessoa que me atendeu sugeriu Rebetol, dizendo ela segue o mesmo principio ativo da Ribavirina, vc sabe me dizer se vai ter o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
  59. Pelo que lí rapidamente aqui na internet sobre esse medicamento Rebetol, ele e realmente a base de Ribavirina e indicado no tratamento da Epatite como o virazole, então se achar ele, pode dar com certesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado! Vou comprar então! No caso eu encontrei pelo Ligmed, tem para vender, seria interessante adicionar ele no seu documento, pq ribavirina e virazole é muito difícil de encontrar.

      Excluir
    2. Já coloquei a informação sobre o Rebetol no texto da informação de como conseguir Ribavirina

      Excluir
  60. Boa tarde,
    Meu nome é Rosana, encontrei seu blog no desespero de encontrar uma cura para uma cadela que encontramos na rua, a qual apelidamos de "Lobinha", com sinais e traços de cinomose.
    Tenho 04 cachorros em casa e nunca tive conhecimento ou contato com algum animal com esta terrivel doença.
    O que nos indicaram foi a eutanasia, mas resolvemos lutar por ela, onde fui pesquisar e encontrei seu Blog.
    Segui a risca o tratamento com VIRAZOLE E AROVIT, mais Omeprazol e vitaminas.
    Parou totalmente de comer, onde fazia papinhas comração Premiun e frutas ou fígado de boi, e dava com seringa ate que ela começou a lamber e comer novamente.
    O unico problema é que ela hj encontra-se totalmente paralisada do pescoço pra baixo.
    Entramos com CITONEURIN 5000, ETNA, PREDINISONA e vitaminas, ela come demais e bebe agua tambem.
    Mas preciso com urgencia de alguem que possa nos emprestar ou doar uma cadeirinha para que ela volte a se movimentar e ficar em pe, pois depois de dois meses deitada, mesmo colocando fralda descartavel, esta com escaras dos dois lados das nadegas e ombro, mesmo assim se arrasta pela casa toda não deixando as feridas cicatrizarem.
    Tentei encomendar mas não consegui pois o fabricante não esta mais recebendo pedidos.
    Por favor, tem algum lugar ou site ou ONGs que possam nos ajudar?
    Mesmo ela sendo de rua, esta ocupando um comodo de casa, precisamos que ela agora volte a andar e possamos cuidar melhor de seus ferimentos.
    Por favor, preciso de ajuda urgente.
    Vamos em breve postar videos e fotos dela, pois seguindo direitinho o tratamento conseguimos curar estes pobres animais acometidos por esta terrivel doença.
    Deus te abençoe mto e que possa continuar a ajudar outras pessoas tão desesperadas qto eu fiquei.
    No aguardo


    Obrigada
    Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por vcs e por ela ter conseguido chegar ate esse ponto, como sempre digo Rosana, uma coisa e vencer a doença e outra e a reabilitação, passada por essa fase de vencer o vírus que acredito que sua cachorrinha se encontra, agora e a volta da mobilidade, isso se da com o tempo. O meu cachorro voltou a andar com 5 messes e assim também outros casos que tenho acompanhado, as vitaminas do complexo B são extremamente importantes(Citoneurim 5000) dia sim dia não, insista com ela que vc verá que em breve ela voltara a se locomover cada dia com uma pequena melhorar, quanto o carrinho, eu mesmo fiz o do coleira juntamente com um serralheiro, mais isso depois que ele já conseguia mover as perninhas um pouco, acredito que antes não deva fazer muito efeito pq o cérebro deles não conseguem enviar os comandos pras as pernas, todo caso esses carrinhos não são tão complicados de fazer, veja o vídeo do coleira que vc verá o carrinho que fiz.
      Veja se faz uma roupinha pra ela de forma que tampe as feridas e ajude pra que não fiquem em contato com o chão, isso ajuda, tive que fazer pra o Coleira durante o tempo que ele começou a se arrastar, nossa sorte e que o quintal era todo de cerâmica oq diminui o atrito e evita machucar.
      Vamos com fé que ela vai ficar boa e logo estará andando pra todo lado.

      Excluir
  61. Boa noite Fabiano. Tenho uma cachorrinha com 5meses. Ela está comcinomose e descobri a 1 mês. Ela já praticamente não anda mais, quando a colocamos em pé ela dá uns passos e cai. Estou dando o citoneurin, benerva e depois de ver o seu blog comecei a dar a vit A e já fui atras da Ribavirina. Provavelmente deve chegar até sexta e assim que chegar começarei logo com o tratamento. Esse seu blog foi uma benção e esperança dela ficar boa. Espero que o tratamento dê certo com a minha Cacau e que ela melhore logo.
    Gostaria de tirar uma dúvida. O tratamento com a Ribavirina é só 15 dias? e depois de quant tempo após o termino do tratamento seu cachorro começou a melhorar? Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  62. Boa noite Fabiano, tenho um filhote de shitzu de 2 meses e 17 dias e foi diagnosticado com cinamose hoje(20/11/12) e ele esta apresentando como sintomas a secreção ocular, hiperceratose de coxins e as vezes falta de apetite e indisposição, isso tudo tem uns 5 dias, pois o levei(20/11/12) logo no veterinário e no dia seguinte fizemos o exame do teste rápido para cinamose e deu positivo. Só que ele já esta fazendo uso das medicações: Glicopan, Hemolitan, Doxi e Probiótico Vetnil.
    Venho por meio deste pedir a ajuda de vocês para não deixar sacrificar o meu filhotinho e também conseguir curar essa tão terrível doença, já que a mesma está em sua fase inicial e saber se posso dar a Vitamina A ou se devo também dar a Ribavirina.
    Desde de já fico muito agradecida e quero parabenizar o seu blog por tamanha ajuda no tratamento e esclarecimento dessa horrível doença. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já devia ter iniciado o tratamento, os melhores resultados tem sido dos animais que iniciam o tratamento o mais rápido possível, se tiver dúvidas, leia os outros tópicos do Blog para se inteirar de como proceder.

      Excluir
    2. Já falei com a nossa veterinária e ela irá começar amanhã com a vitamina A injetável pq é para animais e vai analisar a respeito da vitamina A via oral que é para humanos, a nossa veterinária conhece seu blog e leu a pesquisa da Dra. sobre a RIBAVIRINA, só que ela está na dúvida de iniciar o tratamento com a RIBAVIRINA, pois ele está no término de tratamento para a Babesia, e devido a esse tratamento ele está bem debilitado. Hoje ele fez a 2ª dose do Imizol e ela suspendeu a medicação DOXY SUSPENSÃO, pois ele está comendo pouco e água só se nós introduzirmos com a seringa.

      Excluir
    3. Michelle, uma sugestão, tenta entrar com a Vitamina A com a dosagem normal(injetável como vc falou), a Ribavirina em doses menores, inferior a recomendada pq o efeito dela se dá apenas na inibição da proliferação do vírus no organismo, acredito que qualquer dose que possa ministrar já deve ter algum efeito sobre o vírus, enfraquecendo sua reprodução, ae conforme for prologando os dias aumente a dose pra recomendada, isso e apenas uma sugestão, mas fica a critério de vcs, boa sorte.

      Excluir
  63. Ei Fabiano estou com dúvidas em relação ao tempo que devo ministrar a vitamina A e se devo voltar a ministrar depois de algum tempo de repouso. Ela já está iniciando a 3ª semana da vitamina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue por mais 1 semana depois pode pausar por uma semana e volte a dar por mais uns 15 dias, veja como está o estado dele após esse tempo, se já tiver estabilizado ae pode parar a vitamina A e ficar so com a medicação de suporte, Citoneurim 5000 pra voltar os movimentos se esse for o caso dele dia sim dia não.

      Excluir
    2. Valeu Fabiano. Vou comprar esse Citoneurim 5000, pois estamos dando vitamina B comum. Quanto a Sinvastatina eu já deveria ter começado ou só após o tratamento da ribavirina, que acabou hoje?
      Ela está andando, mas com dificuldades. O engraçado é que durante o tratamento da ribavirina ela estava muito bem, só com os tremores nas patas traseiras, ai de +- 1 semana pra cá ela ficou meio sem forças, mas anda. O ruim é que ela vive dentro da casa de minha namorada e escorrega bastante, o que dificulta a sua locomoção e ainda pegou um fungo na pata dianteira, o que deve atrapalhar também.
      Você conhece algum substituto do Promundog, pois liguei para várias clínicas e em nenhuma tem este produto.

