quinta-feira, 7 de junho de 2012

3 Messes de tratamento (Coleira)

Bem, após um período de tratamento de 3 messes gostaria de deixar aqui, mais alguma informações.

Tive que repetir a o tratamento com Ribavirina por mais 15 dias porque ao final da primeira quinzena de tratamento a veterinária percebeu que a imunidade do Coleira não havia melhorado, foi ae então que nós propusemos a repetir a dose. Dessa vez não consegui a Ribavirina manipulada, mas corri atrás e consegui o Virazole em uma farmácia aqui da capital (Ligmed - http://www.ligmed.com.br ), custou R$ 80,00 com cápsulas de 250 mg, também vale ressaltar que tive que conseguir com a veterinária receita médica pois só e vendido com receita.

Continuamos com a medicação de suporte, Hemocare, Promundog e vitamina A "Arovit" e foi repetida a Ribavirina com a diferença que dei uma cápsula antes de cada refeição totalizando 3 cápsulas ao dia.

No sexto dia como da outra vez o Coleira parou de comer, então tive que dar a ração de filhote batida no liquidificador. Por volta do décimo dia tive que parar por alguns dias poque ele começou a vomitar, depois que ele voltou a comer normalmente iniciei a ribavirina iniciando com apenas 1 cápsula ao dia e depois aumentei a dose pra 2, uma na parte de manhã e uma anoite, vale ressaltar que isso deve ser considerado a cada caso.

Tenho percebido que hoje ele esta bem forte, come normalmente, só estou dando a medicação de suporte pra aumentar a imunidade (Promundog Hemocare e vitamina A), tenho diminuído a quantidade desses medicamentos pra dia sim dia não.
Quanto a sequelas, a única que ele apresenta e a falta de mobilidade, fica deitado o tempo todo, temos que levar água e comida pra ele, arrasta-lo também para que possa fazer suas necessidades.

Andei pesquisando um pouco sobre a possibilidade de ele voltar a andar, percebi que o melhor tratamento e a Aplicação de vitaminas do complexo B, principalmente a B1 e B12,  o melhor medicamento e o CITONEURIM 5000 injetável, vejam bem, já falamos do "Dexa-Citoneurim" que não se deve utilizar de forma alguma porque a Dexametasona e um corticoide e como já abordado no outro Post e altamente prejudicial pra animais com Cinomose póis abaixam a imunidade desencadeando a piora na saúde do animal.

O CITONEURIM ajuda a proteger e a recuperar a  "Bainha de Mielina" que recobre os neurônios e responsável pelas ligações entre o sistema nervoso e que quando são atacadas pelo vírus da cinomose acabam sendo destruídos afetando assim na mobilidade do animal, a vitamina B12 ajuda na reconstituição dessas ligações

Veja mais: http://www.bulas.med.br/bula/2307/citoneurin+solucao+injetavel.htm

Iniciei a aplicação do CITONEURIM a cerca de uma semana e tenho percebido com o passar dos dias uma melhora na sensibilidade do Coleira, percebi que ele tem conseguido se arrastar de um local pra outro e ensaia levantar mais ainda não consegue, percebo que tem sido de grande importância essa medicação e já tenho lamentado por não ter entrado com ela antes no tratamento.

Para as pessoas que estão iniciando o tratamento não deixem de ler o primeiro Post que publiquei, hoje vejo a importância que foi o tratamento com a Ribavirina e creio que se não fosse por ela o Coleira não estaria mais vivo, percebi que a partir do dia que iniciamos o tratamento com ela ouve uma brusca parada no avanço da doença que se estabilizou, não houve mais sintomas ficando apenas a falta de mobilidade.

Em resumo, o quanto antes iniciar o tratamento com Ribavirina melhor!!



Esse vídeo foi feito recentemente por volta de 4 messes depois do início do tratamento.
E possível perceber o Coleira  já  respondendo a alguns estímulos.

Quase se levantando.



Carrinho que fizemos pra que ele possa estimular as pernas e patinhas.

