quinta-feira, 29 de março de 2012

Compartilhando - 1 Post

Bem, e baseado nesse título que gostaria de compartilhar com os demais amigos que estão na internet a procura de tratamento pra Cinomose canina algumas experiências com esse novo tratamento a base de Ribavirina que temos como principal aliado nessa mortífera e quase invencível doença.

Gostaria de deixar claro que a vacinação (vacina importada) e a melhor arma pra evitar que seu animal contraia a cinomose, não sou veterinário nem quero que você deixe de procurar um veterinário apenas pra seguir minhas sugestões, friso que sou apenas um amante dos animais e que testou um tratamento novo e que funcionou, gostaria de ajudar aqueles que também amam seus animais e tenham a infelicidade de ter uma animal infectado por essa doença. 

cinomose-tratamento-1

"A Cinomose é a doença mais importante dos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica." Fonte: wikipedia




Em palavras mais comuns: 


• MAL-ESTAR
• ANOREXIA
• DEPRESSÃO
• FEBRE DE 39,5 A 41ºC
• RENITE (DESCARGA NASOCULAR SEROSA E MUCOPURULENTA).
• CONJUNTIVITE (DESCARGA NASOCULAR SEROSA E MUCOPURULENTA).
• PNEUMONIA
• TOSSE
• VÔMITO
• DIARRÉIA
• CERATOCONJUNTIVITE (DESCARGA OCULAR SEROSA E MUCOPURULENTA).
• CEGUEIRA
• ATAQUES CONVULSIVOS
• ALTERAÇÃO COMPORTAMENTAIS
• INCOORDENAÇÃO DOS MOVIMENTOS.
• TREMORES MUSCULARES.


OBS: Se seu Veterinário de confiança ainda não conhece a pesquisa realizada no uso da Ribavirina no tratamento da Cinomose, você pode sugerir a ele que leia a tese de Doutorado da Dr. Simone Henriques Mangia, afinal se existe o estudo que apresentou bons resultados no tratamento da cinomose, ele deve ser tentado, o tratamento que e feito hoje nas clínicas e totalmente ineficaz.

Fica aqui uma dica, se você realmente quer vencer a cinomose tire um tempo pra ler todo o Mestrado da Dr. Simone (Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia), mas se não tiver tempo, fique atento aos comentários que vou fazer aqui no blog citando algumas partes que considero de suma importância na pesquisa.

Com minha experiencia no trato de animais animais infectados, sei como e desesperador ver seu querido amigo se defiando e nada  podendo ser feito, e a cada profissional procurado o desespero e maior pois a unica coisa que se ouve e que a doença não tem cura que fatalmente o animal deverá ser sacrificado para não sofrer.

Oque fiz como profissional que trabalha com internet e tenho bastante facilidade nisso, foi buscar a maior quantidade possível de informações que pudessem me ajudar, e olha que não achei muita coisa, uma coisa aqui outra ali, muita informação antiga e desestimulante.




Uma breve historia da minha primeira experiência com a Cinomose



Bem falo isso com muita dor, cerca de uns 5 anos atras isso aconteceu comigo, e vi minha cachorra que chamava "Amarela" pegar esse virus após uma cirurgia de retirada de útero, percebi que minha cachorra começou a andar com os quartos frouxos e cada dia piorando, foi ae que levei ela ate a veterinaria que tinha feito a cirurgia de retirada do útero e ela diagnosticou a cinomose. Nesse momento começou meu calvário, a cada dia que eu a levava na veterinária pra aplicações de " SOROGLOBULIN " anote esse nome, adiante falaremos mais desse medicamento que na verdade não serve pra muita coisa.



"A cinomose é uma doença exclusiva dos cães, como nós estamos expostos a vírus, bactérias e outros parasitas diariamente, assim também é com eles, sendo que algumas doenças chegam a ser fatais. No entanto, nós conseguimos avaliar quando estamos mal e procurar ajuda, já eles, dependem exclusivamente dos donos. A doença é altamente contagiosa, atinge vários órgãos e é causada por um vírus, que frequentemente leva à morte de filhotes e adultos.

O contagio se dá a partir de um animal doente, que a transmite ao susceptível. Por isso, é bom cuidar por onde seu animal anda, pois alguns animais podem estar com a doença, mas não apresentarem nenhum sintoma. É muito importante isolar seu animal se ele estiver doente.
A perda de apetite, a falta de coordenação, o vômito, a diarréia, a febre e a apatia são os sintomas da doença. Como não há um medicamento específico, a recuperação de líquidos é um dos melhores tratamentos, mas desde inicio, deve ser feito com acompanhamento do veterinário, para evitar futuras complicações." (Esse e o tipo de coisa que se acha com facilidade na internet)
Você provavelmente só notará a doença quando ela estiver no estado neurológico, e nesse estagio e onde tudo começa dar errado e vão te dizer que não existe escapatória pra doença.

Bem a veterinária passou o antibiótico de largo aspectro Doxiciclina mais tratamento com Dexa-citoneurim que se não me engano e um corticoide a base de Dexametasona. (não e aconselhável de forma alguma dar corticoide pra um animal com Cinomose, descobri isso depois infelizmente, o corticoide tem potente efeito anti-inflamatório é e responsável por diminuir a reação imunológica exagerada do organismo, para que o organismo abaixe a sua defesa de forma que o agressor, no caso o virus, seja identificada pelo sistema imunológico e atacado pelos anticorpos, o problema e que isso só piora o estado de um animal com cinomose, pq o sistema imunologio nunca consegue vencer o vírus que se replica de forma cada vez mais agressiva)

Continuamos com esse tratamento, mas não adiantou, a coisa foi de mal a pior e a cada dia ela piorava mais, lutei e gastei muito dinheiro, chegou um momento que ela não conseguia mais comer, andar ou fechar os olhos, não consegui dar nem que soro pra ela e lamentavelmente tive tomar a mais difícil decisão, e não era pq não queria cuidar dela naquele estado, mas e pq realmente não tinha mais esperanças, não existia remédio nem tratamento. Se existisse alguma coisa que eu podesse fazer teria feito, eu não queria ver ela sofrendo daquele jeito.



Uma Esperança, enfim um novo tratamento!




Recentemente meu cachorro(Coleira) contraiu essa doença, por sinal ele e irmão da cachorra que eu havia perdido pra cinomose a uns 5 anos atras, desta vez percebi logo o sinal da doença e juro que me senti muito mal, primeiro que me senti culpado porque havia deixado da dar o reforço da vacina anual nele, fui displicente mas creio que isso também pode estar acontecendo com vc, pelo que percebi lendo em depoimentos na internet esse fato e bem comum. 


Bem, o sintomas já estavam bem evidentes quando fui em uma Clínica veterinária de minha confiança, Clinica Veterinaria Pegassus em Goiânia, lá após exames ficou constatado a doença pela Dr Priscila, ótima veterinária por sinal. Ela me falou pela primeira vez  sobre o um tratamento experimental a base de Ribavirina e vitamina Ae que e usado para tratar o Sarampo. 

Abaixo está o conteúdo que foi postado no Wikipédia, primeira matéria relevante que achei falando sobre o tratamento da cinomose baseado no mesmo tratamento pra Sarampo.

Cinomose



cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC), da famíliaParamyxoviridae, que atinge animais da família CanidaeMustelidaeMephitidae e Procyonidae (entre eles cãesfurões/ferrets e alguns outros animais silvestres). Em Portugal é também conhecida como esgana. Ela degenera os envoltórios lipídicos que envolvem os axônios dos neurônios, conhecidos comobaínha de mielina. Ela afeta a todos os cães e é raro que haja algum que não tenha sido exposto ao vírus, exceto no caso de cães que vivem isolados. Junto com ela, geralmente aparecem infecções causadas por bactérias.


Transmissão



A cinomose, carrega o vírus até que ele chegue a um animal sadio. A transmissão ocorre, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de umespirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. É muito importante que se diga, que o vírus da Cinomose tem pouca resistência em nível ambiental, ou seja, fora do organismo do seu hospedeiro, o que facilita o controle ambiental da disseminação da doença, diferentemente do que ocorre com a parvovirose, por exemplo.
As características climáticas do inverno favorecem a presença deste vírus no ambiente,por isso nosso cuidado deve ser redobrado nesta época. Apesar da sensibilidade do vírus no ambiente, há muitos relatos de casos de criadores que perderam animais vitimados pela Cinomose, após serem introduzidos em ambientes onde outros cães haviam morrido anteriormente, no período de até seis meses atrás. Por esse motivo é aconselhável concluir todo o esquema de vacinação, de pelo menos três doses,antes de introduzi-los nesse ambiente contaminado.

Sintomas


A Cinomose é a doença mais importante dos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia e sintomatologia neurológica.
Tanto os animais tratados quanto os não tratados podem desenvolver sintomatologia nervosa, mas esta é mais comum nos últimos. Essa fase nervosa da doença pode ser caracterizada porespasmos musculares (mioclonia) e comportamento fora do normal. Esse "comportamento fora do normal" é provocado pela desmielinização do sistema nervoso, o cão pode se tornar agressivo e não reconhecer o dono. Com o degeneramento avançado da baínha de mielina, o cão pode apresentar paralisia devido à fragmentação dos neurônios. Embora hoje em dia muitos Veterinários recomendem a eutanásia de um animal com paralisia pela cinomose, a acupuntura tem sido um tratamento alternativo bastante utilizado, inclusive mostrando alguns casos de sucesso.(Carece de fontes)
Como a maioria dos cães infectados ficam com as pupilas dilatadas, ao notar isso é aconselhável manter o cão em local com pouca luz, isso evitará a queima da retina evitando a cegueira.

Tratamento



Até pouco tempo, a cinomose remontava um longo histórico de insucessos no que tange tratamentos para animais acometidos. Dois fatores se associavam e possuíam papel importante na manutenção dessa perspectiva negativa.
O primeiro pode ser considerado quase cultural, animais acometidos não recebem a devida atenção até que a doença atinja sua fase nervosa. Durante esta fase não neurológica, os sintomas comumente observados são distúrbios intestinais e respiratórios, apatia, falta de apetite e ressecamento do coxin palmar, e este quadro costuma não ser o bastante para alarmar os proprietários. Sendo o auxílio médico procurado somente quando a doença atinge o fase nervosa e a perturbação do estado do animal é mais chocante.
O segundo fator é decorrente da antiga interpretação que se tinha do mecanismo de ação do vírus no fase nervosa. Supunha-se que as lesões que ocorriam eram resultado de uma reação estritamenteauto-imunes, algo como se o vírus da cinomose desencadeasse algo, fosse eliminado, mas a reação desencadeada continuasse. Por isso era preconizada uma intervenção através de antiinflamatórios e imunossupressores, pois se via uma necessidade de suprimir esta condição de auto flagelo.
Foi averiguado que a ação dos macrófagos sobre células nervosas é orientada sobre células contaminadas, o que indica que a reação auto-imune é conseqüência direta da presença do vírus.[1] Uma vez constatado isso, fica fácil entender como os fatores citados contribuem para o óbito dos animais infectados: os proprietários buscam ajuda especializada somente quando a doença está em estagio avançado (fase neurológica) e a prescrição de antiinflamatórios (que são geralmente corticóides) minam o sistema imune do animal, permitindo alem da proliferação do vírus, também a reaçãoauto-imune que aumenta como forma de contenção das células infectadas.



(Obs: como já tinha falado anteriormente, muitos veterinários ainda prescrevem esse tratamento oque piora o estado do animal e inevitavelmente leva o animal a morte, então nunca trate seu animal diagnosticado com Cinomose com corticoides ou anti-inflamatórios)



Os tratamentos de maior sucesso para cinomose canina são apropriações de tratamentos consagrados para outras enfermidades causadas por vírus similares, como é o caso do Ribavirin e daVitamina A, que são utilizados no tratamento do sarampo [2][3] ,[4] mesma família e gênero (Paramyxoviridae – Morbilivirus) e do Alfa Interferon , utilizado para o tratamento do sarampo[4] e quando se deseja preservar aves acometidas pela doença de Newcastle,[5] mesma família, mas gêneros diferentes (Paramyxoviridae – Avulavirus ).
As primeiras referências de que tratamentos eficazes para vírus similares poderiam ser efetivos para cinomose surgiram quando trabalhos verificaram que a cinomose era uma doença equiparável aosarampo [1] e animais infectados poderiam ser utilizados para o desenvolvimento de novas tecnologias para tratamento do sarampo. A dúvida se para o caso do sarampo a recíproca seria verdadeira foi esclarecida quando estudos verificaram a eficácia de tratamentos clássicos para o sarampo quando estes eram aplicados sobre animais com cinomose.
A primeira constatação foi quando a indução de altos níveis séricos de Vitamina A, que é um tratamento ostensivamente utilizado para tratamento de sarampo [2] (sendo inclusive recomendado pelaOrganização Mundial da Saúde [6]), produziu um efeito de 100% de cura em animais experimentalmente infectados. O grupo que não recebeu a suplementação todo veio a óbito.[7]. Atualmente já se sabe que retinóides (Vitamina A e seus derivados) tem efeito inibidor direto sobre o vírus do sarampo, o que corrobora sua capacidade como tratamento em animais com cinomose [8]
A constatação da eficácia da Vitamina A no tratamento da cinomose encontra nos carnívoros, especialmente nos cães, um aliado excepcional, que é sua capacidade de conversão da Vitamina A em ésteres não tóxicos.[9] Esta característica dos carnívoros é bem conhecida, o que afasta os riscos de uma possível hipervitaminose decorrente da manutenção de altas doses. Para os cães em especial existe um valor de referência para mensurar o risco da hipervitaminose, um estudo realizado nos Estados Unidos constatou que é preciso uma dosagem de 300.000 UI/kg diária, durante trinta dias, para que os primeiros sinais de hipervitaminose apareçam; e é preciso sessenta dias de ingestão dessa dosagem para levar o animal a óbito.[10] Sendo que esta dosagem, 300.000 UI/kg é sessenta vezes maior do que o limite estabelecido para humanos.
Os mecanismos de ação que explicam sua efetividade no tratamento da cinomose permanecem sem compreensão plena, assim como esta questão também existe para o caso do sarampo. Alguns indícios apontam para uma ação indireta, como a verificação de que há a redução das quantidades de Vitamina A durante a infecção,[7] apontando para a hipótese de que a Vitamina A seja matéria-prima para algum mecanismo de resistência à infecção. A própria característica antiinfectiva [11] não específica da Vitamina A é um mistério, não havendo no entanto qualquer dúvida sobre sua efetividade, com mecanismos de ação elucidados ou não.
A adoção do Ribavirin como tratamento para cinomose seguiu os mesmos passos da Vitamina A, ele era a princípio utilizado em casos de panencefalite esclerosante subaguda decorrentes dosarampo. A primeira verificação da efetividade se deu in vitro.[12] O que permitiu constatar que o vírus da cinomose é bastante susceptível ao Ribavirin e a seu mecanismo de indução ao error-catastrophe , sendo necessários de 0.02 a 0,05 micro mols para um efeito inibitório na replicação do vírus de 50%.
A principal preocupação na utilização do Ribavirin era o resultado de sua interação com a barreira hemato-encefálica. Sendo o cérebro região imunológicamente privilegiada, a dúvida residia na capacidade do Ribavirin de ultrapassar tal barreira. Um estudo utilizando camundongos com encefalite decorrente do sarampo verificou-se que uma vez que o vírus tenha se estabelecido no fase nervosa, a barreira hemato-encefálica de certa forma tomba, reduzindo a restrição para a ação do Ribavirin nestas áreas.[13] A verificação de todos estes resultados in vivo é resultado de um estudo nacional e foi realizado utilizando apenas animais que já houvessem desenvolvido a fase nervosa da doença, o resultado foi uma eficácia de 80%.[14] As ressalvas encontradas foram a necessidade de monitoramento do animal devido ao risco de uma leucopenia e também a necessidade da ingestão de alimentos ricos em triglicerídeos de cadeia longa (gorduras) tanto para melhor absorção do medicamento [15] quanto para preservação das mucosas gástricas, que são bastantes susceptíveis ao Ribavirin.




O tratamento do meu cachorro


Bem a veterinária indicou o Hemocare 
 Medicamento veterinário (R$ 20,00)

que e um suplemento vitamínico rico em ferro e vitamina C muito indicado pra animais debilitados (20 gotas a cada 12hs), também receitou Promundog 
 Medicamento veterinário (R$ 25,00)

uma colher misturado a refeição a cada 24hs, Hepatovet 

Medicamento veterinário (R$ 45,00)

comprimidos(mais o menos 1 pra cada 10 kg) a cada 24hs para proteção do figado, Omeprazol 

Medicamento comprado em farmácias (R$ 17,00)



para proteger o estomago a cada 12hs, e 2 comprimidos de vitamina A por dia, o nome do medicamento e Arovit 50.000 U.I,

 Medicamento comprado em farmácias (R$ 5,00)


mas pode ser qualquer outro que vc achar, mas creio que não seja bom dar mais dq 100.000 U.I diário durante a fase aguda da doença, leia o texto do  Wikipédia  acima na parte que fala sobre a dosagem.

A Ribavirina


Medicamento comprado em farmácias (ribav, ribavirin, virazole 250mg) ou em farmácias de manipulação (R$ 130,00) quantidade no meu caso para tratamento por 15 dias.



950 mg de Ribavirina por dia porque meu cachorro pesava no dia 35kg que da em torno de 30mg/kg, aqui um parenteses, você provavelmente não encontrará o medicamento com facilidade,(Por fim acabei encontrando apenas em uma farmácia de manipulação veterinária, veja o contato abaixo)

Farmácia Animalle Farmácia Animalle - (62) 3093 1990

Av. T Nove N. 2688 Qd.262 B Lt. 15Jd. América
Goiânia, Goiás, Brasil 74255-220

então começei a procurar e não achei em lugar nenhum, uma busca na net, me deparei com o primeiro usuário (MAURICIO BAPS) que teve uma boa experiencia no uso da Ribavinina dando dica sobre isso, segue abaixo o conteúdo publicado por ele.



RELATO DE MAURICIO BAPS SOBRE A EXPERIÊNCIA QUE 
TEVE EM TRATAMENTO DE CINOMOSE 

Com relação ao tratamento da cinomose, tudo começou com o CV de uma  veterinária 
na internet, de nome Simone Henriques Mangia. Depois eu achei no wikipedia um outro 
 texto, que está colado logo depois do CV da veterinária, onde não é mencionado o 
dimetil-sulfóxido . O tratamento é basicamente com ribavirina e tb vitamina A, que é 
fundamental e nunca deve-se prescrever anti-inflamatório. O que me deixou mais 
impressionado é que nenhum veterinário conhece esse caminho e nenhum receita 
vitamina A, mas apenas complexo B. IMPORTANTE: a ribavirina ataca muito o 
estômago do animal e por isso deve-se protegê-lo, conforme indicado no texto e Tb com 
omeprazol.  Veja os detalhes.....bjs 
O ribavirina pode ser encontrado nas seguintes formas:  
Consulta: VIRAZOLE 

MEDICAMENTO  APRESENTAÇÃO  FABRICANTE  SUBSTÂNCIA ATIVA  PMC (R$) 

ribav 250mg c/ 30comp biosintetica ribavirina 100,55
ribavirin 250mg c/ 60caps blausiegel ribavirina 466,38
virazole 250mg c/ 60caps uci-farma ribavirina 81,68

Eu consegui o Virazole por 76 reais 

Veja abaixo os detalhes do tratamento:  


Projetos de Pesquisa  
2005 - 2008 Tratamento experimental de cães naturalmente infectados com vírus da 
cinomose em fase neurológica com ribavirina e dimetil-sulfóxido 
(DMSO). 
  
Descrição: Enfermidade de ocorrência mundial, a cinomose afeta as 
famílias Canidae, Mustelidae, Procyonidae, Viverridae, Felidae, 
mamíferos aquáticos e Ursidae, causando um elevado grau de 
mortalidade, com letalidade inferior apenas à raiva canina. A forma 
neurológica da doença impossibilita os cães a levarem uma vida 
normal devido as graves seqüelas. Tendo em vista a gravidade desta 
doença, a pesquisa objetiva avaliar clinicamente a ação da ribavirina, 
um antiviral análogo a guanosina, inibidor da replicação in vitro de 
alguns RNA e DNA-vírus, incluindo Paramyxovirus.Avaliar a eficácia 
do DMSO como permeante de membranas biológicas e vetor da 
ribavirina. Serão utilizados 20 cães com sintomas neurológicos da 
cinomose, diagnosticados a partir do histórico de vacinação, evolução 
clínica da doença e exame físico. Os animais serão divididos em dois 
grupos de 10, o grupo 1composto por animais com sintomas 
neurológicos que irão receber o antiviral e o tratamento de suporte e o 
grupo 2 será formado pelos animais que receberão a ribavirina e o 






Foi através do mesmo texto que tive o primeiro contato com com o estudo da Dr Simone Henriques Mangia e sua tese de Doutorado sobre o tratamento da Cinomose com RIbavirina e DMSO, fiz então uma pesquisa e encontrei para download 

(Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia)




Vou aqui separar alguns trechos da pesquisa que achei muito importante.




RESUMO

Este estudo teve por objetivos testar a eficácia da ribavirina em cães acometidos de
cinomose na fase neurológica; avaliar os efeitos colaterais da mesma através do
monitoramento hematológico e provas bioquímicas; avaliar a resposta imunológica no
sistema nervoso central dos cães através do exame de líquor; adaptar uma dose e via de
administração adequada da ribavirina em cães e testar a eficácia do DMSO como
permeante de membranas biológicas atuando como vetor da ribavirina. Foram utilizados
20 cães com sinais clínicos neurológica, divididos em dois grupos de tratamento, sendo
que um grupo recebeu a ribavirina e outro a associação da ribavirina e o DMSO, sem
distinção de sexo e raça, com idades até seis anos e tempo de evolução máximo de 10
dias. Todos os animais foram avaliados clinicamente e realizado o teste de
imunofluorescência direta de sangue para inclusão no estudo. Os exames
complementares foram realizados de forma rotineira, o líquor foi colhido antes e após o
tratamento, as drogas foram administradas durante 15 dias consecutivos e realizada a
avaliação clínica diária dos animais. Pelos resultados observamos que a ribavirina
demonstrou atividade efetiva contra o vírus da cinomose, exercendo leves efeitos
colaterais na medula óssea, sistema imune e sistema gastro-intestinal. No líquor
observamos diminuição da produção de anticorpos e verificamos que o DMSO tornou a
ação da ribavirina mais eficaz.