      Excluir
  64. Já iniciei o tratamento há 4 dias e fiquei impressionada. Cacau já está andando. Ela cai e para levantar ainda está com dificuldade, mas antes ela nem conseguia andar só, a gente tinha que ficar segurando para ela andar e agora já anda com um pouco de dificuldade, mas anda. E as vezes ela consegue se levantar só. Essa ribavirina da certo mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lucianne, so não interrompa o tratamento, são 15 dias de Ribavirina e uns 30 de vitamina A

      Excluir
  65. Ola primeiro gostaria de agradecer pelo blog que me ajudou muito. O caso do meu cachorro achei bem parecido com o do Coleira. Entao quando entrei com a ribavirina ele tinha parado de andar fazia uma semana, agora ja se passaram 15 dias e nao sei se continuo com ela ,pois ele ainda ta muito fraco, ele emagreceu muito, os ossos estao bem aparentes, outra duvida que tenho é da quantidade de ribavirina que deveria dar ja que o veterinario disse que era pra eu dissolver no soro fisiologico 8 comprimidos e dar a ele 5 ml por dia( ele tem 6 kg) nao sei se isso é pouco ja que dissolvido no soro parece diminuir a quantidade ingerida, nao sei fico perdida quanto a isso, acho que vou continuar dando mais 15 dias, mas nao sei se aumento a quantidade me ajude, nao tenho como leva lo mais ao veterinario. Ele so mexe com os bracinhos de uma forma descordenada que eu tenho ate medo dele se machucar e os olhos e a boca, ele ta ate comendo sem precisar triturar a comida e bebendo agua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passe mais informações, os comprimidos que dissolveu eram de virazole 250 mg? em quantos Lt de soro e pra dissolver?

      Estou tomando por base se ele falou pra dissolver em 1 Lt e os comprimidos sendo de Virazoele 250mg, fica sendo 2000 mg / 1000 lt= 2mg por ml, x 5 ml= 10mg por dia. isso ta bem abaixo da dose que e seria de 180mg por dia.

      Seu cachorrinho deveria tomar uma dose de 180mg diária de Ribavirina pq ele tem 6kg, lembrando que a dosagem recomenda para a Ribavirina e de 30mg/kg

      Se for possível dê 1/2 comprimido por dia no minimo, isso vai dar 125mg (estou tomando por base que vc esteja dando o Virazole 250mg, se não for me fale que te oriento melhor)se for a capsula, dilua a metade do conteúdo em uma seringa em um pouquinho de liquido(suco, agua, leite) e de pra ele.

      Não esqueça do Omeprazol antes uns 40 min.
      Qualquer dúvida e so procurar.

      Excluir
  66. olá moro em sao paulo capital , nao estou encontrando a ribavirina em nenhum lugar.. ta dificl pois cada dia que passa parece que meu cachorro tá piorando , gostaria de saber se voce nao tem algum lugar que eu possa encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pessoal, e o seguinte normalmente eu não respondo quando me perguntam sobre como achar a Ribavirina, na página de perguntas e respostas dei algumas dicas, sites, fabricantes etc, não e fácil achar eu sei, se encontrei aqui em Goiania, tenho certesa que em São Paulo em algum lugar deva achar, prova é que muitos aqui no blog estão tratando seus animais, como disse e difícil mais não e impossível, tem que ir atras, ligar nos laboratórios, fabricantes, farmácias de manipulação, sites.
      (procure pelo Virazole ou Rebetol que e mais facil de achar)

      Excluir
  67. Entao eram sim de virazole 250 mg, dissolvi em 250 ml de soro.

    Acha entao que devo continuar a dar por mais 15 dias? Fez 15 domingo dai parei de dar a ele e parei tambem a vitamina A( que pelo que li devo sim continuar né),o omeprazol o levedo de cerveja que dava uma, duas hras antes do virazole. Só continuo com o promun dog, hemocare e voltei a injetar hj o citoneurim após uma semana de pausa.
    Ah outra coisa como no inicio ele nao ficou em um lugar muito macio criou calos e um acabou abrindo e fazendo uma ferida na parte do ombro que pelo que procurei saber se chama ulcera de pressao, estou lavando com soro e fazendo curativo duas tres vezes ao dia, mas queria saber se posso passar alguma pomada , spray cicatrizante sei lá pra auxiliar na cicatrização,falaram p por açucar, mas eu tenho medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pergunta, vc notou que ele piorou ou estabilizou o quadro depois que iniciou o tratamento?

      Mesmo em 250ml a dosagem ficou bem abaixo do recomendado, ficou 40mg por dia, quando devia ser 180mg, faz como te falei por mais 15 dias usando a dosagem recomendada, isso só tem a ajudar, não atrapalharia em nada, quanto a Vitamina A, não pare pode continuar dando, tb serve pra os medicamentos de suporte e o Citoneurim.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Acho que ele piorou pq no começo ele ainda puxava as perninas agora elas estao sem movimento algum, e ele ficou muito magrinho mesmo to usando ate injeçao de insulina que é mais fininha pra aplicar o citoneurim de tao magro que ele ta, os ossos estao realçados, da coluna entao ta super alto,tenho medo dele atrofiar.

      E volto entao hoje a dar a ribavirina , será que tem problema se eu der uma capsula inteira por dia? pq vai ficar dificil tirar a metade do conteudo da capsula que seria 125 mg quantidade inferior ainda.

      Excluir
  68. Bom dia,Fabiano!

    Gostei muito do seu blog e infelizmente estou passando por um probema similar.
    Meu Cacchorrinho de 2 ano ilhasa misturado com puldo,esta ha uma semana com ceminose,e fora a preguiça ele tem um tique na boca.
    Gostaria da sua opnião quanto ao tratamento:
    Afectrim,organoneuro cerebral e vita-vet c!

    Desde ja agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tatyane, infelizmente a noticia quanto ao tratamento proposto pelo seu vet, não e das melhores, conhecido aqui no blog como tratamento tradicional, esse tratamento a base de antibióticos, so tem efeito secundário nas possíveis infecções que seu animal venha a ter por estar com Cinomose, lembro que a Cinomose não e uma doença bacteriana e sim viral, antibióticos como esse proposto(Afectrim), não afetam em nada o vírus que continuará no organismo fazendo os estragos comumente conhecidos.
      Os únicos medicamentos que de alguma forma afetam os vírus, são os anti-virais como a Ribavirina que inicialmente era usada no tratamento do Sarampo que tb e uma doença viral.
      Tatyane, se vc gosta realmente do seu Pet e pretende salva-lo, indico que inicie o tratamento a base de Ribavirina e Vitamina A o mais rápido possível, temos visto vários relatos de pessoas que tiveram sucesso no tratamento com esses 2 medicamentos, lembro que a base de tal tratamento foi comprovado em laboratório e também em animais contaminados que foram submetidos a esse tratamento na pesquisa, esse estudo foi realizado pela Dr. Simone Magia, pesquisadora da universidade de Botucatu SP e cuja pesquisa se encontra anexada no Blog.
      Lembro ainda que o sucesso do tratamento tb está ligado diretamente a velocidade em inicia-lo, nem tanto pelo efeito da medicação, mas sim pelo fato de o animal inicialmente estar mais sadio e disposto e comendo, pq a medicação e forte e pode causar vômito. Os casos de cura pelo tratamento padrão são ínfimos, não mais que 5 a 10% de animais sobrevivem utilizando esse tratamento sem falar que na maior parte com sequelas, a Cinomose e conhecida com uma das doenças mais letais dos nossas amigos por isso requer empenho e seriedade em trata-la.
      Se quiser mais detalhes sobre o tratamento pode procurar no bloq que encontrará, para outras dúvidas pode deixar sua pergunta.

      Excluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. Ei fabiano, levei a cachorrinha na veterinária e a mesma disse que a doença ainda não estabilizou. Dei o virazole por uns 20 dias. Será que terei de dar a pausa de 15 dias? consegui mais remédio e terei em 1 semana. Qual a tua opinião? Já estou dano o arovit e hoje começo o citoneurin 5000

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode dar mais 15 dias se for necessário, ae avalia novamente, se voltar a comer cortar a febre e sinal de estabilização.