47 comentários:

  1. Boa tarde fabiano, eu preciso urgente falar com vc, estou com seis cãezinhos com cinomose.
    Eu não estou conseguindo a Ribovirina A Etna e o Virasole aqui em Vitória-ES.
    Encontrei em um farmácia em S. Paulo, mas só vendem se eu for buscar pessoalmente.
    Por amor de Deus entre em contato comigo, para me dizer com eu conseguir esta medicação sem burocracia inclusive a Ribavirina, porque eu tenho que mandar para um laboratório para ser transformado na quantidade certa para o peso de cada um deles.
    neusa.ato@uol.com.br. neusa1@globo.com
    27-3227-4509 0u tim 21-82826075, Por favor me ligue a cobrar o quanto antes.
    Agradeço e aguardo contato
    Deus te pague
    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serena tive o mesmo problema que vc, mas encontrei nesse site http://www.sar.com.br/br/medicamentos/detalhe_produto.php?pro_id=79
      Tive que mandar a receita que deve conter duas vias em papel timbrado com o nome da clinica e endereço, o nome do animal idade, nome do proprietario e endereço, o carimbo do medico veterinario. A receita demorou um dia pra chegar e eles me enviaram o medicamento no outro dia, saiu bem mais caro assim, mas foi a unica forma de conseguir o medicamento, estou com 3 cães doente e tbm tive que mandar ajustar a dosse, conversei direto com a farmaceutica que fez o procedimento pois algumas farmácias não aceitaram fazer por ser medicamento controlado. Faz três dias que estou dando a Ribavirina pra eles, um deles estava mto ruim teve que passar por duas transfusão em mens de uma semana, teve convulções e eu mesma desacreditei deixei na mão de Deus e ela ainda esta comigo, hj voltou a comer e vejo que esta lutando.
      Boa sorte pra vc, tenha fé neles e não desista em nenhum momento.

      Excluir
  2. Quem foi o veterinário que acompanhou o tratamento do seu cão?

    ResponderExcluir
  3. Fabiano minha cachorra tem 10kg comprei o virazole 250mg quanto eu tenho que dar pra ela. a medicacao de omeprazol e vitamina A sao 12/12 hrs

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em torno de 300mg por dia(30mg/k X 10kg do seu cachorro) Como vai ser meio difícil de fracionar o comprimido sugiro da 1 capsula por dia, ou vc da 1 a cada 18 ou 20hs mais o menos, isso e apenas uma sugestão.

      o Omeprazol sempre 40 min ou mais, antes da Ribavirina.
      Vitamina A pode ser 1 ou 2 vz ao dia (10.000 UI/kg) 10 a 15 dias, fazer pausas de alguns dias e voltar com a dar a vitamina A

      Excluir
  4. Muito obrigada. qualquer coisa informo mais sobre o estado dela.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabiano, tenho uma duvida o Omeprazol tem que dar com o estomago vazio.?
    Faz uma semana que comecei a dar uma vitamina de Cálcio, tem algum problema em dar o Omeprazol , Virazole, Vitamina A e o Cetoneurim junto com o Calcio.
    Será que é melhor dar 1 comprimido de virazole ao dia e depois ir aumentando a dose?
    Obrigada você tem me ajudado muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma lida na bula do remédio pra ter certeza, se não tiver procura no google que deve ter ela na internet, mas eu creio que sim, pode dar com estomago vazio.
      Quanto ao cálcio e pra alguma doença que ele já esta tratando? pq pra cinomose não faz nenhuma diferença o cálcio.
      Pode começar com a dose correta 30mg/kg, o negocio de ir aumentando a dose e so se ele começar a vomitar depois de alguns dias tomando a Ribavirina(Virazole), ae vc para por 1 ou 2 dias e depois vai aumentando a dose.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Então, meu pai só comprou o calcio porque é bom pro ossos.
    eentendi
    obrigada.
    Izabella

    ResponderExcluir
  8. Me desculpa por ficar fazendo perguntas meio obvias, sou leiga quando se trata de animais, estou morrendo de medo da minha cachorrinha morrer. O Virazole tem que dar os 60 comprimidos até melhorar, junto com os outros. Estou dando 1 caps de Virazole, 1 caps de vitamina A e 1 caps de Omeprazol por dia.
    Liguei hoje para o neurologista que consultou minha cachorra, disse que nunca ouviu falar em Ribavirina, que esses remedios nao vao ajudar em nada, que essa doença é letal. Ele foi sem educação. Falei que quando ela se recuperar vou mostra para o veterinario que essa doenca tem cura sim.