15 Tratamento (um apanhado do tratamento tradicional feito ate então)

Infelizmente, ainda não existe uma terapia efetiva para a cinomose, apenas
tratamento sintomático, sendo assim, a cinomose pode ser considerada uma importante
enfermidade na clínica veterinária (TIPOLD et al., 1992; CORRÊA & CORRÊA, 1992;
KAJITA et al., 2006).
Apesar de atualmente não existirem muitos trabalhos sobre o assunto, Corrêa &
Corrêa (1992) propõem a administração de soro hiperimune específico (gama
globulinas específicas) de uma só vez, distribuindo-o em vários locais por via
subcutânea conforme o volume necessário. Como norma, aplicar o soro hiperimune
necessário de uma só vez, pois sua ação é fundamentalmente de soroneutralização.
Devemos de uma só vez obter a soroneutralização de todos os vírus livres, e que se
libertam eventualmente nos próximos dias. O soro homólogo permanece ativo no
animal por 15 a 30 dias, baixando seu título paulatinamente, seja por soroneutralização,
formando complexos antígeno – anticorpo, com o vírus, seja por metabolização e
eliminação progressiva. Assim, deve-se estimar a dose para obter um possível excesso
de anticorpos soroneutralizantes e nunca falta dos mesmos.
No entanto, quando há alterações do sistema nervoso, o soro hiperimune pode
não impedir o avanço da doença, pois apenas neutraliza os vírus circulantes, não
56
atuando sobre as partículas virais que ultrapassaram a barreira hematoencefálica. 

(Obs:Ta ae a explicação porque o SOROGLOBULIN não consegue vencer a doença e não adianta muita coisa, esse soro não consegue combater o virus que permanece no cérebro do animal pois não consegue 
(ultrapassaram a barreira hematoencefálica.)

Não gaste comprando Soroglubulin se seu animal ja está com cinomose em estado neurologico.


Se o
animal já foi vacinado pelo menos uma vez, não usar o soro, mas sim aplicar uma dose
de vacina, que poderá estimular células-memória e rapidamente produzir imunidade
ativa (CORRÊA & CORRÊA, 1992).
Animais com infecção no trato respiratório superior ou pneumonia que
freqüentemente é causada por complicações bacterianas secundárias, geralmente por
Bordetella bronchiseptica, deve-se tratar a pneumonia com antimicrobianos de amplo
espectro, ativos principalmente contra Bordetella bronchiseptica, Staphylococcus spp. e
Streptococcus spp. Podem ser usados como antimicrobianos: ampicilina, cloranfenicol,
florfenicol, ceftiofur, fluorquinolonas e aminoglicosídeos. A terapia antimicrobiana
pode ser alterada quando é realizado antibiograma de lavado transtraqueal ou quando
não há resposta ao antimicrobiano de escolha. Devem ser utilizados também
expectorantes ou nebulização (CORRÊA & CORRÊA, 1992; GREENE, 2006).
Nos casos de diarréia grave usar antidiarréicos complexos que contenham





A hidratação pode ser necessária e é preciso que seja realizada com solução de
Ringer, para hidratar e ao mesmo tempo manter o equilíbrio eletrolítico. A dose
costuma ser equivalente a 5% do peso animal, a cada 12 horas, caso esteja muito
desidratado. Pode-se adicionar 2,5 a 5% de glicose ao Ringer e administrar glicose
como fonte energética para animais anoréxicos, fazendo glicose a 25% por via
intravenosa, duas vezes ao dia (CORRÊA & CORRÊA, 1992; GREENE, 2006), na dose
de 5 mg/Kg.
Na encefalite multifocal progressiva causadora de tetraplegia, semicoma e
incapacitação a eutanásia é recomendada. Anticonvulsionantes devem ser utilizados,
como o fenobarbital na dose de 2 mg/Kg pelas vias intravenosa, intramuscular e oral, a
cada 12 horas. Corticosteróides, como a dexametasona na dose de 2,2 mg/Kg, por via
intravenosa, podem ser utilizados por causa da base imunopatológica das lesões
neuronais e para reduzir o edema cerebral, mantendo a terapia com doses
antinflamatórias, posteriormente, reduzindo a dose até o final do tratamento. A
imunossupressão causada pelos esteróides é a principal desvantagem, porque a resposta
inflamatória é responsável pela retirada do vírus (TIPOLD, 1992; GREENE, 2006).


A terapia com glicocorticóides com dosagens antinflamatórias pode ter algum
sucesso no controle na dilatação pupilar causada pela neurite óptica ou de alguns sinais
associados à inflamação crônica da encefalite. A prednisolona é comumente escolhida
entre os glicocorticóides na dose de 2 – 4 mg/Kg, a cada 24 horas, com administração
oral. A mioclonia é normalmente intratável e irreversível (GREENE, 2006).
Como os macrófagos e seus produtos, especialmente radicais livres de oxigênio,
são importantes na indução da destruição do tecido nervoso na cinomose, antioxidantes
como vitamina E e vitamina C podem ser utilizados terapeuticamente (TIPOLD, 1992).
Outras medidas terapêuticas apropriadas podem ser recomendadas ou
executadas, conforme a gravidade da doença: vitamina A para a proteção e regeneração
de epitélios, vitamina C como fator trófico dos tecidos mesenquimais, do
retículoendotélio e indiretamente do sistema imunopoiético, vitaminas do complexo B
como tônicas e regeneradoras da fisiologia nervosa, para antiálgia e mielopoiese e
estimulantes de apetite (CORRÊA & CORRÊA, 1992; GREENE, 2006).  




17 Ribavirina frente aos Paramyxovirus


A ribavirina é uma droga antiviral, análoga à guanosina, inibidora da replicação
in vitro de alguns RNA e DNA-vírus, incluindo Herpesvirus, Poxivirus, Influenza vírus,
Parainfluenza vírus, Reovirus, Togavirus, Paramyxovirus e Tumor RNA-vírus. “In
vivo”, o espectro antiviral é restrito, com ação contra Herpesvirus, Influenza,
Parainfluenza, Paramyxovirus do Sarampo e Adenovirus (HAYDEN & DOUGLAS,
1990). No grupo dos Paramyxovirus todos os componentes são sensíveis a ribavirina,
sendo o vírus do sarampo o mais sensível (CHANG & HEEL, 1981).
No estudo de Leyssen et al. (2005) foi evidenciado o mecanismo de ação da
ribavirina frente aos Flavivirus e Paramyxovirus “in vitro”. O antiviral causa depleção
intracelular dos reservatórios de guanosina tri-fosfato (GTP).
A infecção do sarampo pode complicar-se por otite, diarréia, pneumonia ou
encefalite em 10% dos casos, e a infecção do sistema nervoso central é muito difícil de
ser tratada por causa da barreia hemato-encefálica (PARDRIDGE, 2003). Apenas um
estudo revelou a passagem da ribavirina através da barreia hemato-encefálica após
administração por aerosol em ratos (GILBERT & WYDE, 1988).
A efetividade da ribavirina oral contra o sarampo foi reportada no México,
Brasil e nas Filipinas. Nestes relatos a dosagem diária usada foi de 10 mg/Kg de peso
corporal, por cinco a sete dias. Não foi encontrada anemia e nenhuma alteração clínica
ou laboratorial, sugerindo que não houve evidências de toxicidade. A ribavirina oral é
efetiva no tratamento da infecção aguda pelo vírus da hepatite A, sarampo e febre de
Lassar (GILBERT & KNIGHT, 1986).
Ainda não foi estabelecida nenhuma terapia específica para a SSPE em humanos
(TEKGÜL et al., 1999). Porém, a ribavirina tem sido testada nas infecções virais e
mostra-se eficiente na estabilização do quadro clínico neurológico (TAKAHASHI et al.,
1998; SOLOMON et al., 2002).
Nos estudos realizados por Hosoya et al. (1989) foram descritas a eficiência da
droga frente ao vírus da SSPE e a utilização da ribavirina em concentrações baixas que
não causam citotoxicidade. A ribavirina inibe a replicação de várias cepas do vírus de
SSPE “in vitro” e “in vivo” em animais experimentais, quando a sua concentração
liquórica atinge 7,5 μg/mL (TAKAHASHI et al., 1998; GRANCHER et al., 2004).
Concordando com estes autores, Wyde et al. (2000) demonstraram que a ribavirina foi
eficaz contra o sarampo em ratos quando administrada por via parenteral.
61
No experimento de Elia et al. (2007) a ribavirina mostrou-se altamente efetiva na
prevenção da replicação do vírus da cinomose “in vitro” em baixas concentrações,
aproximadamente 6,5-12,5 μg/mL, concordando com os valores encontrados para a
inibição do vírus do sarampo.



18 Mecanismo de ação



Segundo Gilbert & Knight (1986) existem três possíveis mecanismos de ação da
ribavirina: a diminuição na concentração intracelular de GTP por uma inibição
competitiva da inosina-monofosfato desidrogenase e duas ações específicas de vírus:
inibição da formação de mRNA e inibição da função de codificação da RNA
polimerase.
A fosforilação intracelular, que forma derivados mono, di e trifosfatos, é
mediada por enzimas da célula hospedeira (adenosina-quinase). A ribavirina
monofosfato compete inibindo inosina-monofosfato (IMP) desidrogenase e interfere
com a síntese da GTP. Conseqüentemente a composição do local do nucleotídeo é
marcadamente alterado, impedindo a síntese de ácido nucléico. A queda da
concentração do competidor da guanosina pode potencializar outros efeitos antivirais
(HAYDEN & DOUGLAS,1990; BEAN, 1992; WU et al., 2005). No entanto, quando
aumenta a fosforilação ocorre uma leve diminuição na sua ação antiviral (CHANG &
HEEL, 1981).
A ribavirina pode agir como um vírus mutante por imitar os pares de bases
adenosina e guanosina, que interagem com as duas timidina e citosina, no genoma viral.
Por isso, a incorporação da ribavirina trifosfato no genoma viral pode induzir uma
mutação e pode levar a um erro catastrófico no vírus. Contudo, como um análogo do
nucleotídeo de guanosina, a ribavirina trifosfato é incorporada no lugar da guanosina
monofosfato produzindo um defeito na estrutura para transcrição do RNA viral,
contribuindo para a diminuição da translação do genoma viral (CROTTY, et al., 2001;
WU et al., 2005). E segundo Crotty et al. (2001) o principal efeito antiviral da ribavirina
é a mutação letal no genoma viral. No entanto, a efetividade “in vivo” contra RNA vírus
depende da acumulação da ribavirina e a ribavirina trifosfato em alguns tecidos.
Segundo Bean (1992) a ribavirina inibe a formação do mRNA, como um passo
importante na replicação de muitos vírus. Ela é capaz de inibir diretamente vírus que
são dependentes de RNA polimerase, como o Vírus da Influenza.
62
Entretanto, todos ou nenhum dos precedentes mecanismos de ação descritos
podem estar acontecendo a qualquer momento, porém dependem do vírus infectante.
Esse é um potencial mecanismo para a melhor inibição e explicar a falha na detecção de
resistência viral (GILBERT & KNIGHT, 1986).
Segundo Elia et al. (2007) a ribavirina causa mutações no vírus da cinomose e
estas acumuladas levam a um erro catastrófico no RNA do genoma viral. Pode ser
especulado que a ribavirina interfere com a RNA polimerase pela competição com
nucleosídeos naturais e produz erro na terminação da cadeia do vírus.


19 Propriedades da Ribavirina


Em 1972 a ribavirina foi sintetizada pela combinação química dos derivados
carboxamide e ribofuranoside, e mostrou que poderia ser um promissor agente antiviral
de amplo espectro. A atividade antiviral da ribavirina é especificamente associada a sua
estrutura. Alterações na ribose ou na base resultam em perda significativa da atividade
antiviral (GILBERT & KNIGHT, 1986).
A ação antiviral “in vivo” depende de alguns fatores como a cepa e quantidade
de vírus, a via de infecção, a idade e sexo dos animais e a freqüência e via de
administração da droga (CHANG & HEEL, 1981).
A ribavirina começou a ser comercializada em 1986 na forma de aerosol. As
formas oral e intravenosa ainda estão sendo estudadas, mas a droga mostrou-se mais
efetiva quando administrada pela forma de aerosol (BEAN, 1992).
Na administração oral, a biodisponibilidade é de aproximadamente 33 a 45% em
humanos. O pico plasmático ocorre entre uma a duas horas após doses únicas. Até o
momento, sabe-se que no líquor é alcançado até 70% da concentração do plasma e o
pico plasmático ocorre 30 minutos após a administração intravenosa (HAYDEN &
DOUGLAS,1990; GRANCHER et al., 2004). Cerca de 40% da ribavirina é excretada
pelos rins após 72 horas da administração, e o metabolismo hepático é uma rota
importante para sua eliminação (HAYDEN & DOUGLAS, 1990).
Quando administrada por via oral, o tempo de absorção da droga é de
aproximadamente duas horas, podendo chegar a 12 horas, desta forma, sugere-se que a
absorção ocorra por toda a extensão do trato gastrointestinal. Um mecanismo para a
absorção foi identificado e envolve os transportadores de nucleotídeos dependentes de
sódio (PRESTON et al., 1999).
63
Contudo, pelo estudo de radioatividade de Lin et al. (2003), foi observado que a
ribavirina é excretada principalmente pela urina, pois a bile é uma via insignificante e a
excreção pelas fezes foi de 1,4% da dose intravenosa em ratos, e de 0,8% em macacos.
A ribavirina é excretada lentamente e retida em todos os tecidos, exceto o
cérebro. Após a administração oral a maior parte dos produtos excretados da ribavirina
não possui base e ribose de sua estrutura. A estimada meia-vida da ribavirina na urina e
eritrócitos é aproximadamente 10 a 12 horas e 40 dias, respectivamente (GILBERT &
KNIGHT, 1986).
Em contraste com as células do sangue e do fígado, ocorre uma pequena
acumulação da ribavirina no cérebro de ratos e macacos. Esta informação sugere que a
ribavirina é capaz de ultrapassar a barreira hemato-encefálica (FERRARA et al., 1981).
No estudo realizado por Bean (1992) a ribavirina ultrapassou bem a barreira
hemato-encefálica, chegando à concentração no líquor de 50 a 100% da encontrada no
soro.
Estudos que utilizaram administração de altas doses intravenosas de ribavirina,
em pacientes com SSPE, mostraram concentrações liquóricas aproximadamente 74%
das encontradas no plasma (HAYDEN & DOUGLAS, 1990; HOSOYA et al., 2001),
sendo eficientes no combate à infecção. Segundo Hosoya et al. (2001), o nível da
ribavirina no líquor alcançou concentração ideal de 7,5 μg/mL pela administração
intravenosa na dose de 20 mg/Kg.
No entanto, Jeulin et al. (2006) observaram que a ribavirina não foi capaz de
impedir a morte de hamsters com encefalite pelo sarampo, quando administrada por via
intraperitoneal na dose de 50 mg/Kg ao dia. A melhora da atividade da ribavirina pelas
ciclodextrinas é provavelmente relacionada à ação destas em membranas biológicas,
facilitando sua passagem pela barreira hemato-encefálica.
A meia-vida no plasma foi observada como sendo aproximadamente de 24
horas, mas uma pequena quantidade da droga persiste no plasma por mais de 16 dias
(CHANG & HEEL, 1981).
A ribavirina foi capaz de inibir a replicação do vírus da cinomose “in vitro” de
forma dose e tempo-dependente. Ainda que a concentração não citotóxica da droga
bloqueie completamente a replicação em 24 horas após a exposição, a concentração é
mantida até 72 horas. Desta forma, pode-se sugerir que a ribavirina afeta o vírus ainda
no meio extracelular, de maneira precoce no seu ciclo de replicação. Após 24 horas de
64
exposição, mesmo em baixa concentração a ribavirina reduz o número de cópias de
RNA (ELIA et al., 2007).
Em 1978, Larsson et al. demonstraram em seus experimentos que a ribavirina
possuía um efeito forte na síntese de DNA e RNA de células não infectadas, sendo que
a produção de DNA foi mais sensível ao efeito da ribavirina. O efeito da ribavirina na
replicação viral pode ser reversível pela guanosina e que guanosina e xantosina causam
uma redução na proliferação celular. Concluíram que a ribavirina possui um efeito
reversível após um longo período de tratamento.
Segundo Hosoya et al. (1989) a ribavirina não alterou a morfologia celular ou
inibiu a síntese de proteínas na concentração de 200 μg/mL, que é alta em relação a
concentração necessária para inibir a síntese de DNA e RNA.
No estudo realizado por Elia et al. (2007) a ribavirina demonstrou relativamente
baixa toxicidade na cultura de células VERO; esta citotoxicidade só foi observada em
concentrações 100 vezes maiores das necessárias para inibir a replicação do vírus da
cinomose. A toxicidade em células VERO causada pela ribavirina pôde ser verificada
pela multiplicação celular.
Nos relatos de Browne (1978) foi observado que o aumento da concentração da
ribavirina levou a um declínio na síntese de proteínas virais e concomitantemente uma
reintegração da síntese de proteínas da célula hospedeira. No entanto, é possível que a
alta concentração seja menos específica na sua ação e cause alterações no metabolismo
do RNA, exceto a capacidade de inibir a IMP desidrogenase.
Na busca de uma dose letal da droga, Jeulin et al. (2006) utilizaram em ratos a
dose de 480 mg/Kg de ribavirina por via intraperitoneal, no período de 21 dias e não
observaram nenhuma morte entre os animais. E não conseguiram chegar a uma dose
letal devido ao volume da droga a ser injetada.


Aqui a Dr. Simone explica como foi feita a fase de experimentação e como foi feita a separação dos grupos pra os testes.




 Grupos Experimentais 

Os 20 animais foram divididos em dois grupos de 10, atendidos na Faculdade de
Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Botucatu, pelo serviço de Enfermidades
Infecciosas dos Animais, no período de março a novembro de 2007. 
O grupo 1 (G1) foi composto por animais com sinais clínicos neurológicos que
receberam o antiviral (Ribavirina) durante 15 dias consecutivos e um tratamento de
suporte e sintomático, incluindo suplementação vitamínica (A, B, C, E) como
imunoestimulantes, fluidoterapia nos casos de desidratação e, às vezes, combinada com
glicose nos casos de anorexia, antimicrobianos no combate as infecções secundárias,
protetores de mucosa, como a ranitidina e antieméticos, como metoclopramida.  
O grupo 2 (G2) foi formado pelos animais que também apresentaram sintomas
neurológicos e que receberam, além do tratamento de suporte e sintomático, a ribavirina
em associação com o DMSO. 
O grupo controle (GC) foi composto por animais que foram tratados
anteriormente pelo serviço de Doenças Infecciosas dos Animais, porém sem o uso do
antiviral. O levantamento destes animais foi realizado ao acaso, levando em
consideração apenas os critérios utilizados nos outros dois grupos. Foram selecionados
10 animais pelo prontuário do Hospital Veterinário onde foi possível avaliar o tempo de
evolução da doença e a mortalidade neste grupo. Como não é uma rotina o uso da
imunofluorescência direta nos diagnósticos de cinomose na Disciplina de Enfermidades
Infecciosas dos Animais, todos os animais deste grupo não possuíam o diagnóstico
laboratorial. 



Doses e drogas experimentais 



A Ribavirina


 foi administrada em altas doses por
 via oral com objetivo de
atingir a concentração adequada no líquor e interferir na replicação viral. A dosagem
intravenosa adequada em humanos é de 20 mg/Kg nos casos de panencefalite subaguda
esclerosante, causada pelo vírus do sarampo, no entanto, a droga disponível na forma
injetável no Brasil é extremamente cara e inviabiliza sua utilização em animais
domésticos. A concentração no líquor capaz de inibir a replicação viral deve ser alta,
aproximadamente 7,5 µg/mL, e considerando-se a sua prolongada eliminação do soro,
foi administrada na dose de 30 mg/Kg, a cada 24 horas, durante 15 dias.  
Para melhor ajuste da dose, sem interferir na concentração do medicamento, a
ribavirina na forma de cápsulas foi diluída em água destilada estéril ou em Solução
Fisiológica a 0,9%, na proporção de oito cápsulas de 250 mg do princípio ativo para 50
mL, armazenada em frascos estéreis de cor âmbar em geladeira. Sendo assim, a solução
obtida possuía a concentração de 40 mg/mL da ribavirina para ser administrada por via
oral. A manipulação da droga foi realizada no Laboratório de Diagnóstico
Microbiológico da Disciplina de Enfermidades Infecciosas dos Animais Domésticos da
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP-Botucatu/SP.  
Com objetivo de manter a estabilidade do medicamento, algumas medidas foram
tomadas para evitar a contaminação da solução antes e durante a manipulação. Para
diminuir a carga microbiológica do ambiente foi utilizada luz ultra-violeta durante 20
minutos e limpeza da bancada com álcool 70% antes do procedimento. No momento da
diluição, foi utilizado bico de Bunsen ou capela de fluxo laminar, com objetivo de
diminuir a contaminação do material. Além do uso de luvas de estéreis, os materiais
como tesouras, pinças, tampas e lacres foram previamente esterelizados com luz
utlravioleta e álcool 70%. O frasco para armazenamento da droga foi autoclavado após a
lavagem, em temperatura de 121ºC por 15 minutos. 
Após a diluição, o frasco foi fechado com tampas de borracha, lacrado e
armazenado em geladeira. Para a retirada da medicação foram utilizadas seringas e
agulhas estéreis para evitar a contaminação. 
O DMSO foi administrado por via intravenosa na dose de 20 mg/Kg de peso
vivo, a cada 24 horas, no mesmo momento que o antiviral, no período de 15 dias. Para 
                                               


 Ribavirina: Ribaviron C
®
  BIOLUNIS Farmacêutica Ltda. 



Resultados




1 Animais 

 Foram selecionados para o estudo 26 animais que apresentavam sinal clínico
neurológico compatível com cinomose, apresentando entre dois meses a seis anos de
idade, exceto um animal com 13 anos que apresentava sinais nervosos, histórico de
vacinação incompleta e imunofluorescência direta do líquor positiva. Destes, apenas 20
animais compuseram o experimento, pois receberam a ribavirina por mais de sete dias.
 Os 20 animais foram divididos em dois grupos de 10, sendo o grupo 1 (G1)
composto por animais que receberam apenas a ribavirina e o grupo 2 (G2) os animais
que receberam o antiviral e sua associação com o DMSO. No G1 apenas três animais
apresentavam raça definida, enquanto no G2 apenas quatro possuíam raça (Tabela 01).
 Os animais foram divididos aleatoriamente, sendo que o G1 foi composto por
cinco fêmeas e cinco machos e apenas três animais apresentaram imunofluorescência
direta de sangue negativo. O G2 foi composto por quatro fêmeas e seis machos e dois
deles foram negativos na imunofluorescência direta (Tabela 01).
 No levantamento dos animais do GC foram incluídas seis fêmeas e quatro
machos, porém nestes animais não foi realizado imunofluorescência direta, pois são
dados obtidos de prontuários anteriores ao experimento, no período de dezembro de
2006 a fevereiro de 2007. Porém, para inclusão no grupo controle foi utilizado todas as
outras caracteísticas clínicas encontradas nos outros dois grupos experminetais. Este
grupo serviu como parâmetro de mortalidade dos animais com cinomose que receberam
apenas o tratamento sintomático. 