      Excluir
    2. O pior é que mesmo tomando a ribavirina ela fez foi piorar... agora não sei se foi porque não estavamos dando o citoneurin 5000 ( o citoneurin dá dia sim, dia não por 01 semana e passa 01 semana sem dar?). Estava dando 1 comprimido do virazole por dia e ela tem 6kg. O que você acha de dar 2 por dia, em intervalos de 12h ou basta 1 por dia?

      Excluir
    3. Saul, se seu animal tem apenas 6 kg, 1 capsula de Virazole e muito pra ele, a dose recomendada e de 30mg/kg, pra seu animal o certo seria 180 mg, o comprimido tem 250mg, o certo seria menos, mas sei que e difícil fracionar, mas antes dar a mais que a menos. Quanto tempo tem que vc esta dando a Ribavirina? Vc tb esta dando a vitamina A tb?.
      Saul, oq tenho a te dizer e que seja persistente, a Cinomose e uma doença terrível difícil de tratar e muitas vz fatal, pela minha experiência a tempos com essa doença, te afirmo que nunca existiu nenhum tratamento que fosse eficaz, a não ser a vacinação, mas quando o animal já esta infectado a coisa complica muito, já foi dito que o tratamento convencional faz pouco ou nenhum efeito sobre a doença, muitas vz ate piorando o quadro, oq se tem de mais recente e comprovadamente com alguma eficácia e o uso combinado da Ribavirina + Vitamina A. A sua ação não e totalmente explicado mais os resultados apresentados por diversos animais submetidos ao tratamento comprovam que hoje e o melhor caminho a seguir, hoje e o único medicamento que consegue reverter o quadro da doença quando avança pra fase Neurológica que e a pior, por isso te digo, se tem alguma coisa que pode ser feita e essa que vc tem submetido o seu animal, não esqueça que quem vence o virus e o sistema imunológico e pra isso tem que ser fortalecido com medicamentos de suporte e alimentação.

      Excluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Oi Fabiano! Gostaria de saber se depois do tratamento o exame pra cinomose da negativo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciane, não sei te falar sobre isso pq meu cachorro não fez o exame, talves seria melhor vc perguntar isso pra algum veterinário.

      Excluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Demos o Virazole por uns 20 dias e há uns 15 estamos dando a vitamina A (arovit - um comprimido por dia). O citoneurin 5000 começamos ontem ( dia sim dia não por 1 semana e para na semana seguinte não é?), pois estavamos dando complexo B normal. Ela estava até +-, conseguia andar, mas como o remédio acabou na terça, ela parou de andar, mas se alimentar normal. Amanhã estarei em fortaleza e já consegui um frasco do virazole e mandarei por sedex, no mais tardar ela volta a tomar na segunda. Vou atrás do promundog ou algum suplemento parecido. Minha dúvida é se dou 2 cápsulas por dia inteiras ou fraciono e dou 2 vezes a dose de 180mg, o que você sugere? Tô nessa dúvida. Um questionamento é que consegui o remédio de uma cliente da minha veterinária e o mesmo já estava aberto, Será que perdeu um pouco da eficácia ou foi mesmo a reação do organismo dela?

    Só sei que lutarei até o fim para vencer esta doença e tenho fé em Deus que conseguiremos.

    Mais uma vez agradeço toda a atenção que você dá aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saul, creio que o virazole se tiver aberto e guardado em local fora do recomendado tomando sol por exemplo, pode sim perder a eficácia, todo caso olhe tb se a data de validade se já não tinha expirado. Quanto dar novamente, sim, eu creio que quando e necessário a dose pode ser repetida, no meu caso isso aconteceu, então repita a dose, se seu animal tem 6 kg como falou, acho melhor dar 1 comprimido por dia, vai passar um pouco da dose, mas e melhor errar pra mais. Uma pessoa aqui no blog disse que o veterinário sugeriu abrir a capsula e colocar a dose certa em um pouco de soro em uma seringa e dar pra o animal, nesse caso a medida do conteúdo da capsula seria em torno de uns 80%, fica a seu critério a forma de dar.
      Quanto a o Citoneurim, dia sim dia não por uma semana e pausa outra, continua esse ciclo ate ela voltar a andar, esse medicamento vai ser mais importante pra reabilitação. Quanto a Vitamina A pode dar 2 comprimidos por dia agora na fase mais crítica, assim que sentir que ela ta melhor ae pode voltar a dar 1.

      Excluir
  75. Oi Fabiano, Obrigada pelo seu blog. Ainda não venci a Cinomose, mas estou muito esperançosa.

    Nossa cachorrinha tem 5 anos, e pesava 7 kg.
    No dia 20/10/12 ela começou com tosse e disenteria, a outra cachorra do quintal também, levamos ao veterinário, e tratamos com Bactrim susp.
    A outra cachorra (maior e mais gorda) se recuperou, ela não.

    No dia 14/11/12 foi diagnosticada cinomose - o exame de sangue deu deficiencia nos linfocitos tipicos marcando 194 quando o normal é entre 600 e 5.100 - , ela ficou com um olho machucado e sempre fechado, com hipersensibilidade a luz, comia pouco, mas ainda comia, demos bifes de figado e ração de gato (que ela aceitava bem). O tratamento indicado pela veterinária foi Leucogen, Citoneurim 5000 e colirio Biamotil D.

    Não houve muita melhora, li o blog, e começamos a dar a Ribavirina no dia 19/11/12 250mg por dia, junto com o Omeprazol e a Vitamina A (Arovit)2 cprs por dia inicialmente (não paramos com a medicação receitada pela veterinária). Nos 3 primeiros dias ela teve vomito, demos dramin para diminuir o enjoo e continuamos com a Ribavirina.
    Ela ainda andava, por mais que tombasse para o lado direito, se encostava na parede e andava.
    Seguimos com o tratamento, fez exame de sangue no dia 23/11/12 e os linfocitos aumentaram de 190 para 350 - melhorou bem pouco, ela ainda comia pequenas quantidades de carne.
    Ela foi ficando mais deitada a partir do dia 29/11/12, mas ainda andava um pouco e levantava durante a noite para fazer as necessidades, no dia 30/11/12 a boca dela travou e isso sim está nos preocupando, além dela não querer mais comer, até pra colocar a seringa na boca dela está difícil e por vezes a boca trava mesmo quando conseguimos colocar a seringa, e a seringa fica presa tamanha e a força da mordida - estamos dando varias doses de soro durante o dia.
    Desde ontem 01/12 ela não consegue mais andar... cai, nós ajudamos ela com a coleira porque quando quer fazer necessidades ela chora, ai pegamos a coleira para auxiliar ela... mas mesmo com a coleira tá difícil. E ela passou a ter uns espasmos, e chorar hoje... quando isso acontece parece que ela quer levantar e não consegue, fica mexendo as patas, as da frente ficam bem esticadas, é como se ela "andasse" deitada, quando eu pego ela, ela tenta subir e subir, ai fico segurando ela na posição em pé , mas eu que seguro o peso..., e ela vai se acalmando, e dorme nessa posição mesmo, ai deito ela devagar.

    Ela ainda pisca e fecha os olhos quando dorme, mas percebo que o olho direito está parado - estático.

    Amanhã ela vai repetir o exame de sangue, e amanhã é o ultimo dia da Ribavirina, não vejo que o quadro dela estabilizou, vejo ela piorando, mesmo assim devo parar com a Ribavirina né? E continuar só com a Vitamina A e o Citoneurin....

    O que eu poderia fazer, na sua opinião, para conter essas crises?

    Não pretendo desistir, sei que é um tratamento delicado, mas estou triste por não ver a melhora mesmo com a Ribavirina e Vitamina A.

    A propósito para conseguir a RIBAVIRINA: (016) 2132 5000 - Cirúrgica Mafra - fica em Ribeirão Preto - mas entrega - é necessário enviar a receita por correio.