    Desculpa por qualquer coisa.
    Obrigada Izabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabella, quantos quilos tem seu animal?
      No caso do Virazole (RIbavirina) a dose e de 30mg/kg ou seja vc pega o peso do seu animal, e a cada kilo que ele tenha, tem que dar 30mg, no Virazole cada capsula tem 250mg, que dá pra um animal de 8kg no máximo, isso por dia, se o animal for mais pesado que isso, exemplo uns 20 kg, vai ter que dar 2 capsulas de virazole por dia, se o animal tiver uns 30 kg daria mais de 3 capsulas de virazole, mas como e difícil fracionar a capsula eu aconselho dar a dose aproximadamente, ou seja nesse caso daria 3 capsulas mesmo(o certo seria três capsulas e meia), uma de manhã uma de tarde e uma de noite.
      Quanto o omeprazol e 1 comprimido 40 min a 1 hora antes da ribavirina, ele serve pra proteger o estomago, pq a Ribavirina e muito forte

      Excluir
  9. Fabiano ela está com 9 kilos perdeu um kilo. Entendi sim
    o remedio que dou é virazole. 1 caps por dia e 2 caps de vitamina A.
    Obriigada Izabella

    ResponderExcluir
  10. Ah e o citoneurim 1 caps por dia.
    Ve se está certo o que eu estou fazendo, pois como voce disse anteriormente para alguma pessoas, se tiver dando a medicação errada só vai piorar.
    Izabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citoneurim, dia sim dia não, vem 2 ampolas uma vermelha e uma transparente, mistura as duas e aplica Intra-muscular ok.

      Excluir
  11. Mais ai o virazole continua dando 1 comprimido por dia né.
    obrigada Izabella

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabiano,meu nome é Nicoli,e estou com minha cocker(faith)com essa doença.Ela começou com tosse,catarro e coriza.E a vet falou que era gripe.Assim que percebi sua cabecinha pulando,levei de volta no vet,e constatou cinomose.E depois de 2 dias comecei a dar a Ribavirina com a vitamina A,entre antibióticos,cetoneurin,uma vitamina,e uma papa hipocalórica.Mas o que percebi é que a cada dia ela esta piorando,hoj parou de andar de vez,ñ esta fazendo cocô,e fez xixi deitada.Ela ñ convulsionou,mas estou preocupada,pois tb já tive uma cadelinha que foi sacrificada por essa doença ha 10 anos atrás.Na verdade eu gostaria de saber a sua opinião a respeito do estado dela,virou um ursinho de pelúcia.Gostaria de saber qnto de comida deve-se dar por dia? e agua? e qnt ela ñ estar fazendo necessidades.Ela está comendo via seringa e tem dificuldade de abrir a boca,mas ainda balança o rabinho qnd me vê.E ñ negou um pedacinho de salsicha,mesmo com dificuldades.Se puder me responder agradeço!!!!E como saber se ainda esta evoluindo ou ñ? seu cachorro ficou sem se mexer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicoli, sim meu cachorro ficou exatamente assim, da uma lida no primeiro tópico do Blog que chama "Compartilhando", com certeza vai te ajudar com relação a suas perguntas, dificuldade de evacuar tb e normal, a melhora se da com tempo, tem que ter paciência e dedicação, o mais importante vc já fez que foi entrar rapidamente com o tratamento a base de RIbavirina e VItamina A.

      Excluir
  13. Boa tarde Fabiano, Cara preciso de sua ajuda , vc poderia me passar seu facebook? ou email? estou com problemas para comprar o virazole (Ribavirina)por favor me ajuda,. meu cão esta em fase inicial da doença.. meu email é klvo.santos@hotmail.com .

    Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  14. Olá Fabiano, faz 10 dias que já estou dando os remedios para minha cachorra, você falou que tem que fazer pausas mais quais são os remedios (Virazole, Vitamina A, Omeprazol e Citoneurim) que tem que parar. Obrigada Izabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ribavirina o tempo inicial e de 15 dias, mas se não hover melhora pode continuar por mais uns 5 dias, dae tem que analisar, ver ela esta respondendo ao tratamento, se o quadro estabilizou ou piorou. Como esta seu animal agora? quanto a Vitamina A não e bom dar por um tempo muito prolongado por causa de uma efeito que chama Vitaminose que e um excesso de vitamina, faz pausa a cada 15 dias, ficando uns 3 a 5 dias sem tomar e retoma a dose depois.

      Excluir
  15. Ela está melhorando cada dia mais, está tentando se levantar as vezes consegue ficar um pouco sentada e cai. Entao tem que parar com a Vitamina e depois retomar e continua sem parar com a Ribavirina. Obrigada Izabella

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Fabiano gostaria de saber se vc esta em São Paulo e se teria o contato da vet que vc fez o tratamento. Tenho uma ninhada de pug inteira que estaa com a cinomose e um deles ja tive que sacrificar.
    Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou em São Paulo, sou de Goiânia e a veterinária que tratei meu cachorro tb.

      Excluir
  17. Olá! Fabiano estou com um cachorro labrador de 9 meses que esta com ceminose, comecei o tratamento com a ribavirina.Ao ler as sua postagens percebo que os medicamentos indicados pelo veterinário são diferentes do seu, estou com muito medo do tratamento ser em vão.Por favor me ajude estou sofrendo muito ao ver o meu cachorro nesta situação não quero perde-lo.Meu e-mail é luanasbarbosa@hotmail.com se possível gostaria que que você me auxiliasse para o fim dar certo assim como aconteceu com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, qual foi os medicamentos que seu veterinário passou? se for o tratamento tradicional(anti-flamatórios, corticoides antibióticos vitaminas C, B) esqueça, isso não faz muita diferença, pergunte a seu vet quantos animais ele salvou com isso, peça pra ele ser sincero, te garanto que vai contar nos dedos se der isso.
      O tratamento usado por min e por outros que conseguiram esta bem explicado em todo Blog e so buscar as informações e agir o mais rápido possível pq o tratamento e mais eficais quanto mais rápido for iniciado pq o animal não esta tão debilitado e a medicação e forte, mas todo caso e vc que decide, se tiver dúvidas imprima ou leve o estudo que esta anexado sobre o uso da Ribavirina (Pesquisa realizada pela Dr. Simone Magia ) e leve pra seu Vet ler, se for um bom profissional ele vai pelo menos dar atenção e ler o estudo como já me foi relatado por outras pessoas.

      Excluir
  18. Ola eiu sou o Marcelo,Fabiano, fiz o tratamento por 15 dias, ai observei meu cachorro por mais 15 dias, bom ele ainda estava soltando secreção pelos olhos,coriza pelo nariz e começou com um tique com a boca,sendo assim decidi começar de novo o tratamento, mas dessa vez adicionei o cloreto de magnésio, estou no 6º dia e ele esta bem magro, gostaria de saber se vc tem algum conselho para me dar, para tentar almentar o peso dele, estou dando somente ração batida e por seringa 60 ml de manha 60 ml a tarde e 60 ml , q é a recomendação para o peso dele q esta escrito no rotulo da ração... por favor se puder me responder, é a 3º pergunta q te faço e vc não me respondeu nenhuma ainda.. mas obrigado de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu sou Brenna Lee de União _PI. Tenho uma Pincher que se chama "Súria" minha grande paixão. Estou sofrendo muito com o sofrimeto dela. Pelos sintomas que ela apresenta esta acometida de sinomose. Já fiz o possivel mas infelizmente não tenho resultados. Moro no interior e a medicina veterinária daqui ainda deixa muita a desejar e também essa medicação não se encontra por aqui. O que fazer? me ajude não quro perder minha cadelinha que se me deu tantas alegrias. Conto com sua ajuda . Como devo administrar a vitamina ADE? unica medicação que encontrei.