TABELA 01 – Relação de animais que compuseram os dois grupos experimentais, com
idade, sexo, raça e resultado da reação de imunofluorescência direta no esfregaço
sangüíneo. 
























nos experimento, deveriam apresentar no máximo 10 dias de sinais nervosos. OsCom relação ao tempo de evolução da doença, os animais, para serem incluídos
animais do GC apresentaram média de seis dias de evolução dos sinais neurológicos
quando foram atendidos no Hospital Veterinário. Contudo, os animais do G1
apresentaram média de cinco dias de sinais nervosos para o início do tratamento e o G2
apresentou média de seis dias de alteração neurológica para o início do tratamento
(Tabela 02).  


2 Avaliação dos grupos experimentais 

 Os grupos 1 e 2 foram analisados frente ao grupo controle com relação ao índice
de mortalidade, como demonstra a Tabela 04.



TABELA 04 – Evolução da cinomose na fase neurológica entre os grupos.

Apesar de não ocorrer diferença significativa (p=0,3499) entre os grupos, pôdese

observar uma queda no índice de mortalidade com o tratamento, porém quando se
utilizou a ribavirina associada ao DMSO (G2) esta queda se tornou mais evidente com
apenas 20% de óbitos.
 A partir da avaliação clínica diária dos animais foi criada uma representação
gráfica da evolução da doença entre os grupos, demonstrando a ação da ribavirina e sua
associação com o DMSO (Figura 01). Neste observamos a melhora clínica indicada no
eixo y pelo número 1 e óbito de todos os animais pelo zero. Também foi considerado os
animais que vieram a óbito no decorrer do tratamento.

FIGURA 01 – Representação gráfica da avaliação clínica diária dos animais dos dois
grupos experimentais.
















Através do gráfico podemos observar que os animais do G1 começaram a
apresentar melhora clínica a partir do sexto dia da administração da ribavirina, porém no décimo dia de tratamento a maior parte apresentou piora e variações no estado
clínico nos dias seguintes.

Obs: Gostaria de informar que no meu cachorro aconteceu exatamente isso, no décimo dia de tratamento com 960 mg diárias, o "Coleira"começou com vômitos e deu uma recaída que me deixou preocupado, ligamos pra veterinária e ela orientou para parrar com a Ribavirina por um dia, ate que ele se recuperasse, mas que era importante voltar ao tratamento assim que ele melhorasse, pediu tb que aumentássemos a dose de Omeprazol pra 2 comprimidos diários, um de manhã e um 30 min antes da Ribavirina que estava dando anoite após o alimentar.
Também diminui a dose de Ribavirina pra ver se ele não vomitava, passei de 3 comprimidos pra 2 ate terminar todos o comprimidos, nesse caso ao invés de 15 dias tive que dar 20 dias. Foi bom pq ele não vomitou mais e conseguimos prosseguir com o tratamento.
Pelo que constei na pesquisa da Dr. os 10 primeiros dias de tratamento com a Ribavirina são fundamentais, começando a partir dai uma melhora exponencial. 



 Os animais do G2 apresentaram elevação na curva a partir do sétimo dia de
administração das drogas, que foi mantida até o décimo dia e após este período
demonstraram variação no estado clínico.
 Os resultados sugerem que a ação da ribavirina resulta em melhora clínica ao
redor do sétimo dia de administração. Além disso, a variação encontrada após o décimo
dia pode sugerir uma ação do sistema imune no SNC, já que não foi utilizado nenhum
antinflamatório ou imunomodulador, porém esta informação será verificada através do
exame do líquor.




6 Efeitos Colaterais 

 A partir das avaliações clínicas diárias e os exames complementares verificamos
algumas alterações que sugerem efeitos colaterais do uso da ribavirina. No início do
tratamento observamos que os animais começaram a apresentar hiporexia ou anorexia
durante o período de administração da droga e alguns animais apresentaram vômitos
esporádicos. Estes sinais associados à sensibilidade abdominal demonstraram que
alguns animais desenvolveram uma gastrite com a administração oral da ribavirina.  
No entanto, após as nossas primeiras observações frente a esses sinais, todos os
animais que iniciavam o tratamento recebiam protetores de mucosa, como a ranitidina,
diariamente até cessar a administração da droga. Verificamos, desta forma, uma
suavização destes sinais de irritação gástrica. 

 Como foi relatado anteriormente, observamos uma queda de leucócitos
acentuada próximo do 15º dia de administração da droga. Essa imunossupressão foi
comparada entre os grupos e não apresentou um nível de significância (p=0,5436).
 Com relação aos efeitos na medula óssea, utilizamos os dados dos hemogramas e
foram analisados todos os tipos celulares, hemácias, plaquetas e leucócitos. Foi sugerido
a partir da queda simultânea destas células que poderia haver comprometimento de
medula óssea em um grau que não exerceu efeitos colaterais sobre a mesma e não
comprometeu a sobrevida dos animais, mostrando ser uma ação transitória. 





Conclusão


 Os resultados do presente estudo permitem concluir que: 
1. A ribavirina demonstrou atividade efeitva contra o vírus da cinomose em
animais na fase neurológica, com melhora sensível do quadro clínico.  
2. O DMSO mostrou-se capaz de potencializar a ação antiviral da ribavirina,
aumentando o seu poder de difusão tecidual, tornando sua ação mais eficaz frente ao
vírus da cinomose. 
3. Os efeitos colaterais encontrados pela utilização da ribavirina foram: leve
alteração em medula óssea observada pela anemia, imunossupressão expressa por
linfopenia, branda lesão renal e gastrite.   
4. A ribavirina foi capaz de diminuir a expressão do antígeno viral com
conseqüente diminuição da produção de anticorpos no SNC, porém manteve uma
pleocitose linfocítica no líquor.  
5. A dose de 30 mg/Kg por via oral, a cada 24 horas, durante 15 dias foi eficaz
contra a infecção viral. O monitoramento através de exames complementares deve ser
realizado rotineiramente com intuito de acompanhar o surgimento de efeitos colaterais,
mesmo que estes sejam reversíveis com a suspensão do tratamento. 



Esse foi apenas um apanhado de alguns pontos importantes do Mestrado da Dr. Simone para saber mais veja na integra acessando esse link(Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia)


Minhas dicas finais


Bem esse foi um apanhado geral de algumas partes importantes na tese da Dr. Simone, de certa forma, mais do que uma tese experimental, hoje vejo o trabalho da Dr. de forma prática porque salvou meu cachorro, creio totalmente nesse tratamento porque como já disse, tive um animal que foi submetido a todos outros tratamentos já tentados e infelizmente veio a óbito.

Uma sugestão que quero deixar pra você que esta passando por isso, e não dar ouvidos aqueles que te mandam sacrificar seu animal, o tratamentos e demorado e requer muita dedicação.

Um ponto crucial, e a alimentação e soro, pois se o animal debilitar e não se alimentar o tratamento não vai ter muito efeito, sei que as vesses alguns animais são difíceis e não aceitam, mas aprendi algumas técnicas pra alimentar e dar remédio.



Para alimentar seu cachorro, se ele não estiver querendo comer, use um recipiente como esses de ketchup ou desses que as mulheres usam pra pintar o cabelo (lave bem).

Quanto ao alimento, no meu caso comprei ração de filhote que e rica em fibra, vitaminas e proteínas, misturei com água e juntei com mais alguma fruta, mamão, banana, maçã, etc.., pode também ser algum caldo, milho, frango ou aquelas latinhas de carne que vende em petshop.

Coloquei um colher de Promun dog que e um pó, bati tudo no liquidificador ate virar um caldo grosso, segurava a cabeça do Coleira pra cima e ia dando aos poucos, uns 2 a 3 seg e parava, se for fazer o mesmo, tenha cuidado pra ele não engasgar, e bom ter paciência porque pode demorar se ele for ruim pra comer, mas creio que ele vai comer tudo. 

No meu caso dava 2 garrafinhas dessas da foto em cada refeição antes dos remédios.



quando tinha um restinho de comida no recipiente, aproveitava e colocava as gotas de Hemocare que não tem um gosto muito bom e dava pra ele. (esse medicamente e muito bom pra abrir o apetite do animal e levantar o cachorro pois e indicado pra animais debilitados)


Para dar os comprimidos vc pode intercalar enquanto da a comida, eu abro a boca do cachorro e coloco lá no fundo da garganta, por trás da língua, ele não vai gostar, mas se colocar bem fundo e o mais rápido possível ele não vai fazer vômito, se ele jogar fora o comprimido tente novamente ate dar certo, te garanto que se você colocar bem fundo, atrás da língua dele e empurrar com o dedo, ele não vai conseguir jogar fora, e um negocio ruim de fazer, mas e pra o bem dele, no meu caso os comprimidos de Ribavirina eram bem grandes como vc pode ver a foto abaixo









Aqui fica um vídeo que assisti de um outro proprietário que meu deu esperanças, ele também venceu a Cinomose com basicamente o mesmo tratamento.





O meu cachorro a cada dia que passa tem melhorado, antes ele tinha muita dificuldade de ficar de pé, sempre precisava de ajuda pra ficar de pé, agora depois de uns 20 dias ele já tem conseguido só e está comendo sozinho também.


231 comentários:

  1. Amigo, parabéns pelo blog e pelas diversas informações que contem nele, parabéns pela dedicação em salvar o seu cão. Estou passando pelo mesmo problema com um filhote de labrador (50 dias) que comprei recentemente e a veterinária não comentou nada sobre o tratamento com a ribavirina e vitamina A, mas vou conversar com ela.

    Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabiano.

    Gostaria imensamente de saber como está o coleira.
    Pois ha varios dias venho ler essa sua postagem para me orientar. Estou com uma cadela na mesma situação, ela se alimenta bem, não tenho problema algum de dar remedio etc e tal.. Mas não anda, não se levanta.. todo eh deitada, Ssmpre levanto ela para fazer as necessidades...É uma luta. Conversando com a veterinarai sobre esse tratamento, ela receitou, eu comprei o virazole e a vitamina A (Arovite) mas esse DMSO não acha em canto nenhum, ela até indicou substituir por maxcan (mas não tive coragem de comrpar e dar) pois é um anti inflamatorio e como vi, não é indicado, pois debilita ainda mais o animal...
    Iniciei ontem(11) o tratamento, espero que dê certo. Queria q vc me dissesse como está o Coleira, hj? Fez algguma terapia alternativa: Fisioterapia, acupuntura??
    Ela ja anda?
    Obrigada pelas informações cruciais.

    Se puder mandar essas informações por email, fico agradecida.
    mtsm20@gmail.com

    Tereza Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Olá PPPPP

    Bem ele esta cada dia melhor, continua deitado mas já consegue se colocar com o corpo aprumado e locomover arrastando, notei que ele esta com mais força nas patinhas de trás, mais já e um grande avanço pq na fase aguda da doença ele não mexia nada, as patas da frente ele já esta fazendo pequenos movimentos (vou postar um video que fiz mostrando como ele tem respondido quando peço pra ele dar a patinha) percebi que ele melhorou muito depois que iniciei o tratameto com o "Citoneurim", mais isso e mais pra fase de recuperação depois que já tiver vencido o Vírus, inicialmente vc tem que combater o vírus impedindo dele continuar se replicar que e justamente o tratamento com o Virazole(ribavirina) te digo com muita convicção, se não fosse esse medicamento o Coleira não estaria vivo.
    Quanto o DMSO tb procurei e não achei, mas ele apenas potencializa o tratamento da Ribavirina, se já esta dando ela ótimo, não se preocupe com o DMSO em breve vai notar talvez uma agravamento e uma posterior melhora do quadro do seu animal.
    Continue com a vitamina A e não dê anti inflamatorio de forma alguma, minha veterinaria também passou e eu não dei.
    Pra o coleira foi bom esse tratamento, hoje ele esta livre do virus e so ficou a sequela de não andar, mas pelo que vejo com a progressiva melhora dele imagino que no máximo em uns 3 messes ele deva andar já vi ele por varias vesses tentando ficar de pé.
    Terapias eu não encontrei, queria fazer acupuntura nele pq dizem ser bom pra recuperação, mas aqui não tem, como te disse hoje somente estou dando Citoneurim pra ele dia sim dia não e dando intervalos de uns 15 dias sem aplicar.

    Qualquer dúvida pode entrar em contato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ,estou desesperada minha piti bull deve estar com cinomose ,,por que parou d andar ,no exame deu negativo apena imunidade muito baixa,mas a veterinaria disse que pode ser ,e imagino que esta na fase neurologica ,estava tomando um monte de remedio mas n adiantou nada agora vou tentar achar esse remedio ribavirina acho que é minha unica saida ,todos falam p mim sacrificar ela , mas nao tenho coragem ela esta com 9 meses ,mas de uns dias pra ca eu percebi que o peito dela esta inchado ou com liquido sei la ,estou preocupada, e todos os veterinarios que levo ,nao conhece esse tratamento com ribavirina,me ajude por favor.obrigado

      Excluir
  4. Fabiano, passei a mesma situação com o meu caozinho e gostaria de compartilhar com vc e com todo o pessoal, através do blog, o tratamento q fiz com ele, q é praticamente idêntico ao q vc fez.

    Eu havia feito um relato em um outro blog e me coloquei à disposição, por e-mail, para remeter esse relato, tendo sido bastante procurado, pois cerca de 20 pessoas já pediram ajuda.

    Assim, se for do seu interesse, preciso do seu e-mail para remeter o relato para vc e para eventual divulgação no seu blog. Eu poderia criar um blog também, mas prefiro manter as informações sobre o tratamento em um local só, para facilitar a pesquisa por quem procura ajuda.

    Abraço!

    Meu e-mail é wilianaquino@tj.rs.gov.br

    ResponderExcluir
  5. Fabiano, estou tratando uma filhotiha de aprox 5 meses, a uma semana, com doxiciclina, promundog, e organoneuro, mas hj ela começou a presentar mioclonia( na região da cabeça), ja é indicado fazer esse tratamento?

    ResponderExcluir
  6. Claro, faça o quanto antes, assim ele estará mais forte pra enfrentar a doença, como já disse a Ribavirina não atrapalha em nada so ajuda, pois ela impede do vírus de se replicar, dando tempo do sistema imunológico combater a e vencer a doença.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Fabiano,
    Muito bom o seu blog. Estarei utilizando esse tratamento com a Luna. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fabiano!!
    Tenho uma border collie que começou a apresentar os sintomas de cinomose a 8 dias, estou fazendo o tratamento com gardenal, omeprazol, prednisona, metronidazol e vitaminas..porém hoje começou a apresentar vomito e começou a ficar desanimada, me desesperei e vim pra net procurar uma solução, pois comecei a me descepcionar com o tratamento que não esta ajudando e cada vez mais ela apresenta outros sintomas da doença.
    Li seus posts e novamente venho a ter a confiança que ela vai ficar boa..amanhã mesmo vou levar todos post's do seu blog impressos para a veterinaria e se ela me auxilia com o tratamento..
    desde já obrigado por tudo..
    Espero daqui um tempo vir aqui e poder compartilhar mais um caso de sucesso com a Ribavirina e Vitamina A

    Mais uma vez obrigado por ter este blog, que serve para ajudar quem ja esta em desespero e quase perdendo as esperanças de cura.
    Que deus ilumine o seu caminho e do coleira

    Um forte abraço para voce e para o coleira..

    Att. Regina

    ResponderExcluir
  9. Meu cachorro esta internado e fazendo o tratamento. Com a ribavirina já faz 4 dias e esta apresentando sinais neurologicos graves,ele nem se levanta mais e só fica tremendo a doutora disse que se ele nao melhorar ate amanhã o melhor e a eutanasia para aliviar o sofrimento do vizinho, já chorrei tanto porque não quero isso amo ele muito não sei o que fazer me sinto perdida.

    ResponderExcluir
  10. você também pode usar o VITATONUS 5000 ou o ORGANONEUROCEREBRAL,

    ResponderExcluir
  11. achei legal o lance do porta ketchup, pois estava com dificuldade de alimentar minha eva que também contraiu o vírus da cinomose. foi feito dois hemogramas. no primeira as células de defesa estavam baixas, já no segundo melhorou o sistema inumo, porem apresentou grave anemia. para tentar combater essa anemia, ela esta tomando ferrofood. a medica deu 5 dias para tentar reverter a anemia, caso contrario vai passar por transfusão. descobri o vírus na fase inicial e desde então venho tratando com; vitamina A, complexo B, belfactrim porque ela teve infecção pulmonar,lactugold, pois ela estava com o intestino preso. citoneurim 5000 e um retroviral chamado lamivudina. usado para hepatite b, c e hiv. esses retrovirais são inibidores de vírus, eles evitam a replicação do vírus. a veterinária disse que não poderia receitar esse tipo de medicamento, pois perderia a licença de medicina.
    como os vet. de Floripa não me passaram a receita, tive que estudar um pouco sobre esses remédios chamados retrovirais. a maioria usado para hepatite C, B, HIV e câncer. o vírus da cinomose é um vírus RNA. na célula ocorre a transcriptase reversa, ou seja o vírus entra na célula e ordena que ela pare de produzir defesa e passe a produzir vírus. é aí que entra os retrovirais. esses remédios não deixam isto acontecer. o vírus entra na célula e fica lá, mas não espalha novos vírus no organismo.
    minha cachorra eva está com cinomose há 45 dias. uma semana depois de descobrirmos o vírus ela já passou pra fase neurológica.não anda , mas não teve convulsão. só a pata esquerda tem tic.
    outra coisa, um dois dias antes de pagar o resultado do exame, sempre estava de olho nas fezes e vi um bicho branco se mexendo. era verme, liguei prontamente para medica e por telefone ela já me receitou o remédio, corri comprar e já ministrei. dois dias depois disso, saiu o resultado do exame, foi aí que deu anemia grave, com risco de transfusão, caso não reverta o quadro. mas essa anemia não foi por falta de alimentação, pois aprendi muita coisa nesse blog e outros sites. especialmente neste.. porque eu ficava segurando o prato perto da boca dela esperando que ela comesse de livre e espontânea vontade e nada de comer. foi quando vi aqui a garrafinha de ketchup e forçar um pouco a barra.
    o que acho mais grave é que la não anda e está fazendo xixi involuntariamente. estou usando fralda nela.





    ResponderExcluir
  12. ola gente,eu infelismente procurei este site tarde de mais,meu cachorro não conseguia mais engolir!
    bom eu estou doando os medicamentos que meu cachorro ia tomar! se alguém estiver interessado é de graça,só tem que pagar correio.
    mais informações ligue para: 3469-4471.
    estou tentando salvar vidinhas inoscentes desta doença horrivel,cinomose.
    bjs e espero que liguem ou enviem uma mensagem para o email:laura.bwer@hotmail.com.e que seus melhores amigos fiquem bem!

    ResponderExcluir
  13. ola,Fabiano
    estamos na mesma luta e com o mesmo tratamento com exceção da sinvastatina que eu gostaria de saber como vc administrou?minha cadela esta no estagio neural e ontem ela trancou a mandibula,ficou mais dificil, mas não impossivel.fica a dica pra alimentar,estamos usando acesso de sonda na seringa e ela esta comendo e bebendo agua super bem,mas tenho quase certeza que ela parou de enxergar,mas não vamos desistir,o veterinário disse que não adiantava dar a ribavirina fora da capsula ,mas eu tirei dilui nas vitaminas e administrei mesmo assim.se quiser me passar a dosagem da sinvastina meu email é mireana@gmail.com.obrigado

    ResponderExcluir
  14. Patricia Österreicher1 de outubro de 2012 às 10:20

    Fabiano,
    Nem sei como dizer a que ponto seu relato me deu esperanças! Estou passando pela minha primeira experiência com cinomose e confesso que já desanimei algumas vezes....
    Acolhi, em lar temporário, uma filhotinha de um abrigo, onde ela ia provavelmente morrer porque os voluntários, totalmente dedicados mas assoberbados, não estavam conseguindo garantir o tratamento de maneira adequada. A veterinária passou tratamento com Ribavirina, vitamina A e C, suplementos alimentares, pasta AD e Glicopan. Não tenho problemas com a administração da medicação nem com falta de apetite: animais de abrigo SEMPRE comem... por pior que estiverem... Mas, nos últimos dias, ela está prostrada, com dificuldades de locomoção e respiração "sofrida", e fiquei desesperada com a possibilidade de perdermos esta batalha. Mas vejo que não está tão mal assim, pelo visto seu cachorro ficou pior.
    Gostaria de deixar aqui duas dicas, fruto de minhas pesquisas sobre o assunto (sou pesquisadora em universidade e tenho acesso a sites de busca e artigos científicos). A primeira vi por aí nos posts de ONGs e protetores, e fui averiguar: é a administração de grandes quantidades de quiabo, dica inclusive confirmada pelo pessoal do Lobo Alfa, que já curou varios casos de cinomose. A segunda foi um achado: o cloreto de magnésio, já muito usado na França em medicina veterinária para fins diversos, e comprovadamente eficiente contra a cinomose. Ao pesquisar isso tudo descobri que o quiabo é um dos vegetais particularmente ricos em magnésio - e então, tudo se confirmou.
    Com o aval da veterinária do abrigo, estamos acrescentando ao tratamento o cloreto de magnésio, em solução, e o quiabo.
    Obrigada por compartilhar sua experiências. Abs.

    ResponderExcluir
  15. Patricia sim, já escutei sobre o quiabo várias vz, tb participei de discusões sobre como o introduzir na alimentação dos animais com Cinomose, ate onde posso opinar sobre isso, eu creio sim que ele pode ajudar e ate curar os animais com cinomose, se você der uma pesquisada vai ver que o Quiabo e muito rico em vitamina A, vejo que essa e a ligação que tem com a cura de animais. (vide artigo que esta no blog)Estudos comprovam que altos índices de vitamina A em animais com cinomose tem grande chance de cura, agora se já esta dando a vitamina A em comprimido ele e mais concentrado e na minha opinião não e tão difícil de dar quanto o quiabo puro, mais se quiser dar somente o quiabo fica a seu critério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia Österreicher1 de outubro de 2012 às 15:27

      Pois é, o quiabo é difícil, principalmente agora que ela está mais enjoada para comer. Minha filosofia é: o que eu conseguir dar de quiabo, será lucro, em vitamina A e em magnésio. A questão é: como todo vegetal, o quiabo tem o chamado metabolismo secundário, e a cura pode se dar, claro, pela vitamina A e/ou ao magnésio, mas pode ser também graças a alguma outra molécula produzida pela planta, em conjunção com essas. Não achei nada que me esclarecesse sobre o metabolismo secundário do quiabo... É uma pena haver tão pouca informação sobre essas plantas tropicais. Continuarei pesquisando.
      Obrigada pelo seu retorno.