    Obrigada!(e desculpe escrever tanto)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, è muito duro de ver nossos bichinhos sofrerem tanto né?Mas fique em paz e ñ desista nunca!!!!Minha cachorrinha e meu cachorro ficaram juntos,mas como ele estava bem gordinho se recuperou bem rapido.Agora ele esta de quarentena,para tomar a vacina.Desde que meu filho nasceu eu dei uma ``esquecida´´ dos meus bichos,deixei de dar a vacinas desde então,pois meu filho ficava muito doentinho e a atenção era toda pra ele.Mas, aprendi a lição duramente,meu doberman fugiu no dia 03/09,e os dois ficaram muito tristes ,pararam de comer e por isso caiu a imunidade,como ela era mais magrinha,então evoluiu mais rapido. Fiz o que pude e que ñ pude.Então independente do tratamento que fizer,tenha Fé em Deus,e dê muito carinho á ela,eu até cantava pra minha qnd ela tinha umas crises de choro,e ela acalmava bastante.Faça isso também!!!!Me manda noticias dela,estou orando por vcs.Grande abraço.....

      Excluir
    2. É... ela não resistiu... faleceu dia 03/12/12..estou bem triste... mas sei que tentamos de tudo... também pedia que fosse feita a vontade de Deus...obrigada pela ajuda e pelo Blog.

      Excluir
  76. Olá Fabiano,nâo sei se vai lembrar de mim,mas postei ha um mês +ou-,a respeito da minha cachorrinha que estava com essa doença.Bom ela faleceu no dia 28/10,em meus braços, como sempre falei á todos que ficavam enchendo minha cabeça com a tal da Eutanasia,se ela for embora ela vai do meu lado!Estou muito arrasada ,mas feliz ao mesmo tempo, por ela ter parado de sofrer tanto.Sempre pedi à Deus que a vontade dele fosse feita e foi feita! E Ele me conforta todos os dias.Bom,sobrou Ribavirina,bastante até,pois ñ deu tempo dela completar os 15 dias,e se vc conhecer alguém que se interesse é só falar comigo via Email nicoli_croitor@hotmail.com ,Obrigada.

    ResponderExcluir
  77. Boa noite Fabiano, muito bom seu blog,muito completo,mas minha procura é bem mais especifica, pois ja procurei em varios lugares e quem sabe vc pode me ajudar.
    Já perdi a luta contra cinomose de animais que resgatei na rua tempos atrás, mas consegui salvar uma cachorra no inicio da doença, ela morreu ano passado por outro motivo aos 13 anos de idade.
    Este ano antes de me mudar para minha atual residência resgatei uma cadelinha, que aprontou de emprenhar após uma fugida.
    Seus filhotes estão com 28 dias, e no ultimo domingo um dos filhotes(de uma ninhada de 7)começou a chorar muito alto, gemia muito,achei que era dor...na manha seguinte não chorava tanto,mas estava mais amuada, depois percebi que outro filhote tbém chorava muito passou assim a noite inteira, qdo levei na CZZ daqui da minha cidade, assim que bateu o olho nos filhotes mais debilitados ela constatou o olhinho de uma fechadinho de secreção, e secração nasal em outra, suger indo diagnostico de cinomose, logo fiquei preocupada conhecendo essa doença e o que ela causa,ela passou amoxacilina de 8 /8 horas, polivitaminico 3x ao dia.
    Mas eu acho que para uma doença tão devastadora assim,amoxa não acredito ser a melhor indicação, pediu para eu separar os filhotes,inclusive da mãe,mas entendendo que eles dividiam o mesmo local, ela nem sugeriu,o que eu fiz depois por conta própria e agora vi que fiz o ideal,foi tbém iniciar o antibiotico nos outros filhotes.
    Infelizmente a segunda bebezinha a se contaminar faleceu ontem, assim que chegamos do veterinario, mas tres estão bem graves, com convulsões as vezes a cada 10 ou 15 minutos, mais dois estão com secreção nasal e roncos no peito(sintoma esse que eu ja estranhava em sentir em um deles a tempos atrás,nunca imaginei que era sintoma de cinomose se soubesse....).
    Será que tem algo a mais que eu possa fazer?Agora a noite percebi que a mãe não está tão faminta qto antes.....estou procupada e muito triste, de perder uma ninhada inteira assim.....
    =(

    ResponderExcluir
  78. Ola Fabiano estou retornando para tirar algumas duvidas , terminou a segunda quinzena da ribavirina, e eu gostaria de saber a partir de quando vc comecou a fisioterapia ? Quando comecou a colocar o coleira em carrinho de rodas ? O Coleira ficou toalmente paralisado? como foi sua evolucao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fisioterapia propriamente dita com profissional não fiz, fazíamos em casa mesmos movimentando as patinhas dele todos os dias, isso dês devo inicio da perda de movimentos, quanto a cadeira de rodas, colocamos ele quando já tinha recuperado uma boa parte da mobilidade, ele tentava ficar em pé mas não tinhas forcas, ae com a cadeira ele foi melhorando, acho q ele estava com uns 5 messes sem andar, quanto a pergunta se ele ficou totalmente paralisado, sim ficou totalmente. Para mais detalhes como foi o tratamento e a evolução dele, leia o primeiro post do blog "Compartilhando" e os outros também. Obrigado e boa sorte!

      Excluir
  79. Olá Fabiano meu nome é Juscelia e tenho uma lhasa apso . Verifiquei ontem que ela deu uns espirros durante o dia , mas a noite ela fez coco mole(quase aguado) várias vezes. Dei simeticona pra ela e soro caseiro. Vc acha que devo ja dar a ela a vitamina A até como uma forma de prevenção , pois ainda não levei ao Vet pq aconteceu a noite e hoje pela manhã levarei minha filha ao médico. Caso eu possa dar a vitamina vc pode me passar o nome certinho e a dose que devo dar, ela tem 02 meses e 20 dias e pesa entre 2 a 3 kg. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  80. Juscelia novamente, a qtdade e de quantas e quantas horas...a vitamina A

    ResponderExcluir
  81. Oi é Juscelia novamente, hoje levamos ela no veterinário e ela fez exame de sangue , a médica passou pra ela giardicid 50 mg (01 comp. de 12 em 12 hr), hidravet (dissolver em 250 ml de água e dar a vontade)e gastroglobulin (injetável que será dado 3 ml por 5 dias).. Liguei agora a tarde pra saber o resultado do exame e o veterinario disse que está tudo normal, não tem anemia, nem bactérias e nem presença de infecções ) e lendo seu blog eu comprei por conta própria o Arovit e dei 0,5 comprimido pra ela (ela está com 2kg e 600 grs). O médico disse que a diarréia se deve por ela ter comido algo que a fez mal , pois domingo ela mexeu em um saco de rejunte e estava com a boca preta...Eu não queria que fosse nada, mas seria bom mesmo se ela ficou assim por causa do rejunte e não desse problema maior. Hoje ela não fez coco nenhum durante o dia, só xixi. Estou dando água de coco pra ela e frango desfiado. Devo continuar dando o Arovit pra ela, mesmo que o exame não tenha acusado nenhuma infecção ? Ou devo continuar pra previnir qualquer coisa ? Caso afirmativo me informe quantos dias devo dar e se minha dosagem está correta...
    Ps: na consulta a médica disse que não era necessário dar vitamina A.
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  82. Amigos, gostaria de compartilhar com vcs, sei que e mais um desabafo, hoje perdi um de meus cachorros, tive infelizmente que sacrifica-lo, não foi a Cinomose que o levou, foi um maldito tumor no pulmão que não deu chance a ele, fiz de tudo, tudo mesmo. Pra quem viu meu relato com o Coleira deve ter percebido quanto fui ate obstinado por salva-lo, sem ter condições paguei 900,00 em uma tomografia pra saber realmente se era isso que ele tinha, raios-x nem sei quantos, exames diversos, remédios caros. Infelizmente, por mais que eu lutasse o meu Tedy querido não suportou, deixo aqui pra vcs meu relato, um desabafo. Mesmo sem ser veterinário, procuro ajudar em que meu conhecimento permite, pq sei a dor que é ver um animal querido sofrer, infelizmente tem coisas que não entendemos pq acontecem, não desejo a niguem isso.

    Fabiano Junior - Criador do Blog http://cinomose-tratamento-e-cura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano imagino sua dor,pra ter chegado a esse ponto sei que deve ter ido ao limite, pela historia de seu blog. Pra salvar o meu Juninho tb tenho gasto bastante dinheiro, mas as vezes é tanta a dor de ve-lo mal que parece tortura tanto p mim qnt p ele, as pessoas ao meu redor só dizem isso,me pondo pra baixo, saiba que o seu blog é um importante fator de eu ainda ter esperanças de ve-lo bem novamente.

