quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Nova Publicação (2011) - Tese de Doutorado Dr Simone Henriques Mangia - Pesquisa experiemental no tratamento da Cinomose com Ribavirina

(Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post "Perguntas e Respostas" )

Pessoal, foi gentilmente repassada essa informação ao Blog pela leitora Sil, uma atualização muito importante, a tese de Doutorado da Dr. Simone Henriques Mangia de 2011, o titulo do doutorado é: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO EXPERIMENTAL DE CÃES NATURALMENTE INFECTADOS COM O VÍRUS DA CINOMOSE NA FASE NEUROLÓGICA COM RIBAVIRINA, PREDISONA, E DMSO ATRAVÉS DA RT-PCR

O link para o PDF da pesquisa de 2011 (Tese de Doutorado) se encontra nesse endereço: (Link do arquivo em PDF)


A primeira Pesquisa de 2008 (Tese de Mestrado) que deu origem a todo tratamento proposto e discutido pelo Blog também esta postada  nesse Link (Mestrado Pesquisa cinomose Simone Henriques Mangia )


Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post "Perguntas e Respostas"

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Novas Recomendações (Atualização)

(Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post "Perguntas e Respostas" )

1º Recomendação

Quero dizer que foi muito importante receber mensagens aqui no blog de usuários relatando o uso da medicação em seus animais e dando um feedback quanto ao tratamento.

Estou criando esse post apenas para dar uma recomendação de prolongar o tratamento com a Ribavirina por 30 dias, não e a primeira vz que tenho relatos de usuários que deram a medicação por um período de 15 dias e tiveram um ótima melhora no quadro do animal e em seguida uma piora, agravando o estado do mesmo, inclusive afetando a mobilidade do animal.

Isso aconteceu comigo e na época tive que dar 2 ciclos com o Coleira. Ele melhorou muito e após 15 dias, então tive que viajar por uns 7 dias e outra pessoa ficou tomando conta dele, mas ele já estava muito bom quando sai, parou de cair e firmou as pernas, mas quando voltei ele tinha piorado novamente então voltei a dar a Ribavirina, mas ele ficou totalmente paralisado e ficando 6 messes pra voltar a andar. Na época eu não percebi, pensei que ele tinha ficado com a imunidade baixa porque ele ficou muito triste por eu ter viajado,  mas hoje tenho notado que isso e algo que tem sido frequente em outros relatos, alguns usuários  tem mencionado exatamente a mesma coisa, uma melhora e depois a mesma piora que tive com meu animal, tendo assim que voltar a dar um novo ciclo da medicação, a partir de agora vou recomendar para aqueles que tiverem uma boa resposta com o medicamento, continuar por 30 dias ao invés de apenas 15.

A minha recomendação e essa, mas fica a cargo de cada um.

2º Recomendação


A Segunda recomendação será a introdução do Dimesol (DMSO), já conhecido da primeira publicação da Dr. Simone Mangia, esse medicamento foi responsável nos testes feitos por facilitar a passagem da droga pela barreira hematoencefálica.

Nos testes foi feito sua aplicação juntamente com a Ribavirina de forma injetável via intravenosa, que sabemos que não e pra qualquer (procure uma casa veterinária, pet shop ou agropecuária, com certeza vai ter uma pessoa qualificada pra fazer a aplicação diária pra você)

A dosagem recomendada do Dimesol (DMSO) é de 1g/kg ou seja, 1ml/kg, na hora em que for dar a Ribavirina. (uma vez ao dia, não ultrapassando 15 dias segundo a bula)

(OBS: Utilizando o Dimesol injetável em forma Oral:

A diluição do Dimesol DMSO é na dose de 1g/kg, depois você deve dilui ANTES DE DAR para o animal. Por exemplo, uma cachorrinha com 3kg, terá que tomar 3ml, então faça a diluição em 30ml de água. Se for fazer a aplicação por via oral, pode ser utilizada a água mineral, caso seja por via intravenosa, sugiro o soro fisiológico estéril.) 

Para encontra-lo, procure em casas agropecuárias, pet shops, ele e vendido sem receita e custa barato (20 reais), outro detalhe e que acredito que só e vendido para aplicação (injetável), então você vai precisar de alguém que consiga aplicar.



(Mais detalhes do medicamento: Link)

(Para comprar online clique Aqui)

Dica de nossa amiga Sil que tem contribuído muito com nosso Blog e pegou essa informação diretamente com a Dr. Simone Mangia.


Dica da Dr. SImone Mangia

" É muito importante que vocês entrem com algum antioxidante que chegue ao sistema nervoso central, como vitamina E ou C.
A ribavirina não faz milagre e alguns casos ela não foi capaz de ajudar... A doença é muito grave e lenta... caso queiram usar por mais tempo, diminuam um pouco a dose e monitoram uma possível anemia que ela pode causar. Nunca faça a associação da ribavirina com prednisona(anti-inflamatório, corticoide)
, essa combinação não deu muito certo. 


Para tratar dos espasmos não se tem medicação ainda, mas foi sugerido  o uso do "Piracetam" para essas contrações. O nome comercial é Nootron. "



Para saber detalhes e dosagens do tratamento com RIBAVIRINA + DMSO + VITAMINA A, veja o Post "Perguntas e Respostas"