      Excluir
  16. Olá Fabiano, primeiramente parabéns pelo blog,
    estou com o mesmo problema, o meu cachorro pesava 25 kilos, agora está com 18, infelismente o tratamento com outros medicamentos como antiflamtórios não tem demonstrado efeito, vou partir para a ribavirina, tenho uma dúvida, quanto tempo é o tratamento com a ribavirina, quantas capsulas você usou com o seu cachorro?

    ResponderExcluir
  17. Faça isso Reginaldo, o tratamento e pra 15 dias, mas pode ser repetido caso não haja melhora, lembrado que a Ribavirina e pra 30 mg/kg, se achar só o Virazole, como a capsula tem 250 mg e vc falou que se cachorro ta pesando uns 18kg(18*30=540 mg), a dose diária pra seu animal vai ser mais o menos 2 capsulas de Virazole.

    Tratamento Principal

    As doses indicadas nas pesquisas sao:

    VITAMINA A - 10.000 UI/kg uma ou duas vezes por dia por via oral. A vitamina A é um potente antiviral para virus da familiaPARAMYXOVIRIDAE e tem sido testada com sucesso para tratar alem da cinomose tambem o sarampo. Entao a Vitamina A é sim um remédio, nao a confunda com uma simples vitamina pra ajudar o quadro geral, é um antiviral dos bons. O melhor remédio para conseguir vitamina A é chamado ADE, é um remedio veterinario barato e concentrado.

    RIBAVIRINA - 30 mg/kg uma ou duas vezes ao dia por via oral. A Ribavirina é muito utilizada em casos de Hepatite C e é a melhor chance de um animal com cinomose. É um remédio mais forte e por isso mais dificil de conseguir, mas no blog existem dicas de como proceder. Ribavirina é um remedio forte e tem efeitos colaterais, por isso se nao tem condicoes de arcar com os custos de um veterinário é melhor nao usar, pois é preciso bom acompanhamento técnico.

    SINVASTATINA - 10 mg/kg nao ultrapassando 120 mg por dose. Sem entrar demais em detalhes técnicos, os astrócitos ficam alertando sobre um "invasor" no cerebro por um periodo após o virus ter sido erradicado, isso nao é bom pois faz o proprio sistema imunológico atacar o cerebro. A Sinvastatina ajuda a controlar os astrócitos e assim a fase neurologica nao é tao forte. A Sinvastatina é o substituto correto dos corticoides.

    AQUI (Artigo em Inglês)


    Medicamentos de suporte

    - Omeprazol (dar 40 min antes da Ribavirina)

    - Promun Dog (dar uma colher pelo menos 1 vez ao dia misturado nas refeições)

    - Hemocare (Em torno de 1 gota para cada 2 kilos de 12 em 12hs)

    - Citoneurim 5000 (vitaminas do complexo B, principalmente a B1 e B12) injetável intramuscular, dia sim dia não em intervalos de 1 semana, ajuda na recuperação dos efeitos e sequelas da cinomose como a falta de locomoção e tiques.

    ResponderExcluir
  18. Caro amigo, estou com o mesmo problema com o meu querido amigo! Ele ainda não está apresentando os sintomas como dificuldade de andar e etc, creio que esteja no estagio inicial da doença! O tratamento serve pra ele também? Eu e meu irmão fomos atrás da Ribavirina e fomos informados por um balconista de uma farmácia, que este remédio é facilmente encontrado em postos de saúde, pois são usados no tratamento da Hepatite e como ele mesmo informou a maioria dos pacientes não aguentam o tratamento inteiro por causa dos efeitos colaterais e os comprimidos devem ser devolvidos nos postos de saúde para serem redistribuidos. A dificuldade é conseguir uma receita para retirar esses comprimidos nos postos, mas se tiver algum conhecido em alguma farmacia de posto de saúde ele pode arrumar pra você! Não acho interessante espalhar demais isso, pois pessoas de má indole podem querer passar a vender os medicamentos visto que o valor deles é bem elevado! Fica aqui a dica e muito obrigado por dividir a informação! Que Deus abençoe a todos!

    Marcelo Gurgel Behrens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, quanto mais cedo utilizar o tratamento melhor é. Valeu por compartilhar sua dica de como conseguir a Ribavirina.

      Excluir
  19. Olá Fabiano! Comecei este tratamento com dois cachorros e , infelismente para mim não funcionou,os dois morreram no segundo dia de tratamento. Morreram na mesma noite! Já estavam na fase avançada da doença , deitados "pedalando no ar". Acho que dependendo do estágio da doença , nem a ribavirina funciona!
    Tenho mais um com o inicio da doença , acho que se administrar este tratamento , possa salva-lo! O que vc sabe sobre a semente de gengiroba? Abraço

    ResponderExcluir
  20. Muito bom dia Fabiano e a todos.Eu me chamo Marcelo
    Fabiano estou acompanhando o blog e estou tratando meu cachorro ele esta no 11º dia prercebi severas melhoras..
    estou utilizando
    Ribavirina,aerovit,omeprazol,citoneurim 5mil e um suplemento com msm ativo do hemocare.
    meu cachorro melhorou bem, ganhou peso ate esta com o pelo brilhoso,
    minha duvida é, como saber se a doença estabilizou depois do 15º dia? tem algum exame q eu possa fazer? estou dando apenas ração batida e na seringa, evito dar qualquer outra coisa, por causa do estomago sensivel.muito obrigado desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcelo, so existe uma forma de saber se a doença foi embora, é retirando um liquido da medula ossea do animal, esse liquido analisado pode informar isso...porém o problema é identificar o vet. q conheça essa tecnica, aqui em recife-pe tem um medico, se vc quiser posso te passar o contato dele.
      meu e-mail é joaopaulo@jpeletricidade.com

      Excluir
    2. Ola Joao e a todos,meu cachorro Max não conseguiu se recuperar e veio a óbito em minhas mãos, tentei de tudo segui rigorosamente o tratamento e coloquei muito amor e esperança na cura dele, msm assim ele não resistiu,eu chorei muito, espero q ele tenha ido para algum lugar bem melhor que aqui.. obrigado.. a todos

      Excluir
    3. Amigos, gostaria de compartilhar com vcs, sei que e mais um desabafo, hoje perdi um de meus cachorros, tive infelizmente que sacrifica-lo, não foi a Cinomose que o levou, foi um maldito tumor no pulmão que não deu chance a ele, fiz de tudo, tudo mesmo. Pra quem viu meu relato com o Coleira deve ter percebido quanto fui ate obstinado por salva-lo, sem ter condições paguei 900,00 em uma tomografia pra saber realmente se era isso que ele tinha, raios-x nem sei quantos, exames diversos, remédios caros. Infelizmente, por mais que eu lutasse o meu Tedy querido não suportou, deixo aqui pra vcs meu relato, um desabafo. Mesmo sem ser veterinário, procuro ajudar em que meu conhecimento permite, pq sei a dor que é ver um animal querido sofrer, infelizmente tem coisas que não entendemos pq acontecem, não desejo a niguem isso.

      Fabiano Junior - Criador do Blog http://cinomose-tratamento-e-cura.blogspot.com.br

      Excluir
  21. POR FAVOR AJUDA

    eu preciso com URGENCIA 20 capsuls de Virazole 250mg ou Ribavirina 250mg , temos 2 cachorros filhotes de 3 meses muito doente (cinomose) e temos un total de 7 cachoros ( eu resgata animal ferido ou abandonado com meu mulhere Edna) , fica muito medo que o outros pega tb a cinomose ..., somos no Maranhao Sao Luis , nao tem nehum jeito de concegir no nordeste somos desesperado ... temos menos de 1 semana para agir ... por favor voce pode revender somente 20 capsul para salvar meu 2 filhotes? pagamos o frete e o remedio via deposito sem problema , nao e sobre dinheiro , e para salvar meu 2 filhotes nao importa como .... muito obrigado .
    Vince e Edna

    email : smredrider@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, perdi hoje meu bebê de três meses, que estava com essa maldita doença... Sou de São Paulo e comprei o virazole no SAR. Ele tomou durante quatro dias, mas não senti melhoras e no quinto dia do rémedio ele morreu... tenho as 20 capsulas e quero ajudar, pois sei como é dificil achar.

      Excluir
  22. boa noite amigo ,
    fiz pesquina na europa pq ja ouvi essa doença na França ( sou frances e morra no sao luis , por isso eu fala mal portugues sinto muito ), lembre de meu vovo no interior da França que tinha 101 anos e me lembre que ela sempre tinha uma garafinha de po Blanca na farmacio e me lembre que ela uso as veze quando ela foi doente , foi cloreto de magnesio ...

    o mais interesente que eu consegi parece tanto simple que e quasi inacreditavel ... mas todas pista preciso ser explorada ...a primeira pista foi essa lembraça com meu vovo e o nome do produto , depois fiz pesquina no internet em frances e english ,
    Liguei meu veterinario na França e ele me falo de "CLORETO DE MAGNESSIO" na forma natural em po ou em capsula .

    eu fiz mais pesquina em portugues e consegi isso sobre uma autora Frances :
    ******************************************************************
    Autora: Marie-France Muller - doutora em psicologia e naturopatia
    Capítulo 5 - págs 38 a 55 do livro Medicamentos suaves para animais para melhor curá-los e amá-los.
    Editor - Jouvence Editions - France

    http://animais-ame-os-e-os-deixe-viver.blogspot.com.br/2009/02/cloreto-de-magnesio-para-animais_13.html

    Argila e cloreto de magnésio são, a meu ver, insubstituíveis por sua simplicidade de aplicação, sua importante eficácia e seu baixo custo. Você conhece esse remédio maravilhoso, simples, não tóxico e barato? Ele permite que você cure a você mesmo e a seus animais por alguns poucos reais, mesmo quando os antibióticos parecem não resolver. Trata-se de um remédio muito fácil de encontrar, é vendido sem receita, em qualquer farmácia.

    DOENÇA DO QUADRADO (CARRÉ) (CINOMOSE)
    Essa doença equivale à poliomielite humana e se cura com o mesmo método. O cloreto de magnésio cura imediatamente a forma óculo-nasal, cura rapidamente as formas digestivas e respiratórias.

    Ele cura também a forma nervosa, paralisante, desde que a paralisia não exceda ainda 8 dias. Minha experiência comprovou que, mesmo nesses casos, é possível obter a cura, e, em todos os casos, ocorre uma visível melhora no estado do animal.

    Ministrar a solução cada 6 horas durante quatro dias, depois cada 8 horas até o restabelecimento total.

    Em casos muito graves, iniciar por duas doses a cada 2 ou 3 horas.
    Em casos de urgência, peça ao seu veterinário as injeções intravenosas de cloreto de magnésio Cloreto de magnésio injetável, comercializado em farmácias (laboratório Meram): elas podem salvar a vida do animal.
    N.B. as ampolas contém 5 g de cloreto de magnésio por 20 ml de soro fisiológico: 1/2 ampola é suficiente para um cão de grande porte, ¼ de ampola para um de pequeno porte. Esta fórmula galênica só se utiliza em situação de grande urgência, como por exemplo em casos declarados de tétano, leucemia aguda, hepatite viral, parvovirose. ..
    A injeção deve ser aplicada por via intravenosa lenta (20 minutos).
    Resultados rápidos

    ResponderExcluir
  23. Pouco ou mal conhecido, (diria mesmo desconhecido, ) o cloreto de magnésio normalmente permite obter resultados rápidos e espetaculares, inclusive em alguns casos de patologias graves ou agudas, e em um bom número de doenças infecciosas.

    O Professor Delbet considera-o um dos melhores agentes profiláticos do câncer. Daí seu imenso interesse, inclusive para os animais. Ele pode prestar imensos serviços tanto nos pequenos males, quanto nos casos mais sérios que atingem esses nossos amigos
    É também um remédio preventivo de múltiplas virtudes, cujo único inconveniente é... seu gosto detestável! Entretanto, nunca tive dificuldades para ministrá-lo a meus animais: passada a primeira (e desagradável) surpresa, eles constatam sua eficácia e compreendem que têm todo o interesse em tomá-lo. Nisso eles são muito mais sábios que a maioria de nós...

    No uso veterinário, o método citofilático ("que protege as células"), o cloreto de magnésio oferece múltiplas possibilidades.

    Nos meus amigos de patas (quatro ou duas), os resultados sempre foram excelentes: do hamster ao nosso cão, todo mundo toma, ao menor sinal de alarme. Em geral nós acrescentamos regularmente um pouco em sua comida, de acordo com seu peso, para prevenir eventuais doenças. Funciona!

    Preparação

    Nada mais simples. Você encontrará o cloreto de magnésio em sachês de 20 gramas ( no Brasil, em média 33 gramas).Diluir o conteúdo de um sachê em um litro de água pouco mineralizada, e está pronta a solução para ser utilizada. Ela se conserva muito bem, mesmo sem geladeira. Melhor ter sempre alguns sachês à mão, para evitar atravessar a cidade domingo à noite procurando uma farmácia aberta.

    USO INTERNO
    Ministrar uma dose da solução (de acordo com o peso do animal) de uma a seis vezes ao dia, de acordo com o caso (ver adiante). Pode-se ministrar a solução diretamente ou misturar na comida ou bebida.

    1 - se desejamos apenas um efeito preventivo (fadiga, epidemia ou outro) geralmente é suficiente tomar uma dose pela manhã ou à noite durante alguns dias.

    2 - Em caso de doença aguda (febre, todas as infecções,) é aconselhável começar por duas ou três doses com 3 horas de intervalo; depois uma dose a cada 6 horas durante 48 horas; em seguida a cada 12 horas (de acordo com o estado do animal). Finalmente, apenas uma dose ao deitar durante uma semana, para restaurar a imunidade.

    3 - Em casos de distúrbios benignos sem febre, podemos nos contentar com uma dose, uma ou duas vezes ao dia. Sempre prosseguir alguns dias após o desaparecimento dos sintomas.Como poderá constatar, esse tratamento é simples, pode ser levado sem problemas em viagens, porém muito eficaz. Ele combina muito bem com tratamento homeopático ou outro, se necessário.
    ***********************************************************

    ResponderExcluir
  24. bom ... nao consegi mais em portugues e nao posso traduzir todo pq sou gringo e nao pode ter errada no tratamento , nao sou veterinario e nao pode afirmar nada ...MAS eu acho que nao pode ser ruim de da cloreto de magnessio para ajudar a curar , consegi tb isso sobre cloreto de magnesio ;

    INFECÇÕES – O magnésio reforça as defesas naturais do organismo: duplica os glóbulos brancos, soldados do sangue que matam o triplo de micróbios.

    O cloreto de magnésio é uma descoberta fulminante da década de 1910 pelo doctor Henri Carré (França), pouco difundida. Não é remédio, mas sim alimento essencial para a vida, a ponto de animais novos, bem tratados mas sem magnésio, morrerem todos em um mês. O magnésio controla 18 minerais e tem umas 300 funções. Padre Beno José Schorr - Prof. de física, química e biologia - Colégio Catarinense

    ok amigos ... vou comprar e tentar ...

    deste 4 dias eu da 250mg de Virazole ( 125g cada 12h), vitamina A , muito figado com cenora , muito quiabo , raçao alta qualidade mixturado com arroz , varias outra vitamina e complemento .

    na verdade nao tem cura para cinomose , nao tem 1 remedio e todo da certo , o plano de guerra e de da o Virazole para parar a evoluçao do virus mas ele fica la e nao morre , ele more somente quaso que voce da augmentar o sistema imunitario e permitir a ele de ser bastante forte para eliminar o virus . por isso preciso todas vitamina , comida boa , varias suplemento .

    bom , fico com meu cachoro , ainda nao ameliorar mas e normal , preciso mais ou menos 7 dias para initiar a ver resultado , a doença parece parada e nao empiorar deste o initio da guerra com virazole e vitamina ... nao sei si vai da certo , as veze nao da ... to esperando e cuidando d'eles , temos 8 cachorros (eu resgata cachora da rua ou batido) e fica muito medo que todos pega essa porrada de doença ...

    Bonne Nuit ,

    Vince

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai amigo?

      Muito interessante suas informações sobre o Cloreto de Magnésio, confesso que nunca tinha ouvido falar, mas, fiz uma busca rápida aqui no google e me surpreendi pela quantidade de sites que trazem informações sobre os benefícios do uso do Cloreto de Magnésio, inclusive pesquisas que demostram a diminuição de casos de Câncer em certas regiões da França e Itália que historicamente fazem uso do mesmo.
      Quanto ao uso em animais com Cinomose, me chamou atenção, bem se ele ajuda o sistema imunológico como dito, creio que deva-se juntar ao tratamento com Ribavirina e Vitamina A, e como vc disse o Vírus não morre com a Ribavirina, ela somente o impede de se multiplicar, o sistema imunológico sim e responsável por matar o vírus, e se o Cloreto de Magnésio ajuda nisso então deve ser usado. Assim que tiver mais tempo irei pesquisar mais sobre ele e posto no Blog.

      Obrigado por comprtilhar

      Excluir
  25. Bom dia Fabiano gostaria de te agradecer muito pelas dicas sobre a cinomose. Tenho um cão boxer de 10 anos e faz uns 20 dias começou a perder os movimentos das pernas tendo que arrastá-las para caminhar, também começou a ter uns tiques batendo a boca sem parar.
    O veterinário diagnosticou como cinomose e medicou com perical B12 e Baytril. Mas como ele não estava melhorando nada busquei ajuda na internet e encontrei no teu site. Moro em uma cidade no RS muito pequena e não encontrei Ribavirina de forma alguma, então comecei a medicá-lo ja faz uns 10 dias com o Arovit e citoneurim 5000.A melhora na coordenação motora dele foi surpreendente ele já está caminhando e arrasta apenas uma patinha traseira. Gostaria da sua opinião se consigo uma boa melhora somente com estes medicamentos sem o uso da ribavirina. Ele alimenta-se bem damos figado de boi todo dia. Devo usar a sinvastatina quantos comprimidos por dia? Quanto tempo mais uso citoneurim e Arovit?
    Por favor me ajude se puder me indicar mais algum remédio e se estou agindo corretamente.

    Aguardo anciosa sua resposta. Lisiane-RS

    ResponderExcluir
  26. boa noite Lisiane ,

    eu acho que voce preciso para o Baytril ...e um antibiotic e isso deixa o sistema imunitario muito mais fraca , nehum antibiotic mata o virus da cinomose e por isso precisamos uma verdeira plano de guerra ...
    voce pode consegir a Ribavirina ( VIRAZOLE ) no BigBen .
    ouvi uma mulhere no sao paulo que tem 20 capsulas para dar , me passa seu email e eu da pra ela .
    compra quiabo e cenora , o cachorro gosto demais omelette com quiabo e cenora ralado , o quiabo e um remedio usado deste centenas de anos no brasil e cura muito coisa mesmo para humano , a cenora e cheia de vitamina A natural , o amarelo de ovo tb . Arovit e bom sim ... mas nada e melhor que vitamina natural no alimento , pode juntar o dois ...

    bom... vou cuidar de meu cachorro , ja 5 dias de tratamento ...

    Vince o gringo.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite FABIO Jr ,

    primeiro muito obrigado pelo seu blog , isso ajuda demais caos e dono , esse doença e muito viciada ... as vezes parece que todo da certo e ela volta bem pior e rapido , descoberta em 1910 e dificil de acreditar que nao tem nehum remedio ...
    vou tb pesquinar mais , eu estudei tb uma planta 3 meses passado para curar a LECHMENIOSE , doença terivel tb e sem cura até agora , eu acho que pode da certo tb para Cinomose , essa beleza de planta se chama Artemisia Annua , usada deste 2000 anos na china e centenas de anos na Africa , unica planta que curar o Paludismo em 10 dias !
    eu ja pedi os sementes na europa , vou plantar aqui no brasil e testar ...

    bom ... obrigado de novo , o blog e muito bom , nao para .

    Merci Monsieur ,

    Vincent


    infelizamente muito veterinario sao bom a vender suplemento alimentario (com lucro de 200%)e nada mais .

    ResponderExcluir
  28. Ola Fabiano, primeiramente gostaria de agradecer muito o seu blog pois me deu muita esperança e conhecimento sobre a ribavirina, obrigada de verdade!!!Depois de muito procurar eu encontrei um veterinario em Campis-SP que quisesse tratar com a ribavirina porque ninguem conhece e ainda os vets se acha e nem quiseram dar ouvidos ao que eu falava!!!Mas enfim encontrei um interessado que não conhecia mas resolveu pesquisar e topou tratar meu filhote. Meu bebe é um golden retriever de 3 meses, o Theo, ele tomou 2 doses da vacina e descobrimos a doença uns tres dias depois da segunda dose, para ajudar ele teve a doença do carrapato e eu estava com medo de dar a ribavirina porque ela pode dar anemia e a doença do carrapato tambem, mas hoje ele esta com a doença do carrapato curada!!Eu creio que quando comprei ele ja estava com as duas doenças, mas peguei muito amor nele e não quis devolver para o canil resolvi tentar salva-lo e se Deus quiser nós vamos conseguir!!Comprei a ribavarina hoje e amanha começaremos a dar pra ele, eu comprei o rebetol na SAR medicamentos(11-55932200-Av Ibirapuera, 2120 18º andar,São Paulo-Sp), la eles vendem o REBETOL(200mg com 140 capsulas, R$92,00) e o VIRAZOLE(250mg com 60 capsulas por R$95,00)achei que valia mais a pena o rebetol. Realmente é muito dificil encontrar esse medicamento, procurei muito, liguei em diversos laboratorios, a Drogaria São Paulo em breve começara a vender o Rebetol, parace que nas filiais de Diadema e São Paulo ja estão vendendo porem não tenho certeza, foi uma informação com um farmaceutico conhecido. Bom estou rezando muito para que de certo, ele teve uma convulsão a 1 semana e desde então só tem piorado, ele ja não mexe as patinhas de tras e não quer comer nada, so come forçado, ele ta com pneumonia e estamos dando amocxicilina. To dando vitamina A, B12, hemolitan, levedo de cerveja, omeprazol, promun dog, um complexo vitaminico que chama glutamax, e leucogen que é para aumentar a imunidade. Comprei o cloreto de magnesio e queria saber se voce sabe como administrar ele, se devo dar ou não e qual a função dele. É isso caso alguem precise de alguma coisa que eu possa ajudar pode me mandar um email(lala_cury@hotmail.com), gostaria mais uma vez de agradecer e parabenizar pelo blog. Obrigada, Larissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, como vai?
      Olha, torço muito pra seu animal reagir bem ao tratamento e se recuperar, oq tem pra ser feito e isso, vc já está com todas dicas e medicamentos, agora e dar a medicação e torcer para que ele reaja, importante dar a comida mesmo q seja a força.
      O fato de ter dado a vacina com ele já contaminado e um agravante, mas o importante e ter fé e fazer oque tiver ao alcance. Quanto ao magnésio, de fato escutei aqui no blog um Frances falando sobre o uso e me interessei, fiz algumas buscas e descobri que realmente e um ótimo medicamento, infelizmente nunca usei e nem tenho mais informações para te dar(procure no google sobre ele), tb da uma procurada na informação que ele colocou uns comentários acima aqui no blog, no comentário ele explica mais sobre o o assunto e como dar.