      Excluir
    2. Fabiano eu sei a dor que vc deve estar sentindo pois já perdi alguns cachorros e sei como é triste perder quem a gente gosta por isso te desejo muita força e espero q vc fique bem. Mais me tira uma dúvida não foi o Colera não ne. Abraços.

      Excluir
    3. Fabiano eu sei a dor que vc deve estar sentindo pois já perdi alguns cachorros e sei como é triste perder quem a gente gosta por isso te desejo muita força e espero q vc fique bem. Mais me tira uma dúvida não foi o Colera não ne. Abraços.

      Excluir
    4. Foi não Santiago, o Coleira ta firme, ta ótimo por sinal, ficou muito bem, anda pra todo lado e corre, ela já esta com 10 anos, e um excelente cachorro, muito dócil apesar do tamanho, mas ele fica na casa de minha mãe juntamente com mais 2, esse que perdi era um que morava comigo mesmo, era meu companheiro, uma perda pra min inreparável, tenho tentado ter forças pra superar a perda dele, ainda mais pq foi de uma forma tão imprevisiva, rápida e traumática, peguei ele na rua a uns 3 anos e ficou muito apegado comigo, eramos inseparáveis, vivia dentro de casa, o nome dele era Tedy e era um labrador mestiço muito bonito e brincalhão era como um filho pra min, acho que por isso tem sido tão difícil superar sua perda, to ate mudando de casa pq disso, tudo me lembra ele.

      Excluir
    5. Fabiano boa noite! Que bom que o Coleira esta cada vez melhor, glória a Deus. Deve ter sido horrível voce ter tomado essa decisão de sacrificar o Tedy, espero realmente eu nunca passar por isso e espero que voce, se Deus quizer, não passe por isso de novo. Não conhecia o tedy, mas estou com o coração triste por voce e por ele. Amigo, só posso desejar a voce muita força. Fica com Deus, abraços.

      Excluir
  83. Fabiano boa tarde! Gostaria de perguntar uma coisa. Ja comecei o tratamento com os meus dois filhotes mas antes de começar elas comiam normal. Depois perderam o apetite e estou dando a comida na boca, como vc explicou. E isso ja faz 5 dias. Quanto tempo mais ou menos leva para voltar o apetite e elas comerem normal?

    ResponderExcluir
  84. Esse será o primeiro Natal do Pingo, meu filhotinho de 4 meses, e ele está lutando bravamente contra essa doença terrivel que é a cinomose. Hoje é o 10º dia de ribavarina + vitamina A e demais complementos vitamínicos e todos os outros medicamentos. Tem dias que ele está todo molinho, tem dias que tá melhorzinho, é praticamente dia sim dia não. Ontem ele estava completamente mole, não levantava nem pra fazer xixi, se molhava todo (ele é um shih tzu), hj tá melhorzinho e espero que esteja melhor a cada dia! A fase neurológica atingiu suas patas traseiras, e ele fica o tempo todo como se estivesse com um soluço muito forte que sacode todo o corpinho dele, as patinhas traseiras não tem força e sua cabecinha fica balançando, tadinho, digo que é meu "dançarino de rap"...rs. Tem que sorrir, pq essa doença é muito triste e desgastante.
    Mas tenho fé em Deus que sairemos dessa e ano que vem o Pingo estará fazendo farra no Natal, a vida dele é o meu pedido pro Papai Noel!!! Feliz Natal a todos. Silvia

    ResponderExcluir
  85. Oi Fabiano. A minha cachorrinha Cacau que estava se recuperando tão bem piorou depois que deixei de dar a ribavirina. Dei durante 25 dias (até mais que o recomendado) ela já estava correndo, pulando e bem esperta. Depois de 1 semana e meia que suspendi a ribavirina ela piorou, agora já não consegue mais levantar e está perdendo a sensibilidade das patas dianteiras também. Recomecei a Ribavirina logo depois da piora dela. Hj é o 3º dia. Estou morrendo de medo dela não conseguir mais recuperar como antes. Da primeira vez com 2 dias ela já estava andando e agora ta pior. Você me dá alguma sugestão? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode iniciar um novo ciclo e dar a Ribavirina por mais uns 15 dias, continue com a Vitamina A tb.

      Excluir
  86. Oi Fabiano vc poderia me enviar um email com a foto do suporte que vc comprou p coleira p fazer a fisioterapia? Não consigo mais abrir o video. To querendo mandar fazer um p cacau. luciannemr@hotmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  87. O Pingo parece não melhorar, estou aflita. Hoje é o 13º dia do tratamento, e ele está todo molinho, qdo consegue andar se arrasta, pq perdeu todo o movimento da patinha esquerda (isso aconteceu depois que já estava sendo medicado com o virazole), ele não consegue ficar sentado pq fica chacoalhando a cabeça e as patinhas dianteiras não aguentam mto tempo, ai se deita. Tenho dado todas as vitaminas e a ração (Proplan filhotes)na seringa, dou tbm um ovo cru todos os dias antes de dar a ribavirina. É assim mesmo William? Ou será que ele não está respondendo ao tratamento? Que angústia meu Deus!
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue com a medicação, se ele tiver chance vai ser com o tratamento, não desista Silvia, sei que e difícil, pode acreditar já passei por isso algumas vz, ver nosso animal querido nessa situação não e pra qualquer um, mas tenha fé, vamos torcer pra ele reagir, mesmo que tenha que prolongar com a medicação, te garanto, a ribavirina so pode fazer o bem pra ele, o único mal que ela faz e pra o estomago, por isso continue a dar se ele não esta vomitando. Seja persistente, temos muitos relatos de animais que se recuperam mesmo estando em faze tão aguda da doença, como já disse, depende muito do sistema imunológico do animal reagir ao vírus, oq vc pode fazer por ele e oque vc tem feito, então e aguardar a reação dele.

      Excluir
  88. Alguém sabe o contato de algum fornecedor da medicação ribavirina?? Minha cachorra, foi diagnosticada ontem, ela está em fase neural e apresenta também dificuldades de respiração, chora muito a noite. Apesar dos problemas, foi constatado que ela apresenta uma carga viral baixa. Moro em São Luís do Maranhão e aqui não vendem em lugar nenhum e nas farmácias publicas, tem muita burocracia para conseguir. Fora que poucos querem ajudar quando descobrem que é pra um cachorro. Estou desesperada, quem puder me ajudar eu ficaria muito grata.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja no post do Fabiano os contatos da SAR medicamentos que fica em São Paulo, na av. Ibirapuera. Se vc ligar eles te enviarão um email dizendo o que a receita do veterinário precisa ter (dados do animal, dosagem da medicação etc), ai vc enviará a receita por email pra ser aprovada pela farmaceutica. Depois vc enviará a receita por correio e eles enviam o medicamento por transportadora. O problema é que todo esse tramite pode ser demorado, eu mesma sai de minha cidade e viajei 200km ate SP pra buscar pessoalmente. O que vc pode tentar fazer tbm é ver o contato aqui no site de algumas pessoas que estavam doando a ribavirina.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela informação, já entrei em contato, meu medo é essa questão de tempo, quanto tempo levaria, se ela iria aguentar. Vou tentar também contato com quem se disponibilizou a doar. Muito obrigada mesmo

      Excluir
  89. Obrigada Fabiano. É muito triste ver o animalzinho sofrendo assim, não vou desistir, estou de férias e dedicando 24hs do meu tempo pra ele, estou rezando, pedindo a Deus que dê forças a ele e a mim. Silvia

    ResponderExcluir
  90. Boa noite. Tenho uma filhote de schenauzer com 3,5 meses. No dia 26 ela teve 3 convulsoes, esta tomando gardenal e nao teve nova crise. A veterinaria suspeita de cinomose, fez o teste e acusou fase intermediaria, q segundo ela pode ser devido a 2 dose da vacina ainda estar ativa. Pediu para refazer o teste em 15dias, mas lendo seu blog nao quero aguardar. O q pode ser feito para ter certeza. O exame do liquor ? Se o resultado demorar, ou devido aos feriados seja impossivel fazer, o q acontece se eu der algumas doses de vitamina A ate ter o diagnostico. Ela esta bem, brinca se alimenta, hj percebi as fezes mais amolecidas e senti ela um pouco quente, talvez um pouco febril, mesmo assim come e brinca mto, mas ate eu ter uma certeza vou ver sintomas em tudo, estou mto preocupada. Este exame faz em hospitais veterinarios ? Obrigada Bethe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ela tomou a segunda dose da vacina?