    ResponderExcluir
  20. Voces são pessoas abençoadas, pois teem o coração cheio de amor. Como eles esta agora?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde. Consegui a Ribavirina 250mg. Estou tendo dificuldade, pois é capsula e não estou sabendo se pode ou não dar 1 por dia, se é mt forte ou não tem problema? Estou seguindo todos os passos q já li no blog, mas tenho essa duvida. Alguem pode me ajuda??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual peso do seu animal?
      E o seguinte, a ribavirina deve ser dada na proporção de 30mg/kg por dia, ou seja uma capsula de 250mg e pra um animal de mais o menos 8kg, se o animal for menor ou maior, tem que fracionar o comprimido, nesse caso quem melhor pode te ajudar são as farmácias de manipulação.

      Excluir
  22. Fabiano,

    Bom dia, meu nome é Vanessa, sou de Goiânia também.
    Meu cachorro está com cinomose, o veterinario receitou aquele medicamentos comuns e disse que se não melhorar partiremos para eutanasia.
    Eu não concordei e não concordo, não vou perder meu cão para esta doença.
    Já comprei alguns medicamentos que vc citou no blog, só falta o Virazole, mas o veterinário está fazendo corpo mole para me dar a receita.
    Meu cão ainda come um pouco, mas está com as pupilas dilatadas e espasmos nas patas dianteiras.
    O Problema é que não tenho condições financeiras de adquirir todos os medicamentos.
    Estou desesperada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, vá ate a clínica Pegassus não são carreiros, explica a sua situação pra eles, eles fazem o tratamento com o Virazole, procure a veterinária Priscila, Raisa ou Dr Antonio Carlos, com certesa vc vai sair de lá com a receita e todo suporte que precisar, quanto ao medicamento vc vai encontrar na Ligmed na T-2 em frente ao objetivo. (só vendem com receita)
      Qualquer dúvida pode me procurar.

      Excluir
    2. O mais importante e o Virasole(Ribavirina), de todos os medicamentos, tente comprar pelo menos ele.

      Excluir
    3. Fabiano,
      Comprei o Virazole agora a pouco na LIGMED, porém só vão me entregar na próxima terça da semana que vem dia 18/06, pois só tem em Brasilia e vão mandar vir de lá.
      Estou muito preocupada, com medo do Stalone piorar...
      Choro todos os dias, agora mesmo estou com o coração apertado e os olhos cheios de agua...
      Sabe eu estava tão triste pesquisando na internet, quando o vet que levei ele disse que iriamos sacrificá-lo, senti como se tivesses me tirando um filho...
      Achei o seu blog e a esperança ressurgiu dentro de mim... Muita esperança mesmo.
      Não aceito ficar sem meu Staloninho, é minha alegria...
      Vou mantendo contato e te agradeço por tudo que vc fez no seu blog. Você me devolveu a ESPERANÇA...
      DEUS TE ABENÇOE!!!!