      COPIADO DO COMENTÁRIO DO AMIGO FRANCES ACIMA

      "Preparação

      Nada mais simples. Você encontrará o cloreto de magnésio em sachês de 20 gramas ( no Brasil, em média 33 gramas).Diluir o conteúdo de um sachê em um litro de água pouco mineralizada, e está pronta a solução para ser utilizada. Ela se conserva muito bem, mesmo sem geladeira. Melhor ter sempre alguns sachês à mão, para evitar atravessar a cidade domingo à noite procurando uma farmácia aberta.

      USO INTERNO
      Ministrar uma dose da solução (de acordo com o peso do animal) de uma a seis vezes ao dia, de acordo com o caso (ver adiante). Pode-se ministrar a solução diretamente ou misturar na comida ou bebida.

      1 - se desejamos apenas um efeito preventivo (fadiga, epidemia ou outro) geralmente é suficiente tomar uma dose pela manhã ou à noite durante alguns dias.

      2 - Em caso de doença aguda (febre, todas as infecções,) é aconselhável começar por duas ou três doses com 3 horas de intervalo; depois uma dose a cada 6 horas durante 48 horas; em seguida a cada 12 horas (de acordo com o estado do animal). Finalmente, apenas uma dose ao deitar durante uma semana, para restaurar a imunidade."

      Excluir
  29. Bom dia Fabiano, parabéns pelo Blog! Estou iniciando hj o tratamento com Virazole 250 em um cão com 18 Kilos. Estou com dúvidas sobre o Dimesol que está no estudo da Dra Simone, ele é dado todos os dias, simultâneo a Ribavirina? É Obrigatório?

    ResponderExcluir
  30. boa tarde Fabiano, parabéns pelo seu blog. gostaria de saber como faço o tratamento pois tenho 2 filhotes de 4 meses que apresentou sintomas da sinomose uma está com o tique na barriga e a outra esta andando em circulos de um lado pro outro tem medo de tudo as veses ela não me conhece depois volta a conhecer e assim vai. levei elas pra veterinaria e ela passou pra quem tá com o tiqui doxiciclina, vitamina C, corticoid e hemolitan e pra outra que tá andando e um lado pro outro ela passou bactrim, vitamina C e hemolitan. quando li seu blog parei de dar os remédios e como faço para começar esse tratamento e comop consigo esses remedios aqui onde moro recife PE, desde já agradeço por tudo. Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure pelo Virazole 250 mg e vitamina A, pode ser a Arovit 50.000 UI, mas tenha certeza que seus animais estão mesmo com Cinomose, mais informações leia o Post "Perguntas e Respostas" que e o primeiro Post do Blog, vc encontrará todas informações que precisa, como dar, dosagens e ate onde encontrar.

      Excluir
  31. Boa tarde Fabiano , como muitos , o seu blog me deu muita esperança .
    Comigo aconteceu o seguinte , um dos cachorros da minha prima teve que ser sacrificada por causa dessa maldita doença , como ninguém havia percebido os sintomas e a cachorrinha já vinha com a imunidade baixa , ninguém deu atenção.
    Eu pedi que a levassem em um veterinario e com isso , ela foi detectada com a doença .
    Estou extramamente preocupada , pois acho que meu cachorro ja esta contaminado , levei ao veterinario só que o DR. nao quis me passar qualquer tipo de preventivo , ou alguma vitamina , nada .
    Por enquanto o meu cachorro não esta apresentando sintoma algum , mas eu estava pensando em dar pelo menos a Vitamina A .
    E como o desespero é grande , eu queria uma opinião , vc acha que pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu animal esta vacinado corretamente com a vacina importada? Se estiver não há oq se preocupar, se não estiver, vacine imediatamente com a melhor vacina importada q encontrar.
      Não a necessidade de tratar seu animal se ele não esta doente

      Excluir
  32. Consegui comprar Ribavirina na Farmácia do Leme no RJ.
    O tel é 3223 9040/ 22955795
    O medicamento só é vendido no balcão mediante receita controlada do veterinário.
    Tb estou na luta com o Malhadinho, um cachorrinho de rua.
    Denise (RJ)

    ResponderExcluir
  33. Olá Fabiano, primeiramente muito obrigada pelo seu blog, ele tem sido a esperança de muita gente e de muitos caezinhos!
    Meu filhote Pingo, tem 4 meses e dois dias após a 2ª dose da vacina ele começou a manisfestar tremores na pata traseira, levei de volta a veterinária e diagnosticou cinomose e receitou leucogen e organoneurocerebral.
    Pesquisando na net encontrei seu blog e fui atrás do Virazole, na sexta-feira viajei até SP- sou de Piracicaba- para comprá-lo na SAR (Av. Ibirapuera). A veterinária aceitou fazermos o tratamento com o virazole, ela é muito atenciosa e está pesquisando tbm o tratamento, incluiu a vitamina A, C, E e citoneurim 5000. Ontem (sábado) iniciei o tratamento com o virazole no Pingo. Estou rezando pra que dê certo, pq ele hoje amanheceu muito ruinzinho, gemendo o dia inteiro e os espamos que antes ficavam na parte traseira agora agita fortemente todo o seu corpo, inclusive a cabecinha o que faz ele gemer muito, uma judiação!
    Vou continuar com o tratamento e rezar para daqui a alguns dias voltar e dizer que meu Pinguinho está curado!

    ResponderExcluir
  34. Amigos, gostaria de compartilhar com vcs, sei que e mais um desabafo, hoje perdi um de meus cachorros, tive infelizmente que sacrifica-lo, não foi a Cinomose que o levou, foi um maldito tumor no pulmão que não deu chance a ele, fiz de tudo, tudo mesmo. Pra quem viu meu relato com o Coleira deve ter percebido quanto fui ate obstinado por salva-lo, sem ter condições paguei 900,00 em uma tomografia pra saber realmente se era isso que ele tinha, raios-x nem sei quantos, exames diversos, remédios caros. Infelizmente, por mais que eu lutasse o meu Tedy querido não suportou, deixo aqui pra vcs meu relato, um desabafo. Mesmo sem ser veterinário, procuro ajudar em que meu conhecimento permite, pq sei a dor que é ver um animal querido sofrer, infelizmente tem coisas que não entendemos pq acontecem, não desejo a niguem isso.

    Fabiano Junior - Criador do Blog http://cinomose-tratamento-e-cura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Que pena Fabiano, sei seu sofrimento, pq só de pensar que o Pingo pode não resistir ao tratamento... é horrível. Também tenho gastado muito, já gastei o que posso e agora estou gastando o que não posso, cheguei a viajar pra São Paulo pra conseguir o remédio mais depressa. Tenho fé em Deus que valerá a pena.
    Mas estou preocupada, pq hoje ele tomará a 6ª dose do remédio e suas patinhas traseiras estão a cada dia perdendo mais a força, mesmo com a citoneurim. Não sei se isso é normal ou se é uma piora no quadro clinico. Estou rezando pra ele sair dessa!
    Que Deus conforte o seu coração e o de sua família, pq pode ter certeza que vc faz um bem enorme a muita gente e cachorrinhos!!!
    Abraços meus e lambidas do Pingo pra vc!!! Silvia

    ResponderExcluir
  36. ola,,
    meu cachorro esta com cinomose, ja entrei com ribavirina + dmo...
    + vitamina A complexo B + vitamina C
    tudo como explica o site ....
    tive q parar com os medicamentos devido a evacuacao de sangue + vomitos amarelados .... ///
    a 2 dias sem medicamentos ... estou dando soro ringuer + ranitidina + plasil .. mais nao para ... o vomito ...algum me socorre ..pór favor ..... ((lavrador 4anos 25kg))

    contato@smeo.com.br
    anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, já constatou se e cinomose mesmo?, pq essa nunca ouvi falar que cinomose tivesse esse sintoma de evacuação de sangue, tão pouco a Ribavirina ou qualquer vitamina de essa reação, retire o dsmo pq não sabemos se ele pode dar essa reação, procure um veterinario competente pra investigar essa causa, uma coisa te garanto a Ribavirina nem a as vitaminas não dão essa reação, todo caso suspenda se tiver alguma dúvida ou ate achar a causa do sangramento.

      Excluir
    2. Bom dia amigo vc usou toda Ribavirina pois se não usou eu estou precisando pois meu cão tbm esta com cinomose te compro o resto entre em contato comigo se tiver interesse

      http://www.facebook.com/josimar.ferreira.353

      Excluir
  37. Bom dia amigo!!
    Olha cara tenho um chow chow ele esta com 2 anos e alguns meses já levei ele em dois veterinários diferentes um me disse que o problema é de coluna me passou vários remédios dos quais usei por um mês mas infelizmente ele não melhorou quando foi ontem levei ele em um outro veterinário e ele me disse que era cinomose me recomendou SOROGLOBULIN e tambem Virazole 250 mg.Agora não sei em qual veterinário confiar pois o 1º bate o pé que é coluna mas o segundo deu toda certeza que é a cinomose fico na duvida pois meu cão não teve diarreia,vominto,esta se alimentando e bebendo agua normalmente so q as patas traseiras esta tendo tipo um repuchamento dos nervose ele não esta andando direito ate levanta mas com dificuldade fora q chora a noite toda e é um choro sofrido,parece q esta sentindo muita dor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo existem exames específicos para detectar a Cinomose, se vc quiser saber mais entre em contato com esse pessoal, eles fazem essa detecção vc mandando a amostra, so não sei detalhes, mas pode falar diretamente com eles.

      o Site e esse: http://vetlaboratorio.blogspot.com.br/2010/01/cinomose-qual-teste-utilizar.html

      Excluir
    2. Minha cachorra também está assim, chora muito a noite, não teve diarreia, nem vomito, se alimenta muito bem e também bebe água normal, o veterinário me explicou que depende de cada cachorro como a doença se manifesta e no exame dela, deu uma taxa de vírus baixa, mas deu positivo para cinomose

      Excluir
  38. Olá primeiramente quero desejar os parabéns pelo blog e as informações, pretendo iniciar o tratamento do meu cão com vitamina A, não entendi como administra-la, o que significa UI/KG?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UI e uma unidade de grandeza utilizada para medir Vitaminas, assim como o kg (Kilo grama) e usado pra medir peso.

      Para saber as dosagens corretas leia o post do blog "Perguntas e Respostas"

      Excluir
  39. Estimado Fabiano!
    Queria muito te agradecer pelas preciosas e verdadeiras informações que tu colocaste no blog.salvei minha cachorrinha(que o veterinário insistia em fazer a eutanásia).
    Tu me deste esperança de que eu poderia fazer algo por ela.e consegui!
    Foi uma luta corajosa,onde todos diziam que não tinha mais jeito...todos menos tu.muito obrigada!
    Muita luz no teu caminho!
    Que deus te proteja sempre!
    Simone-Rs

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde amigo!!!

    Gostaria de saber como vcs conseguiram comprar o remédio Virazole pois meu veterinario me passou a receita e não consigo em lugar algum por aqui por favor me ajuda preciso com urgência...eu pago todo os gastos q tiver para me enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. farmacia do LEME que fica no bairro do LEME tem o remedio, mas só com receita médica e em petrópolis/RJ também tem.

      Excluir
  42. Meus Trabalhos!!
    Bom dia eu comprei aqui!

    Conforme solicitado, seguem os dados que devem constar na Receita de Virazole 250mg:

    • Nome do paciente
    • Endereço do paciente
    • Nome do medicamento e dosagem – se constar o nome químico, informar também o nome comercial
    • Quantidade de caixas
    • Posologia
    • Dados do emitente (médico): carimbo, CRM, assinatura e endereço do consultório.


    Quando estiver com a receita original, por favor, nos encaminhe por e-mail para receitas@oncoprod.com.br c/ cópia para oncologia@teleaction.com.br para conferência prévia pela farmacêutica.


    Atenciosamente,





    Erica Menezes
    Televendas
    Tel: 11 5593-2200
    Fax: 11 5593-5174
    ericam@teleaction.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tardE
      ENVIEI MINHA RECEITA FOI APROVADA AGORA TENHO Q ESPERAR A ORIGINAL CHEGAR LA PARA ELES ESTA LIBERANDO O REMÉDIO PARA MIN MAS ISSO VAI LEVAR DE 20 A 30 DIAS.TERIA UM OUTRO REMÉDIO Q EU PODERIA IR DANDO ATE CHEGAR O VIRAZOLE.

      Excluir
    2. Olha eu comprei através deste número aqui, liga lá que eles entrega no outro dia se a receita estiver tudo ok o motoboy vem buscar a receita, e depois o medicamento é entregue no outro dia,liga primeiro no 0800113371. Também tem este telefone, porém nem cheguei a ligar neste número de baixo, pois só com o 0800 já foi resolvido meu problema.

      FONE- 11 50535900
      AV. iBIRAPUERA 2120 - MOEMA _SÃO PAULO,

      Eu ainda tenho uns 15 comprimido, o que não iria resolver de nada par vc, pois tem que ser usado pelo menos 30 dias de tratamento.Em todo caso se quiser pode ligar no telefone do meu namorado, (011) 98810-0750. boa sorte com seu cãozinho.

      Excluir
  43. Olá Fabiano estou fazendo uso da ribavirina, meu cachorro, esta com a doença estabilizada, só não consegue andar faz um mês que estou dando o medicamento, mas não sei se ele esta curado, será que possa aplicar o Citoneurim 5000, levei no veterinário e a mesmo disse que não pode aplicar este medicamento junto com a ribavirina, esta informaçõao procede, fiquei com medo ela disse que a ribavirina tem corticoide, fiquei super aflita não sei o que fazer, e como saberei se a doença já não está mais no seu corpo, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Me... e essa que esse veterinário te falou, tenho dó dos animais que acabam caindo nessas clínicas com veterinários dessa qualidade, eu que não sou veterinário sei a diferença entre um corticoide e um anti-viral.
      (veja se ele não falou da medicação Dexa-Citoneurim, essa sim tem corticoide pq tem Dexametasona que e corticoide, oque tem que ser dado e apenas Citoneurim que e somente a vitamina B)

      Marta a Ribavirina mesmo não tem corticoide, pelo contrario aqui, pra quem lê o Blog sabe que sempre insistimos em não usar combinação de corticoide ou qualquer anti-flamatório juntamente com a Ribavirina e e um potente anti-viral, o medicamento que oriento a vc dar pra o seu animal nesse estagio e o Citoneurim, e parar com a Ribavirina se já tem um mês pra evitar dele ficar com anemia, pode dar figado pra ele se isso estiver acontecendo, já pode dar sim o Citoneurim 5000, ele vai ajudar sim seu animal a começar a se reabilitar, lembre-se, pode dar elas dia sim dia não, faz isso durante uns 15 dias e depois da uma pauda de uma semana e volta a dar em ciclos assim ate ele voltar os movimentos, pode tb continuar mais uns 20 a 30 dias a vitamina A, suportes alimentícios para essa fase tb é interessante.

      Excluir
    2. Bom dia Marta vc comprou a cartela com 60 comprimidos?
      Se comprou vai precisar de usar todo?
      Se não for e quiser vender o resto para min pois meu cão tbm esta com cinomose e meu vet passou este remedio fico a espera de uma resposta.
      qualquer me add http://www.facebook.com/josimar.ferreira.353

      Excluir
    3. atenção: quando a cinomose atingir a fase neural e ele apresentar os sintomas da dança da cabeçinha e do corpo, como se estivesse bêbado, tem que refazer as terminações nervosas que foram afetadas e destruidas pelo vírus e isso se faz com o ETNA ou remedios similares.

      Excluir
  44. Boa noite Fabiano,
    Tenho um cachorro de 3 anos,começou com uma tremediera na boca e em uma perninha,levei ao veterinario eu não conhecia a doença CINOMOSE,o vet simplesmente olhou para mim e falou vamos tentar salvar....eu fiquei em panico pois meu cachorrro ta lindo,gordo fora as tremedeia esta normal,comendo...dai ele me explicou q essa doença é terrivel e entre 10 cachorros 8 morrem...fiquei deseperada.
    Ele passou os seguintes remedios:citoneurin,promundog,bactrin e clusivol,mandou eu alimenta-lo direitinho e esperar...mas após eu ter lido seu blog,vi mais uma esperança com o ribavirina e questionei o vet sobre este tratamento...e ele me disse q era a mesma coisa q ele havia me passado q era p fazer este tratamento mesmo...mas num to satisfeita e o puder fazer p salvar meu cachorro iri fazer,a pergunta é a seguinte,será q se eu der ribavirina aliado a este tratamento q ele me passou,será melhor?O q vc acha?Por favor me ajuda,estou aflita.Obrigado.
    Cristiana

    ResponderExcluir
  45. Ele não esta de todo errado Critina, com o tratamento que ele propôs as chances são essas mesmo, por isso temos insistido com o uso do anti-viral Ribavirina, e o único medicamento que tem ação eficaz contra o vírus da cinomose, mas não o culpo, a maioria dos veterinários das pessoas que chegam ate aqui desconhece o tratamento pq e novo, digo que ele foi ate bom de certa forma, pq ate indicou um medicamento que tem a vitamina A(Clusivol), mas ele desconhece totalmente o uso da Ribavirina, como disse e um anti-viral usado no tratamento da Epatite e foi estudado pela pesquisadora Dr. Simone Magia, onde tem todo o estudo e pesquisa no Blog, se quiser ler ou levar pra ele, quem sabe se ele aprender sobre o medicamento e pode ajuda outros animais, como temos visto nas pesquisas e pessoas que também tem usado, inclusive eu, usado de forma correta e na hora certo(digo não perdem tempo com tratamentos sem eficácia)os índices de cura sobem muito, não e 100% de cura, mas sem isso as chances não passam de 10%, se vc gosta mesmo do seu animal, se inter sobre o tratamento Proposto: Ribavirina + Dimesol DMSO + VItamina A

    ResponderExcluir
  46. Muito obrigado Fabiano,acabei de ler todo o blog,e estou confiante neste tratamento,meu Pedro esta um pouquinho pior começou a cair mto e só esta fazendo xixi deitado...e chorando demais...é mto triste tudo isso,tenho dado soro tbem,e ele esta comendo pouco e bebendo muita agua...esta com uma respiração cansada...
    Amanha mesmo estou indo ao veterinario e pedindo p ele receitar todos os remedios: hemocare,hepatovet,omeprazol,arovit,ribavirina.
    como estou dando os remedios citoneurin,promundog,bactrin e clusivol,devo continuar ou paro com todos e inicio o novo tratamento?Mto obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Fabiano, estou com a mesma dificuldade da Cristina, a veterinária disse que ela já está tomando essa "vitamina". Estou tentando em outro vet, mas parece q cada dia que passa é crucial. Já me orientaram a eutanásia, mas não acho isso justo. É muito triste pois como aconteceu com você também aconteceu comigo, esqueci de dar a vacina no ultimo ano e estou me sentindo muito culpada. Hoje faz 1 semana q descobrimos e estamos tratando ela, desde então há momentos q vemos melhoras e outros ela tem uma recaída, ainda se alimenta, bebe água, e faz suas necessidades normalmente, mas os espamos na cabeça e no corpinho estão muito forte.

    ResponderExcluir
  48. Olá Fabiano, muito obrigado por criar este blog, gostaria de te fazer algumas perguntas, meu cachorro contraiu a cinomose e eu dei a ribavirina durante 30 dias, percebi que a doença não avançou, parei com a ribavirina e estou aplicando o citoneurim em dias alternados, faz apenas 15 dias que estou aplicando, porém ainda não vi melhoras, pois ele não consegue levantar a parte traseira dele, a recuperação nesse estagio é lenta? gostaria de saber além do citoneurin qual vitamina vc me indicaria para ajudar na sua recuperação, será que existe a possibilidade dele voltar a andar? eu fico beliscando as patinhas traseira dele e ele dá uma puxadinha na pata, mas estou com medo de não voltar a andar, o que vc me aconselharia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Marta?
      Com certeza seu animal vai voltar a andar, e só ter paciência, esse estagio pode demorar bastante, meu cachorro como pode ser visto nos meu depoimentos no blog, voltou a andar depois de 6 messes, mas o processo e gradual, em breve você notará ele tendo mais forças e se arrastando pela casa, dae e só continuar com o Citoneurim ate ele voltar a andar completamente.

      Excluir
  49. Olá Fabiano, estou entrando em contato com vc mais uma vez, para fazer algumas perguntas me desculpe se estou te incomodando, mas estou com dúvidas e medo.
    Como havia relatado na ultima vez que postei algumas perguntas que meu cachorro contraiu a cinomose, então entrei com a ribavirina, havia dado 30 dias, e percebi que a doença se estabilizou, porém faz 15 dias que estou dando o citonerim, só que hoje percebi uma piora ele vomitou 3 vezes, e está meio estranho muito quieto gemendo parece que esta sentindo dor, as palpebras meio estrenhao, será que devo voltar com a ribavirina?

    ResponderExcluir
  50. Ola companheiros de luta! É muito triste passar por isso tudo, ver seu animalzinho sofrer e não poder fazer nada a não ser não desistir dele.
    No meu caso sofrimento vezes 6. Um de meus bebês ficou internado por 9 dia em uma clinica por causa de uma bicheira, quando finalmente teve alta tive q voltar com ela no dia seguinte pois estava com pneumonia,doença q foi diagnosticada por mim pq liberam minha filha sem nenhum exame clinico, eu estava esperando a imunidade dela melhorar para vacinar ela e todos pois havia tido uma infestação de carrapatos em casa.Nesse local ele teve contato com animais q estavam internados com suspeita de cinomose. E ao liberarem ela no dia 22/01 nem mesmo fizeram um exame para ver se estava com algo, ou me alertaram sobre o mesmo. Resultado todos os meus seis cães doentes. Dez dia depois retornei a clinica pois minha bebê já não estava mais se aguentando em pé, só ai me propuseram fazer o exame de medula que demoraria mais 5 dias pra ficar pronto e me disseram que as chances dela são minimas. A luta vai ser ferrenha mas não vou desistir, não tenho tido noite e muito menos dia só me desligo quando vou trabalhar pq não tem jeito. E desde então venho seguindo suas dicas foi muito difícil conseguir a Ribavirina, mas consegui ontem e desde então estou ministrando junto com os outros medicamentos, tenho dois cães q já estão em estagio neurológico e outro no estágio respiratório os outros trés ainda não apresentam sintomas. Deixo o meu desabafa e meus agradecimentos por me dar a esperança de salva lo.