      Se quiser já entrar com a Ribavirina e a Vitamina A pra prevenir seria bom. Mal a medicação não faz, te garanto, quanto mais cedo entrar com a medicação melhor se for mesmo constatado a Cinomose.

      Excluir
    2. Não espere! Meu filhote apresentou cinomose após a segunda dose da vacina importada! Ele estava alegre e brincalhão, não parecia nem um pouco doente, qdo a veterinária diagnosticou cinomose nem acreditei! A doença evoluiu super rápido, em uma semana ele não brincava mais e foi perdendo o movimento da pata esquerda traseira. Silvia

      Excluir
  91. Oi Fabiano, sei que você não é veterinário, mas tenho algumas duvidas, mas se você não puder me ajudar, tudo bem. Bom, tenho uma cachorra de 7 meses, com 12 kg, um mistura de labarador com fila, ela foi diagnosticada com cinomose no sábado dia 22 , no domingo olhei o seu blog e comecei a correr atrás das medicações, como a ribavirina é muito difícil de se comprar por aqui, comecei a dar logo a vitamina a, injetável, indicado pelo veterinário, o fato de ser injetável vai influenciar no tratamento? Outra dúvida, eu consegui a ribavirina na sexta dia 29, comecei a dar no sábado pela manhã porque antes dei o omeprazol, só que eu só consegui 20 comprimidos de 250 mg, e ela precisa tomar 360 mg, totalizando 5400 mg em 15 dias, como eu tenho 20 comprimidos, resolvi que darei os 20 dias, totalizando 5000 mg no fim do tratamento, o veterinário disse que ela está com uma carga viral baixa, mas você acha que isso vai influenciar negativamente no tratamento? E o fato de que eu comecei a dar a vitamina a antes da ribavirina, consequentemente ela vai ter que parar de tomar antes de terminar o tratamento com ribavirina, isso também vai influenciar negativamente? E também, quando eu terminar o tratamento, ela vai poder tomar a vacina contra cinomose ou não é aconselhável? Desculpe o bombardeio de perguntas, mas o veterinário dela não sabe muita coisa a respeito desse tratamento, ele nunca tentou antes e não sabe me responder certas coisas, se você não souber responder tudo bem. Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc bem disse, não sou veterinário, mas vou dar minha opinião.
      Quanto a dar a vitamina A injetável, creio que seja melhor sim, mas como todo medicamento injetável, precisa de conhecimento técnico pra faze-lo, se vc não tem esse conhecimento, dê ele em comprimido mesmo pq tb faz efeito, so demora uma pouco mais.
      Quanto a dosagem acho melhor vc dar a dosagem recomendada para o peso dele, que e de 360 mg por dia, e nesse tempo que vc vai ter que conseguir mais um frasco do Virazole pq em muitos casos e necessário dar mais de um ciclo, o meu cachorro mesmo eu tive que dar um ciclo de 15 dias e outro de 20, então de todo forma eu a aconselharia a dar a dosagem recomendada e ter mais comprimidos de reserva caso isso ocorra, e te garanto que já vi muitos relatos aqui de pessoas que tiveram que dar um 2 ciclo.
      Quanto a vitamina A pode dar por uns 30 dias, dando umas pausa de 1 a 2 dias por semana pra evitar supervitaminose (leia sobre isso no artigo do Wikipedia dobre cinomose - tratamento)

      Quanto a vacinar, so depois de alguns messes que ele tiver recuperado totalmente, pq agora a imunidade e baixa e pode ser muito ruim pra ele ( não o faça!)

      No mais e isso, se tiver mais alguma dúvida e so perguntar, boa sorte.

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda. Eu já tentei e ainda tento, conseguir mais comprimidos, mas como já até postei recentemente no blog, sou de São Luís MA, aqui só encontrei a medicação em postos de saúde e eles não dão pra animais, pois a cinomose não transmite para humanos, tentei entrar em contato com a SAR de são paulo, mas já enviei 3 emails que eles nunca responderam, também enviei email para umas pessoas que postaram que estavam doando, mas tbm não obtive respostas. Ela tem apresentado melhoras só com a dosagem de 250 mg, mas penso que ela estaria muito melhor com a dosagem correta. E onde eu consegui da ultima vez a ribavirina, disseram que não iam poder ajudar em uma segunda vez. Enquanto isso sigo o tratamento da maneira que consigo e com muita esperança, torcendo pra que a Valentina, minha cachorra, fique bem. Obrigada mais uma vez pela ajuda.

      Excluir
    3. Oi, não sei seu nome, mas estou em tratamento de meu filhote, vou te repassar o email da SAR que me enviaram solicitando os dados da receita correta do veterinário, vc já se adianta dessa forma.
      Boa noite

      Conforme solicitado, seguem os dados que devem constar na Receita de Virazole 250mg p/ uso veterinário:

      · Nome do proprietário
      · Endereço do proprietário
      · Nome do animal
      · Raça
      · Espécie (gato ou cachorro)
      · Tempo de vida
      · Nome do medicamento e dosagem – se constar o nome químico, informar também o nome comercial
      · Quantidade de caixas
      · Posologia
      · Dados do emitente (veterinário): carimbo, CRM-V, assinatura e endereço da clínica.


      Quando estiver com a receita original, por favor, nos encaminhe por e-mail para receitas@oncoprod.com.br c/ cópia para oncologia@teleaction.com.br para conferência prévia pela farmacêutica.


      Atenciosamente,


      Erica Menezes
      Televendas
      Tel: 11 5593-2200
      Fax: 11 5593-5174
      ericam@teleaction.com.br

      Excluir
    4. Como disse o Fabiano, as vezes é necessário prolongar o ciclo da ribavirina, o Pingo por exemplo estou tendo que repetir o ciclo,pq ele ainda estava mto fraquinho, agora, graças a Deus, ele começou a apresentar melhoras, brinca, corre arrastando as patinhas traseiras(sentado!) e ontem até comeu umas bolinhas de ração sozinho! Tenho fé que conseguirei salvá-lo!!!
      Então, vc tenta já providenciar a receita correta, com a quantidade de caixas de remedio que vc precisará, e já envia direto por email pra eles.
      Silvia

      Excluir
    5. Oi Sil, oi Erica, meu nome é Patrícia. Muito obrigada pelas dicas e pela ajuda, me dá mais esperança ainda saber que existem pessoas que se importam e queiram ajudar. Também tenho muita fé que conseguirei salvar a Valentina e tenho muita fé também nela, apesar de tudo ela sempre teima em se manter de pé, comer sozinha, correr quando eu chego. Graças a Deus ela não perdeu a mobilidade e o quadro neurológico dela, que é o mais evidente, com a medicação parou de evoluir. Rezo para que nosso animaizinhos se curem.

      Att,

      Patrícia Monteiro

      Excluir
    6. Fabiano, vi que você postou algumas fotos do seu cachorro fazendo fisioterapia improvisada. Não tenho muitas condições de pagar por fisioterapia e por acupuntura para minha cachorra, ficaria grata se você pudesse me dar algumas dicas de como fazer esse tipo de tratamento em casa. Minha cachorra não parou de andar, mas leva muitas quedas e me preocupo que ela se machuque, então gostaria de ver se a fisio melhoraria em alguma coisa.

      Atenciosamente

      Patrícia Monteiro

      Excluir
    7. Patricia Monteiro, como está sua cachorra? ela já se recuperou da Cinomose? posso te dar umas dicas sim, so me diga como esta o tratamento dela, quanto tempo já esta em tratamento e medicação que esta usando.