      Excluir
  23. Ola Fabiano, tenho uma labrador de 3 meses e ela pesa 9kg. Descobri que ela pegou cinome, fiz o exame e comprovou. Moro em BSB. O veterinario disse que nao tinha cura. Eu nunca tinha ouvido falar nessa doenca horrivel. Os remedios q ele passou foi: nutralogic pó de 12/12 hs, glucopan gold, doxitrat, yakult, agua de coco e figado. Comprei tudo e estou dando. Achei seu blog no meu desespero e vi q ribavirina e vit A e omeprazol, mais o dmso era bom. Comprei por conta pq o vet. Nem conhecia esse tratamento.Consegui o ribavirina a 3 dias to dando com a vit a, o dmso ta dificil de achar. Duvida: posso da isso tudo de uma vez? Vc tem alguma sugestao de horarios? Ela era uma bolota e ja eata emagrecendo, nao quer comer beber e o pelo ta caindo muito. Tb quase nao ra andando. Ta fazendo xixi deitada. E chora o dia todoo. Me ajuda pelo amor de Deus. Obrigada por esse blog e parabens!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, vc tem feito certo em entrar logo com essa medicação pq tem sido uma das poucas alternativas a essa terrivel doença, um outro usuário me passou a informação que tratou de seu animal ae em Brasilia na "LinkVet" com a Dra. Carolina Furtado, como ela já conhece o tratamento, seria bom vc a procurar, pq realmente a maioria dos veterinários ainda não conhecem o tratamento com Ribavirina e muitos dizem não haver cura, oq te garanto não e verdade. Procure ler os Post que publiquei aqui no Blog, recomendo muito o Post "Perguntas e Respostas" e "compartilhado" os outros tb são importantes, mas esses já tem bastante informação pra começar, o certo e que o inicio rápido com a ribavirina e vitamina A aumentam muito as chances, tb force pra ele comer e beber.
      Quanto aos horários, dê a ribavirina ao longo do dia, no meu caso como eram 3 comprimidos por dias, eu dava 1 após cada refeição, pra não fazer tanto mau, lembre-se de dar uns 30 min antes, um omeprazol pra proteger o estomago.
      Qualquer dúvida pode perguntar novamente

      Excluir
  24. oi Fabiano meu cachorro esta com febre vômitos olhos parecendo que esta com conjuntivite perdeu pesso e respiração com dificuldade porem ele não esta com diarreia pois as veses esta normal oq eu ele esta sentindo e cinomose ? te agradeço a resposta

    ResponderExcluir
  25. oi Fabiano boa noite meu cachorro esta apresentando uns sintomas febre , vômitos , olhos parecendo que esta com conjuntivite ,sem fome, parecendo que esta com depressão , respiração com dificuldade ,porem as fezes dele esta normal ,,esses são os sitomas da cinomose / se for onde posso encontrar virasole ? cara por favor me ajude uma braço Marcelo bahia o nome do cãozinho e Max agradeço

    ResponderExcluir
  26. Ola, boa tarde, meu nome é JUnior e tenho um cachorro que esta no setimo dia de tratamento com ribavirina e ja teve uma boa evolução, porem, o meu medicamento acabou e só vai chegar quinta feira. Será que ele vai resistir ficando terça e quarta sem o medicamento? Quais as possiveis consequencias? Estou com muito medo.

    ResponderExcluir
  27. Pelo amor de Deus, onde posso comprar Virazole em Salvador/BA?
    Estou desesperado, tem 2 dias que não consigo achar em nenhum local.
    Pode ser da internet mesmo, por tanto que a entrega seja imediata, gasto oq for necessário, mas preciso urgente desse medicamento!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  28. onde comprar VIRAZOLE aqui no ES, por favor me ajudem. meu e-mail: francisfonsecaiconha@hotmail.com, tel 28 999524077

    ResponderExcluir
  29. Ola Fabiano, Tenho uma shinauzer, Lua o nome dela, descobri a doenca segunda feira infelizmente ja no estágio neurológico. Comecei com o tratamento convencional a base de antibióticos e soroglobulim, depois de achar seu post resolvi trocar o veterinario dela, agora sim estou fazendo o tratamento a base de virazole e vitamina A. Ela ainda esta andando, com dificuldade mas ta. Mas minha maii dificuldade esta em alimenta la. Nao sei o que fazer. Estou dando soro através de uma seringa. Mas comer esta mais complicado. Ah e o vet nao receitou o omeprazol. Se puder me ajudar. Obrigado. Ana Cláudia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Omeprazol vc pode comprar em qualquer farmácia, não necessita de receita.

      Excluir
  30. Fabiano poderia me ajudar?meu Akita está com cinomose, ele está na clinica mas eles não dão nenhum remédio pra ele, só dão soro, poderia me dizer quais remédios devo comprar de imediato, pois vou levar ele para tratar em casa.

    ResponderExcluir