    ResponderExcluir
  51. Vika, realmente muito difícil essa situação sua, se tratar um já e difícil imagina esses animais todos infectados.
    Quanto ao tratamento e isso mesmo, quanto antes iniciar com eles melho, tente dar prioridade pra Ribavirina e o Dimesol conforme foi proposto, se tiver dificuldade de dar injetável o Dimesol siga as orientação pra diluir em água ou soro, no seu caso vai ser muito importante dar ele junto pra potencializar o efeito da Ribavirina, vc não vai poder se dar ao luxo de prolongar o tratamento para esse tanto de animais, o Dimesol vai te ajudar nisso, Recomendo também as dosagens de Vitamina A, esses são os medicamentos essenciais, o resto são de suporte, ae cada um vc vai ter que tratar conforme as necessidades que forem precisando.
    Sei que seu caso e bem complicado, e me coloco a disposição pra tirar qualquer dúvida que tenha sobre o tratamento.

    Boa sorte e me deixe a par de como tem andado o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiano obrigado pela ajuda,estou com um problema um de meus bebes q já esta na fase neurológica não quer comer nada ai estou forçando ele a comer só que o pouco q consigo colocar na sua boca ele sempre acaba vomitando depois de um tempo, tem alguma dica pra me dar? Obrigada mais uma vez...

      Excluir
    2. Bem Vika, precisaria de mais detalhes, mas e o seguinte, isso começou quando? foi depois que começou a dar a ribavirina ou outra medicação? pq geralmente vômitos assim são ligadas a intoxicação do figado, se for isso suspenda momentaneamente qualquer medicação por um os dois dias, entre somente com protetor hepático (Hepatovet ou similar)e soro, assim q voltar a comer reinicie com a medicação com doses menores e suba progressivamente.
      Vc conseguiu o Dimesol?

      Excluir
    3. Antes de eu dar a Ribavirina ele já não queria comer ou beber. E então comecei a força lo. Tem apenas trés dias que comecei o medicação, mas ele já havia vomitado uns dois dias antes (antes todos estavam tomando apenas as vitaminas e o citoneurim e alguns deles antibióticos),agora ta muito fraco e estou começando a ficar desesperada. Ontem dei a ele apenas as vitaminas e o citoneurin e ele não vomitou, tomou apenas soro, e hoje vou fazer um sopa mais leve pra ver se consigo q pare no estomago dele. O q acha?
      Quanto ao Dimesol comprei na quarta feira antes do carnaval pelos link q deixou, mas ainda não entregaram. Desculpe o incomodo ok!

      Excluir
    4. Bem parece algum tipo de intoxicação mesmo, consiga o Hepatovet ou outro protetor epatico

      Excluir
  52. olá Fabiano,não consegui realmente a ribavirina e sigo no tratamento que o vet passou...meu Pedro passou por uma fase de gritos fortes e intensos quase 24 horas sem parar,isso durou quase uma semana,todos em casa (vizinhos tbem) sem dormir,foi mt dificil ve-lo assim e n poder ajuda-lo mais...estou me empenhando muito,agora ele parou com os gritos e esta calminho mas sem andar porem comendo e bebendo sozinho(bato no liquidificador figado fritinho e ração royal cannin filhotes),as fezes estão normal...vc sabe me dizer se ele passou pela fase mais dificil?o vet me disse q agora ele pode apresentar convulsões,sabe me dizer algo sobre isso,é sempre bom uma opinião de quem passa realmente por isso.
    Muito obrigado,Deus abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiana, entenda, e difícil pra min avaliar o quadro do seu animal sem vê-lo ou saber do histórico completo e medicamentos que ele está tomando, mas enfim se vc que tem acompanhado ele dia a dia diz ter percebido melhoras, eu tb quero acreditar que sim, ele já esta em uma fase de recuperação, vamos torcer por isso.
      Quanto a convulsões, sim podem acontecer e quanto a falta de mobilidade como já foi dito, o tratamento e com citoneurim 5000 injetável, com o tempo ele voltara a andar.
      A quanto tempo está dando a Ribavirina? tem dado outro medicamentos?

      Excluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Oi Fabiano, estou com uma duvida sobre o citoneurim estou ministrando em comprimidos pq levar seis cães para fazer aplicações ficaria inviável, nesse caso devo dar os comprimidos dia sim e outro não? E por quanto tempo deve continuar? Estou no 9.° dia de tratamento. Outra coisa pelo que li a Sivastatina pode ser perdurada por sete dia né? Vou ter voltar a dar clavulim tmb pq eles estão com muita secreção nasal e ocular e tosse, acha q será compatível as medicações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho a informação se são compatíveis, mas acho que convém arriscar pq fora a Ribavirina que e um anti-viral as outras medicações são basicamente vitaminas especificas, fica a seu critério tentar.
      Quanto ao citoneurim, claro acho que isso e o melhor que vc pode fazer, pq são muitos cachorros, todos eles estão em fase neurológica da doença?, todos manifestaram a doença?
      Se não tiverem em fase neurológica convém usar o soro soroglobulim, mas só em caso da cinomose não ter avançado pra fase neurológica.

      Excluir
    2. Bom dois deles estão na fase neurológica, os outros quatro apresentam apenas sintomas iniciais, e já receberam esta dose de soroglobulim, um esta no meio termo, passou pela fase respiratória e agora já esta dando sinais da fase neurológica, apesar de tomado o soro antes de apresentar sintomas neurológicos. Desculpe mas ainda não entendi sobre o citoneurim, acha que devo dar todos os dias, ou dia sim e outro não? Obrigada.

      Excluir
    3. Sim vika, pode dar dia sim dia nao.
      Todos já estão tomando ribavirina e Dimesol?

      Excluir
  55. Sim, todos eles... Agora e orar a Deus para me dar forças pra continuar cuidando, pra eles terem forças pra se recuperar!!! Obrigada mais vez.

    ResponderExcluir
  56. Fabiano, boa tarde.

    Estou com um filhote de 2 meses com cinomose. Estou utilizando vit A, organoneurocerebral, tebonin, metacell, PANTOZOL, sinvastatina, e ascaridil. Vou começar hj com a ribavirina e DMSO. Uma duvida, o DMSO pode realmente ser dado na forma oral? Pois ele é injetável, a agropecuária que me vendeu informou que pode mas gostaria de saber se vc fez a utilização dessa forma tbm. Conto com a sua ajuda em responder. Se alguém quiser me passar mais alguma dica segue meu email. Victorcamposrj@yahoo.com.br

    Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  57. Esqueci de comentar, segue continuação do relato acima. Ele tbm esta fazendo uso de antibiotico.. A primeira veterinaria que fui passou corticoide e após pesquisar parei, ele só utilizou por 2 dias. Parou ontem. Será que já posso entrar com a ribavirina hj?

    Obg

    ResponderExcluir
  58. Fabiano, boa noite. Meu nome é Victor e além desse fiz os dois relatos acima. Por Faro preciso da sua ajuda quanto se realmente pode administrar o DMSO na forma oral, pois na bula fala que ele tem uma potente ação solvente, e nao sei se reparou chega a ser um liquido morno. E a segunda duvida é quanto a ribavirina, ela é em capsulas e meu filhote tem apenas 5 kg. Sabe dizer se posso abrir as capsulas e pegar quantidade do pó e misturar com água e dar ao cachorro? Por favor aguardo uma resposta sua.

    Obrigado.

    Victor

    ResponderExcluir
  59. Vitor, da uma lida no post "Novas Recomendações" nesse Post e falado da diluição do DMSO em água, essa dica foi conseguida pela Sil diretamente com a veterinária.
    Quanto Ribavirina tente conseguir uma farmacia de manipulação pra fazer o ajuste da dose pra você, eles já tem pratica nisso, se não conseguir pode ser uma ideia usar como vc falou, mas não tenho conhecimento pra te falar se isso interfere na composiçao do medicamento a ponto de deixa-lo sem efeito, todo caso creio que se fizer, o bom e que não deixe exposto por muito tempo.

    NOTA: (O acompanhamento de um médico veterinário e muito importante no tratamento da cinomose. Tenha em mente que esse tratamento e experimental e embora tenha tido bons resultados não e garantia de cura, a cinomose e uma doença complexa que precisa de acompanhamento veterinário para avaliar a condição clínica e dosagem correta das medicações, minha dica é: Se seu veterinário desconhece o tratamento, imprima a pesquisa e leve ate o mesmo para análise. Tenha em mente que se decidir tentar o tratamento, você o faz por conta própria sabendo dos riscos que isso possa ter.

    Não sou veterinário, portanto não posso prescrever medicamentos ou tratamento, o conteúdo do blog e apenas um compartilhamento de informações e opiniões entre donos de animais que passaram por essa doença.)

    ResponderExcluir
  60. Olá boa noite Fabiano estou de forma desesperada pra conseguir comprar esse medicamento ribavirina, moro em são luis do maranhão e nem uma farmacia aqui vende esse medicamento, tenho um labrador que ta com cimose e ele ja apresenta os sintomas neurologicos, mas graças a deus ainda estar andando, queria que vc me ajudasse, se podesse comprar eu enviando o dinheiro e pagando o frete do medicamento, me ajude a salvar meu cachorro por favor, a familia ta toda em comoção, não queremos que ele morra e nem seja sacrificado. Me chamo Fernanda pode entrar em contato comigo no meu email ferscorrea@hotmail.com, me dê uma solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em São Paulo o pessoal tem conseguido comprar na SAR, abaixo o contato deles, tente também na ligmed Goiânia, os contatos estão no Post Perguntas e Respostas do bog.
      Precisa de uma receita do veterinário por email pra que eles enviem.

      São Paulo:
      FONE- 11 50535900
      AV. iBIRAPUERA 2120 - MOEMA _SÃO PAULO

      SAR medicamentos FONE:11-55932200 End: Av Ibirapuera, 2120 18º andar, São Paulo-Sp (Vendem a Ribavirina com o nome Rebetol e Virazole)

      NOTA: (O acompanhamento de um médico veterinário e muito importante no tratamento da cinomose. Tenha em mente que esse tratamento e experimental e embora tenha tido bons resultados não e garantia de cura, a cinomose e uma doença complexa que precisa de acompanhamento veterinário para avaliar a condição clínica e dosagem correta das medicações, minha dica é: Se seu veterinário desconhece o tratamento, imprima a pesquisa e leve ate o mesmo para análise. Tenha em mente que se decidir tentar o tratamento, você o faz por conta própria sabendo dos riscos que isso possa ter.

      Não sou veterinário, portanto não posso prescrever medicamentos ou tratamento, o conteúdo do blog e apenas um compartilhamento de informações e opiniões entre donos de animais que passaram por essa doença.)

      Excluir
    2. Bom dia fabiano eles so tem rebetol, pode ser usado também? o virazole estar em falta e não tem previsão pra chegar.E obrigada pela informação

      Excluir
    3. Sim, ate onde sei o mesmo medicamento, qualquer duvida da uma pesquisada na internet.

      NOTA: (O acompanhamento de um médico veterinário e muito importante no tratamento da cinomose. Tenha em mente que esse tratamento e experimental e embora tenha tido bons resultados não e garantia de cura, a cinomose e uma doença complexa que precisa de acompanhamento veterinário para avaliar a condição clínica e dosagem correta das medicações, minha dica é: Se seu veterinário desconhece o tratamento, imprima a pesquisa e leve ate o mesmo para análise. Tenha em mente que se decidir tentar o tratamento, você o faz por conta própria sabendo dos riscos que isso possa ter.

      Não sou veterinário, portanto não posso prescrever medicamentos ou tratamento, o conteúdo do blog e apenas um compartilhamento de informações e opiniões entre donos de animais que passaram por essa doença.)

      Excluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite Fabiano! Venho aqui compartilhar o estado em que meu cachorro Tom se encontra. Recentemente ele contraiu a cinomose e está sendo muito difícil para nós lidar com isso. Sexta, dia 15/02/2013, levamos ele a Veterinária e foi diagnosticado possíveis sintomas de cinomose, daí ela passou alguns medicamentos. 2 á 3 dias depois levamos ele lá novamente e foi diagnosticado a cinomose, a Veterinária se emocionou, minha irmã chorou e eu fiquei em estado de choque. A doutora nos disse o que posteriormente iria acontecer com ele: O cérebro iria ter inflamações e isso seria muito sofrimento para o cachorro e que seria viável fazer a eutanásia. Mas a doutora, emocionada com a situação, em momento algum desanimou, passou medicamentos suportes: Citoneurin 5.000 para proteger o cérebro, bactrin e o Glicopan, que já tinha comprado por conta própria, e nos disse que era de extrema importância manter a imunidade dele alta e fazer os gostos dele, dar carne, frango e o que ele quisesse comer. No ínicio da doença ele sentiu falta de apetite, mas atualmente ele tá sentido muita fome,(o que é muito bom rsrs'), urinando muito e defecando também porém sem movimentos nas patas traseiras e dianteiras, resumindo: ele não está andando, só mexe a cabeça e o olho! rsrsrs. No ínicio fiquei muuito triste, tava em mente que iria perder um dos meus cachorros que convive com nós a 8 anos. como eu sou muito curioso, vim para a internet e desde o dia do diagnóstico não paro de pesquisar e para a minha surpresa, encontrei o tratamento a base de Ribavirina e Vitamina A. A ribavirina ou o Virazole, não estou encontrando facilmente por aqui onde moro( Catu, a 77 km de Salvador)mas irei continuar procurando por algumas farmácias. Outra coisa que observei em Tom foi que antes de ontem, dei um comprimido de Arovit(vitamina A) para ele e no dia seguinte ele estava mas firme com as patas dianteiras, não sei se foi a vitamina A que já surtiu algum efeito ou se foi o efeito do citoneurin já agindo, sendo que hoje já foi o quarto dia que ele tá tomando o citoneurin. Enfim, tenho a esperança que meu cachorro irá ficar bom, ele tá com boa imunidade aparentemente, apetite em alta, urinando bem e defecando bem, agora só resta meu esforço em achar o Ribavirin e iniciar o tratamento com acompanhamento médico, irei informá-lá sobre tal tratamento, acho que ela não tem ciência. Fiz alguns vídeos do estado de Tom e posteriormente, após sua mehora, irei compartilha-los aqui no blog, com a autorização do autor, e mostrar que nunca devemos desistir dos nossos animais, pois tenho fé que Tom irá se curar, tudo VAI DÁ CEEERTOOO! \o/ \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, torço muito pra você achar a Ribavirina pq ela e muito importante pra o tratamento, veja algumas dicas e lugares de como conseguir no Post Perguntas e Respostas, outra coisa e compartilhar a pesquisa com a sua veterinária pq não e conhecida pela maioria deles, com certeza ela vai se surpreender pela quantidade de casos de animais que tem se recuperado com o tratamento, na SAR em São Paulo vc pode encontrar, mas precisa mandar a receita expedida pela sua veterinária, no post tem todos os dados que eles pedem na receita.

      Excluir
  63. Srs,boa tarde!

    Alguém poderia indicar um veterinário que receite o Virazol, estou procurando a quase duas semanas e sempre encontro pouco caso,parece que é melhor realizar a eutanasia do que receitar a medicação,nenhum veterinário preocupou-se em olhar a pesquisa,mas mesmo assim não vou desistir,moro em São Paulo se alguém por gentileza conhecer para receitar peço gentilmente que me avise, já sei onde conseguir o remédio porém necessito urgente da receita.

    Para aqueles que tem a receita o Virazol já chegou no SAR.

    ResponderExcluir
  64. Boa noite fabio!
    Sou a Fernanda de Saõ luis que tinha te pedido as informações onde comprar o medicamento, hoje graças a Deus demorou mais chegou a ribavirina, e hoje mesmo ele começou a tomar o medicamento, agradeço muito por essa luz e continue ajudando aqueles que amam seus animais com suas informações preciosas, torço para que o hercules se recupere logo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. boa tarde Fabio fiz o uso da Virazole e outros remédios com o meu cachorro,porem ele continua chorando muito e sem coordenação em suas pernas traseiras gostaria de saber se a algo a mas q eu possa esta dando e se vc conhece algum calmante q o faça dormir pois ele não tem dormindo so chorado...

    ResponderExcluir
  66. ola Fabiano!!!
    hoje infelizmente descobri que o meu cachorrinho esta com esta doença tão cruel, meu cachorrinho tem 2 anos e meio e pesa 7 kg, ela esta na fase inicial da doença, esta com vomito,falta de apetite, nariz escorrendo, o que me indica, pois a veterinária passou o tratamento com hinoglobulin baytil,vitto 3.6, vc acha que eu deveria começar o tratamento com ribavirina e as associações, me passa tb a quantidade certa de remédio pro peso dele por favor, me ajude pelo amor de Deus, passei o dia inteiro chorando de tanta dor no coração, me ajude, aguardo seu retorno!!!!

    ResponderExcluir
  67. por favor me ajude, estou desesperada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracy, procure no Blog o Post "Perguntas e Respostas", tem tudo que vc precisa saber, quanto antes iniciar o tratamento melhor.

      Excluir
    2. Outra coisa, converse com sua veterinária sobre o o tratamento, se possível encaminhe a ela o material que esta no blog, seja impresso ou link da 1 e 2 tese de Doutorado da Dr. Simone Mangia sobre o uso do DMSO + Ribavirina.

      Excluir
  68. Boa Tarde Fabiano, sou de porto alegre e a uma semana +ou- minha cachorrinha de apenas 3 meses foi diagnosticada com cinomose, estou apavorada pois o vet disse q é muito dificil curar ainda mais em filhotes, ele receitou Ibatrin(antiviral) e uma vitamina, ela estava bem ruim antes da medicação parece ja estar reagindo bem, também tenho + 2 cães adultos que não vacinei por falta de informação, estou apavorada só em pensar que eles também vão ficar doentes, oque vc acha? Será que antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas posso começar a dar algum medicamento? Ja imprimi todas as informaç~es do seu blog e estou lendo, amanhã vou levar a polar na reconsulta e ja vou mostrar para o vet. Me ajuda !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Polar, creio que vc esta no caminho correto, quanto a medicação aconselho a falar com o veterinário a questão de ser filhotes, posso dizer por min, se fosse meus eu entrava logo com a medicação pq sei da gravidade dessa doença e na pior das hipotesses oque pode acontecer e que eles não aguentem o tratamento e que pode levar a morte, mas do contrario as chances contra a cinomose são realmente escassas sem o tratamento. Sem falar também que pode ser suspenso o tratamento se achar que esta sendo agressivo, mas creio que a medicação dada na dose certa causa apenas anemia como já foi comprovado, mas isso pode ser tratado em conjunto.

      Excluir
    2. pois é, o maior problema esta sendo en qual a dose correta para a polar, hoje levei ela no vet e ele disse que aparentemente ela esta reagindo bem, até esta 700gr mais gordinha, esta com 3,3kg! E como vc disse ele até conhece a ribavirina, mas disse que é uma esperiencia e que na vitamina que ele receitou ja tem vitamina A, estou sem saber oque fazer, se sigo as orientções dele ou parto para um tratamento sozinha, qual seria a dose correta para a polar, pois tem apenas 3kg e creio que tenha q ser menos de uma capsula (dizem que fora da capsula não faz efeito!) Oque vc acha? E Muito obrigado por ter resspondido!

      Excluir
    3. E realmente, ae e com vc, se decidir entrar com a medicação, vc pode pedir pra alguma farmácia de manipulação, manipular as cápsulas e fracionar na medida certa pra seu animal, já vi aqui no Blog algumas pessoas mencionar que fizeram isso.
      Quanto a dosagem veja no Post "Perguntas e Respostas" que tá bem explicado.

      Excluir
  69. Ola fabiano, gostaria de informar que o meu bolinha começou a tomar hoje o virazole, esta nas mãos de DEUS, espero que ele se recupere, gostaria de tirar uma duvida estou dando tudo que vc rceitou, porem o dmso nao estou dando e a sinvastatina tb nao, vc acha que é necessário eu dar os dois, e qual a quantidade certa dos dois.Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o DMSO e importante leia o post "Nova Recomendação"
      Quanto a dosagem veja no Post "Perguntas e Respostas" que tá bem explicado.

      Excluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Oi fabiano, tudo bem! A polar continua muito disposta ainda, brinca bastante e come bem, ontem o vet receitou para a secreção ocular um colirio a base de dexametasona, estou colocando um comum que eu ja tinha pois fiquei com medo de usar esse, pois no seu blog diz que a dexametasona não é boa para um animal com o virus, outra coisa, vc acha possível que essa doença se cure antes de passar pelas piores etapas? Será que com o uso do Retroviral agora poderia ja evitar que chegue aos outros estagios, estou muito confusa, não sei se posso confiar no veterinario, antes de tudo gostaria de dizer que seu blog tem dado esperanças a muitas pessoas que amam seus animais assim como eu, muito obrigado de coração!! Tati

    ResponderExcluir
  73. E seu "Coleira", como eta atualmente? Espero que bem!!

    ResponderExcluir
  74. ola fabiano sou de novo,começei a dar medicação pro bolinhas faz 2 dias, e ele começou mostrar falta de apetite nenhum,e vomitou hoje de manha depois que dei a papinha, tenho quase certeza que é decorrencia do medicamento, quanto tempo vc acha que devo voltar a medicação novamente, muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  75. Vc esta dando a dosagem correta? qual o peso dele e qual a dosagem vc esta dando?
    Lembre-se a dosagem e de 30 mg/kg

    ResponderExcluir
  76. Entao fabiano ele pesa 8kg e o remedio é de 250

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vomitar pare ate voltar o apetite, 1 a 2 dias e volte com a medicação

      Excluir
  77. Oi fabiano, tudo bem! A polar continua muito disposta ainda, brinca bastante e come bem, ontem o vet receitou para a secreção ocular um colirio a base de dexametasona, estou colocando um comum que eu ja tinha pois fiquei com medo de usar esse, pois no seu blog diz que a dexametasona não é boa para um animal com o virus, outra coisa, vc acha possível que essa doença se cure antes de passar pelas piores etapas? Será que com o uso do Retroviral agora poderia ja evitar que chegue aos outros estagios, estou muito confusa, não sei se posso confiar no veterinario, antes de tudo gostaria de dizer que seu blog tem dado esperanças a muitas pessoas que amam seus animais assim como eu, muito obrigado de coração!! E seu "Coleira", como eta atualmente? Espero que bem!Tatiane (Cachoeirinha-Rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu Coleira está ótimo, quanto ao medicamento está correto, tb se fosse eu optaria por um colírio que não tenha dexametasona, quanto sua dúvida, se tomando o remédio não passaria por todas as fases da doença, bem ate onde percebi, os sintomas são sim atenuados pq e meio que uma sequência de sintomas que vão aparecendo, então quando o antiviral vai fazendo efeito vai melhorando esses sintomas e evitando que piore o estado do animal, o meu cachorro como entrei logo com a Ribavirina ele não deu os famigerados tiques na cabeça que e bem típico da cinomose neurológica, mas atacou os movimentos dele.