      Excluir
    8. Oi Fabiano, ela esta bem, ainda não está recuperada, estamos no sexto dia de tratamento, estou usando as seguintes medicações, tudo sob orientação e supervisão do veterinário: Citoneurim 5000, Sinvastatina, Enropet (é um antibiótico, já que ela apresentou inicio de pneumonia), a Ribavirina, omeprazol, vitamina A (injetável)e paracetamol se ela tiver febre (graças a Deus essa fase de febre passou com 2 dias do uso de ribavirina). Ela come bem, sozinha, às vezes tenho que dar água na boca, mas em outros dias ela mesma toma, ela anda, mas cai muito, tem dificuldade de apoiar a pata dianteira, a doença não progrediu desde que ela começou o tratamento e ela apresenta pequenas melhoras a cada dia, mas já pedi uma caixa de virazole no SAR, pois cogito que ela tenho que usar um novo ciclo. Enfim, creio que seja isso.

      Patrícia Monteiro

      Excluir
    9. Fabiano, eu estava escrevendo para você, e a minha cachorra teve uma convulsão, liguei para o veterinário e ela vai ter que tomar gardenal, apesar disso ter nos deixado triste, ela em poucos minutos se levantou e veio deitar perto de mim. a força de vontade dela me inspira e é por isso que eu não tenho dado ouvido a opinião de quem me fala para sacrificá-la. A ajuda e o apoio que recebo aqui também me dá forças e fé para seguir com o tratamento, mesmo em uma situação como essa. Obrigada

      Patrícia Monteiro

      Excluir
  92. Boa Tarde!
    Tenho uma BASSET HOUND de 03 meses que foi diagnosticada com cinomose no último dia 25/12. No dia 25 mesmo comecei a dar Trissulfin e Glicopan ( receitado pela VET) e no dia 26/12 ela me forneceu 10 comprimidos de Ribavirina, que comecei a dar no mesmo dia. Aparentemente ela não entro ainda na fase neurológica, pois consegue andar normal, não tem espasmos nem convulsões, somente tosse, muitas secreções, e começou com vômito e diarréia. Procurei a vet dela que no inicio me deu um péssimo retorno, não profissional para se empenhar e medicar corretamente minha cachorrinha, então procurei outra PET, que além de ter efeitos exames laboratoriais, e ter comprovado a cinomose, me deu uma cartela com 10 Ribavirina. Mas ela também não sabia muito o que falar a respeito... depois de muitas pesquisas, inclusive nesse blog, constatei que o prazo mínimo de tratamento são 15 dias correto?!
    Ela está tomando: PELA MANHÃ UMA CAPSULA DE OMEPRAZOL,
    DUAS HORAS DEPOIS - UM COMPRIMIDO DE TRISSULFIN, QUE DISSOLVO EM ÁGUA,
    E EM SEGUIDA 05 GOTAS DISSOLVIDO EM ÁGUA TAMBÉM DE GLICOPAN.
    PARA VÔMITO ESTOU MEDICANDO COM PLASIL ( 06 GOTAS- 1 GOTA POR KG)
    POR VOLTA DAS 11H UM COMPRIMIDO DE AROVIT,
    E AS 14:30H DISSOLVO A CAPSULA DE RABIVIRINA EM ÁGUA E DOU PARA ELA, E POR FIM APÓS 12H REPITO AS DOSES DE TRISSULFIN, GLICOPAN E AROVIT.
    Estou medicando de maneira correta?
    Preciso de mais 05 comprimidos no mínimo de ribavirina, alguém poderia me ajudar?
    Outra dúvida, devo suspender o uso do trissulfin?
    Esse blog, está me ajudando muito com o tratamento da minha cadelinha, espero que as histórias contadas até aqui, sirvam de exemplo e força a todos os donos, para o tratamento de seus bixinhos!
    Por favor, Me ajudem a conseguir a RIBAVIRINA.
    Sou de Londrina-PR.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o peso do seu cachorro?? São 30mg por kg, meu filhote tem 2,5Kg e toma 80mg de ribavarina (mandei remanipular os comprimidos)

      Excluir
    2. Ola! Tem 6kg...

      Alguém sabe de algo para abrir o apetite?

      Ela não quer comer, temos que dar na seringa, ou com colherzinha, mas temos que colocar quase na garganta dela...

      Excluir
  93. Ola, Fabiano! Em primeiro lugar parabéns pelo blog!
    Queria uma opinião urgente, tenho duas cachorrinhas que estiveram em contato direto com uma terceira doente que veio a falecer de cinomose em minha casa uma pena não ter descoberto seu blog antes, as minhas cachorras são vacinas e estavam com boa saúde tudo em dia as vacinas, alimentação com ração premium... Faz 10 dias hoje que a outra morreu, eu tinha recolhido ela da rua 4 dias apos estar em casa começou a apresentar o estagio neural da doença e piorou muito apos começar tratamento com corticoides receitados por minha vet... Estou apavorada com as minhas cachorras, não sei se é neurose minha ou se realmente esta acontecendo mas esta parecendo que minha cachorras estão apresentando o estagio gripal da cinomose, estão se alimentando normalmente, fezes normais, nenhum vomito e nem febre... O que eu queria saber e se vc me aconselha entrar com o Virozole e a ribavirina nelas como prevenção? Estou com muito medo... Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconselho, se tiver muito preocupada, faça o teste apropriado pra diagnostico da doença, outra coisa, se as vacinas delas estiverem em dia, não há com que se preocupar, apenas tenha certeza de ter aplicada a vacina importada, a eficacia dela e comprovada e tem efeito por um ano.

      Excluir
  94. Oi você que é de São Luís. Eu tbm sou e tive que pedir a Ribavirina em Belo Horizonte. Fiz o tratamento da minha cachorra 20 dias. Antes do tratamento ela não estava andando e nem conseguia ficar em pé. logo depois do 2 dia de tratamento ela já conseguia ficar de é e andar, mas a gente tinha que levantá-la. Fiz 20 dias de tratamento e depois parei. Só que depois de 7 dias sem tomar a medicação ela piorou e foi miuto rápido. Dia 16/12 foi a ultima dose que dei a ela. Dia 23/12 ela já não tava conseguindo levantar direito e dia 14/12 ela já não levantava mais, foi ai que reiniciei o tratamento e hj tem 8 dias e ela ainda não melhorou, mas tô com esperança de que ela volte a ficar boa. Ela já estava pulando, correndo e brincando bastante. Se eu soubesse nem teria parado o tratamento com os 20 dias. Agora ela só levanta o pescoço. qualquer coisa pode entrar em contato comigo. Lucianne, São Luís-MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucianne, você entende a dificuldade das coisas por aqui, graças a Deus consegui um fornecedor, mas o veterinário disse para eu esperar como ela se comporta com a medicação, ela está no 3 dia de tratamento. Mas estou com muito medo dela regredir depois do término da medicação. Enfim, seja o que Deus quiser, estou fazendo o possível pra salvá-la. Ela não chegou a parar de andar, só está com falta de coordenação e tiques , eles estavam muito fortes, mas com os remédios notei que diminuíram a intensidade, ela come bem, só não quer beber água, então tenho que dar na seringa. Espero que tudo fique bem com nossas cachorras.

      Excluir
    2. Qual medicação está sendo aplicada?

      Excluir
    3. Luciene, foi muito importante sua mensagem, isso me fez tomar a iniciativa de criar um novo Post apenas para dar uma recomendação de prolongar o tratamento com a Ribavirina por 30 dias, não e a primeira vz que tenho relatos de usuários que deram a medicação por um período de 15 dias e tiveram um ótima melhora no quadro do animal e em seguida uma piora agravando o estado do mesmo, inclusive afetando a mobilidade do animal.
      Isso aconteceu comigo e na época tive que dar 2 ciclo com o Coleira pq ele melhorou muito apos 15 dias, então tive que viajar por uns 7 dias e outra pessoa ficou tomando conta dele, mas ele já estava muito bom quando sai, mas quando voltei ele tinha piorado novamente então voltei a dar a Ribavirina, mas ele ficou totalmente paralisado e ficando 6 messes pra voltar a andar. Na época eu não percebi, pensei que ele tinha ficado com a imunidade baixa pq ele ficou triste por eu ter viajado, mas hoje tenho notado que isso e algo que tem sido frequente em outros relatos, alguns usuários como vc tem mencionado exatamente a mesma coisa, uma melhora e depois a mesma piora que tive com meu animal, a partir de agora vou recomendar para aqueles que tiverem uma boa resposta com o medicamento, continuar por 30 dias ao invés de apenas 15.