      Excluir
  78. Oi Fabiano, hj decida da a vitamina Citoneurim 5000, percebi q ela agora esta se arrastando, está mais espertinha, esta tentando sustentar as patas traseiras mas ela cansa e cai, ainda n dei a ribavirina, ela está comendo bem, não tem mais convulsão, n esta vomitando o olho ainda esta com secreção, mas vem apresentando episódios de febre alta, estou dando dipirona... vc acha q devo dar mesmo assim a ribavirina? N acho a ribavirina em lugar nenhum.... me ajuda...
    Debora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Débora não e querendo te assustar, mas esses sintomas só tendem a piorar, hoje vejo como uma das poucas alternativas o uso da Ribavirina, mas realmente não e fácil de encontrar, no tópico "Perguntas e Respostas" tem algumas dicas de sites e lugares que vc pode achar, tente tb farmácias de manipulação

      Excluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. OBRIGADA, FABIANO, COMO DEVO DAR O Citoneurim 5000, A CADA DOIS DIAS? COMO FAÇO.... JA DEI ONTEM, AI EU DARIA NA SEXTA-FEIRA? ESTE TRATAMENTO TA CERTO? QUAL A SUA OPINIAO? AI estou desisperada...

    ResponderExcluir
  81. Fabiano, desculpa a minha insistencia, mas ja nao sei mas o q fazer, estou em duvidas nas dosagens... citoneurim, com devo administrar as doses dia sim e dia nao durante 15 dias e parar uma semana e voltar o ciclo ate ela superar as sequelas? vi q vem duas capsulas de cores diferentes ( tenho q misturar)? ela pesa 4,320kg 4 meses de vida..
    e o DMSO mistura junto com a ribavirina em uma seringa so? e faz a aplicação intra venosa? ou é separado? Meu Deus.. Me tira essa duvida, por favor, meu email é deboranov@gmail.com, preciso salva-la... Que Deus te abençoe. Obrigada e desculpa por qlqr coisa, é q estou muito assustada com tdo isso, nunca passei e nem vi isso em minha vida...

    ResponderExcluir
  82. Olá Fabiano muito obrigado por vc criar este site, pois foi através dele que estou currando meu cachorrinho que está ou estava com a cinomose desde outubro, hoje ele já fica de pe por alguns minutos e já movimenta as patas dianteira, a traseira ainda não consegue, mas está melhorando a cada dia, nunca teve convução,está se alimentando bem, e comento bastante bife de figado e ração, as patinhas de trás ainda tem dificuldades, mas as dá frente esta ótima, quando apoio ele ele tenta correr com as patas da frente, só tenho que te agradecer muito, vc é um verdadeiro anjo, não vejo a hora de poder relatar aqui que meu cachorrinho já está andando sozinho, vc foi e será muito importante para nós, pois graças a vc estamos conseguindo curar nosso amorzinho, valeu mesmo!!!!!

    ResponderExcluir
  83. Olá Fabiano,

    qual o telefone dessa veterinaria que faz tratamento com ribavirina?
    Sou de Goânia, me ajude!!!

    ResponderExcluir
  84. gente...Tenho pra vender o VIRAZOLE.Com muito custo consegui comprar por causa do meu cachorro , porém quando foi ontem quando cheguei em casa ele estava morto...não aguentou.Usei 2 comprimidos, mando a notinha do valor que comprei .
    Mariana.

    ResponderExcluir
  85. OLÁ Fabiano!!!!

    Primeiramente gostaria de agradecer a Deus, e segundo ao Fabiano, faz praticamente 20 dias que estou dando o tratamento com virazole, meu cachorro o bolinha, ja esta praticamente curado, pois não tem nenhum sintoma mas da cinomose, voltou a ser o que era,com a mesma alegria,só tenho a dizer que o virazole funciona mesmo, é uma esperança no fim do tunel, se todo veterinario indicasse este tratamento varios cachorrinhos não morrerião. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícia boa Gracy, realmente lembro de te acompanhar nas dúvidas, cada animal que e mencionado aqui eu fico na torcida para eles se recuperarem, e quando os donos vem aqui pra relatar a vitoria que tiveram, me sinto gratificado por ter alcançado meu objectivo.
      Boa sorte pra vc e pra o bolinha.

      Excluir
  86. milha cachorra te a doemsa do esta no estagio A doença evolui em 3 fases :

    fase respiratória : secreções nasais , pneumonia , tosse , secreções nos olhos , febre .
    fase gastrointestinal : diarréia , vômito , falta de apetite e febre .
    fase neurológica : dificuldade de locomoção , tremores musculares , convulsões e inflamações no cérebro , resultando em alterações comportamentais ( às vezes o animal nem reconhece seu dono )

    ResponderExcluir
  87. Ola Fabiano!!!

    Depois de quanto tempo, após o tratamento pode vacinar o cachorrinho com a vacina contra a cinomose??

    muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  88. Olá Fabiano..
    Tenho algumas dúvidas, meu cachorro pesa uns 30, 32 kgs.. eu dou 3 comprimidos por dia de uma vez só? Ou um demanhã, outro detarde e outro denoite? e o omeprazol dou sempre antes do remédio, ou de 12 em 12 horas? Obrigada Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não sei se e a forma mais correta, mas eu preferia dar 3 vz ao dia, 1 a cada refeição, pq se ele vomitasse, pq as vz acontece, ia perder só 1 capsula. Eu tb tenho a impressão que deve dar menos enjoo dar pequenas doses mais vezes dq uma dose só de uma vz, mas talvez um veterinário mais experiente posso nos tirar essa dúvida, no meu caso dar dividido achei melhor.

      Excluir
    2. Certo obrigada Fabiano é assim que estou fazendo, e o omeprazol dou sempre antes ou de 12 em 12 horas? Mariana

      Excluir
    3. Olá, meu nome é Isabel e comecei esse tratamento hoje. O Veterinário receitou dar o omeprazol 30 minutos antes do Ribavarina. E de 12h em 12h. Então dou o omeprazol e meia hora depois 2 comprimidos de Ribavarina. São 4 comprimidos de Ribavarina por dia para o meu cachorro.
      Obs.: Nosso veterinário recomendou 40mg por Kg.

      Excluir
  89. Olá Fabiano, hoje faz exatamente um mês que a minha "Polar" Virou estrelinha, não resistiu, estava esperando o período de encubação da doença para ver se nenhum dos meus outros cães estavam com esta maldita doença, Recebia a doação de uma das suas Leitoras que conseguiu curar a cachorrinha dela "Flavia""Pedrita" de 30 capsular de 100mg de Viraloze. QUERO DOAR A ALGUEM TAMBÈM , Mas tem que ver o peso que essa dose consegue tratar né! Meu e-mai: ttatimari@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. oi Fabiano , sou a Francislene , olha o video da Flor
    http://www.facebook.com/photo.php?v=367379043368151

    ResponderExcluir
  91. Bruna Costa.

    Boa Noite Fabiano, estou em duvida em qual a melhor forma de aplicar a vitamina A. A veterinaria do meu dog receitou o Alerdog que é vitamina A,C,E, e Zinco, porem eh uma capsula muito grande dificil de faze-lo engolir uma vez que meu dog é um filhote fragil. Enfim apartir de amanha darei o Arovit, devo dar antes ou depois da Ribavirina? Quanto tempo antes ou depois? Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna! pode dar o Arovit depois de mais ou menos 1 hora. Pode comprar o leucogem para aumentar sua imunidade por se tratar de filhote e dá-lo a noite. A vit A em excesso no máximo vai alterar a cor dos olhos dele mas será temporário por isso vai dando até a cura definitiva da doença. Não sou o Fabiano mas o caminho é esse mesmo. Vou aproveitar aqui e pedir para o Fabiano mandar seu e-mail para que possa enviar alguns dos meus videos da minha cachorra antes e depois do tratamento. RUDYMEY@GMAIL.COM é o meu. Força Bruna.

      Excluir
  92. oi Fabiano , deixei um recado em seu E-mail , please me responda , estou desesperada ,
    Francislene

    ResponderExcluir
  93. Tudo bem, Fabiano! Há uns 4 anos achei essa pesquisa na internet e tratei minha cachorra PRETA com ribavirina (virasole) mais vit A e acrescentei o ETNA (para restaurar as lesões neurais, ou sequelas, do virus) e o LEUCOGEN (aumentar a imunidade) e ela ficou perfeita depois de mais ou menos 1 mês (15 dias com a ribavirina) e voltou a pular o muro da minha casa que tem 1,65m logo em seguida. Quem quiser os videos antes e depois é só pedir: rudymey@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rude, já li seus comentários, inclusive dei uma pesquisada no medicamento que vc falou e acabei de publicar um Post exclusivo sobre o medicamento que vc falou, o ETNA, te mandei um email, vc pode me responder por ele, se quiser me passar mais detalhes da posologia recomendada ou algum material ou link estou disposto a divulgar, vi que esse medicamento e excelente para a recuperação da bainha de mielina responsável pelas sequelas neurais da cinomose.

      Excluir
    2. Tudo bem, Fabiano! Meus parabéns pelo seu blog e obrigado pelo repasse das informações a todos. Primeiramente com relação ao Etna dava apenas um comprimido por dia a noite e duas ou três horas depois que dava jantar para ela, pois aí, acredito eu, é durante o sono que seriam resconstruidas as sequelas e noutro dia, quando a via, sempre via melhora nela dia após dia. Informo tb que o LEUCOGEN (liquido) que é especialmente feito para aumentar a imunidade foi de muita valia e então eu o recomendo e tb dava juntamente com o ETNA. O DMSO usei tb, mas pelo que li ele apenas auxilia os outros medicamentos a serem absorvidos melhor pelo organismo. Caso tenha mais informações dele me avise. Acredito que a cinomose pode ser curada sim com base nesses remédios:

      Ribavirina e a Vit. A para atacar e destrui o virus;

      Etna para recuperar as sequelas no cerebro - se não forem muito grande e depende de animal para animal, deve ser dado assim que o animal começar a dança da cabeçinha;

      Leucogen para aumentar o sistema imunologico do animal:

      DMSO para acelerar e aproveitar melhor os remedios dados ao animal;

      e por fim uma alimentação com figado de frango, legumes, carne moida e muita atenção e carinho.

      obs: poderia dar outros remedios como citoneurim (o etna faz o papel dele), remedio para estomago (só controlar a dosagem) e outros coadjuvantes, mas pode correr o risco de intoxicar o animal.

      mande seu e-mail para que possa te enviar os videos da minha cachorra preta. Abraço! Rudy




      Excluir
  94. GENTE!!! Recebi a doação de uma das Leitoras que conseguiu curar a cachorrinha dela "Flavia""Pedrita" de 30 capsular de 100mg de Viraloze. QUERO DOAR A ALGUEM TAMBÈM , Mas tem que ver o peso que essa dose consegue tratar né! Meu e-mai: ttatimari@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Olá pessoal. Sou de Estiva, sul de minas, e estou com dificuldade de encontrar o ribavirina. Alguém de vocês saberia me indicar alguma cidade por perto (Pouso Alegre, Santa Rita, Itajuba) onde eu consiga encontrar o remédio?

    meu e-mail é: bernardes.rebeca@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Gostaria de agradecer ao Fabiano pela iniciativa de criar o blog com essas informações. Quando soube que minha cachorra (a Preta) estava com cinomose achei que ela nao fosse resistir. Por sorte encontrei o blog e consegui comprar o remédio em uma farmácia de Betim. Também quero agradecer a Tatiane, que se disponibilizou a doar o remedio q ela tem pra mim.

    esse é o link da rede de farmacias onde vcs podem encontrar o virazole (ribavirina)http://www.araujo.com.br/diferenciais-araujo


    Comecei o tratamento da Preta hoje! =D
    Agradeço a ajuda e apoio de todos.

    ResponderExcluir
  98. alguem sabe aonde encontro a ribavirina ?

    ResponderExcluir
  99. Olá, encontrei o Ribavarina na Drogaria Onofre (Rio de Janeiro). O nome do remédio de marca (mesma fórmula) é Rebetol 200mg com 140 cápsulas. Custou 81,00. A receita especial o próprio veterinário dá.

    ResponderExcluir
  100. Bom dia Fabiano, sou a Ana falei com vc a algum tempo atraz pelo blog. Sou de BSB e minha cachorrinha labrador de 4 meses pegou cinomose deia ribavirina por 30 dias, etna, glicopan, nutralogic, omeprazol e vitamina A. Ela ficou completamente paralisada. Acho q o quadro deu uma melhorada, pq ela nao.chora mais, e ta comendo bem. Tudo batido no liquidificador faco uma sopona e bato com uma boa racao. Ela ta comendo bem. Mas ta paralisada nao mexe nada. As pernas traseiras estao paralisadas uma esticada e a outra dobrada dura. Ja levei em varioas vets e a resposta e eutanasia. Acredita? Nao sei agora qual o proximo passo. Ah to aplicando citoneurim 5000 tb. Por favor me ajuda pq vc foi uma bencao de Deus pra todos nos. O olho dela comecou a remelar, o q fazer agora. Q tipo de vitaminas dar. Enfim vc e melgot do q muitos profissionais q vi por ai. Fiz tudo na minha bb pq li seu blog. Obrigada abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Ana?
      Olha e realmente bom vc relatar que ela estabilizou o quadro, então agora e ir tratando com o Citoneurim ou Etna, procure informações sobre o Etna existe muitos relatos de animais se recuperando das lesões causadas pelo vírus, o tratamento e demorado, pode levar vários meses, meu cachorro mesmo ficou quase 6 messes pra volta a andar, as melhoras são progressivas. Quanto tempo vc já esta tratando seu animal?

      Excluir
  101. Olá gente, gostaria de saber por favor, onde encontro ribavirina para comprar em salvador, estou desesperada,já rodei tudo e não encontro.... Por favor se alguém souber me responde. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguimos na Onco - distribuidora de medicamentos hospitalares (para quem se interessar o tel (11-5053 5900). Tem que mandar a receita para eles com diversas informações e eles enviam pelo correio

      Excluir
  102. Infelizmente a 10 anos atras eu perdi um grande e amado amigo...
    Fiel...a Cinomose o levou . Mas estou feliz em saber do tratamento, atualmente tenho 5
    cachorros e não quero nem pensar em passar por isto de novo...Obrigada.
    Por nos ajudar .

    ResponderExcluir
  103. Descobrimos que nossa cachorra estava com cinomose porque ela diminuiu o apetite, estava bem seletiva, não querendo comer ração seca e começou a apresentar secreção nos olhos. Como pegamos numa fase bem inicial, ela não ficou ruim, só mais amuadinha... Levei ao veterinário ela receitou a ribavirina e também Interferon. Além de antibiótico para prevenir infecções no trato respiratório, um complexo vitamínico (Energy pet), um colírio com antibiótico e mais um gel para os olhos (refresh gel) pois a secreção é decorrente da falta de lubrificação dos olhos uma vez que o vírus ataca também as glândulas que provocam lágrimas para lubrificar os olhos.
    Na fase que ela estava sem apetite, dávamos carne moída, peixe, fígado e frango... Ela engordou dois quilos em duas semanas... Porque é importante que o animal mantenha-se alimentado para que o organismo reaja contra o vírus...
    Iniciei o tratamento com ribavirina fazem 5 dias. Essa semana ela já voltou a comer normalmente. Ela não chegou a apresentar sintomas neurológicos, acredito que em breve vai estar totalmente restabelecida...

    Foi muito difícil encontrar o remédio... Conseguimos na Onco - distribuidora de medicamentos hospitalares (para quem se interessar o tel 11-5053 5900). Tem que mandar a receita para eles com diversas informações e eles enviam pelo correio.

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Ola Fabiano... No dia 14 se setembro descobri que minha cachorrinha estava com cinomose, estava muito no inicio da doença quando levei ao veterinário tivemos que fazer um exame para ter certeza pois estava apenas com um pouco de remela nos olhos, tose e uma pequena febre.Como tinha duas cachorrinhas tive que separar, ficaram muito triste as duas porque eram mãe(Bia) e filha(Meg). Alguns dias depois a mãe também começou a tossir mas já estava tomando um soro preventivo mais não adiantou porque com certeza ele deve ter pegado também... resolvemos não fazer o exame nela porque a outra ja era certeza que tava só que a Bia era apenas a tose não tinha nem febre, começamos o tratamento com ela também e juntamos as duas foi uma felicidade para elas e um desespero para nos, tudo tava indo bem hora nenhuma ficaram sem comer, andar apenas a filhinha tinha dado uma conjuntivite mais forte mais fora isso estavam bem ate que na madrugada de quinta para sexta(dia 4) a Bia começou a dar convulsão começamos a tratar com Gardenal só que ela não parava quieta mesmo meio dopada e as convulsões não havia parado totalmente e aos poucos a veterinária foi aumentando a dose pois ela mal dormia.. no domingo dia 6 aumentou mais ainda a dose para ela ficar quieta....resolveu mesmo so que ela de tao dopada nem conseguia mais comer e nem levantar mais as convulsões não pararam , eram fracas mas ainda tinha so que ela acabou nao resistindo e faleceu no mesmo dia 06/10 domingo a tarde fiquei desesperada sem entender pois ela estava muito bem na quinta tava ate brincando e de um dia para outro ficou ruim. Ainda estou na luta com a outra ela esta muito bem so que tenho medo porque a Bia também estava. Ai me veio uma duvida....uma moça que conheci me perguntou se eram vacinadas disse que sim só que tomaram quando filhote e a veterinária havia me falado que estavam desprotegidas pq elas não tinha tomado durante os outros anos a vacina ( Bia fez 7 anos no dia em que nos deixou e a Meg tem 3 anos) essa moça ajuda os animais abandonados aqui em Uberlândia... ai eu e meu marido começamos a pesquisar sobre isso e encontramos uma pesquisa que fala que não e necessário vacinar o cachorro anualmente se ele tomou a vacina no seu tempo certo e foi uma vacina de boa qualidade etc... o cachorro pode ficar imune pela vida toda ou por anos... há ate um exame que você pode medir a imunidade dele contra os vírus (ex. da cinomese e parvovirose etc)so que aqui no Brasil tem isso de vacinar todo ano... nesse estudo fala que pode ate fazer mau ao animal....ai você fala da vacina importada que e a melhor... o coleira tomou ela ou foi a brasileira? sera que isso pode ter algum sentido?!.... nao fiz essa pergunta ainda para a veterinaria porque ainda estou pesquisando pq ela e todo os outros sao de que todo ano o animal deve ser vacinado... será que isso pode ter alguma lógica?...pois a Meg foi vacinada com a vacina importada e a Bia nao sei a procedência da vacina... pois quando minha mãe ganhou ela estava com 1ano e sua dona nunca nos entregou seu cartão so falou que ja era vacinada, mais com certeza deve ter sido a brasileira pois e bem mais barata que a outra... ai ficou aquela duvida sera que a Meg ta resistindo bem ate hoje por causa da vacina.... pois ela começou a apresentar os sintomas primeiro que a Bia..

    ResponderExcluir
  106. Bom dia! Meu cachorro está com Cinomose, e eu estou precisanndo muito da Ribavirina. Consegui a receita, mas não estou encontrando nenhuma farmácia que venda o medicamento. Já procurei em diversas farmácias, tanto em Formosa-GO quanto em Brasília-DF. Por favor, me diga um lugar em que eu possa encontrar esse remédio!
    Qualquer coisa, me envia um e-mail, por favor. mayumikido@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou alimentado as informações de onde tem a medicação nesse site:

      https://sites.google.com/site/cinomosetemcura/

      Excluir
  107. ola fabiano me adiciona no face...https://www.facebook.com/rogerio.feltesbica e meu imail e rogerio.feltes.rgs@gmail.com.

    ResponderExcluir
  108. Olá Fabiano,
    Se puder me enviar um e-mail para que possa me ajudar com minha cachorrinha Melissa, ficarei imensamente grata.
    Acho que estávamos medicando ela em excesso. Ela estava tomando 12 medicamentos, coitada. Agora consegui definir com meu noivo o tratamento diário que seria:
    - Arovit - 2 comprimidos por dia de Arovit (totalizando 100.000 UI/dia);
    - Ribavirina + Dimesol (uma vez ao dia injetável)
    - Medicação de suporte (Vitamina C, Promun Dog, Hemoterapia, Glucopan, concentrado para proteger o fígado e gel para os olhos).
    Nossa dúvida é: devemos dar Citoneurium 5000 já nessa fase neurológica que ela se encontra ou primeiro tratamos de vencer o vírus para depois iniciarmos o tratamento das sequelas? Além disso, ela tem convulsões. Devo dar gardenal?
    Poderia me responder no endereço: gisellicunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Giselli, o Citoneurim 5000 deve ser dado já dês de agora, pode-se dar 2 a 3 vz por semana de forma injetável, intramuscular, isso ajuda na recuperação do animal, quanto ao gardenal seria melhor verificar com seu veterinário.

      Excluir
  109. poxa fabiano se eu me passar por mulher e capaz de voce me dar atenção...deixei meu contato ai em cima.ajudar o proximo não faz mal a saúde!!! rogerio.feltes.rgs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, achei muito deselegante da sua parte dizer isso, a maioria das pessoas que respondo aqui são anónimas, escrevo esses blog de forma totalmente independente e sem cobrar nada, tenho família e preciso trabalhar para sustenta-lá, oque faço aqui e apenas para compartilhar minha experiência, todo caso não consigo responder a todos e as vezes tenho que escolher a quem responder de acordo com meu tempo e as vz pela urgência que vejo em cada caso, e ate mesmo por já ter postado a resposta nos Posts do blog.
      Rogério não te adicionei no facebook pq nao vi sua mensagem, espero que vc reveja sua forma de falar e talvez possamos recomeçar nosso dialogo de uma melhor maneira.

      Excluir
  110. Hoje está completando 19 dias que eu e meu noivo, juntamente com nossa heroína Melissa estamos lutando contra a cinomose. Quero deixar aqui meu depoimento e gostaria muito que o Fabiano me desse uma justificativa, assim como todos os outros leitores e participantes desse blog. Quero pedir que opinem e falem da experiência de vocês. A grande verdade é que em se tratando de cinomose, não existe um protocolo a ser seguido. Minha cunhada é veterinária e terminou uma pós-graduação no final de 2012. Ela me relatou que tanto na pós como na graduação, não se falou em momento algum, sobre tratar essa doença devastadora com Ribavirina. O trabalho da Drª Simone é de 2011, ou seja, anterior ao término da especialização da minha cunhada. Ela falou ainda que o que é ensinado é que na fase neurológica o melhor tratamento é com corticoides. Existem duas linhas de tratamento: aquela que os veterinários tratam com corticoides e anti-inflamatórios e outra que trata com Ribavirina e Dimesol. Essa segunda linha ainda diz que não é pra usar anti-inflamatórios. No blog podemos ler o seguinte: ATENÇÃO: Nunca faça a associação da Ribavirina com prednisona (anti-inflamatórios, corticoide).
    Ocorre que o Dimesol é um anti-inflamatório. A própria caixa do medicamento traz isso em destaque. Que contradição doida é essa?
    Na minha cidade alguns veterinários relatam que ainda tratam com corticóides e que conseguem alguns êxitos e muitos óbitos, da mesma forma que a Ribavirina.
    No nosso caso usamos o Dimesol associado à Ribavirina algumas vezes, mas, suspendemos porque ele traz a informação de ser um anti-inflamatório. Estou muito confusa. Não sei o que fazer, em quê acreditar. Que linha seguir? Na avaliação da nossa veterinária, não houve melhora com a Ribavirina (a Melissa é uma Golden de 4 meses e 12 kg). Por ela entraríamos com os corticóides. Estamos no 18º dia de tratamento, porém, usando Ribavirina são 13 dias. Fora isso damos Gardenal, Promun Dog, Glicopan, Antibiótico, Gel para os olhos, Manipulado para o fígado, Omeprazol e Vitamina A. A Melissa ainda come ração e bebe água, mas, hoje não andou hora nenhuma do dia, permanecendo deitada o tempo todo.
    Se puderem me esclarecer, fico grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giseli, eu entendo sua dúvida quanto ao Dimesol, realmente ele e um antiinflamatório, mas ao meu ver diferentemente de outros corticoides imagino que se tenham descoberto em alguns testes que sua associação com a Ribavirina foi benéfica, digo isso pq sua indicação e apenas para ajudar na absorção da Ribavirina pela membrana que recobre o cérebro, se vc ler toda a pesquisa da Dr. Simone tb vai perceber isso, não e mencionado ali efeitos para o uso do Dmso que nao seja esse. O grande problema da cinomose na fase neurológica Giseli e que o vírus chega ate o cérebro e ataca as terminações nervosas e nesse local nao e qualquer remédio ou tratamento que e eficaz (caso do soro anti-cinomose existente no mercaldo)pq existe uma membrana que recobre o cérebro impedindo que a medicação chegue ate o vírus, uma das grandes vantagens que vejo na descoberta do uso da Ribavirina e que ela consegue passar essa membrana e chegar ate o vírus, oque o Dmso faz e que esta descrito na pesquisa e que ele melhora e muito a passagem da Ribavirina por essa membrana, todo caso te falo por min, pq eu nao o encontrei na época do tratamento do meu animal, e usei apenas a Ribavirina e vitamina A, então se vc nao se sente a vontade pra usar o Dmso, fica a seu critério, mas quanto a Ribavirina acho imprescindível, todo caso te digo de muitos cães que já tentei salvar da cinomose o único que escapou estando em uma fase tão critica como a fase neurológica e sem andar foi esse animal que tratei com a Ribavirina, existe muitos que não respondem ao tratamento eu sei, mas creio que seja mais pela demora e debilitação que se encontra o animal e o seu sistema imunológica.
      Espero ter ajudado, qualquer duvida pode perguntar, não sou veterinário mas posso te dar minha opinião sobre o que acho do tratamento e sobre como tratei meu animal que hoje esta 100% curado.

      Excluir
  111. Fabiano muito obrigada por responder! Vou continuar com a Ribavirina e os demais tratamentos de suporte e irei discutir com meu noivo sobre o Dimesol. Espero que em breve possamos estar publicando aqui nesse blog que a nossa Melzinha está 100% curada. Eu creio!!! Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  112. sem stress fabiano não foi um dialogo maldoso,so mensionei porque vc não respondia minhas postagens mais nada.so que uma ajuda sua na posologia dos medicamentos:doxiciclina 50mg,cewin 500mg citoneurin comprimido,arovit comprimido e um para proteção do estomago...e antes de dar essa medicação tenho que desverminar ele?o peso dele 5kg.grato desculpe se me expressei errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema, esqueça isso, quanto sua pergunta sobre a posologia, doxiciclina pode ser dado 1 a cada 12 hs de 50mg, quanto a esse cewin, nao conheço, Citoneurim pode ser dado 3 vz por semana em dias alternados, o arovite pode ser dado diariamente 1 comprimido, omeprazol sempre antes das refeições e antes da Ribavirina, e quanto a ela vc nao mencionou, nao esqueça ela e a mais importante no tratamento, se nao conseguiu consiga, pq ela e imprescindível.

      Excluir
  113. ola fabiano esse cewin e a vitamina C de 500mg em comprimido,quanto devo dar dela por dia?doxiciclina 50mg darei 1 inteiro ou meio de 12/12h?citoneurin 1cp inteiro ou meio ao dia?ELE ESTA COM 4,600KG E NÃO 5KG COMO RELATEI ANTERIORMENTE,omeprazol 45 minutos antes da ribavirina e do antibiotico.darei para proteção figado o xantinon.finalizando vou desverminar ele antes com milbemax dose unica,espero quanto tempo para iniciar o tratamento?fabio fico grato de coração.fique com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  114. Venho aqui deixar meu depoimento e experiência com Cinomose e Ribavirina e espero que esse depoimento sirva de orientação para quem passa pelo mesmo problema e busca ajuda. Quatro meses antes, eu não tinha cachorro e nunca tinha ouvido falar em Cinomose. Até que aconteceu conosco. Minha cachorrinha Melissa, recebeu três doses da vacina importada. Antes da quarta dose, ela adoeceu. De tudo que busquei ler a respeito da doença e baseado em depoimentos de outros profissionais da área, a grande verdade é que em se tratando de cinomose, não existe um protocolo a ser seguido. Minha cunhada é veterinária e terminou uma pós-graduação no final de 2012. Ela me relatou que tanto na pós como na graduação que o que é ensinado é que na fase neurológica o melhor tratamento é com corticoides. Porém, ela nos receitou Ribavirina e optamos por esse tratamento. O remédio buscamos em Goiânia na LigMed. Não é encontrado em qualquer farmácia porque é controlado pela Anvisa e trata-se de um antiviral potente e de alta tecnologia e somente centros credenciados são autorizados a vender. A doença da Mel foi descoberta no início. Minha cunhada que é veterinária desconfiou de uma secreção ocular e enviou material para exame que confirmou a doença. Porém, ela nos alertou que o exame da cinomose não é 100% seguro e existem falsos positivos. Imediatamente iniciamos o tratamento com os suplementos e vitaminas, enquanto ela ficou em observação. Cinco dias depois, ela confirmou o diagnóstico por outros sintomas. Vale ressaltar que em se tratando de cinomose, de um dia para o outro, da noite para o dia aparece um sintoma ou doença (oportunista).

    A Melissa era uma Golden de 4 meses e 12 kg.Com ela seguimos o seguinte tratamento:

    - Vitamina A - 150.000 UI/dia;
    - Vitamina C - estávamos usando porém paramos porque minha cunhada falou que ela compete com alguma vitamina; acho que é a B12 (se não me engano);
    - Glicopan - 5ml de 12 e m12 horas;
    - Promun dog - uma colher a cada 24 horas;
    - Pomada oftalmológica - 2 vezes ao dia;
    - Gardenal - 1ml de 12 em 12 horas;
    - Antibiótico - 1 comprimido de 12 em 12 horas;
    - Manipulado para o fígado - 1 ml a cada 24 horas;
    - Omeprazol - 1 vez ao dia;
    - Citoneurim 5000 - injetável - dia sim e dia não;
    - Ribavirina - 360mg/dia. Compramos o Virazole e levei numa farmácia de manipulação para refracionar.
    - Dimesol injetável;
    - Xarope (mel, leite, sal, erva de santa maria, olho de peixe e arruda) para tratar a pneumonia;
    - Dipirona (quando ela apresenta febre ou fica chorando parecendo estar com dor);
    - Pomada que uso nas partes genitais porque ela não está tomando banho e esses locais começaram a irritar.
    - Um comprimido enorme para a pele (não me lembro o nome) que começou a apresentar irritações pela baixa imunidade.

    ResponderExcluir
  115. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  116. Acho que é isso. Além disso, conforme orientação da minha cunhada, usamos álcool curtido no cravo para limpá-la enquanto ela não podia tomar banho.
    Eu e meu noivo, junto com o tratamento principal, fizemos hemoterapia nela e estávamos usando o ETNA (humano) no tratamento das sequelas e para recuperar os movimentos. Suspendemos o ETNA conforme orientação para primeiro combater o vírus e estabilizar o quadro para depois tratar das sequelas. Após estabilizar o quadro eu deveria utilizar o ETNA por no mínimo 3 meses.
    Entendo também que assim como ocorre nos seres humanos, todo sucesso de tratamento e total cura dependem do sistema imunológico do cão e cada organismo responde de um jeito.
    Enfim, ela parou de andar uns 5 dias antes de falecer. Foram 25 dias de luta, e que luta! Durante esse tempo ela sempre comia ração, mesmo que fosse apenas uma vez no dia. Não perdeu peso, ao contrário, ganhou 500g. E água também nunca precisei dar na seringa. Bastava levantar a cabecinha dela que bebia sozinha. Só no dia do óbito que ela recusou a água. Algumas refeições eram dadas na seringa porque uma ou outra ela se recusava a comer.
    Como era angustiante cada dia.
    A melhor definição de amizade definitivamente é o cão. Porque é um relacionamento sem espaço pra mágoa, nem raiva ou rancor. Seu melhor amigo sempre te recebe com festa, uma alegria contagiante, constante e sincera. Quem dera pudéssemos relacionar assim com as pessoas. E como era bom! Era tão bom!
    Após 25 dias de muita luta, minha princesinha não suportou mais. Ela teve uma parada cardíaca na hora do almoço e se foi. Minha cunhada tentou reanima-la mas, não deu. Cuidar da Melissa, mesmo doentinha, toda hora, todo momento, só fez com que eu me apaixonasse mais e mais por ela. E eu cuidaria o tempo que fosse necessário. Desistir jamais passou pela minha cabeça. Algumas pessoas dizem que levam pra eutanásia porque os animais sofriam muito. Não acredito nessa história. Na verdade eles querem acabar é com o próprio sofrimento porque cuidar de um cãozinho doente dá muito trabalho. É como cuidar de uma criança. Com ela pude descobrir um lado meu que nem eu mesma sabia que existia: da entrega, da dedicação, do cuidado, da paciência. Na cabeça um desejo enorme de ver ela curada e eu incansavelmente pedia isso nas minhas conversas com DEUS. Que ELE perdoe a minha ignorância!
    O sentimento que hoje me invade é o da derrota. Acabou! Perdi essa luta pra essa maldita doença. Estou destruída, arrasada, no chão! Não me conformo! Eu desejava tanto a vitória e vejo agora como somos impotentes diante de uma doença grave, seja um animal, seja uma pessoa. Que saudades eu já sinto... te amo florzinha.
    Boa sorte a todos que vivem essa luta! Que DEUS os abençoe e proteja.

    ResponderExcluir
  117. Estou passando por está luta já vai pra mais de um mês não sabia mais oque fazer e não quero ver meu amigo morrer ele é mais q um amigo foi um presente do meu falecido marido q não gostava de cães e me presenteou com ele meses antes de falecer,estou muito triste mais confesso q também estou cansada por não possuir meios de trata-lo,já fiz tudo q a veterinária pediu,comprei rémedios q pelo geito não eram medicamentos corretos gastei o que tinha é até o dinheiro do meu aluguel pra nada estava dando a ele antibióticos e outros medicamentos q de nada estão adiantando,se eu soubesse teria pesquisado mais.Hoje estou realmente muito cansada pois ele é um labrador e tenho q ficar carregando ele de um lado para o outro,pensei em desistir mais vocês me deram uma esperança vou fazer um esforço,para comprar os outros remédios,espero de coração vencer esta batalha junto com o Luck obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  118. Ola Me chamo Gracielly, em Abril meu cachorro começou a dar sinais desta doença horrorosa a cinomone, levei ao veterinário da minha cidade e ela não deu nenhuma chance de vida pro bolinha, ele já tinha emagrecido , não estava mais comendo estava todo amuadinho, foi quando comecei a pesquisar na internet sobre e esta doença e foi quando eu achei o blog do fabiano, e comecei a ler, então percebi que esta era um sinal de esperança pro bolinha, comprei a ribavirina em sp,, pois na minha cidade não tinha, é uma medicação muito difícil de ser encontrada,segui as recomendações do fabiano certinho, todas as vitaminas o citoneurim tb, tudo detalhe por detalhe, passando uns dias ele começou a dar sinais de melhora, não é fácil, pois é muita dedicação, só tenho a dizer que o tratamento funciona mesmo, já faz oito meses praticamente e o bolinha esta curado, nenhum sinal da doença, só pra finalizar primeiramente agradeço a Deus e segundo o Fabiano se não fosse por esse blog não teria achado nada, muito obrigada beijos galera!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço Gracy, valeu por compartilhar sua experiencia conosco e confirmar que o tratamento realmente funciona se aplicado direito e no tempo certo, boa sorte pra você e o Bolinha.

      Excluir
  119. Meu cachorro q estava com cinomose faleceu e ela fica com outra cadela minha e estou preocupado com ela pegar essa terrivel doenca gostaria de saber se tem algo q posso fazer.. Ja estou limpando o quinta para desinfetar e matar as bacterias . Vc pode me ajuda

    ResponderExcluir
  120. Pessoal a minha cachorrinha está com essa doença horrivel, ela foi diagnosticada na terça feira dia 28/01 e logo no dia seguinte comecei com o tratamento citado acima que foi o mesmo indicado pela veterinária... Mas de domingo dia 02/02 até ontem dia 06/02 ela foi diminuindo gradativamente a alimentação e ficando cada vez mais na casinha. Ontem ela foi refazer os exames e ela piorou o quadro e está com anemia e febre e por isso ela foi internada. Eu estou muito preocupada, será que esse tratamento não foi eficaz para ela? Ou demora mesmo para começar a progredir... pois até parece que depois que ela começou a ser tratada ela piorou em vez de melhorar.... estou desesperada, se alguém puder me dar uma dica??? já nem sei mais se devo manter ela internada ou leva-la pra casa!!!

    ResponderExcluir
  121. Ola....estou desesperada. Meu Tufão (um labrador lindo de 2 anos) esta com essa doença. Ele tomou a vacina mas agora nem sei se era nacional ou importada. Não sabia dessa diferença. Ha uma semana ele começou a comer mal e na terça ( dia 11) ele tava pra baixo demais. Nunca foi assim. Levei no veterinário e não me seu esperança nenhuma. Diagnosticou cinomose. Passou umas vitaminas e eu estou dando por minha conta a vitamina A e o promundog 4 tabs. Li sobre a ribarina e falei com o vet mas ele nem deu importancia. Disse q não conhecia e nao se propos a fazer nada. Desde então comecei uma busca louca por esse remédio. Trabalho na área da saúde e consegui a receita com um medico. Fui em todas as farmácias e nem tinham essa medicação no sistema. Achei em uma farmácia mas não tinha na filial Daki. Só dr outra cidade. Eu iria buscar a medicação sem problema. Estou disposta a tudo pra salva-lo. A atendente viu meu despero e mesmo sem poder, conseguiu trazer a medicação q só vai chegar amanha (dia 14). Tufão já ta com sinais neurológicos. Ele anda devagar e fica fazendo movimentos involuntários comuna cabeca. Estou dando figado de boi e galinha, cenoura, beterraba. Ele come tudo. Agua ele.não bebe mas dou com seringa. Dorme no meu quarto, no pe da minha cama. Quero saber se posso fazer mais alguma coisa e se vai dar tempo pra recupera-lo, começando a ribavirina só amanha. Ele esta tomando: amoxilina 500mg de 12 em 12, dipirona 30 gotas de 12 em 12 cimetidina de 12 em 12, redoxon 10 gotas ao dia, complexo b 1 comp ao dia, Gabalon uma colherbde cha por dia, promundog 4 tabs por dia e vitamina A estou dando 6 comprimidos de 12 em 12 pq li q ela tb e eficaz no tratamento da cinomose mas tem q ser em doses altas. Li q são 10.000ui/kg ate 2 vezes por dia. Tufão pesa 30 kg entao seria necessário 300.000 UI. Cada comprido tem 50.000 UI. Agora qual a dose da ribavirina? Ainda vou procurar o DMSO. Me ajuda....to cansada mas não vou desistir. Não durmo, não como direito. Fico a noite toda acordando pra ver como ele esta. Ah....ele não ta vomitando e nem c diarreia. Na verdade ele não ta fazendo coco, só xixi. Obrigada pelo blog. Esta me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  122. Danilla, inicie rapidamente com a Ribavirina, a dose e de 30 mg/kg, pelo peso dele vc vai ter que dar mais de 3 comprimidos, na verdade 3 comprimidos e meio. Pela quantidade acho q e melhor vc distribuir durante o dia essa dosagem, entre com um fortificante e vitaminas e também o Citoneurim 5000 injetavel dia sim dial não, mais detalhes leia o Post "perguntas e respostas " aqui do blog

    ResponderExcluir
  123. Hj tem 13 dias de ribavirina e ele piorou muito. Não anda, faz xixi onde deita. To dando 3 comprimidos de virazole pois ele emagreceu, dou 3 comp de arovit, 1 de complexo b, 1 de promundog, 1 de cimetidina, 10 gotas de redoxon, e dou dipirona. Hj ele nao anda, não come e nem bebe agua. O q mais posso fazer? Faço qualquer coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani! Se vc esta a 13 dias dando o virazole e outros remedios deve ter em mente que o figado dele deve estar baleado por isso que ele não esta comendo, olhe sua gengiva e se estiver amarelada é anemia. Faça o seguinte: Continue com o virazole e o arovit, só reduza a dose porque a minha que tinha tb uns 28 kg eu só dava um comprimido durante 15 dias e ela melhorou. Leve num veterinario e faça urgente um exame de sangue e uma ultra nos órgãos internos para ver o estado dos rins, figado etc.Caso confirme a anemia veja, com o veterinario, a possibilidade de se fazer uma transfusão de sangue (a 1º transfusão pode ser usado qualquer cachorro) para reanimá-la e voltar a comer. Por quê isso? Por que ele não esta comendo, ele esta debilitado fisicamente e os remedios só farão efeito se ele estiver saudavel. Infelizmente vai sair caro, mas valerá a pena. Entenda! Talvez não seja a cinomose que tenha feito ele parar de comer e sim a quantidade de remedios que vc deu a ele e seu figado não suportou, por isso que normalmente deve-se proteger o figado com B-12 antes de se iniciar tratamento com outros remédios. Faz isso que acredito que seu cão irá melhorar. Meu e-mail é: rudymey@gmail.com e mande video dele para dar uma olhada.

      Excluir
  124. Ele ta com a gengiva amarela sim....tinha reparado nisso ontem. O problema nao e gastar, faco tudo por ele mas liguei pro veterinário porem ele disse q não tem com fazer transfusão. Moro numa cidade pequena e as clinicas aki não tem recurso. Vou dar um comprido só pra ele hj. meu Deus...não quero perde-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os rins acredito que estão bem pq ele faz xixi normalmente. Só q esta de fraldas pq não levanta mais!

      Excluir
  125. Ah Rudy, ele nao come sozinho mas eu Bato fígado no liquificador e dou a ele. Dou na marra. Dou agua tb!

    ResponderExcluir
  126. Obrigada a todos mas infelizmente meu Tufão se foi! Triste demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doi saber isso, porque antes de aprender a lidar com essa doença dois de meus cachorros que amava morreram em meus braços

      Excluir
  127. Não se deixe abater. Compre outro filhote. O melhor da raça. Vacine com uma importada agora. Quando vc notar qualquer diferença de comportamento no animal, como: deixar de comer, brincar, ficar sozinho etc. FAÇA UM EXAME DE SANGUE. Esse é o melhor jeito de se descobrir na maioria das vezes o que ele tem. Coloque na ração figado de frango cozido e batido com agua na ração (pouco só) dele para manter sempre sua imunidade alta. A prevenção é o melhor caminho. Mantenha contacto. Mande e-mail para que eu possa te mandar alguns videos da eficiencia do virazole.

    ResponderExcluir
  128. Desculpe, mas esse veterianrio deu mole. Uma tranfusão é a coisa mais simples de se fazer, pois bastava ter uma bolsa de captação de sangue e tirar de um animal sadio e colocá-lo no animal doente: http://www.center.vet.br/transfusao.html

    ResponderExcluir
  129. Eu tenho vivido com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido, descobri que estávamos ambos HIV +. Tínhamos tentar de todas as maneiras de viver nossas vidas, apesar desta coisa em nosso corpo não até que me deparei com este poderoso herbalista que interpretou que ele tinha a cure.At primeiro, ficamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e em poucas semanas depois de seguir o devido processo desta fitoterapeuta, fomos para um teste de como ele nos disse também fomos surpreendidos com a felicidade quando recebi o resultado na clínica. A taxa de vírus em nosso corpo caiu e em mais algumas semanas Estávamos totalmente cured.We também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado Se você quer saber sobre o fitoterapeuta chamá-lo em +234 706 542 4920 ou e-mail: herbalcure4u@gmail.com. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde, meu cachorro tb pegou esta doença horrível. Depois de levar no veterinário comecei o tratamento com amoxilina + clavulato de potássio (500mg+125mg), nao satisfeito com os resultados levei em outro que passou ribavirina + viamina A + ETNA + nutrilog. Entretanto tenho algumas duvidas. Após ler a bula do ETNA vi a seguinte informação. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO. Etna. pode afetar ou ser afetado pelos seguintes medicamentos alopurinmol..... e ribavirina. Isso me deixou preocupada? Sera que o ETNA vai comprometer a eficácia da Ribavirina? Também por conta própria resolvi comprar cloridrato de ranitinina, alguém sabe a dosagem? Meu cachorro tem 16KG, atualmente ele não anda, tem uma leve contração na cabeça, mas come bem.

    Obrigada.

    ResponderExcluir