      Excluir
  95. *onde tem 14/12 é 24/12

    ResponderExcluir
  96. Olá meu nome e Taise, tenho uma cadela que levei ao vet e primeira diagnosticou dermatite comprei os medicamentos e ela nao melhorava, depois levei novamente e ele disse que era cinomose ( diagnósticos a olho nu) comprei novamente os medicamentos dexacitoneurin , bionew e enrofloxacino . O Dexa aplicação 1 dia sim e 1 dia nao, o bio Td dia por 7 dias. E teve um dia que foram aplicada as duas, e ela quase nao agüenta , e ao chegar em casa ela nao andava direito , piorou entao nao dei mais , faz dois dias. Só que agora os movimentos dela piorou muito, ela nao consegue mais levantar , eu seguro ela com o puxador ponho na cintura e seguro ela, pra ela poder andar um pouquinho . Será que isso ocorreu por causa das injeções ou por eu suspendi? Ah e ela nao tem Td os sintomas de cinomose, ela nao vomita, nao tem diarréia , nao tem febre, nao tem convulsão, a audição dela ta perfeita , ela e cega e ela ainda sabe os caminhos direitinhos por onde anda, sendo assim acho que anparye neurológica dela ainda ta boa. E ela nao tem aquele tique, ele tem um tremor como se tivesse com frio, eu acredito que seja isso pq eu agasalho ela e ela fica direitinho . Por favor dei-me sua opinião . Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taise, se vc não chegou a ler os tópicos do blog vou resumir pra vc, não de Dexacitoneurim pra ele, procure se inteirar mais lendo os post já publicados aqui no Blog, existe muito material e muitas experiencias já relatadas por outros usuário.
      1 - Procure identificar se seu animal esta realmente com Cinomose, isso você pode obter fazendo exames específicos pra doença, procure um veterinário competente e procure saber.

      2 - Se for realmente cinomose, o tratamento de maior sucesso e o descrito no post publicado aqui no blog "Perguntas e Respostas" Ribavirina + Vitamina A

      3 - Não de anti-flamatórios (Dexametasona - dexacitoneurin) ou qualquer outro, se tiver que dar opte pela SINVASTATINA, leia material do blog que explica sobre isso.

      Excluir
  97. Taisa, substitua o dexacitoneurim pelo citoneurim, dexametasona reduz o sistema imunológico. Dê o qto antes a ribavirina

    ResponderExcluir
  98. Fabiano,
    poderia me ajudar... fiz um comentario acima, poderia verificar minhas informações?!
    Minha cadela tem muitos vômitos, o que posso fazer?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  99. Obrigada. Mais essa ribavirina é medicação humana ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taise, a ribavirina é medicação humana sim, veja nos posts do Fabiano a pesquisa feita pela veterinária Simone, em sua pesquisa de mestrado na Unesp de Botucatu, ela teve 80% de êxito com o uso da ribavirina, um índice de cura altissimo, em se tratando de cinomose! A ribavirina é um retroviral utilizado em humanos principalmente no tratamento da hepatite c.
      O sistema imunológico dos cachorros fica mto debilitado com o virus da cinomese, impedindo que o próprio organismo combata o virus, então a associação de ribavirina + vitamina A (que tbm atua como antiviral) ajudarão o virus a não se reproduzirem, e os complexos vitamínicos (medicação de suporte) fortalecerão o sistema imunológico de seu cachorro, pra que o organismo dele elimine os virus. Vale a pena ler os posts de resumo do trabalho da Dra.Simone.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Ajudou sim. Mais infelizmente aqui na minha cidade nao tem esse medicamento

      Excluir
    3. Taise, também enfrentei o mesmo problema de não ter na minha cidade, acabei de liga para o Sar medicamentos, enviar emails não funciona muito, então, eles já me responderam com a receita modelo que eles exigem, só vou mandar o veterinário preencher e enviar de volta para eles. Liga, vale a pena, custa 95 reias e ai ainda vou ver os custos de envio, mas vale muito a pena. O número é: 1155932200

      Patrícia Monteiro

      Excluir
  100. Fabiano venho aqui infelizmente pra dizer que perdi na guerra contra a cinomose, meu filho nao resistiu e no ultimo dia 28 me deixou com um remorço que eu vou carregar a vida inteira por nao ter vacinado, saber que podia ter evitado tudo isso, nossa dá muita raiva. Bem só pra esclarecer o caso dele foi assim: ele começou a tontiar no dia 18 de outubro, dai levei ele ao vet no dia 20 passaram exames de sangue e me disseram pra aguardar e eu perdida sem saber o que fazer vendo meu filho piorar a cada dia, só entao lá pra final de outubro me disseram que devia ser cinomose, que era p eu fazer o exame pra saber se era , só a essa altura que eles solicitaram isso dai eu fiz e deu negativo, mas depois fui saber que podia dar negativo já. Ou Seja, perdi muito tempo, entao corri atras na internet e cheguei aqui e resolvi tentar esse tratamento já que era o que me restava, lá pro dia 4 de novembro ele na conseguia mais ficar de pé, consegui a ribavirina no dia 11 de novembro e passado um mes dando ela, meu filho nao apresentava melhoras e sim pioras isso me deixou muito mal, pq vc disse que depois de um mes a doença havia estabilizado né, mas eu nao podia perder as esperanças , mesmo todos ao meu redor botando pressao pra q eu acabasse logo com o sofrer dele, mas eu nao podia fazer isso, se tivesse que ir eu nao iria ser mandante, mas hj eu tendo sido relaxada em relação as vacinas me sinto da mesma forma . Pois eu fui culpada de deixa lo nessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bhet, lamento por sua perda, sei oq sente pq também pedi meu animal mais querido a uns 15 dias (tedy), também fiz o impossível, não foi a cinomose que o levou mas sim um tumor no pulmão. Aqui venho acompanhado muitos casos e tentando ajudar a todos q me procuram justamente pq sou dono de animais também e sou muito apegado a eles, sei oq e ter um animal doente e não poder fazer nada, aqui no blog tenho tido muitas alegrias de saber q muitos donos conseguem através desse tratamento salvar seus animais, infelizmente muitos também perecem mesmo tendo toda dedicação de seus donos, creio que seja muito por algumas condições especificas de cada animal, como por exemplo a carga viral, tempo de exposição ao vírus antes de tomar a medição, resistência e resposta do sistema imunológica do animal e outras coisas q nem sabemos, uma coisa e certa, uns animais tem uma resposta bem positiva ao tratamento enquanto outros não.
      Beth sei que isso não e consolo, mas eu como você fizemos oq estava ao nosso alcance pra salvar nossos amigos, infelizmente não adiantou, mas me conforta saber q lutei e fiz de tudo ao meu alcance pra salva-lo.

      Excluir
  101. Muito obrigada patricia!!! E a vc tbm Fabiano

    ResponderExcluir
  102. Fabiano, gostaria de agradecer imensamente pelas dicas do blog. Eu recolhi uma cachorrinha na rua. Ela estava com uma bicheira no olho e com muita tosse. Isso foi no dia 03/01.
    Tratei os problemas isoladamente. Capstar para a bicheira e expectorante para a tosse. Acontece que na noite do dia 7 ela começou a ter tiques. Só então eu desconfiei que era cinomose, o que foi imediatamente confirmado pelo veterinário na manhã do dia 8.
    Então ela foi medicada com soro, petsporin, acetilcisteína, organoneuro, dipirona e cino-globulin. Pesou 7kg.
    Mas, desde então, ela não urina e não faz cocô. Almoçou muito bem, comeu praticamente toda uma lata de ração pastosa, mas a noite já não quis comer e nem beber água. Ela também não para de andar de um lado pro outro, como se ficar deitada fosse incômodo. Eu acho que piora a tosse quando ela deita, por isso evita. Os dentes travados estão acabando comigo! Penso muito seriamente em pedir ao veterinário que coloque uma sonda.
    Amanhã voltarei ao veterinário para repetir a aplicação dos medicamentos e mostrarei seu blog a ele. Espero que me dê a receita e que eu não tenha dificuldades para achar o remédio. Moro numa cidade relativamente pequena e vamos torcer.

    Minha pequena Sofia é uma graça, me segue pra onde eu vou, mesmo com o agravamento dos tiques.

    ResponderExcluir